A resposta da TAM ao post “Nas asas da TAM”

Da Assessoria de Imprensa da TAM

Comentário ao post “Nas Asas da TAM

Caro Luis Nassif,

depois da leitura da nota Nas Asas da TAM, publicada em seu blog no dia 10 de setembro, a TAM esclarece que é pioneira no Brasil em inovações que proporcionam autonomia e conveniência a seus clientes.

A empresa foi a primeira no Brasil a oferecer o check-in pelo celular em todos os voos domésticos. Para facilitar ainda mais o processo, dispensamos o uso de aplicativos e a impressão do cartão de embarque. O passageiro só precisa acessar o site da TAM a partir de smartphones ou tablets conectados à internet e realizar o check-in na tela. Recebe em seguida  — por e-mail ou SMS — um cartão de embarque eletrônico, com código de barras bidimensional. O serviço também funciona nos voos internacionais da companhia, com exceção dos que saem do Brasil para os Estados Unidos, em razão de restrições impostas pelo país norte-americano.

Aprimorar o processo de acomodação de passageiros e bagagens de mão dentro da aeronave é outra prioridade da companhia. O embarque é iniciado tão logo a aeronave esteja pronta para receber os passageiros, nunca antes disso. Desde 2011, os cartões de embarque passaram a informar ao cliente o grupo, correspondente a uma letra (A, B, C, D ou E), pelo qual ele será chamado para entrada no avião. Dessa forma, o processo é escalonado por setores, ficando mais organizado e rápido. Idosos, gestantes, pessoas com deficiências e mulheres com crianças de colo têm prioridade.
Além disso, orientamos a tripulação a manter as condições de temperatura e volume de nosso sistema de entretenimento em níveis adequados para uma viagem confortável, embora as pessoas tenham sensibilidade muito diversa em relação a esses fatores. A temperatura na cabine durante voos domésticos é regulada para 22º.  O áudio, quando o sistema de entretenimento é acionado, fica aberto durante cerca de dez minutos. Depois disso, o passageiro pode usar fones de ouvido ou acompanhar a programação pelas legendas.

O foco no cliente, a paixão por servir e a vontade de sempre fazer o máximo pelos passageiros são valores fundamentais para a TAM. Trabalhamos para isso e estamos sempre abertos a ouvir nossos clientes para aprimorar nossos serviços, tanto pelo Fale com a Gente (0800 123200) quanto pelo atendimento à imprensa (5180-7300 e plantão 98644-0128).

Atenciosamente,

Marcelo Xavier de Mendonça
Diretor de Assuntos Corporativos

Redação

8 Comentários

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  1. TAM vs clientes

    Para variar tem um conflito entre uma empresa que se acha a última bolacha do pacote e os seus (ainda) clientes que acham que são tratados como gado.

    Fico do lado dos clientes. 

  2. TAM

    É até compreensível a resposta do Diretor da TAM citar algumas coisas boas da empresa. O que é inaceitável é a total falta de reconhecimento dos problemas. Segundo a resposta, a TAM é perfeita. Poderia ter dito alguma coisa do tipo: vamos anotar as reclamações e melhorar, obrigado pelas críticas. Sei lá, qualquer tentativa de melhorar já seria bem-vinda.

    A TAM é mais uma empresa avestruz.

  3. TAM

    É até compreensível a resposta do Diretor da TAM citar algumas coisas boas da empresa. O que é inaceitável é a total falta de reconhecimento dos problemas. Segundo a resposta, a TAM é perfeita. Poderia ter dito alguma coisa do tipo: vamos anotar as reclamações e melhorar, obrigado pelas críticas. Sei lá, qualquer tentativa de melhorar já seria bem-vinda.

    A TAM é mais uma empresa avestruz.

  4. Que é desagradavel entrar num

    Que é desagradavel entrar num avião e ficar ouvindo a televisão falando sem parar, é. O minimo é cada um assista o que lhe convier, se desejar assistir alguma coisa. Desliguem a TV, por favor!

  5. volume alto
    Essa publicidade a qual passageiros são OBRIGADOS a ouvir me irrita profundamente. Geralmente o volume é alto o bastante para facilmente incomodar qualquer passageiro. Alguém saberia dizer se isso está dentro dá legislação? Somos obrigados a assistir e ouvir?

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