A semana que afastou o risco do impeachment

No dia 28 de agosto passado, Lula passou por Belo Horizonte com destino a Montes Claros. Em BH, participou de um evento da CUT. Em Montes Claros do evento “Encontro dos povos das Geraes”. Lá, discursou de forma veemente condenando o golpe.

De volta a Belo Horizonte, foi recebido pelo governador Fernando Pimentel no Palácio das Mangabeiras, residência oficial. Ainda emocionado pelo encontro de Montes Claros, falou de seu desejo de percorrer todo o país com uma pregação democrática.

Pimentel discordou:

– Presidente, o lugar que o senhor precisa estar é em Brasilia. É lá que o senhor é indispensável.

Lula aguçou o ouvido, enquanto Pimentel prosseguia:

  • De cada 10 deputados, 6 já foram da sua base e pelo menos 4 acompanharão o senhor aonde for. Ainda mais se houver sinais de que o senhor poderá voltar em 2018.

Lula ouviu meio ensimesmado, pareceu concordar mas não foi explícito.

No final de semana, Pimentel rumou para Brasilia para um encontro com a presidente Dilma Rousseff. Lá reiterou a importância de Lula entrar no corpo a corpo do pacto político. Dilma ouviu, aparentemente interessada.-

– Mas será que ele topa?

– A senhora terá que convidar. Sem ser convidado ele não virá.

– Então na segunda-feira ligo para ele.

Segunda terminou sem nenhuma ligação de Dilma. Pimentel recorreu ao assessor Giles Azevedo. Assoberbada com os problemas do orçamento, Dilma se enrolara com o tempo;

Pimentel insistiu e, finalmente, ela ligou para Lula.

Imediatamente Lula se pôs a campo, mudou-se para Brasília e começou a preparar o meio campo, recebendo os deputados, um a um, dando-lhes atenção devida.

Dentro da nova estratégia, Dilma deu um by-pass em Eduardo Cunha e, na melhor jogada política de sua curta carreira política, foi conversar direto com Jorge Picciani, um autêntico coronel fluminense, verdadeiro controlador do bloco de apoio que dá sustentação a Cunha.

Participaram ativamente das tratativas o ex-governador Sérgio Cabral e, principalmente, o atual governador fluminense, Pezão.

Com a saída de Aloisio Mercadante da Casa Civil, foi mais fácil a reaproximação de Dilma com o vice-presidente Michel Temer.

A semana terminou com a crise política amainada.

Um antigo secretário de Paulo Maluf explicava assim o prestígio do ex-chefe mesmo depois de ter perdido cargos executivos: Maluf tem credibilidade no mercado futuro. Isto é, tinha potencial para vencer futuras eleições e suficiente lealdade para premiar aliados.

O poder de Eduardo Cunha acabou no exato momento que a turba que o acompanha se deu conta de que, no mercado futuro da política, ele virou pó. Sua influência presente acabou por falta de futuro político.

Luis Nassif

110 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Poder de Cunha acabou quando

    “Poder de Cunha acabou quando a turba que o acompanha percebeu que, no mercado futuro, ele virou pó;”

    Se essas palavras chegarem aos ouvidos do Aécio, ele irá até o gabinete do Cunha prestar solidariedade, apertar a mão, dar um abraço e um cheiro no cangote.

     

  2. livre pensar é só pensar

    E os meus incrédulos botões a perguntar:

    -O pig como auxiliar do golpe na sustentação criminosa do criminoso CUnha estariam sem a dianteira nas pautas?

    -O pig está a procura de um novo CUnha naquela geleia parlamentar para dar sustentação?

    -O pig está muito atrasado para as próximas eleições presidenciais?

    1. “…Chamar impeachment de

      “…Chamar impeachment de golpe é desonestidade”

      Qual o motivo do impeachment?

      A compra do congresso para votar a reeleição?

      Farra de viagens aéreas com dinheiro público escondidas em relatórios secretos?

      Ter 4 contas na Suíça incompativeis com a renda e sem declarar ao fisco?

      Foi citada na Lava Jato 5 vezes e como achacadora?

      AH!!!! É a tal das “pedaladas fiscais” que TODOS os presidentes fizeram????

      As contas rejeitadas pelo presidente do TCU que foi citado na LAVA JATO?

      São os corruptos querendo derrubar a presidenta honesta!

      Por favor! Pelo amor de Deus!!!…

      – Qual o motivo do tal IMPEACHMENT que a porra do PIG não fala!

      1. O motivo é o aécio entediado

        O motivo é o aécio entediado com o carguinho mixuruco de senador da república. Muito pouco para o bonitão do Leblon.

  3. Eduardo Cunha é a expressão

    Eduardo Cunha é a expressão maior de uma expécie de parlamentar que polui as casas legislativas: o deputado cleptoevangélico!

  4. Sai; Mercadante. Volta ; estabilidade.

          Entra Lula. Amainece os espiritos. O Brasilé Maior que partidos , e imensamente Maior que pessoas. Em frente,que o presente e o futuro são dos brasileiros.

  5. Duas constatações
    1. Eduardo Cunha virou pó. Com essa constatação Dilma conseguiu aliciar Picciani prometendo apoiá-lo para a próxima eleição para Presidente da Câmara, era pós-Cunha.2. Lula está definitivamente DENTRO. do governo, com forte influência, através de sua força e da presença de Jacques Wagner.
     

  6. Não duvido que tais diálogos tenham acontecido…

    Mas só dá para ter certeza se alguém presente confirmar. Ainda assim, é preciso confiar e muito na fonte. Esse é mais um dos grandes estragos que o PIG fez ao jornalismo, ao usar e abusar de “fontes ocultas” que ninguém sabe quem são e que ninguém viu.

    O Nassif tem credibilidade mais do que suficiente, pois nunca abusa desse elemento e sempre há verossimilhança o bastante em seus textos, para que se diminuam as margens de dúvida. Agora, como contra-argumentar com os teleguiados da Marginal do Tietê com artigos como o do Nassif – que é baseado em declarações em off (imagino que do próprio Pimentel) – para criticar o jornalismo exclusivamente – ou majoritariamente – baseado em off ou supostas declarações de A, B ou C?

    O que os teleguiados da Marginal vão dizer que, neste caso, a gente está lançando mão de dois pesos e duas medidas…

  7. É, talão de cheque,

    desde que com fundos é sempre muito mais poderoso do que qualquer ideologiazinha metida a besta, ou mesmo canhão. É só sabe usar direito …

    Quero dizer, no ninho do governo sempre existe uma forma ou outra mais fácil de resolver problemas.

     

  8. Quanto pior, pior

    Excesso de otimismo. Lula não é um super-homem político, e as oposições continuam comendo pelas beiradas, através da regorma ministerial que poderá garantir que sejam solapados mais direitos dos trabalhadores e reduzido o papel do Estado, em prejuízo do cumprimento de suas obrigações constitucionais. O país vai mal porque o governo, ao invés de governar, articula para manter o mandato, enquanto, do outro lado, deixa que o corporativismo financeiro, via o títere Joaquim Levy, governe de fato o país, impondo mais e mais cortes em ações sociais.

     

    Salvar o mandato até 2018 importa, mas importa menos do que manter o poder de governar. Sem ele, é melhor entregá-lo e deixar o país cair no quanto pior pior mesmo, e aí em 2018 Lula volta.

    1. Discordo

      A questão não salvar o mandato, é salvar a Democracia brasileira. E Dilma venceu a guerra com ajuda do PMDB. Isso teve um custo, que deve e será pago.

      As esquerdas e os movimentos sociais, em incrível estado de anomia, pouco fizeram para defender o país nesse hora difícil. Não têm muito o que reclamar agora.

      E, sim, Lula em 2018 é uma opção, em qualquer cenário.

      1. Salvar qual democracia, cara pálida?

        Ok, vamos salvar a democracia destruindo com tudo que foi construído nos últimos 12 anos, porque salvando a democracia estaremos… salvando nossa posição de governo, de poder, mesmo que esse poder seja limitadíssimo e só sirva mesmo para transferi-lo para os setores mais canaçlhas da sociedade brasileira: corporações financeiras e seus agregados políticos, mas o agronegócio, a bancada evangélica, da bala… pois são esses que de fato governam.

        Logo, não se trata de salvar a democracia, pois essa na verdade é de uma podridão estrutural só. O que teríamos que fazer é nos servir desse tal processo democrático para exercer o poder e trazer a classe trabalhadora para enfim criar uma democracia radical, de baixo para cima. O que temos ainda é uma ordem de cima para baixo onde o risco de perder posições é permanente, tal qual a crise do sistema capitalista, que deixou de ser cíclica para ser eterna.

        1. Uai, sô! Faço minha as palavras do Ivan, acima.

          Em política não existe vácuo.

          O que as esquerdas fizeram em defesa do Governo Dilma? Por que não saíram do muro? Por que ficaram de mimi contra Levy, Kátia Abreu e o escambau e não foram pras ruas? Agora, não adianta reclamar que perderam espaço.

          A democracia brasileira só não sucumbiu a mais uma aventura golpista – é difícil admitir – porque parte do PMDB fisológico não quis. E isso tem um preço. Em política TUDO tem preço. Só no pensamento mágico da esquerda adolescente é que não.

          Na hora do pau não tem meio termo, quem não é a favor, é contra. A esquerda fugiu da raia na hora que o país mais precisava.

      2. “As esquerdas e os movimentos

        “As esquerdas e os movimentos sociais, em incrível estado de anomia, pouco fizeram para defender o país nesse hora difícil. Não têm muito o que reclamar agora.”

        Esta frase brilhante resumiu tudo o que aconteceu nos últimos anos. As “esquerdas” ou se fisiologizaram e até endireitaram em redes, PSBs, e até parte do PT, etc, ou passaram ao purismo infantil (sobre o qual Lênin já escrevia em 1900 em seu título “Esquerdismo:doença infantil), enquanto os movimentos sociais incluindo aí OAB e Universidades ou aderiam ao esquerdismo ou assistiam a tudo pasmados.

        Hoje, Dilma, praticamente sozinha, arrisca a biografia, a popularidade, a própria vida, e todo mundo só sabe criticá-la. É a velha mania brasileira de esperar por heróis e terceirizar a culpa.

        Os livros de história, daqui a 50 anos, farão justiça, e mostrarão uma Joana D’arc, entregando sim os anéis ao “centro” do PMDB, mas ficando com os dedos e salvando a nossa jovem democracia, evitando a quase certeza de um ano de caos, seguido de 30 anos de ditadura narcoevangélica de direita, onde líderes de esquerda seriam presos, perseguidos e assassinados aos aplausos da turba, onde o PT, CUT, MST, CNBB, e talvez até OAB seriam empurrados para a clandestinidade. Esses são os dois quadros que se desenham hoje. Dilma escolheu o primeiro. E tá cheio de gente por aí dizendo que ia fazer o enfrentamento e ia ser o primeiro a se esconder de baixo da cama no caso do golpe.

    2. Ele é sim…

      Discordo de você. O Lula É SIM um super-homem político. E já provou isso inúmeras vezes, Lula é um fenômeno.

      Ele não é onipotente, claro, mas é a peça mais importante de todo o xadrez político nacional, uma das personalidades mais importantes da História do Brasil vivo, atuante e em plena capacidade. Acho muito bom quando os adversários menosprezam o Lula, o que fazem frequentemente por puro preconceito de classe, afinal isso sóo os enfraquece, mas não se iluda, Lula é sim um baluarte da democracia brasileira.

      Essa sandice de dizer que é melhor entregar o governo e fazer como os tucanos apostando em uma desgraça para o País para voltar ao poder faturando em cima da desgraça do povo é um absurdo. Achei nojento quando a tucanagem caiu nessa atitude, mas não esperava nada deles mesmo (embora eles tenham caprichado na ruindade ao decambar para a extrema direita e o golpismo desbragado como fizeram), mas esse é um tipo de pensamento que os representantres dos trabalhadores não podem sequer cogitar. Quem paga o pato em toda crise é a classe trabalhadoa e o lumpesinato e isso não é aceitável como estratégia política para um partido popular e progressista como o PT.

      Quaisquer concessões que Dilma fizesse seriam criticadas, assim como quando ela não fazia concessões era criticada do mesmo jeito… Em 2013 criticaram em cima do nada, sem saber nem o que reivindicar. Essa crise econômica seria rapidamente debelada e com muito menos problemas se não fosse a crise política e lamentavelmente eu vejo que certos setores que se dizem progressistas agem para garavar a crise política visando interesses sectários (quando não simplesmente ambições pessoais) sem entender que sem o governo Dilma o que teremos será infinitamente pior e entregar o governo é a maior e pior das concessões, configurando um verdadeiro crime imperdoável contra os interesses do povo brasileiro, pois o que viria seria simplesmente o retrocesso ao obscurantismo neoliberal da era FHC, agravada pelo revanchismo classista da elite.

      1. Otimismo engajado

        Sandice e nojento pode ser, mas o que o governo está a fazer é… sandice e nojento. As classes trabalhadoras já estão perdendo, e todo ônus político fica para o governo e o PT, enquanto a oposição posa de heroína contra a corrupção e a falta de capacidade administrativa de Dilma.

        A questão não é o que a mídia diz, pois ela sempre dirá que Dilma erra, mas sim os erros que de fato a Dilma comete e que contrariam aqueles que nela votaram, e não optaram pelo arrocho fiscal, monetário e salarial.

        Seu otimismo acerca do final da crise se volta contra você. Como debelar uma crise se ela é de origem externa? O mundo debelará sua crise primeiro? Faz-me rir. E os fatores internos, serão corrigidos com a política de arrocho geral e, principalmente, com cortes nas ações sociais,, principalmente no campo da Saúde, Educação e Investimentos de infra-estrutura?

        Tudo bem, você acha melhor não entregar o governo (é claro que é ruim, pois estar no governo é… estar no governo). Mas então governe para cumprir um progama de esquerda, e não só para manter o status quo: de ser governo e de servir ao mercado financeiro.

        1. Sim. O governo Dilma em algum

          Sim. O governo Dilma em algum momento precisará se firmar como um governo de esquerda. Hoje, o que temos é um grande Frankstain, que nunca vai agradar a direita (que continuará na sua campanha do “quanto pior, melhor”) e está se tornando indefensável pela esquerda, que discorda das benesses mantidas  aos banqueiros e ao grande capital.

            Cunha vai cair? Já vai tarde, mas o jogo continua. Outros Cunhas, outras delações e manipulações virão. Eles traçam estratégias, pois gostaram do jogo e só tem a ganhar. Enquanto o governo Dilma… que estratégia tem mesmo?

           

  9. Hora de reconstruir

    Dilma venceu a guerra contra as forças antidemocráticas. Não vai ter golpe. Não vai ter impeachment. Aécio perdeu.

    Ele tentou um Golpe de Estado no dia seguinte ao da eleição, ainda em outubro de 2014. Por quase um ano submeteu o país ao pior período de instabilidade política desde a abertura democrática. Achou que o apoio da imprensa e mais 50 milhões de votos eram uma espécie de carta branca para destruir a democracia brasileira, sem pensar no que vinha adiante.

    A única coisa que conseguiu, nesse um ano de disputa carbonária, foi destruir a autoestima da nação e o respeito do povo pela autoridade da presidente.

    Agora que foi derrotado, é hora de reconstruir os escombros, porque ninguém sai ileso de uma guerra, mesmo vencendo-a. Esse é grande desafio de Dilma daqui para diante. E o apoio de Lula nessa hora do alvorecer é mais que necessário.

    1. É isso, vamos em frente, mão

      É isso, vamos em frente, mão no nariz e PMDB a tiracolo. A reconstrução será difícil, mas o bom da história é que Lula está no jogo. 

    2. É isso, vamos em frente, mão

      É isso, vamos em frente, mão no nariz e PMDB a tiracolo. A reconstrução será difícil, mas o bom da história é que Lula está no jogo. 

  10. No começo do ano foram

    No começo do ano foram vmuitos os que disseram que foi um “erro” do governo lançar a candidatura do Chinaglia e não fazer “articulação política” e “projeto de país” com o Cunha?

    1. Muito bem lembrado…

      O pior é que muitos que criticaram por não compor com o Cunha no início do ano estão agora dando uma de indignados com o aumento de espaço do PMDB no ministério. Mas apesar de tantos cães ladrando a caravana continua passando.

  11. Para quem garantiu em artigos

    Para quem garantiu em artigos passados publicados aqui no blog, que o governo Dilma tinha acabado, o Nassif mudou bastante de opinião.

    Que bom !

    1. De vez em quando, o Nassif, escorrega.

      Gilson, quem tem um técnico como o Lula, semppre disposto a colaborar, sempre poderá contar com ele.

      Quanto ao Nassif, escorregadas ocorrem em todos os lugares, e com as melhores cabeças…

  12. A semana……

    Há algum tempo foi dito, que a presidenta, se afastaria de Lula tentando, um voo solo, mas não teria muito sucesso, pois bem aparentemente a previsão se confirmou, parece que a entrada de Lula no jogo, começou a pelo menos diminuir o grau de fervura que Dilma sofria. Quanto a Eduardo Cunha, é dizer que time que tem zagueiro que faz gol contra, não precisa de atacante de outro time.

    1. Desculpa aí Paulo, mas…

      Desculpa aí Paulo, mas… tiras as tres primeiras virgulas, não tem virgula aí, E a quarta substitua por um ponto, começando nova frase.

      O conteudo esta supimpa, assino embaixo.

  13. Análise

    “No mercado futuro Cunha virou pó”. Perfeita analogia.

    E muito bom o conselho do Pimentel.

    Lula deve dar a entender que pode vir a ser candidato para atrair a base.

    Só não deve se candidatar agora para não dar pólvora para o inimigo.

     

  14. Mas não era melhor ficar com o anel e entregar as mãos?

    Mas não era melhor ficar com o anel e entregar as mãos? Se bem que não sei o que se faria com o anel sem dedo nenhum para usá-lo.

    ‘Dilma deu um by pass em Eduardo Cunha e, na melhor jogada política de sua curta carreira política, foi conversar direto com Jorge Picciani, um autêntico coronel fluminense, verdadeiro controlador do bloco de apoio que dá sustentação a Cunha”.

    Pois é Nassif, política, política…, como diria o saudoso Ulysses “nunca seja tão amigo que não possa se tornar um adversário e nunca seja tão inimigo que não possa se tornar um aliado”.

    Primeiro se apaga o incêndio, depois vem o trabalho de rescaldo e, novamente, apelando para ditos, desta vez populares, “em rio que tem piranha, jacaré nada de costas”.

    No mais, vamos tomar cuidado para não ter uma manobra Kamikaze do Cunha, pois quem já não tem mais nada a perder, pode fazer qualquer loucura, resta saber se alguém o acompanhará nesse mergulho para o fim… Abraços.

    1. Duas considerações

      1) Entregar os próprios dedos é uma coisa. Entregar os dedos do povão todo é outra. Entregar os dedos e se deixar abater significaria abrir caminho pro que de pior há no PSDB de hoje, que é Aécio. Aí a atual crise econômioca duraria oito anos e o país quebraria tr~es vezes, como foi com FHC, com o povão desempregado e passando fome, mas a imprensa aplaudindo.

      É preciso pensar nos dedos dos outros antes de entregar os próprios.

      2) Cunha não vai fazer  manobra kamikaze, pois ainda tem muito a perder. Político que amarrou os acordos que ele amarrou sempre tem algo a perder, ainda que esteja preso, nu e à beira da morte. Já reparou quantos “homens-bomba” nunca explodiram nos últimos anos?

    2. Cunha pode seguir o exemplo de figuras eternas da política…

      Cunha pode seguir o exemplo de figuras eternas da política brasileira como Paulo Maluf e Collor. Por mais que estejam enrolado, continuam na ativa. Ou seja, um processo mais, um processo a menos, isso não faz com que esses políticos cínicos percam a compostura.

      Cunha sabe muito bem que a impunidade conspira a seu favor. Ele só chegou aonde chegou por jogar sorrateiramente com o judiciário brasileiro. Não sei até que ponto ele estará disposto a jogar com o tudo ou nada.

    3. Bem, o novo ministro é médico e doutor em psiquiatria.

      Bem, dois pontos, o novo ministro da saúde é médico e doutor em psiquiatria e, segundo, nessa legislatura mesmo enfrentou Eduardo Cunha duramente no plenário da Câmara (quando o cunha passou tratorando e extinguiu uma comissão que estudava a reforma política e entregou a relatória do tema de forma arbitrária para um deputado do DEM), o que para mim conta bons pontos para o novo ministro.

       

  15. Discordando, concordando…

    Discordo de quem defende a tese de “perca-se a mão, porém preserve-se o anel”.

    Em política, “entrega-se(aos achacadores) os anéis, porém preservam-se os dedos” especialmente, a quem já perdeu um deles, numa máquina…

    A Pres. Dilma, prima por ser uma excelente gestora, fato já comprovado, porém é excessivamente centralizadora, e pouco afeita a páctos políticos, e inimiga do “é dando que se recebe” porém nas atuais circunstãncias, com um Congresso de 3 4 de adversários políticos e com esta debandada de petistas, saindo do partido, para abrigar-se em partidos de aluguel(por razoe$ óbvia$) ela teve que render-se às exigências e às experiências pelas quais o Lula passou, para conseguir um mínimo de governabilidade, nos seus dois mandatos, quando negociando, cedendo um pouco, para recuperar depois, perdendo pequenas batalhas, para ganhar outras maiores, ele e só ele, neste momento, tem o cacife político, para reverter este atual quadro, e dar condições de governabilidade à Dilma.   

  16. TCU esta aí

    Essa semana realmente foi favoravel, mais a partir da semana que vem o TCU analisará as contas de 2014, e muito provavelmente opinirá pela rejeição das contas…

    Que ela descanse esta semana que na próxima o bicho volta a pegar de novo…

    1. Pai, Perdoe o Desavisado… Palpite Infeliz.

      Pai, perdoe o desavisado.

      Coitado! Não sabe que sem os votos necessários não há impeachment, ache o TCU o que quiser achar.

      Já era!  Vão tentar no TSE para ao menos continuarem respirando, mas sabem …

      (essa fica para você pensar, mas fica a dica: lata de siri)     

  17. Esperando Godot

    Nenhum governo que tem apoio do mercado financeiro cai por impechment, só por revolta popular o que está muito, muito longe de acontecer por aqui. A FEBRABAN foi a única entidade que apoiou integralmente o pacote do ajuste fiscal; O New York Times – que é conhecido como o ‘jornal da CIA” – já se pronunciou a favor de Dilma e agora foi o porta voz da banca, o Financial Times. E é bom não esquecer o editorial de O Globo a favor da manuntenção do governo.

    O impechment ou ‘golpe’ é um bode na sala para que a população sob o terror da ameaça a democracia engola o arrocho econômico calada – como se votar em uma coisa e receber outra não fosse uma ameaça a democracia. A cada anuncio de aprofundamento da politica neoliberal do goveno soam as trombetas do impechment e do ‘golpe’ e a população é convidada a defender o governo que está lhe tirando os direitos e a condição econômica.

  18. O impítim ficou mais difícil,

    O impítim ficou mais difícil, mas não podemos esquecer que o PIG e a ala podre da justiça vão continuar obedecendo cegamente os tucanos gordos e vão continuar a zorra total visando inviabilizar o PT. E isto só vai acabar quando acabarem os frutos da árvore da privataria, entre outras árvores do imenso pomar tucano.

  19. Negação de autoria

    A defesa do Cunha usou uma estratégia de defesa muito arriscada, a negação de autoria.

    Com as novas provas internacionais ele foi pego no contrapé, vai renunciar.

  20. A direita golpista

    A direita golpista patrocinada pelo PIG=Partido da Imprensa Golpista, não dorme, são 24 h tramando o golpe. Tudo bem que ficou mais difícil, não só pela reforma mas por seu testa de ferro Edu Cunha, ter enferrujado de tal forma, que ficou insustentável a sua permanência à frente da presidência da câmara, seja pela oposição, pelo seus capangas e pelo próprio PIG, sob pena de ver as suas credibilidades no fundo do poço, de forma irreversível. Só nos resta saber, se o Sr. “supremo ” despudorado Gilmar “Cunha” Mendes ainda continuará a se reunir com o seu pupilo golpista.  Tomara que sim, pois, cada vez mais, o Brasil vai certificando quem de fato quer o fim da corrupção, e quem deseja apenas a troca de poder no planalto central.

  21. É preciso tirar esse homem

    É preciso tirar esse homem picareta do congresso, só assim os tucanos golpistas e covardes que são, sossegam e deixam a Dilma governar e esse país volta a ter credibilidade e saimos das cordas. Tomara que quando isso ocorrer, alguém se lembre quem começou tudo isso. Os senhores fhc e aécio. cunha foi só o instrumento de tamanha falta de vergonha, ética e respeito ao BraSIL e seu povo.

  22. E já ia me esquecendo, Lula é

    E já ia me esquecendo, Lula é Lula, jamais esse país terá um político tão fantástico quanto ele. Que Deus o ajude e proteja sempre.

    1. Lula é o maior estadista

      Lula é o maior estadista ainda em atividade no Brasil, e um dos maiores do mundo. Ele tem a política no sangue, é capaz de navegar pelas turvas águas das assembéias brasileiras sem se deixar ser engolido pelos tubarões, consegue falar de igual para igual tanto com empregados quanto com patrões, e ainda por cima é carismático.

      É por isso que a oposição tem tanto medo dele. Eles não tem ninguém à altura, nem de longe. Se somar FHC, Serra, Aécio, e Alckmin, não dá nem meio Lula.

  23. Os bombeiros lutaram

    Os bombeiros lutaram bravamente contra o incendio florestal. mas de mil homens combateram as chamas. Aviões, retroescavadeiras, tratores, caminhões pipa, toda a tecnologia foram usados. Chamaram até o Lula pra ajudar junto aos bombeiros.

    Aí veio a chuva e apagou o incendio!

     

  24. Pimentécio

    Ele é connhecido como Pimentécio aqui nas Geraes, depois dos acordos que resultou na entrega da prefeitura de Belo Horizonte a um  prefeito bionico depois de Patrus, Dr célioi e outros porvir.

    DDepois de ler esta matéria, será o Pimentel!

     

    José Emílio Guedes Lages- Belo Horizonte

     

    1. Como qualquer administrador

      Como qualquer administrador público merece críticas. Fernando Damata Pimentel foi vice de Célio de Castro, que foi reeleito para um segundo mandato; por motivo de doença, Célio de Castro (que fez boa administração – tanto que foi reeleito), teve de se afastar do da PBH. Assumiu o vice Fernando Pimentel, que deu continuidade ao projeto de governo de Célio de castro – então do PSB. Na eleição seguinte, Fernando Pimentel foi eleito prefeito de BH. Durante o exercício do mandato, foi considerado um dos melhores do País. 

      Se Fernando Pimentel não tivesse capital político não teria sido eleito governador de MG no primeiro turno.

      O único ponto em comum com Aécio Cunha é que Fernando Pimentel cursou faculdade de economia na mesma instituição (PUC-MG). Qualquer outra generalização que pretenda colocá-los como iguais é por desconhecimento ou má-fé; basta dar uma lida na biografia e hitória de vida de cada um desses personagens da política e constatar as diferenças.

       

      1. Célio “Dr. BH” de Castro e Pimentel

        Célio de Castro, excelente prefeito, foi vice prefeito de Patrus Ananias. Venceu a eleição para prefeito pelo PSB, foi reeleito já pelo PT, tendo Pimentel como vice. E Pimentel o substituiu na doença, e foi reeleito com votação massiva, em primeiro turno. Pimentel se formou e foi professor de Economia na Universidade Federal de Minas Gerais.

  25. Somos governados pelos espíritos superiores.

    A variável mais importante que deve ser considerada na política é justamente a que ninguém costuma considerar, trata-se do fato de sermos governados pelos espíritos superiores, exímios jogadores de xadrez, o que me leva a pensar que quem resolve jogar contra eles, fatalmente perderá, mesmo que pense estar ganhando o jogo, em outras palavras, o que podemos esperar é o que nos disse Chico Xavier “O Brasil crescerá a passos largos e ocupará importante papel no cenário global, isso terá como consequência a elevação da cultura brasileira ao cenário internacional e, a reboque, os livros do Espiritismo Cristão, que aqui tiveram solo fértil no seu desenvolvimento, atingirão o interesse das outras nações também”.

    Todos os nossos políticos reencarnam com missões pré-determinadas e muitos acabam cedendo ao materialismo e seguindo caminhos diferentes dos que norteiam seus compromissos. Quando isto acontece com um grupo político, o poder lhe é tirado e dado a outros que possuem melhores condições de executarem o programado.

    Vimos durante a campanha para presidente, que o Aécio maneirou o tom de suas abordagens nos debates, pois percebeu que sua imagem estava sendo muito prejudicada ao se comportar como o “Machão do Leblon”, mas parece se esquecer desta regrinha simples na atualidade, o que fatalmente trará consequências a ele e seus apoiadores (inclusive a mídia).

    O aparente retrocesso político que estamos vivendo, com a aparente ascensão da direita conservadora, é na verdade, a melhor forma de expô-la ao ridículo perante a opinião pública, fazendo com que o DEM seja acomodado no lugar que lhe é próprio, e apertando um pouquinho faz-se caber parte do PMDB e o PSDB quase inteiro.

    A partir da próxima eleição não se poderá contar com doações de empresas, consequentemente teremos uma enorme diminuição das bancadas conservadoras, pois este fator aliado a exposição ao ridículo será um golpe fatal e irreversível, portanto estou prevendo, muito ao contrário que a impressão colocada pela mídia, que o PSDB ficará enormemente diminuído após a próxima eleição presidencial (podemos sentir isto através da preocupação deles com o fim das doações de empresas). O PSDB faz o jogo da REDE e se afunda no buraco do DEM.

    Com a enorme diminuição da bancada conservadora, teremos ampliado o espaço para a esquerda progressista, com bancadas maiores do PDT impulsionadas pela candidatura de Ciro Gomes e grande bancada da REDE que se esperta se posicionará a esquerda visto que não mais necessita de apoio financeiro do Itaú e Natura.

    As mudanças no Brasil, nunca foram realizadas de forma muito drásticas comparadas a outros países. Podemos ver este padrão em relação a guerra que a América tem travado com a mídia, sempre tive a impressão que aqui no Brasil esta guerra seria vencida com a completa desmoralização da mídia e o que temos visto vem de encontro com o que eu imaginava, portanto podemos esperar esta desmoralização que com certeza virá. É o que dá jogar contra eles!

     

    Enquanto a surra que o PT tem levado da mídia, quando não é merecida ela é permitida para que ele não venha merecer, ou seja, é uma boa surra preventiva.

  26. Chegar em 2018 e ver em Lula

    Chegar em 2018 e ver em Lula ainda um político necessário para o país retomar seu rumo é triste. Não por ele. Votei nele e é disparado o melhor presidente pós democratização. Mas é o fato de constatar que passados 30 anos a democracia brasileira não conseguiu mostrar quadros políticos novos. Seria o mesmo que nos EUA a esperança republicana de vencer as eleições fosse apostar em Reagan, caso ele estivesse vivo (embora no quadro atual dos republicanaos, Reagan seria visto por eles como um comunista disfarçado -rs ) 

  27. “Mercado futuro”, a mãe e o pai da crise
    Há problemas econômicos, políticos, éticos e de pura honestidade após quase treze anos de PT no poder, não há como negar. Nenhum deles é exclusivo de agora, nenhum é resultado apenas de erros das administrações petistas e alguns são mais resultado de decisões certas de Dilma e Lula do que de erros. Paga-se caro pelo sucesso e a coerência. Mas há um coisinha nesse texto que não pode ficar despercebida: o mercado futuro, a credibilidade política, a real perspectiva de poder nos anos que estão por vir. Tudo isso tem um único nome: Lula. A crise atual, e vamos passar uma cunha e só por exercício isolá-la, tem como única causa realmente importante a possibilidade de Lula voltar em 2018. Ele, que não deveria ter sido eleito em 2002, que deveria ter saído ainda em 2005, que não tinha a menor chance de ser reeleito, que não podia sonhar em fazer sucessor(a), que não teria como evitar que a sucessora ficasse pelo caminho em 2010, bom, ele, Lula, é a aposta mais certa no mercado político futuro brasileiro, se é que se pode apostar em alguma coisa. As oposições estão tomando uma surra nesse anos de 2015 pior do que a do ano passado, mais clara do que em 2005. De dentro da turbulência não dá para ver, mas eles estão apanhando feito. E não vai melhorar, vamos até o final do(s) próximo(s) mandato(s) de Lula com esse embate. O que mais fica claro, é a oposição sabe que não tem chance pela via democrática e joga todas as fichas em algum tipo de golpe, qualquer um, desde que seja logo.

  28. Pimentécio

    Claro é que-  depois dos acordos que resultaram e nao dos acordos que resultou…..

     

    José Emílio Guedes Lages- Belo Horizonte

  29. Diante do bem exposto ou

    Diante do bem exposto ou extraordinário exposto e, com a “comprovação empírica” dos fatos já resultantes, permanecendo residente o Ícone em DF, ousaria dizer não “a semana que afastou o impeachment”, mas “A semana em que Lula garantiu o quarto mandato, vencendo o quinto”! 

     

     

     

     

  30. Cadê o processo de cassação?

    Quando é que a Câmara vai cassar o Cunha? Por muito menos que isso, cassaram  o Andre Vargas, o Severino … e até o coiso Demostenes.

  31. “A semana em que….

    Diante do bem exposto ou extraordinário exposto e com a “comprovação empírica” dos fatos já resultantes, permanecendo residente o Ícone em DF, ousaria dizer não “a semana que afastou o impeaghement”, mas “A semana em que Lula garantiu o quarto mandato, vencendo o quinto”! 

  32. A reforma

    Caro Nassif li sobre a reforma nos ministerios e existe, em pauta, a redução dos salarios dos ministros. Embora seja outra instancia, é de se sugerir que o empenho dos ministros seja dado como exemplo aos deputados e senadores e demais classes que tem emprego seguro – inclusive, dos estados da união – é a união faz a força – ja que o povo doou o proprio trabalho em sacrifício.

    Abraço

  33. O risco volta semana que vem….

    O dia fatídico é 7 com o julgamento das pedaladas no TCU e extradição de Pizzolato, relembrando o mensalão…

  34. O único erro de Dilma foi ainda manter o mercadante
    como ministro. Ele continuará fazendo intrigas, dando mal conselhos à Dilma, que, convehamos, é uma toupeira política que somos obrigados a defender.

    1. Erros de Dilma

      Caro Muladeiro,  tem mais um erro gravíssimo de Dilma, que está amolecendo a areia movediça sob seus pés: Ela insiste em manter José Eduardo Cardoso, que é dirigido pela PF, a aceitar ações caolhas contra Dilma. Põe outro no lugar, para ver como a pressão sobre Dilma cai!

  35. Quase tudo virou pó na

    Quase tudo virou pó na , tanto que um hacker descobriu que o partido de FHC vai trocar seu simbolo. Sai o tucano, entra o tamanduá.

  36. A Dilma vai cair pela

    A Dilma vai cair pela economia. Com PIB a -4%, Inflação a 10%, desemprego aberto a 9% e dólar a a 4,40 ninguém se sustenta. Espero que ela aguente até 2016 para que uma candidatura de terceira via como a Marina se estabeleça. Nesse período vai ser bom pro Aécio tomar um monte de denúncia e perder qualquer chance de sair candidato. Caso uma 3ª via ainda não vingue, pelo menos o Serra coloca o Nakano como Ministro da fazenda.

    1. Ninguém se sustenta? Alguém

      Ninguém se sustenta? Alguém se sustentou em situação muito pior do que a atual: FHC. Dólar a mais de R$ 7,00 (em reais de 2015), inflação acima de 12% ao final do governo e muito maior durante, país quebrado três vezes etc.

  37. Só uma coisa salva o cunha!
    É

    Só uma coisa salva o cunha!

    É ele aceitar a denúncia para impichar a Dilma!

    Só um escandânlo MAIOR para DESVIAR dele as atenções e ganhar tempo para junto com a oposição, mídia e elite manobrarem com os poderes da união…

    Sempre foi assim…

    Essa atitude dele pode acabar em sangue de inocentes…

    1. Se liberar o processo de Impeachment, perderá apoio da oposição

      A única chance de Cunha sobreviver é segurando qualquer processo de Impeachment, pois caso libere instauração do  processo de Impeachment, a oposição PSDB não terá mais motivo de segurá-lo na presidência da camará.

      Se arquivar todos os pedidos perde o apoio da oposição PSDB, se liberar qualquer pedido perde a serventia para  a oposição PSDB.

      Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.

  38. O que é o TCU – do Tijolaço

    Como é o TCU que vai julgar as contas de Dilma Rousseff

     

    raposas

     

     

    A edição brasileira do Le Monde Diplomatique (a versão internacional mais chamada de “Diplo“) publica artigo esclarecedor – e estarrecedor para quem não conhece as cortes administrativas brasileiras – sobre o Tribunal de Contas da União que, na semana que vem, começa a julgara contabilidade de 2014 do Governo de Dilma Rousseff.

    O autor, que assina com o pseudônimo de João da Silva- o jornal se responsabiliza expressamente por ele – e é, provavelmente, servidor ou ex-servidor do órgão, narra assim a composição do TCU:

    “O TCU (…) é composto majoritariamente por indicados pelo Congresso Nacional entre ex-políticos e funcionários de carreira do Parlamento. No total, os seis integrantes estão assim dispostos: três membros do partido Democratas (DEM) – ministros Aroldo Cedraz (ex-deputado federal), José Jorge (ex-senador) e Raimundo Carreiro (ex-funcionário do Senado); um do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) – ministro Ubiratan Aguiar (ex-deputado federal); um do Partido Progressista (PP) – ministro Augusto Nardes (ex-deputado federal); e um do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) – ministro Valmir Campelo (ex-senador). Integram também o colegiado os três indicados pelo presidente da República: Marcos Villaça (nomeado diretamente por José Sarney); Benjamin Zymler (colocado na vaga de ministro-substituto pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso); e Walton Alencar (também recomendado por FHC na vaga do Ministério Público junto ao TCU). Estes dois últimos ingressaram no TCU por concurso público. “

    Os ministros que eram parlamentares, lembra o texto, tiveram suas campanhas financiadas por empresas que tem as contas de obras que realizam ou realizaram para o governo julgadas ali: “O ex-senador José Jorge, por exemplo, teve como principal financiador de sua eleição em 1998 a CBPO Engenharia. Já o ministro Aroldo Cedraz, em sua campanha para deputado federal pela Bahia em 2006, recebeu recursos da empresa Norberto Odebrech, uma das maiores prestadoras de serviços ao governo federal”.

    E mesmo os que não têm esta origem passam, ali, a ter grandes amizades.

    “Recentemente, a Polícia Federal abriu investigação sobre a empreiteira Camargo Corrêa por suspeita de remessa ilegal, superfaturamento de obras públicas e doação irregular a partidos. Por duas vezes, a investigação esbarrou no TCU. A primeira, com o filho do ministro Valmir Campelo, Luiz Henrique, diretor de Relações Institucionais da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) e citado na operação como intermediário de supostas doações ilegais da empreiteira Camargo Corrêa para políticos. Valmir Campelo é relator da auditoria que investiga supostas irregularidades nas obras da refinaria do Nordeste, em Pernambuco, que tem participação da Camargo Corrêa. A segunda foi com o ministro Augusto Nardes: soube-se, via investigação da PF, que um funcionário da empresa, Guilherme Cunha Costa, atuou para que o ex-deputado Nardes fosse nomeado ministro do TCU, em 2005.  Já no cargo, Nardes avaliou o contrato da Camargo Corrêa para a construção da eclusa da hidrelétrica de Tucuruí (PA) e permitiu à empresa obter um pagamento extra, maior que o previsto no contrato – de R$ 62 milhões, o adicional passou para R$ 155 milhões. “

    João da Silva pergunta: quem controla essas decisões do TCU?

    “Em tese, o peso e contrapeso (…) poderia ser exercido pelo Ministério Público junto ao TCU. Porém, o procurador-geral Lucas Furtado, que está há dez anos no cargo, expediu portaria em 2005 limitando a atuação dos demais procuradores e avocando para si a prerrogativa de interpor recurso em qualquer processo.”

    Lá no TCU, o poder  “é meu e ninguém tasca”…

  39. Tudo certo, vivemos um certo

    Tudo certo, vivemos um certo alívio na tensão dos últimos meses.

    Mas não se esqueçam de Gilmar. Ele sim é o mentor do golper.

  40. Cunha fica fraco mas vem o

    Cunha fica fraco mas vem o TCU.

    Cunha + TCU reacendem o foguinho da possibilidade do golpe.

    E continuarão a pipocar no PIG, até outubro de 2018 mais mil balas supostamente de prata.

    Quem tem que segurar essa onda fascista são os blogs pró justiça social.

     

     

  41. oposição x PT

    Acabo de escrever um longo artigo – só para me ler – que eu digo que o stablisment não tolera mais o PT no poder. Por isso, busca criminalizar o máximo o governo do PT, o PT e deixar o pessoal da elite sossegado. Dentro dessa mesma linha – e isso não stá no ref. artigo -, digo que enquanto o PSDB procura acender o paivo do impeachment em BRASÍLIA, estourou em Goiás um escândalo que liga diretamente ao governador Marconi Perillo e um expediene de arrecadar fundos de campanha. Os funcionários fantasmas do governo. O coordenador do esquema é umtal de Tiãozinho Costa, homem de fortes ligações com o governador.

    Gozado é quem começou a invesigação foi o Ministério Público estadual, na tal Operação Compadrio. 

    A imprensa, o próprio MP e o governo estadual estão abafandio o escândalo, que, se for levado à frente, será algo tipo Lavajato. 

    Marconi lançou dois balões depois da prisão de seu amigo Tiãozinho: um tal programa de tecnologia e uma reforma administrativa na área de pessoal. 

    Aí, abafa tudo. É assim que o PSDB governa o Estado.

    1. Com essa onda de perseguição

      Com essa onda de perseguição exclusiva ao PT pela polícia da elite, pelo ministério da elite e pela justiça da elite, os grandes ladrões estão com as mãos livres para roubar. Tem político por aí que faz uma perfeita profissão de fé contra o partido dos pobres e depois sai roubando desesperadamente.

  42. Independentemente do

    Independentemente do enfraquecimento do Cunha existe uma onda fascista desde 2003, que vem num crescendo.

    A resistência tem que ser contínua e a partir da blogosfera dos jornalistas influentes pró democracia e justiça social.

  43. Nassif, não seja tão otimista.

    Você bem sabe como é o Brasil.  Ele tem advogado que já foi PGR e amigos no  STF, além do apoio de suas igrejas.

    Você sabe que no Brasil tudo tem um jeitinho quando se quer.

  44. Travessia do Rubicão.

    “corpo a corpo do pacto político.”

    Os detalhes – quiçá escabrosos e obscenos – desse corpo a corpo serão revelados daqui a uma década por um Nassif, já aposentado, em um livro de sucesso e ganhador do Prêmio Jabuti.

    O título da obra eu não arrisco, mas o capítulo será “Dilma atravessa o Rubicão”.

    Imagino uma charge apropriada, estilo anos 20 e 30 do século passado…

    … Lula, todo sujo da cabeça aos pés, morador (há muito tempo) da outra margem do Rubicão, encoraja uma Dilma inda hesitante: “Vem que é raso. Só tem um pouquinho de lama.”

    Apoio de Picciani…

    Resolve pra Dilma.

    Mas o problema pindorâmico continua.

    (Queria saber qual foi a letra que jogaram pro Picciani…)

    “Acusado de ser um dos principais operadores do PMDB no esquema de corrupção na Petrobras, o lobista e agora delator Fernando Soares, o “Baiano”, já mencionou aos investigadores da Lava-Jato os nomes de três líderes do partido no Rio: o governador Luiz Fernando Pezão, o ex-governador Sérgio Cabral e o presidente da Assembleia Legislativa, Jorge Picciani. Os três teriam, supostamente, se beneficiado de propinas desviadas de contratos da petroleira.”

    http://www.valor.com.br/politica/4218902/em-delacao-baiano-acusa-pmdb-do-rio

     

  45. Quem é hoje no governo Dilma, a Dilma do Governo Lula?

    Política é uma arte. A Presidenta Dilma é a maestra de 2018, abrir mão disso é mesmo que renunciar ao seu papél. Nassif, Ela foi a gerente do governo Lula, e quem é a gerente do governo Dilma?

  46. Se liberar o processo de Impeachment, perderá apoio da oposição

    A única chance de Cunha sobreviver é segurando qualquer processo de Impeachment, pois caso libere instauração do  processo de Impeachment, a oposição PSDB não terá mais motivo de segurá-lo na presidência da camará.

    Se arquivar todos os pedidos perde o apoio da oposição PSDB, se liberar qualquer pedido perde a serventia para  a oposição PSDB.

    Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.

     

  47. Cunha, sob outro olhar.

    Entenda por que nem as contas na Suíça devem derrubar Cunha

    Por Karina Gomes

    http://www.dw.com/pt/entenda-por-que-nem-as-contas-na-su%C3%AD%C3%A7a-devem-derrubar-cunha/a-18754033

    Apesar de investigação, presidente da Câmara não deve ser alvo de processo de cassação. Além de ser figura central para um impeachment, ele protege outros investigados na Lava Jato.

    Seis meses depois de classificar inquéritos da Operação Lava Jato contra políticos como “piada”, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), vê as investigações contra ele ganharem força.

    Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (1º/10), o Ministério Público da Suíça afirmou que congelou ativos de Cunha e de seus familiares em várias contas no país, depois de um banco levantar suspeitas sobre lavagem de dinheiro, em abril. Com a impossibilidade de extradição, as autoridades suíças transferiram as investigações à Procuradoria Geral da República (PGR).

    Cunha já é alvo de denúncia na Lava Jato por corrupção e lavagem de dinheiro. Segundo o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, Cunha teria recebido ao menos 5 milhões de dólares em propina para viabilizar a contratação do estaleiro Samsung, responsável pela construção de dois navios-sonda da Petrobras, entre 2006 e 2012.

    “Até então, parecia que havia apenas indícios. Pelo que se divulgou sobre as investigações na Suíça, as provas são agora muito consistentes, inclusive com extratos. As consequências podem, portanto, ser muito sérias”, avalia Maria Tereza Sadek, professora do Departamento de Ciência Política da USP.

    Apesar de as investigações contra Cunha tomarem corpo, o presidente da Câmara ainda tem um longo período de sobrevida no jogo político, avaliam especialistas ouvidos pela DW Brasil.

    “Em circunstâncias normais, metade disso já teria servido para forçar uma saída de Cunha da presidência da Câmara, mas ele estende a proteção institucional da casa a outros envolvidos na Operação Lava Jato”, observa Leonardo Barreto, cientista político da UnB. “Caímos numa circunstância de anormalidade que permite que Cunha tenha um nível de sobrevivência político dentro do Congresso”, analisa.

    Segundo Barreto, Cunha usa a máquina da Câmara dos Deputados para atacar o governo e estruturar a própria defesa. Se ele for cassado, o processo de tentativa de impeachment da presidente Dilma Rousseff perde força. Por isso, a oposição não tem interesse em que ele deixe o cargo.

    “Ele continuará tendo fôlego enquanto continuar entregando a outros atores políticos uma crise que é mais importante do que a dele próprio: a crise do governo. Além disso, ele tem a capacidade de tocar um processo político contra a presidente”, diz.

    Para Fernando Filgueiras, cientista político da UFMG, o escândalo de corrupção, que afeta 47 deputados, alterou a dinâmica da representação política e da coalizão de governo. “Esta coalizão se desmanchou, e agora está valendo um jogo baixo de chantagem entre partidos e governo e entre partidos para que se possa de alguma forma conter o processo investigativo”, explica.

    “Não creio que o PMDB, partido de Cunha, tomará alguma providência para que ele saia da presidência da Câmara. Nem a oposição, que é muito desarticulada, espera sua saída, visto que ele tem atacado muito o governo e, pessoalmente, é a grande oposição ao governo Dilma.”

    Saída do cargo

    Em agosto, um grupo de 35 deputados assinou um manifesto que pede a saída de Cunha da presidência da Câmara dos Deputados. Para Barreto, além do PSol e uma parte do PT, seria decisiva a entrada do PSDB, PSB, PPS e DEM. “Se esses partidos se posicionassem contra Cunha, ficaria muito difícil ele permanecer no cargo”, diz Barreto.

    Para o advogado criminalista João Ibaixe Jr., presidente do Centro de Estudos Avançados em Direito e Justiça, como ainda não foi oferecida uma denúncia sobre as contas na Suíça, ainda é prematuro falar num afastamento de Cunha da presidência da Câmara dos Deputados. “Não existe fundamento numa investigação criminal, em termos jurídicos, para se pedir o afastamento político de um congressista. O controle ético é feito, no caso, pela Câmara”, explica.

    Para que um processo de cassação seja iniciado, é necessário que um deputado ou um grupo de parlamentares apresente uma representação ao Conselho de Ética da Câmara, que faz um parecer e leva o tema a votação no plenário. Já o afastamento das funções é normalmente efeito de uma condenação.

    O órgão ainda não recebeu nenhuma representação contra Cunha. “Até agora, nada. Os partidos estão calados e vendo isso passar sem tomar nenhuma providência”, afirmou à DW Brasil o presidente do Conselho de Ética da Câmara, José Carlos Leão de Araújo (PSD-BA). “Mas alguns dizem que vão fazer isso assim que o Supremo se pronunciar.”

    Para o deputado, a divulgação sobre as supostas contas de Cunha na Suíça deve levar os partidos a tomar uma posição. “Com essas novas denúncias graves, a expectativa se tornou maior”, afirma.

    Se Cunha for cassado, a possibilidade de impeachment da presidente não se anula, mas fica mais afastada, diz Barreto. “A Câmara vai ter que parar para se resolver. Já há pretendentes [à sucessão de Cunha] no PMDB. E, assim, o PT pode negociar apoio a um ou outro em troca do relaxamento do julgamento político da presidente.”

    1. É obrigação da própria Câmara

      É obrigação da própria Câmara tirar Cunha de sua presidência. O que os deputados que assim pensam têm a fazer é apelar para todos os procedimentos dentro do regimento da própria Câmara. É preciso observar que não existe sequer uma única tese ou motivo aceitável e defensável que possibilite a qualquer deputado fazer a defesa pública do Cunha. Então, aqueles que querem ver o Cunha fora da presidência deveriam forçar para que os parlamentares que defendem o Cunha apareçam públicamente, não se escondam mais no conveniente anonimato. Se defendem o Cunha, que deem então suas caras à tapa. Isso terá o efeito do estouro de uma bomba de gás lacrimogênio no centro do apoio cunhal.  

  48. Dilma

    percebi em sua fala, no anuncio dos novos ministros, grande influência, no modo expor as ideias do que significa nomear misistros de outros partidos. disse ser justo por fazerem parte da base aliada qe ajudou-a na grande vitória das eleiçoes 2014.

    Sou suspeito, mas acho que ela está é sendo muito é coerente.

  49. Acho que em pelo menos uma

    Acho que em pelo menos uma pasta a Dilma errou na escolha do ministro: a pasta da Aviação Civil. Acho que a Presidenta deveria convidar o Aécio Neves. Afinal, ninguém no Brasil entende mais de aeropórto e aviões do que ele. O cara tem verdadeira nóia por aviação. 

  50. De que fibra é feita essa
    De que fibra é feita essa mulher? Que passa feito uma locomotiva. E vem “não vai ter Copa”. E vem “Fora, Dilma”. E vêm passeatas. E vêm xingamentos. E vêm panelaços. E vem Congresso. E vem golpista. E vem juiz, deputado, senador. Todos lá pressionando, ameaçando. E haja ação na justiça. E vem pedido de impeachment etc e tal…….. De que fibra é feita essa mulher? Que está cada vez mais linda. E anda de bicicleta. E viaja. E trabalha. E tão calma, e tão serena. E magra, e altiva e elegante. E enfrenta o câncer com sorriso no rosto?? De que fibra é feita essa mulher? Que, sozinha, enfrenta um batalhão de homens babando ódio. E vai passando, qual bola de boliche, derrubando os pinos em seu caminho. Strike! De que fibra é feita essa mulher que enfrenta tantos homens? E derruba todos um a um… De que fibra é feita essa mulher? Que enfrentou a Ditadura, tortura, generais. E hoje comanda as Forças Armadas! Ela é feita de fibra de aço? É feita de quê? Que mistério explica tanta força, tanta determinação? Ela é feita da fibra da fé, da dignidade, da coragem. Ela é feita da fibra da mulher. Ela é Dilma!!!!! Coração Valente! (Recebi no zap. Alguém sabe autor ?)

  51. quase 100 comentários

    quase 100 comentários…………………..li todos atentamente.

    e só uma participação tímida de um viralatas (free-walker).

    cade os outros???

    cade o risadinha Leonidas???

    acho que ficaram desanimados esta semana.

    1. ovo da serpente

      Bem apontado amigo.  A oposição golpista fez um ato desesperado para poder dar legitimidade ao movimento: trouxe para a arena politica aqueles que se dizem apoliticos mas que tem formação suficiente para fazer barulho. Bem, apolitico é bom em casa, assistindo TV. Mas trazer apolitico para a rua chocou o ovo que a muito estava sedo aquecido. A classe media culturada e apolitica esta tornando-se politizada, escrevendo em blogs, discutindo nos bares, propondo teses de governabilidade. No começo só sai peça de estagiario, mas depois…..

      O ovo esta quase no ponto. Quando os coxinhas se tornarem serpentes, o palco estara pronto para a democratização da sociedade brasileira. Aprendiz  de feiticeiro quando faz magica, faz bogagem. Se for cheirador, pior ainda.

      1. Pior o ovo que a serpente. O

        Pior o ovo que a serpente. O ovo é o mistério, é a promessa de algo desconhecido. O ovo, segundo João Cabral, apesar de pura forma concluída, não se situa no final: está no ponto de partida. Mas a serpente já nasceu, vê-se dela a cabeçorra que é ódio em puro estado de atenção para o ataque.  E só precisamos ter calma para entender antecipadamente o que move seu bote, e um bom porrete para matá-la.

        .

  52. Será??????

    Prezado Nassif,

     

    eu pergunto será???????????????

    Veja os jornalões, as capas de revistas, os noticiários….

    Nassif não há mais escrúpulos nesse país da oposição e mídia. Eles não estarão nem aí se o cunha tem 5, 10, 40 ou 1000 contas na suiça ou onde quer que seja. Até ele promover o impeachment ele não será cerceado por essas forças. Não adianta espernear, pois LUla e Dillma sempre foram a eventos dessa mídia e praticamente as endeusaram por sua liberdade de criticar, mesmo que sob mentiras das mais cabeludas. Nunca se ouviu um parenteses nesses discursos para ressaltar a obrigação da verdade, da imparcialidade e da presunção de inocência nas criticas. Era como se as empresas joranlísticas fossem um exemplo para o mundo. Com isso deram liberdade para que as mesmas continuassem na libertinagem com que procediam (resumindo chocaram o ovo que se abriu em muitas serpentes)

    Portanto dizer que acabou a novela é muita inocência, se vc me permite assim dizer.

  53. Se até o Merval diz que a

    Se até o Merval diz que a situação do Cunha é insustentável. Mas mesmo assim a “ética” no Brasil, de quem o pig se diz porta-voz, é tão peculiar que o sujeito ainda consegue ficar lá fingindo que não é com ele.

    E agora o juiz Nardes deu 5 minutos de acréscimo para o Cunha fazer um gol na Dilma e levar para os penaltis. Ele já está elimando mas quer levar a presidenta junto, para melar a coisa toda.

    É isso que a oposição quer para o país, um investigado na Suiça, com contas secretas para a família toda, um penta campeão da delação, conduzido um processo de derrubada de uma presidenta contra quem não tem acusação alguma.

    Esse caso Cunha, Nassif, dá o exato tamanho da iresponsabilidade da oposição e da grande imprensa brasileira, que são a mesma coisa, como sabemos

  54. Será o fim mesmo?

    Eu acho que, quando se trata da oposição, dizer que findou a capacidade de Cunha para recompensar seus seguidores é um reducionismo muito inocente.

    Porque a oposição nunca precisou se fiar somente em outros políticos ou em verbas do governo para se manter. Eles servem a poderosos grupos de interesse que tem, como se diz, o poder real! É o poder do dinheiro dos lobbys que está na mesa a orquestrar todo esse jogo!

    Os bancos, a mídia, latifundiários, Teles, Planos de Saúde, etc etc… Todos eles querem o PT fora! Prova disto é a campanha continuada! Então eles podem muito bem oferecer benefícios a todos estes “ilustres” deputados e senadores já e ainda a promessa de beneces futuras para emplacar o impeachment!

    Resta saber se confiarão mais na palavra de Lula sobre as recompensas ou na palavra da Plutocracia… Mas isso de palavra só conta para benefícios futuros. Se a banca estiver disposta a pagar a vista pela saída do PT… Aí… bom sei lá…

    Então pelo que eu vejo não está NADA garantido ainda… Até o jogo terminar… esse jogo é pior do que roleta russa… e só acaba quando a arma disparar… espero eu… na cabeça de Cunha e da Opisição… espero eu…

  55. Fernando Henrique mais uma

    Fernando Henrique mais uma vez sai em defesa do Cunha. Com outro daqueles seus artigos que para serem vistos requerem do leitor o uso de luvas cirúrgicas para não melar os dedos, ele aperta um pouquinho mais na usual imbecilidade e chega àquele limite de radicalismo untuoso que deve fazer a delícia dos coprófagos. Ameaça com o dedo em riste à presidente Dilma, bradando que “Até os reis também morrem!”. É evidente que ele só deseja polemizar em apelar para a ignorância, e no fundo o que quer é levar o foco das atenções novamente para a pessoa da Presidente, desviando-o do seu querido Cunha, que agora está negativamente concentrando todos os holofotes.  

  56. Impeachment
    Discordo. O Cunha vai usar o pedido de impeachment para desviar a atenção sobre suas falcatruas omitidas pela oposição que o apoiará no intento.

  57. GOVERNO FEZ POLITICA (CERTA) .


    DIZIAM  QUE  A  DILMA  ERA  RUIM  DE  CONVERSA , METIDA  E  ANTIPÁTICA ,A  ANTIPOLÍTICA .

    SEU  AMIGO  DE  GUERRILHA , INTERVEIO  MINEIRAMENTE E  ELA  DEU  UMA  CARTADA  DE  MESTRE.

    FUROU  O  ESQUEMA  DO  ED. CU NHA  E  CONSEGUIU  MAIORIA  DO  PMDB , DEIXANDO  NA  MÃO  O

    “AMIGO  DA  ONÇA” .

    Agora  o  que  interessa  é  não  perder  o  Governo que  a  ESQUERDA  PERDEU  EM  1964 …

                                                                                   OCG

  58.  
        Até prá dar notícia

     

        Até prá dar notícia boa, Nassif não deixa de menosprezar Dilma.

        Tá cheio de comentarista neste Blog torcendo para o pior.

        Arre, coxinhas!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador