YouTube muda seus critérios de classificação de vídeos

Por jns

Do JPN

YouTube muda critério para classificar vídeo

“Gangnam Style” desapareceu da lista de vídeos mais vistos, porque o YouTube mudou o critério que estabelece as posições do ranking.

“Gangnam Style” é o videoclipe de um sul-coreano, chamado PSY, que se tornou viral pela música em si, mas também pela coreografia.

O YouTube passou a gerir o ranking dos vídeos mais vistos de uma forma diferente e, agora, “Gangnam Style” nem sequer figura nos 96 mais vistos na categoria música do site de compartilhamento de vídeos.

A origem desta situação está no significado que a expressão “vídeos mais vistos” passou a ter para o YouTube.

Se até agora, inseriam-se nessa categoria os vídeos com mais visualizações (que é o mesmo que dizer cliques), atualmente, as posições definem-se por outro critério: a quantidade de tempo que cada pessoa passa a ver determinado vídeo.

Além deste fator, que passa a contar para o ranking, se o espectador assistir o vídeo em questão até ao fim e depois continuar no YouTube para ver vídeos associados, mais pontuação é atribuída ao clipe.

No fundo, trata-se de uma alteração de procedimentos do site, com vista a “humanizar” o serviço.

Desta forma, os usuários passam a receber sugestões mais focadas com os seus gostos, porque, se um determinado vídeo foi visto até ao fim, é muito provável que também sejam vistos outros vídeos inseridos na mesma categoria ou estilo.

Esta medida foi anunciada pelo YouTube em agosto, e tende a acabar, por exemplo, com o sucesso de vídeos que apenas eram vistos por causa da imagem estática (“thumbnail”) que sinaliza para o conteúdo dos mesmos (mulheres bonitas sempre foram um chamariz).

Porém, um dos vídeos que mais tem sofrido com as consequências é “Gangnam Style”.

Até o dia 1º de agosto era o mais visto no YouTube, lugar em que pemaneceu até 9 de outubro.

Agora, não há sinal dele nas primeiras 96 posições. Até Michel Teló já ultrapassou o fenómeno PSY.

Daqui podem retirar-se duas conclusões: as cerca de 480 mil milhões de visualizações de nada valem, agora, ao sul-coreano; as pessoas assistem a “Gangnam Style”, mas não assistem até ao fim.

Talvez só o suficiente para aprender aquele movimento do corpo.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador