Janot pede que investigação da Caixa fique com Sergio Moro

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o juiz Sérgio Moro seja o responsável pela investigação sobre empresas suspeitas de corrupção no esquema da Caixa Econômica Federal, que envolve o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha.
 
Entre as empresas, estão o grupo J&F, que inclui a JBS, a Aquapolo Ambiental, Haztec, BR Vias, Lamsa (Linha Amarela S.A.), Brado Logística, Moura Dubeaux Engenharia e Odebrecht Ambiental, acusadas pelo ex-vice-presidente da Caixa, Fábio Cleto, de pagarem propina em troca de obter recursos do fundo de investimentos do FGTS.
 
E os recebedores da propina teriam sido, além de Cleto, o corretor Lúcio Bolonha Funaro e o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
 
No pedido, Janot defendeu a conexão do caso com o esquema investigado na Operação Lava Jato, apesar de não ter relação com a corrupção da Petrobras. O procurador-geral defendeu que as investigações relacionadas à Caixa devem ser investigadas por Moro, na 13ª Vara Federal de Curitiba.
 
Na mesma manifestação, Rodrigo Janot pede que o Supremo conduza as investigações que tratam especificamente de Eduardo Cunha, por ter foro privilegiado. Ainda, pede a abertura de um novo inquérito para investigar de que forma o parlamentar teria recebido propina.
 
A defesa do peemedebista afirma que o pedido de um novo inquérito mostra que a denúncia já movida contra ele foi “açodada” e “sem provas”. Os advogados de Funaro defenderam que o desmembramento “ratifica absoluta ausência de provas de qualquer ilícito”.
 
As empresas J&F e a Brado negaram participação e afirmaram que estão à disposição para colaborar com as investigações.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vem cá, só existe esse juiz
    Vem cá, só existe esse juiz no Brasil? Cadê o tal desdobramento da Lava Jato com outros juizes da federação? Foi conversa pra boi durmir? Não vai ser surpresa alguma esse juiz ser ministro do Supremo num governo conservador…

  2. Relembrando Joel.”A camarilha

    Relembrando Joel.”A camarilha de Curitiba que julga tudo e a todos de acordo com suas conveniencias amolecadas,deveriam se submeter a julgamento composto pelos seguintes membros:Fidel Castro;Raul Castro;Che Guevara;Camilo Cienfuegos;Ramiro Valdés e Osvaldo Ramirez.Em menos de 10 minutos abrenderiam como se julgam capadócios”.

  3. Janot, o pgr de juiz único.

    Desvalor para com demais juízes? prevaricação ? conluio  ? promoção política   ? retribuição     ? Tudo inexplicável.

  4. Não que o crápula do cunha

    Não que o crápula do cunha  não deva ser investigado, mas porque esse janó não pede a transferencia de todos o processos do brasil pro cara da vara de curitiba? como ele confia nesse mauricinho. E, claro, deve-se punir somente petistas. A mulher do cunha que o diga. Enquanto isso esperamos (sentados, é claro) um pedido de puniçaõ a esse juix que vaza até conversa de presidente.

  5. Janot e Moro são “parças”
    Janot e Moro são “parças” mesmo,não a toa colocaram
    a Lavajato nas mãos do tucano Moro e querem fazê-lo
    herói dos brasileiros(mesmo com as arbritariedades feitas)

  6. banestado

    lógico!

    para ter o mesmo fim das investigações do escândalo banestado, cujo único preso em delação premiada foi ele: alberto yussef.

    expurgo já na magistratura.

    chega de nababos!

  7. Elementar …

    Vai ter o mesmo destino da investigação sobre as propinas que Cunha recebeu por conta de contratos  com a Petrobras, ou seja, o limbo, as gavetas, o esquecimento. Por que o juiz não tem o endereço do meliante nem da mulher do meliante …

  8. E sobre os crimes praticados

    E sobre os crimes praticados pelo falecido irmão de Janot? Alguma informação relevante, hó mouros investigando? Algo? Alguma coisa?

  9. Enquanto isso …

    No STF, todos os processos en que são mencionados alguém do PT, vão parar na mão de quem? de quem?

    E alguns têm a cara de páu de dizer que não é golpe, como o Ilmo. Cristovam , Ilma. Marta, Ilmo. Romário (que aprendeu rapidinho), Ilmos. figurinhas do PSB , Ilmos. do PP, que estão atrás de outras TETAS, já que do governo anterior, eles secaram todo o leite.

  10. palhaçada

    Janot sabe muito bem o que faz. Ele propoes isso porque sabe que o MP sai fortalecido com Moro. Enquanto a lava jato existir, qualquer esquema de corrupção poderá ser distribuida ao Moro. A jogada permite inclusive que Moro destrua mais empresas e paralise ainda mais a economia.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador