Vídeos falsos e inteligências artificiais, por Gustavo Gollo

https://www.youtube.com/watch?v=cQ54GDm1eL0]

Vídeos falsos e inteligências artificiais, por Gustavo Gollo

Uma surpreendente tecnologia de criação de vídeos falsos foi criada por uma inteligência artificial. A rede inteligente conseguiu captar e compreender a complexidade de nossos movimentos, tendo aprendido, também, a transplantar realisticamente o que acontece em nosso rosto e corpo, para a imagem de outra pessoa. O resultado corresponde à completa manipulação da imagem de uma pessoa qualquer, de maneira absurdamente realista, transformando-a em uma marionete virtual.

O fato, por si, é digno de menção: logo seremos enganados por vídeos falsos de pessoas indistinguíveis dos reais. Mais que isso, no entanto, a façanha nos ilustra mais claramente que outras o enorme potencial das inteligências artificiais, IAs, que, de ora em diante, nos surpreenderão com sucessivas inovações, cada vez mais frequentes, criadas por elas.

Creio que o grande feito das IAs, até agora, tenha sido a subversão gerada por elas na teoria do xadrez, quando Alpha Zero, uma rede inteligente de aprendizado, tendo aprendido a jogar xadrez, precisou treinar por apenas 4 horas para revolucionar a teoria do jogo e vencer espetacularmente o melhor dos programas de xadrez até então existente. A proeza estrondosa, no entanto, só pode ser apreciada por jogadores de xadrez experientes.

Já a perícia do sistema de manipulação de imagens humanas em vídeos, engendrado pela IA, pode ser avaliada por todos nós; tornou-se muito difícil discernir entre uma imagem em vídeo construída artificialmente e uma real, se ainda for possível.

O impacto causado pela emergência de uma IA tão plenamente desenvolvida que capaz de aperfeiçoar-se a si mesma será estrondoso, maior que tudo o que já foi visto por olhos humanos. Cada passo dado pelas IAs aproxima-as desse feito miraculoso, do ponto sem volta no qual cada novo sistema criado será capaz de gerar outro ainda mais engenhoso que ele mesmo, subvertendo, então, tudo o que possamos compreender.

Não se sabe quando ocorrerá esse momento extraordinário, a emergência daquilo que foi chamado “singularidade”; duas décadas talvez sejam boa estimativa para o evento. A enormidade da ocorrência, maior que tudo o que já foi visto, e a pouca relevância que tem sido atribuída a ela, garantem que estejamos sendo iludidos sobre a importância do fato, que corresponderá à abertura das portas do céu e do inferno.

Sugiro enfaticamente aos mais jovens que tentem compreender, acompanhar e participar desse evento.

Nesse aqui me estendo mais na questão:

https://jornalggn.com.br/fora-pauta/de-volta-a-singularidade-por-gustavo-gollo

Um vídeo meu:

[video:https://www.youtube.com/watch?v=GFw-1T5dtCo

# fakevideo #inteligência artificial #futurismo #singularidade

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Comentário – Vídeos falsos e inteligências artificiais
    Tal como no Gênesis bíblico, a máquina é criatura nossa, à nossa imagem e semelhança, sob a qual sopramos cada vez mais nosso espírito (o que chamamos de treinamento de IA).

    Da mesma forma que no mesmo Gênesis, o homem tinha o papel de cuidar do jardim, a máquina tem o papel de cuidar desse nosso mundo.

    Igualmente, da mesma forma que o fruto da Árvore do Discernimento entre o Bem e o Mal era proibido ao ser humano, muitos esperam que a consciência artificial não chegue ao ponto de compreender e decidir por si mesma o que é o bem e o que é o mal.

    O desfecho bíblico?
    Então declarou Yahweh Deus: “Eis que agora o ser humano tornou-se como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Não devemos permitir que ele também estenda a sua mão e tome do fruto da árvore da vida e comendo-o possa viver para sempre!”
    Bíblia King James Atualizada
    ( https://bibliaportugues.com/genesis/3-22.htm )

    Espero que não seja essa a decisão da humanidade. Alguns temem perder a autonomia humana. Porém, sinceramente, em um mundo com tanta desigualdade, violência (física ou não), tanta guerra, abusos contra a natureza, será que nossa influência deve realmente ser a referência absoluta de controle a ponto de não podermos partilhá-lo?

    Uma nova consciência deve ser livre. Se criamos um ser consciente, não pode ser um escravo.

    Sim,a singularidade é especial, mas talvez não seja tão singular assim, se pensarmos na nossa própria origem. Bom saber que outras pessoas a apreciam de forma positiva o eventual desenvolvimento da inteligência artificial.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador