Designers criam máscaras que ampliam visão e audição humana

Estudantes da faculdade de design da universidade Royal College of Art, de Londres, desenvolveram duas máscaras capazes de ampliar a visão e a audição dos usuários. Os dois modelos – um para visão e outra para audição – são equipadas com recursos tecnológicos que captam as informações do ambiente e processam os resultados com uso de um computador, amplificando artificialmente os sentidos de quem usa os equipamentos.

Um dos modelos, a Eidos Audio, cobre a boca, nariz e orelha dos usuários. A máscara capta o áudio do ambiente com ajuda de um microfone direcional e o processa, reduzindo ruídos. O novo áudio, já processado, é retornado ao usuário. O efeito, no caso do “super-áudio”, é a capacidade de ouvir as falas de uma única pessoa entre a multidão.

A outra máscara, chamada Eidos Vision, captura as imagens que seriam vistas pelos usuários e envia para o computador, que processa as imagens e aplica efeitos especiais às imagens em tempo real. Com isso, os usuários são capazes de enxergar detalhes do ambiente que não seriam possíveis com a visão humana tradicional.

Entre as possíveis utilizações das máscaras, de acordo com os estudantes Tim Bouckley, Millie Clive-Smith, Mi Eun Kim e Yuta Sugawara – integrantes do projeto –, estão as áreas médicas. Um dos exemplos seria o uso para aperfeiçoar sinais sensoriais humanos enfraquecidos pelo envelhecimento ou por alguma deficiência.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador