A linha inglesa de navegação Blue Star Line

BLUE STAR LINE – Essa linha inglesa de navegação trafega na America do Sul há mais de  100 anos. Pertence à familia Vestrey, os reis da carne na Inglaterra, que inventaram a frigorificação da carne e com isso criaram a Argentina moderna. Até então só se podia importar carne desidratada e salgada (tipo charque) porque não havia metodo de conservar a carne in natura. Com a invenção da frigorificação em navios os Vestrey criaram a possibilidade de se comer carne verde importada da Argentina, do Canada e da Australia, isso ainda no Seculo XIX. Os Vestrey tinham milhares de açougues na Inglaterra e a partir da frigorificação fundaram uma frota de navios frigorificos para trazar carne de longe para os consumidores ingleses.

A Blue Star Line tem uma longa e gloriosa historia. Os navios de transporte de carne, quase todos, tambem transportavam passageiros em uma escala modesta, entre 60 a 150 por navio mas como eram navios rapidos tinham clientela certa.  Como eram navios mistos não tinham grandes saloes, shows, bailes, portanto seu publico era quem queria viajar com tranquilidade, sem barulho e sem burburinho. Janio Quadros só viajava na Blue Star Line, adorova esses navios.

Alguns dos navios maiores levavam 140 ou 150 passageiros e tinham otimas cabinas, criaram fama, todos terminavam seus nomes com a palavra “”Star””. So tinham uma classe, no padrão Primeira.

A comida era considera boa, cardapio em francês e sua tripulação era de marinheiros experimentados. Como eram navios mistos, faltava o “”glamour” dos grandes transatlanticos e com isso não muita gente conhecia a linha mas o publico que sabia era suficiente para manter a linha.

Os Vestreys são ainda hoje uma das maiores fortunas do planeta mas são tão discretos que pouca gente sabe de sua existencia. No Brasil tinham o Frigorifico Anglo e criaram uma raça de gado, a Pitangueiras, nome da fazenda no Estado de São Paulo onde a desenvolveram.

A Blue Star ao longo do tempo foi comprando outras linhas famosas como a Lamport & Holt e a Booth Line. Esta ultima tem uma historia propria que contarei outro dia, seus luxuosos navios faziam a linha Londres-Manaus e alguns iam até Iquitos, no Peru, navegando o Rio Amazonas. Eram famosas as familias ricas de Manaus que mandavam lavar a roupa em Londres pelos navios da Booth. Fico devendo a historia dessa linha historica que funcionou até pouco antes da Segunda Guerra.

http://bluestarline.org/index.html

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador