A questão nacional na Operação Lava-Jato, por Motta Araujo

A questão nacional na Operação Lava-Jato

Por Motta Araujo

A operação Lava-Jato afeta profundamente questões macro, a saber:

1. A governança e sobrevivência da PETROBRAS

2. A governança e sobrevivência de grandes empresas nacionais de engenharia que em conjunto e por suas subsidiárias, concessões, participações, terceirizações garantem a sobrevivência de mais de um milhão de pessoas.

Não é exagero. Os seis aeroportos comerciais privatizados são controlados por empreiteiras.

Não se trata, portanto, de punir o Cerveró e o Paulo Roberto apenas e sim no impacto sobre a economia e sobre setores estratégicos do País, não só de construção mas também de logística, de telefonia, de defesa.

Aparentemente nem o Governo e muito menos as corporações do Judiciário e do MPF estão preocupados com isso.

Quando no meio de uma operação que começa com alcance individual se depara uma questão nacional é normal que os Governos se mexam para limitar os danos.

Não é o que parece estar acontecendo. Cada instancia mira apenas no seu espaço como se fosse um problema de algumas pessoas e não do País, o Governo é apenas observador.

Uma empresa de engenharia leva no mínimo 30 anos para consolidar seus quadros técnicos, sua estrutura de capital, sua reputação e currículo de obras, elas são um capital não só de seus controladores, mas também do Pais.

É realmente impressionante o descaso e o desprezo que todas as instâncias têm com esse desdobramento nacional de uma ação policial. Parece que ninguém se importa a mínima, o Governo tem LEGITIMIDADE para propor um consenso para DIMINUIR DANOS AO PAÍS. Está faltando visão estratégica em todos os lados dessa questão.

Quando a Siemens na Alemanha e a Alstom na França foram punidas por seus Governos, com multas e prisões, tomou-se todo o cuidado para preservar as empresas e seus negócios, elas foram pouco ou nada afetadas nos anos em que foram processadas, seus balanços mostram isso.

Quando a Lockheed, fabricante americana de aviões foi o epicentro do caso do Príncipe Bernahard, os EUA promulgaram  a lei FCPA em 1973, a Lockheed como empresa não foi afetada. São todas empresas estratégicas que precisam se preservadas como patrimônio nacional.

As empreiteiras da Lava-Jato tendem a desparecer ou por insolvência ou por venda para estrangeiros ou por fechamento, isso parece estar sendo encarado com alegria pelos juízes e promotores. A própria Controladoria Geral da União propôs não declara-las inidôneas para que elas continuem existindo, o Procurador Federal no caso reagiu frontalmente contra, ele quer a declaração de improbidade que vai FECHAR as empresas, ele acha isso bom.

Essas empresas todas têm grandes obras em andamento, se declaradas inidôneas param as obras e nova licitação terá que feita, pode levar um ano ou mais e poucas empresas nacionais tem experiência nessas grandes obras.

Não só isso, o ambiente péssimo criado por toda essa operação contamina o setor como um todo. As empreiteiras que poderiam se aproveitar desse vácuo também terão receio de correr riscos, a facilidade de prender por suspeita vai deixar empresários fora do jogo, ninguém quer correr esse tipo de risco quando acaba a segurança jurídica.

Mas não interessa a questão nacional, o que parece se bom é  a vingança, punição, fogueira, o resto não importa.

Redação

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “realmente impressionante o

    “realmente impressionante o descaso e o desprezo que todas as instâncias têm com esse desdobramento nacional de uma ação policial. Parece que ninguém se importa a mínima, o Governo tem LEGITIMIDADE para propor um consenso para DIMINUIR DANOS AO PAÍS. Está faltando visão estratégica em todos os lados dessa questão”:

    Voce ta propondo outro engavetamento tipo Satiagraha?

    Eu prefito ver o Brasil cair aos pedacos.  Se o governo teve legitimidade pra propor um consenso daquela vez, o resultado foi desgracante e a PF se arruinou pelo bem de Daniel Dantas(!).

    Toquem fogo em todo mundo mesmo, PF.  O “consenso” que “o governo” tem legitimidade de propor  voces acabaram de ver…  do ministro da justica.  De fato, toda santa vez que uma rede pega direitistas demais, ela arrebenta…

  2. Como?

    “Aparentemente nem o Governo e muito menos as corporações do Judiciário e do MPF estão preocupados com isso.” 

    Araujo, esta frase esta errada. O governo sendo pressionado à toda. O governo está preocupadissimo, mas e daí????? Esta bloqueado. Não tem o que fazer. O setror empresariado caladinho com medo do pig que antes era um auxiliar mas tomou conta do pedaço e manda e desmanda no empresariado covarde. Há ainda alguns funcionários do governo de gravatinha bem abotoada, ótimo salário, tentando tudo, “achando” que são contra o pt. Estão fazendo o maior estrago, e moroso como sempre. E há o pig.

    Esqueceu o partido da imprensa golpista o famoso pig? Pig, o dono da bola, o dono da oposição, dos empresários e dos engravatadinhos. Tenta destruir o pt e destroi o psdb e o país. Veja agora o caso de sp que, parece, vai ficar sem um pingo d’agua durante 6 meses(!!!!!!!!!). O pig causou o problema com sua desinformação, “achando” que ia destruir o pt e a petrobrás, e destruiu são paulo. Incrivel.

     

    1. Oras, o Governo não esta

      Oras, o Governo não esta pressionado pela imprensa.

      O Governo esta pressionado perante a população por ter inteira responsabilidade pela corrupção que se instalou na Petrobras.

      A Dilma é acusada por Gabrieli de ter responsabilidade na compra de Passedena.

      Oras, um Lulista e antigo filiado do PT insinua em sua defesa que, se prejuízo houve, que a Presidente da República seja responsabilizada. 

      Não se trata de frase repetida a esmo, que tudo é culpa do PIG.

      Neste caso, a culpa pelo evento é de má gestão e não de más notícias.

      1. Boa jestão

        Sorocaba,

        É isto aí.

        Cadeia prá todos estes petralhas, que inauguraram a corrupção no país em 2003. O patropi precisa construir mais cadeias, precisamos chegar ao primeiro lugar em quantidade de detentos.

        Boa jestão, só mesmo com FHC ou o mineirim dos aeroportos, ambos com o mesmo perfil do Alckmin, desgovernador de mão cheia. E prá ministros, Goldman, Alysio NFerreira e Lobão, só assim a coisa vai.

        E viva o brasilsil

         

        1. Alfredinho.
          Acho que sua

          Alfredinho.

          Acho que sua capacidade de sinapse não se resume ao que você escreveu.

          Eu não tenho indignação seletiva.

          Sou a favor da apuração de responsabilidades e não de seu direcionamento a imprensa, que evidentemente não foi indicada a ocupar cargos.

          Quem colocou as grandes empresas nesta situação foram elas mesmas ao formar um conluio com partidos políticos.

          Quem colocou políticos citados nas delações foram eles mesmos, ao aceitar fazer parte do conluio.

          Aias, qual Lobão você cita ?  Edson Lobão, Ministro de Minas Energia durante anos, ou o Lobinho Filho ?

          Saravá para o Maranhão

    2. Meu caro, a função do Governo

      Meu caro, a função do Governo é governar, porque deixaram os procuradores internamente indicarem o Procurador Geral da Republica? Pela Constituição é prerrogativa do Presidente da Republica, só dele, não precisa aceitar nomes vindos de dentro. No caso da Lava Jato o Governo tem que ser parte, não pode ficar de camarote, precisa usar seu peso para controlar aberrações juridicas contra a Constituição, como o Juiz colher provas, funcionar como acusação, isso não é função de Juiz, na Lava Jato não tem mais Juiz, Promotoria e Policia, é tudo uma coisa só, o Ministro da Justiça tem que por a boca no mundo e lutar pla legalidade.

      1. Judiciário, Promotoria,

        Judiciário, Promotoria, Polícia e a mídia oligopolizada, e a lógica é simples: nenhum deles depende do país. Os grupos de mídia servem a interesses estrangeiros, que estão aproveitando a queda nos preços das ações da Petrobrás para comprá-la; o Judiciário há muito que está s elixando para o país e sua população, não foi o que Joaquim Barbosa disse?”O STF não deve satisfações a ninguém”?Aumentam os próprio salários e se enchem a si próprios de regalias, não possuem qualquer responsabilidade, fazem o que bem entendem, não respondem à sociedade e nem a ninguém.

        O MP parece estar adotando postura mais legalista, ao menos se comparado com o período de Gurgel e antes. A polícia é uma incógnita.

      2. Ministério da Justiça? Não existe mais.

        A Dilma fez uma reforma ministerial em 2011 e acabou com o Ministério deixando de nomear alguém para cuidar desta instituição. A instituição não existe mais.

  3. Reedição do muito grande para

    Reedição do muito grande para quebrar.

    Pela mesma lógica não se deve punir o roubo de carro (ou qualquer crime), quantas pessoas dependem da redistribuição de renda promovido pelos criminosos.

    Relatizar, racionalizar a criminalidade e coisa de militonto.

     

  4. Caro Mottta
    Há certos grupos,

    Caro Mottta

    Há certos grupos, que poucos estão lixando para o Brasil, e para os braileiros.

    A grande mídia faz parte desse grupo.

    Entre outros, querem estrangular o governo, para começar o leilão,  no qual a fortuna deles, seguramente, aumentará.

    É o Projeto Entrega Brasil.

    Há que se resistir. E muito.

    Saudações

     

  5. Vão arrasar com a economia do país!

    Caro André Araújo, você resumiu tudo o que está acontecendo atualmente.

    Não temos estadistas hoje, não temos bom senso nos homens públicos.

    Basta lembrarmos que hoje, além da Siemmens, Alstom e Lockheed por você citados, empresas como Ford, IBM, Thyssen-Krupp ainda existem e estão bem, mesmo com os nebulosos episódios passados.

    Triste constatarmos a míopia de burocratas do Judiciário (Procuradores, Juízes, Promotores et caterva) quanto às consequências de “queimarmos” a Petrobrás e as empreiteiras.

    Será caso de míopia coletiva (causada por partidarismos, paixões ou mesmo influência midiática), chantagens pesadíssimas ou defesa de interesses?

     

  6. Motta Araujo vem na mesma

    Motta Araujo vem na mesma visão já publicada por  Palo Moreira Leite alertar para estrago que autoridades judiciarias estao impondo ao país. Para mim isto descambou para o maior crime leza- pátria em curso no Brasil.

  7. Maus exemplos…

    Siemens, etc. fizeram ajustamentos de conduta com seus respectivos governos e cortaram na própria carne, por isso continuaram nos negócios. Acho inadmissível que o limite da punição seja o tamanho dos safados. Também vivi o suficiente para ver onde desagua este tipo de coisa (impunidade) que, tenho certeza, o Andre conhece melhor do que eu.

    Estas empreiteiras sobreviverão, desde que se adequem aos princípios mínimos de vergonha na cara e façam, sim, seus respectivos “mea-culpas” (??).

    Só uma opinião de 2 centavos (declarados!).

    1. Se forem declaradas, como

      Se forem declaradas, como quer o MPF, como inidoneas, elas NÃO sobreviverão, não poderão ser vendidas ou contratar..

      Existem construtoras estrangeiras interessadas em comprar algumas nacionais MAS nem começam a analisar enquanto não se encerrar a Lava Jato. Como os trio Juiz-MPF-PF quer ficar na ribalta por 5 anos, a Lava jato não se encerra e todas vão quebrar.

      1. Esclarecendo

        Andre, sei deste risco e também acho ruim. Mas meu ponto é outro: a maioria destas empreiteiras, ao contrário dos exemplos que voce deu, são controladas por famílias e não por milhares de acionistas. E é isso que dificulta que elas se descolem das safadezas que meia-dúzia de figurões fizeram/fazem em nome delas.

        Talvez a chave para este rolo é dissociar as pessoas das empresas, punindo somente as primeiras. Considerando que muitas destas pessoas possuem o mesmo nome das empresas, não me pergunte como…

        1. Se vc prende os donos e

          Se vc prende os donos e executivos , as empresas acabam, como estão acabando, não existe no Brasil empresa pura, sem dono. Não vejo vantagem para o pais nessa solução alucinada. Multe–se sem matar quem deve pagar a multa.

      2. ” Sentou em cima do processo “

         Meu caro Motta

         Vc. está certo, existem varias empresas internacionais de engenharia/logistica/defesa e “operadores financeiros ” ( Bancos/Fundos de Investimento ) especializados em aquisições agressivas de risco, senão interessados em adquirir o total controle destas empresas nacionais – o que não seria uma operação rentavel – mas em adquirir “fatias” e/ou operações delas – o antigo sistema de comprar o que funciona, sanea-lo e vender, ou agrega-lo a seu conglomerado, quanto ao que “sobrar” – fechar.

          Mas mesmo este tipo de operação, ou qualquer outra, somente é factivel – mesmo para fundos de alta voltagem especulativos – caso a situação da empresa-alvo esteja clara, o que no caso, como o “juiz sentou em cima do processo em 1a instancia”, vazamentos são seletivos e não fianceiramente comprovados, a abrangência dispersa das ações dos procuradores e da PF, que a cada dia traz uma “suposta” novidade, torna qualquer tipo de: refinanciamento, investimento, aquisição agressiva de “lixo”, em algo impossivel de ser feito, as empresas estão “SEM PREÇO”, não dá para avaliar, nem a holding, as subsidiarias, ou mesmo se operações não correlatas a Petrobrás, não seriam contaminadas, tais como: defesa, logistica, fundos imobilários, terrenos, shoppings ,fabricas de insumos, cimenteiras etc..

            Estas corporações, definhando em praça publica, demitindo aos borbotões, não pagando seus terceirizados, estes não pagando seus quarterizados, todos sem financiamento ou sem possibilidade de refinanciamento, é como um dominó – tenho um amigo, interior de São Paulo, fornecedor de uma fornecedora de uma destas empreiteiras, o capital de giro dele, eram as faturas que descontava, e ACABOU, o banco não aceita mais nem o aval da empreiteira – Resultado: de 30 funcionários, demitiu 18 – nem dinheiro para as verbas rescisórias ele tem.

            P.S.: Aquisição de “lixo”/ “Garbage fund “: Bonus e debentures de algumas destas empresas, eram negociados com valor de face de US$ 1,00 na inicial + juros de Prime + variação + tx de sucesso, hj. estão cotados, entre US$ 0,13 ( os que anteciparam o vencimento, “cairam’ em default ) até no maximo US$ 0,33 ( sujeitos a default, são BB-), portanto quem “passar o rodo” nestes papéis, pode tornar-se dono destas empresas.

        1. Perfeito Junior, assino

          Perfeito Junior, assino embaixo. Os cocnurseiros não tem e nem querem ter a menor noção da economia de mercado,

          eles acham normal fechar 23 empresas, o salario deles vem do Tesouro e está garantido, até o dia em que o Brasil quebrar por falta de quem trabalhe e produza, a URSS quebrou assim, para que o Estado pague os funcionarios é preciso que existam empresarios para pagar os impostos, matem  todos eles e não existirão contribuintes, vai ser o ideal.

  8. Membros do Judiciário,MPF e

    Membros do Judiciário,MPF e PF nada mais são que meros funcionários. Essa questão tem que ser tratada sob a ótica dos interesses nacionais salvando as empresas e degolando os culpados, empresários corruptos e os funcionários públicos que insistirem em colocar em risco os interesses nacionais. ÉTICA BOA é a que preserva o Brasil das das aves de rapina estrangeiras e nacionais.

  9. GRU Airport

       Tentando evitar a possivel falência, ou ao menos “reduzir frente”, a OAS ( já em estado inadimplente em bonus emitidos) e sem acesso a renovação de créditos, está negociando a venda de sua participação na GRU Airport.

  10. INFORMADO, a sua

    INFORMADO, a sua desinformação é motivo de risadas, até agora a impressa golpista não te deixou enxergar que foi exatamente a Presidenta que teve coragem, firmeza , caráter e honestidade de fazer uma limpa nesse país, foi exatamente Ela que deu autonomia a todos os setores investigativos para  caçar esses bandidos, coisa que nenhum outro presidente ousou  fazer…………..desculpe mas a falta de procurar outras fontes de informações que alguns brasileiros possuem  é prá chorar ou dar risadas …….prefiro a segunda opção………kkkkkkkkkk

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador