Gilberto Maringoni
Gilberto Maringoni de Oliveira é um jornalista, cartunista e professor universitário brasileiro. É professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC, tendo lecionado também na Faculdade Cásper Líbero e na Universidade Federal de São Paulo.
[email protected]

Cúmplices paulistas, por Gilberto Maringoni

Cúmplices paulistas

por Gilberto Maringoni

em seu Facebook

O fato mais grave do dia não é o atentado a tiros à comitiva do presidente Lula, no Paraná.

O fato mais grave do dia é o aval que Geraldo Alckmin e João Dória deram à tentativa de homicídio do líder petista e seus companheiros.

Da disputa de narrativas sobre a morte – e a vida – de Marielle Franco, passamos, neste caso, à uma desfaçatez ainda maior. Agora a extrema-direita não está tentando fazer valer alguma calúnia de que Lula seria amigo de Marcinho VP ou se andava com bandidos.

Agora a escória joga mais baixo ainda: o PT colhe o que plantou. E o que o PT plantou? Não há argumento. Há a sinalização aos atiradores que podem ir em frente que o aval está dado. Se matarem Lula como fizeram com Marielle, não tem problema. A justificativa é o “que ele plantou”.

Não estamos mais nos argumentos de Pedro Aleixo, vice de Costa e Silva (1967-69), durante a reunião que definiu o AI-5, em 13 de dezembro de 1968.

Aleixo era contra o ato que representava o fechamento do regime, rumo a uma ditadura sem máscaras.

O ministro da justiça Gama e Silva – pai espiritual de Sergio Moro e de Carmen Lúcia – perguntou se Aleixo não confiava nas “mãos honradas do presidente Costa e Silva, que será o único juiz da aplicação do ato?”

A resposta do vice tornou-se clássica:

“Nas mãos honradas do presidente eu confio! Desconfio é do guarda da esquina!”

Dória e Alckmin superaram aquela situação. Estão dizendo ao guarda da esquina para – literalmente – mandar bala, que eles seguram a onda.

São cúmplices de um crime.

 

Gilberto Maringoni

Gilberto Maringoni de Oliveira é um jornalista, cartunista e professor universitário brasileiro. É professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC, tendo lecionado também na Faculdade Cásper Líbero e na Universidade Federal de São Paulo.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. cúmplices…..

    Por que cúmplices paulistas? Apesar que realmente são paulistas. Mas quando se usa de adjetivar nordestinos, comunistas, negros,…então esta mesma gente que rotula “paulistas” se dói. É muita Bipolaridade Tupiniquim. Mas lembremos que estes dois imbecis são produto da progressista esquerdopatia. E não dá Direita. Cúmplices e parceiros de USP, Covas, Montoro, Aloisio Nunes, Serra, UNE,…. 

    1. Eles são cúmplices cochinchineses, porventura, Idiota?

      Oh, Trolhudo, o que a esquerda tem a ver com essa violência, exceto o fato de ser o alvo dela?

  2. https://www.youtube.com/watch

    https://www.youtube.com/watch?v=wHxLMj4PNy4

    O bordão PARTIU PRA CIMA, criado pela Radio Jovem Pan, é um slogan fascista da pior qualidade.  e a emissora toca

    sem parar, o dia inteiro. PARTIU PRA CIMA de quem? Só pode ser de quem não segue a linha ultra direita da emissora,

    com o programa PINGO NO IS, ancorado por Felipe Moura Brasil, nome bem conhecido no radicalismo ultra direita.

    PARTIU PRA CIMA ´uma mensagem de enfrentamento, na cultura popular significa dar porrada, bater, esmurrar,

    chitar. Como uma emissora de radio, que opera por CONSESSÃO do governo propagar tal palavra de ordem de chamamento à briga de rua?  PARTIU PRA CIMA não permite outro entendimento que não seja um APELO Á VIOLENCIA.

    1. Faz tempo que a mídia cria bordões e a cultura da agressividade

      Desde o tão costumeiro “atropelou” para discriminar derrotas esportivas até a vastidão de programas do mundo cão vespertinos a fazerem as pessoas engolirem e se exasperarem com o noticiário deprimente, depreciativo (principalmente se o “réu” for de classes sociais desfavorecidas pelo estado) com apresentadores ácidos e delirantes, que vem até a ter doenças oriundas de sangue acidificado.

      E o pior de tudo é ver como o público jovem principalmente, é envolvido nestas porcarias embecilizantes que são os programas tipo BBBs que já estão deformando por aqui há quase duas gerações (17 edições) – programas onde a grande “sacada” é fazer os imbecis se acharem participantes ao poderem escolher quem sai. Não percebem que estão se tornando craques na intolerância e acabam por achar que a vida em sociedade é isto: “quem eu não gosto, elimino no paredão”. Não é de se estranhar que onde há tão pouca qualidade no viver que isto venha a afetar a qualidade de vida e mais ainda o valor da vida, principalmente do outro. Este é o país sendo criado atualmente. Que saibamos aguardar o pior que pode sair de uma semente ruim, pois como cantava Belchior, “ao vivo é muito pior”.

  3. Meus caros,
    digo que a

    Meus caros,

    digo que a direita e o judiciário provocam os apoiadores do Lula com julgamentos completamente fraudulentos e agora com atos de violência, rezando por uma reação violenta de seus seguidores(do Lula), de preferência com mortes de esquerdistas assassinados pela polícia fascista que temos no Brasil, por óbvio.

    Assim eles terão a ansiada justificativa para cancelar a eleição e implantar de fato e de direito uma ditadura no país.

    Esta gente não presta, são canalhas da pior espécie. Do tipo que é capaz de organizar um atentado contra eles mesmos para jusitifxcar o cancelamento da eleição que sabem que para eles está perdida.

    Estes canalhas golpistas e seus apoiadores não tem candidato e se houver eleição serão derrotados miseravelmente.  Ninguém dá um golpe de estado para devolver o poder dois anos depois.

    Eles são capazes de todas as torpezas possíveis e imagináveis.

  4. Na largada de sua campanha,

    Na largada de sua campanha, Alckmin, enfatizou que não iria fazer uma campanha anti-PT (ou algo sememelhante). Na primeira oportunidade, capitulou! Mostra o quanto sua estratégia é pequena e que, ao sinalizar para o movimento fascista, não tem nenhum apreço pela democracia em nosso país. Quanto ao Dória nem vale a pena perder tempo, este é uma farsa completa.

  5. O perigo da prisão de Lula

    Agora com toda esta violência contra o ex-Presidente, culminando com um tentativa de assassinato, fica clara a intenção dos golpistas fascistas: provocar a morte física de Lula dentro da prisão como se fosse um acidente, já que todo o “sistema judissial” tem dado todas as provas, das polícias aos tribunais, que negarão a ele todos os recursos que poderiam proteger seus Direitos Humanos Fundamentais.

  6. Quem não reagiu está vivo

    Se não houver uma reação fulminante, imediata e à altura, jorrará sangue nas calçadas,

    Isso não é apologia à violência?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador