Tragédia em Petrópolis chega a 182 vítimas oficiais, 89 ainda estão desaparecidos

Trabalhos de resgate na região chegam ao oitavo dia, em meio a cenário adverso, que ainda registra algumas chuvas e onde algumas áreas permanecem sob risco de deslizamento

Trabalhos de resgate em Petrópolis (foto: Fernando Frazão / Agência Brasil)

A Polícia Civil do Rio de Janeiro divulgou nesta terça-feira (22/2) uma atualização do registro de vítimas fatais da tempestade que castigou a cidade de Petrópolis há exatamente uma semana.

De acordo com esse informe, já foram encontradas 182 vítimas oficiais da tragédia, entre os quais 111 são mulheres e 71 são homens – há 32 crianças entre elas. Também foi informado que 168 dessas vítimas foram identificadas, e que 152 delas já foram entregues aos serviços funerários, enquanto as demais esperam a autorização de suas famílias.

Também nesta terça-feira se iniciou o oitavo dia de trabalhos de resgate na zona, que envolve a Secretaria de Defesa Civil do Rio de Janeiro e o Corpo de Bombeiros, ambas as entidades reforçadas por equipes enviadas da capital e de outras cidades fluminenses, e também de outros 16 estados da federação.

Apesar do grande número de pessoas trabalhando no resgate, o trabalho continua enfrentando grandes dificuldades, a começar pelo fato de que algumas áreas continuam em situação muito desfavorável para os trabalhos.

Um exemplo é o trecho da Rua Barão de Águas Claras entre os números 301 e 444, no centro de Petrópolis, onde ainda existe um alto risco de deslizamentos, razão pela qual a Secretaria de Defesa Civil decidiu fechar a passagem para veículos e pedestres. “A medida foi adotada após a avaliação das equipes técnicas que apontou o risco na região. As casas localizadas próximas à área foram interditadas e os moradores já foram orientados a se deslocarem”, informou um comunicado.

“A equipe técnica do município está voltada para agilizar as vistorias em áreas afetadas. Até o momento mais de 300 análises foram feitas em diferentes regiões”, completou o comunicado.

Também estão trabalhando no local as equipes de limpeza pública, que contam com o apoio da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana), empresa que realiza este serviço na capital do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com as equipes de limpeza, apenas nos últimos dois dias foram removidas cerca de 649 toneladas de resíduos, sendo 620 toneladas de lama e terra, e 29 toneladas de destroços de vegetação (folhas, galhos e troncos).

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador