Lobão e o marketing da censura

O novo colunista da revista Veja, Lobão, já tem pauta quentíssima para os próximos dias: a “censura” que teria sofrido no Youtube. É que o canal de vídeos, de propriedade da Google, suspendeu a conta dele no espaço sob a alegação de que o usuário teria exibido “sexo explícito”, o que “viola as diretrizes da comunidade”. Isto bastou para que Lobão, o novo neocon do pedaço, fizesse um barulho enorme no seu perfil no Twitter, acusando a “censura” que, segundo ele, teria como alvo o bate-papo por videoconferência que teve com Olavo de Carvalho, um fanfarrão que não é levado a sério nem pela direita nem pela esquerda. Houve até quem, devidamente ‘retuitado’ por Lobão, apontasse a “censura” como o “início do Marco Civil da Internet da Dilma”. No dia seguinte, o Youtube reconheceu que houve um “erro de avaliação” e devolveu o perfil de Lobão. Pessoalmente, não tenho motivo algum para confiar no que diz o Youtube; muito menos no Lobão.

Desde o ‘Caso Salman Rushdie’, em 1989, aprendi que a censura é o melhor marketing que já inventaram para uma obra, ou, autor. Para quem não conhece ou não lembra do caso do escritor indo-britânico, ele foi condenado à morte por um líder do Irã por ter publicado o livro “Versos Satânicos”, que conteria “blasfêmia contra a fé islâmica”. O fato é que o escritor, com tal “sentença”, ganhou o mundo e potencializou as vendas do seu livro. Evidente que, a despeito do involuntário sucesso, isto só levou aborrecimento para a vida de Rushdie e foi um golpe contra a liberdade de expressão. Mas o fato é que, hoje, a censura figura como ótima propaganda – por estupidez do censor ou pela esperteza do censurado. Alguém poderia falar da “censura do Facebook”, que é algo real. Mas, cá entre nós, o Facebook, Twitter, Google etc nunca foram “redes sociais”. São empresas que, se assim julgarem, suspendem qualquer conta que venha a desagradar os seus donos – e parceiros, aliados, patrocinadores etc. Assim como a mídia em geral, a única preocupação que tais empresas carregam com a pratica da censura é estragar a fachada de “democracia” que gostam de ostentar. 

Voltando ao Lobão, alguns dos seus fãs já publicam no Youtube o mesmo vídeo – o do bate-papo com Olavo de Carvalho – com a roupagem de “censurado”. Aliás, há anos circulam na internet incontáveis textos e vídeos com advertências tipo: “censurado”; “assistam antes que apaguem”… Com o “selo de qualidade” da censura, qualquer assunto acaba ficando mais atraente – independente de a censura ser real ou falsa.  No caso do vídeo do Lobão, o curioso – para não dizer engraçado – é que em certa altura do vídeo ele diz, a sério, que “comprar livro de Olavo de Carvalho numa livraria é como se fosse ir para uma boca-de-fumo; algo subversivo (sic)”. Enfim, ele encontrou uma ótima maneira de transformar pérolas afins em “subversão”: dizer que foi censurado. Lobão é hábil em faturar com as polêmicas – atacando pessoas ou os fantasmas que ele mesmo cria. Isto cairá muito bem para os leitores da Veja. Afinal, ficar batendo na mesma tecla da demonização da esquerda todos os colunistas da revista da Abril já fazem. 

Redação

45 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.   Poxa, pensei que ia rolar

      Poxa, pensei que ia rolar uma história sobre os três porquinhos. Que droga, Lobão errado – o que não tem nada a dizer.

  2. Lobão

    Depois de aplaudir a ditadura, Lobão perdeu todo crédito acumulado em anos de críticas bastante pertinentes.

    Ele pediu “Me chama” e a Veja chamou…

    …Lupinomaketing.

    É isso.

  3. LOBAO O IDIOTA INUTIL

    Esse Lobao encontrou a turma certa, os hipocritas e idiotas da Veja, que somente ostentam demagogia, e criticas desnecessárias a democracia, esse Olva de Carvalho, é um daqueles fascistóides de quinta, que faturam com os mesmos neobobalhões de sempre, parabéns Nassif, um verdadeiro genio do jornalismo brasileiro!

    1. Minha nossa. Se dê ao

      Minha nossa. Se dê ao trabalho de pesquisar no arquivo do blog o que Nassif já falou de Olavo de Carvalho, um bom pensador do Brasil goste-se ou não de sua tendência. Ou só é pensador se for bebedor de pinga e do PT?

      1. Pode ser tambem um fumante do

        Pode ser tambem um fumante do PSDB, oras, só sei que quando o olavinho morrer vai sobrar gente chorando

        no “buraco dele. Grrrhhhhh!

      2. “Se dê ao trabalho de

        “Se dê ao trabalho de pesquisar no arquivo do blog o que Nassif já falou de Olavo de Carvalho, um bom pensador do Brasil goste-se ou não de sua tendência”:

        Naaaaaaoo.  Nao “me” dou ao trabalho nao.  Prove o com links, nao jogue SEU trabalho pra cima da gente nao, ok?

        Posso dizer de cara que Nassif nao falou isso, e nao preciso de link tampouco.

    2. Por que e’  tao facil

      Por que e’  tao facil demonizar Reinado Azevedo, Lobao e Olavo de Carvalho? Pluta que Paris, vejo eles todo dia chamando vcs da esquerda para o debate e vcs fogem. Isso que vcs esquerdistas do miolo mole pensam nao e’ democracia….

      Quem aqui no blog tem coragem para um debate com o Olavo de Carvalho ou com o Rodrigo Constantino que se escalem. que ja vou falar pra eles. E’  logico que ninguem vai aparecer, talvez o Gunter que e’ macho e desafie o pensamento do Olavao sobre a homossexualidade, por que o resto sao todos uns frouxos,  marxistas de orelha de livro que se auto entitulam “progresistas” que no debate nao sustentam nem as proprias calcas.

       

       

      1. Tia Lourdes tá mais perdida

        Tia Lourdes tá mais perdida que o próprio “lavinho” digo olavinho, esta fazendo como o mesmo quando começa 

        a perder uma discussão, coça a barriga e começa a soltar palavrões e grunhidos..grrrrrrrrr!

        1. Morallis, vc e’ o tipico

          Morallis, vc e’ o tipico pombo “enxadrista” muito bem definido pelo Lobao: derruba as pecas, caga no tabuleiro, estufa o peito e sai cantando vitoria. 

          Isso nao cola nais meu  querido, triste e’ saber que em pleno XXI aida existam morallis aos montes na  incricel America Latina….

           

      2. Só tem fanfarrão mesmo

           Por que eles não baixam aqui ? se você pode eles podem, certo ? tão se mijando como diz o valentão lobão ^^ ?já  fui lá, na conta do lobão do youtube com aquele videozinho ridículo, deixei uma mensagenzinha, cadê resposta ? nem pra mim nem pra nenhum outro que escreveu lá, o tal olavo também não deu as caras, o tal reinaldo que eu só ouço falar parece que simplesmente deleta menssagens de petistas, teve um carequinha que eu até visito de vez em quando só pra ver a cara de pau, deleta meus comentários, kkkk tudo fujão, só é valente lidando com os amiguinhos.

  4. fanfarrão, não !

    Êpa, pérai, fanfarrão não. Olha como vc fala com o Olavinho. O homem é um bastião do iluminismo da direita. Fonte de inspiração da veja, Arnaldo Jabor, Merval Pereira , Lobão entre outros. Com uma enorme vantagem adicional, além de um mercado desregulado, o Olavinho te oferece o paraíso depois da morte. Convenhamos, viver num mundo da ditadura de mercado sem a perspectiva do paraíso é um erro que nefelibatas como Arnaldo Jabor cometem sem perceber.

    Exijo retratações ao grande mestre Olavo de Carvalho.

     

    https://www.youtube.com/watch?v=ujJJ9bNJMBE

  5. A vida não vale um livro

    Passar a vida se escondendo de fundamentalistas islâmicos (aqueles tipo
    bomba ambulante) é um ótimo projeto de marketing do Rushdie!

    Tem que saber o mínimo pra não ser um idiota!
    😉

  6. Censurar Lobao? Isso é que é sinal de debilidade…

    Que o YouTube é de direita, que nos envia por email vídeos que pretendem dar força às manifestaçoes golpistas, etc., é notícia velha. Mas censurar Lobao é atingir o cúmulo da irrelevância. Lobao é um idiota total, censurá-lo é dar cartaz a ele. Aliás deve ser isso mesmo que o YouTube quis fazer. 

  7. Lobão

    Para mim esse Lobão não passa de um pobre coitado, que teve um certo sucesso, mas se perdeu tanto devido às “farras”  que acabou de miolo mole. E, para aparecer vai tornar-se como o outro colega da CBN, o Jabur,um vendido para a Revista de Esgoto. E assim vai arrumando um dinheirinho para “curtir” mais um pouco. É triste ver isso !

  8.  
    Pessoas como Lobão e Amado

     

    Pessoas como Lobão e Amado Batista têm saudades da ditadura porque naquela época, não se sabe como, viviam da música. Agora, depois de cerca de vinte anos sem fazer um show e sem vender um “disquinho” sequer, se obrigam a viver de polêmicas!

  9. A esquerda adora

    A esquerda adora desqualificar o Olavo de Carvalho e insinuar que ninguém dá a menor atenção a ele. Quanta mentira, quanta deliberada falsificação dos fatos! O livro do Olavo de Carvalho está em todas as listas dos mais vendidos, isso sim, e sem que a mídia, que é completamente dominada pela esquerda, tenha se dignado escrever uma só resenha sobre sua mais recente publicação. Na realidade, todos os autores da esquerda reunidos não conseguiriam vender o que um único livro do Olavo de Carvalho está vendendo, e sem publicidade alguma! O Giron,e a agora o Nassif, adotaram a mesma estratégia flagramente mentirosa de tentar descredenciar o Olavo. É muita cara-de-pau, muita demonstração despudorada de puro mal-caratismo desses senhores. 

    1. não perco uma

      Eu mesmo não perco nada do Olavinho. Neste mesmo blog já defendi o Olavo para redator chefe de todas as instancias das organizações globo. Isto em nome da transparência, da honestidade intelectual e pelo fim da hipocrisia.

  10. Posso dizer então que existe

    Posso dizer então que existe um “marketing da ditadura” ? Você é a favor da censura ? Se fosse com algum “companheiro” você iria se indignar ? Pra ajudar os pares a chapa branca sempre inventa !!

    1. “Ambos ocultam o sistema

      “Ambos ocultam o sistema financista globalitário controlador do mundo”

       

      Muito se engana, O Olavo já falou sobre isso diversas vezes. Talvez não do ponto de vista q vc gostaria.

  11. Propaganda ideológica imbecil

    Artigo injusto e parcial. Pura propaganda ideológica. Pergunto ao Sr. Michel Arbache se as perseguições políticas de 40 anos atrás não se transformaram TAMBÉM em vantojoso marketing $$$$…

  12. Propaganda ideológica imbecil

    Artigo injusto e parcial. Pura propaganda ideológica. Pergunto ao Sr. Michel Arbache se as perseguições políticas de 40 anos atrás não se transformaram TAMBÉM em vantojoso marketing $$$$…

  13. Toda vez que escrever sobre

    Toda vez que escrever sobre alguém lembre-se da história das três peneiras de Sócrates. Seus comentários não passam pela VERDADE, BONDADE ou UTILIDADE.

    É coisa de sem vergonha!

  14. Impressa livre (?)

    Prezado Nassif,

    Ao que parece agradar a empresas, entidades e patrocinadores é uma especialidade sua. Alás, diga-me: é verdade que você recebe financiamento de empresas ligadas ao governo?

  15. Não Precisa Demonizar a Esquerda!

    Sr. Nassif

    Ninguém precisa demonizar a esquerda, ela faz isso melhor que qualquer um. Todos os militantes que lutaram contra a ditadura inclusive pegando em armas, receberam indenizações por isso, mesmo sendo a opção idologica deles. Estes mesmos militantes  que passaram anos reclamando da educação hoje são os responsaveis pelos piores indices do pais.

    Lembro também que passaram anos posando de guardiões do povo e contra a corrupção e que surpresa são os mesmos que articularam o mensalão, corrupção através de licitações fraudulentes em todas as estatais e obras dentro de todos os niveis governamentais possiveis. Incluindo todas as caóticas pastas da saúde e educação.

    Quem precisa demonizar, o precisamos fazer é um exorcismo.

     

    1. Sério? De onde tirou isso?

      Sério Henri!? Todos os militantes que atuaram contra ditadura receberam indenizações? Tem certeza? Eu não recebi nada e conheço vários outros que tb não receberam, apesar de ter direito. A Educação que vc fala é responsabilidade dos Estados e Municípios. Só as universidades federais e cursos técnicos estão na esfera Federal. Esse governo federal foi o único da história que foi investigado, foi o único que criou mecanismos para dificultar a corrupção. Fale algo do Gov de SP, de MG, ou da época do PSDB no Gov Federal. Oque fazem e ou fizeram para combater a corrupção? A Saúde, naquilo que compete o Gov Federal, melhou muito, para saber isso, vá na periferia e converse com quem realmente usa o sistema público de saúde. Enfim Henri, pesquise melhor antes de postar bobagens na net ou pederá ganhar um emprego de colunista da VEJA.

  16. Marketing como propaganda pessoal

    Engraçado! Critica-se muito utilizar eventos e fatos para o marketing pessoal do Lobão. Mas quando o Partidão fazia isso ninguém fala nada… Pois é… pau que bate em Chico DEFINITIVAMENTE não bate em Francisco nesse país. Nem direito de defesa pode-se fazer em paz, que já é taxado de exagerado. Se esse blog fosse censurado, possívelmente a onda seria tão grande que rapidamente a conta seria reativada!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador