Câmara vai apreciar projeto de Cunha que cria Dia do Orgulho Hétero

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Câmara desarquiva projeto de Eduardo Cunha que cria o Dia do Orgulho Hétero

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), solicitou e conseguiu o desarquivamento de vários projetos de sua autoria arquivados com o fim da legislatura passada, como o que cria o Dia do Orgulho Heterossexual, a ser comemorado no 3º domingo de dezembro, que não chegou a ser votado em nenhuma comissão da Casa, mas, com o desarquivamento, volta a tramitar normalmente nas comissões.

O projeto foi apresentado em 2011 e na justificativa da proposição, Eduardo Cunha afirma que “a presente proposta visa a resguardar direitos e garantias aos heterossexuais de se manifestarem, e terem a prerrogativa de se orgulharem do mesmo e não serem discriminados por isso”. Em outro trecho da justificativa, o peemedebista afirma que “no momento em que se discute preconceito contra homossexuais, acabam criando outro tipo de discriminação contra os heterossexuais e, além disso, o estímulo da” ideologia gay “supera todo e qualquer combate ao preconceito”.

Outro projeto de Cunha que foi desarquivado e que trata dos heterossexuais é o que determina que as medidas e políticas antidiscriminatórias atentem para a questão dos heteros. Segundo o projeto, as medidas e políticas antidiscriminatórias respeitantes à orientação sexual, adotadas pela administração pública, devem abordar explicitamente os casos de discriminação contra heterossexuais.

O projeto estabelece em um de seus artigos que o Poder Executivo, dentro de sua esfera de competência, penalizará os estabelecimentos comerciais e industriais e demais entidades que, por atos de seus proprietários ou prepostos, discriminem pessoas em função de sua heterossexualidade ou contra elas adotem atos de coação ou violência.

Em outro artigo, o texto diz que os crimes resultantes de discriminação contra heterossexuais serão punidos na forma da lei. O projeto também estabelece que impedir, recusar ou proibir o ingresso ou a permanência em qualquer ambiente ou estabelecimento público ou privado, aberto ao público, será punido com pena de reclusão de um a três anos.

Pelo Regimento Interno da Câmara um projeto pode ser desarquivado “mediante requerimento do autor, ou autores, dentro dos primeiros cento e oitenta dias da primeira sessão legislativa ordinária da legislatura subseqüente, retomando a tramitação desde o estágio em que se encontrava”. Como a proposta de Cunha não andou na legislatura passada, ficando parada na CCJ, teve como destino o arquivo.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

39 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Isso é só o inicio.
    Estamos

    Isso é só o inicio.

    Estamos testemunhando o congresso mais conservador da história.

    Esse tipo de coisa vai infestar nosso dia a dia. Talvez em 2018 já estejamos levando as mulheres bonitas e independentes para a fogueira.

    Estado Islâmico, Estado Cristão. É por aí.

     

     

  2. Não demora teremos

    Não demora teremos “apedrejamento” de adulteras.

    Esse ai não vai longe..com todos problemas o Brasil

    é bem  maior e melhor que ele.

  3. Todo hétero que precisa de um

    Todo hétero que precisa de um dia fixado por Lei para sentir orgulho de sua condição é apenas um gay enrrustido todos os outros dias do ano. Sou hétero e não preciso nenhum dia especial para continuar hétero. Tampouco pretendo, como um gay, comemorar meu orgulho em passeatas cheias de homens. Quem gosta de multidão masculina é gay e eu gosto de mulher. Ha, ha, ha…

  4. O país atravessando um crises

    O país atravessando crises na esfera econômica, política e com possibilidades que se reflita no social, o que temos por parte do Poder Legislativo? A eleição de um parlamentar com zero de credencial moral e reconhecidamente imbuído de fazer valer seus interesses políticos e pessoais, dentre estes últimos o viés religioso.

    Isso é uma P A L H A Ç A D A! Uma sem-vergonhice sem tamanho. Num país em a canalhacice fosse tratada como tal isso não ocorreria. 

    De tão absurdo, ainda acho que é piada. Só pode. “Dia do Orgulho Hétero”, pois sim. Já elaboraram os cartazes se passar o projeto? Como seria a evocação? Podia ser a foto dele Cunha, ou do Caiado, ou do Bolsonaro, nus pegando e balançando o “documentos”. “Murchos” e de “cabeças-baixa”, mas orgulhosos que só. 

    1. JB, a crise está a favor

      JB, a crise está a favor deste Senhor.  Ele está fortalecendo o apoio e retribuindo os votos que recebeu.  Esta pauta é totalmente evangélica – diga-se de passagem, em favor dos dirigentes, não dos crentes.  Estes votaram na proposta, não no homem.  Já os líderes religiosos …

  5. Nem ligo. O Assanhamento é

    Nem ligo. O Assanhamento é livre para quem se declara anti-Dilma e anti-PT. Não há constragiment desde que incorpore a ojeriza ao Governo. Os idiotas avalizam tudo, até mesmo essa excrescência de dia do orgulho hetero.

    PS: daqui a pouco desarquivam o dia do orgulho Branco…triste Brasil.

     

     

    1. Não brinca não ! Não dá ideia !

      Não brinca não ! Não dá ideia !

       

      Sobre seu comentário: PS: daqui a pouco desarquivam o dia do orgulho Branco…triste Brasil.

      eles podem não perceber que é ironia e tomar a ideia como séria. 

       

      Não brinca não ! Não dá ideia !

    2. Caramba, você pensou o mesmo

      Caramba, você pensou o mesmo que eu.

      Daqui a pouco teremos um dia só para os caucasianos se orgulharem de sua cor, seus olhos azuis  (não vale os que se acham brancos mas tem olhos castanhos) e, quem sabe, algum projeto que mande para a prisão quem discriminar um branco por ser branco. Afinal, eles sempre foram vítimas desse racismo.

      E o mais triste é saber que muita gente aprova essas coisas. Nesses momentos, não custa nada relembrar a famosa frase de Malcolm X:

      “Se você não cuidar, os jornais farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas,e amar as pessoas que estão oprimindo.”

  6. Agora teremos mais uma

    Agora teremos mais uma parada: a hetero. 

     

    Não há limites para esses religiosos deturpadores da palavra que eles dizem sagrada.

     

    É a treva!!!

     

    Ou a versão softpower do ISIS.

     

     

     

     

     

  7. “Orgulho de Ser Hétero”… Há muitas tentações na vida de quem c

    Ter orgulho de ser hétero em uma sociadade que culturalmente impõe esta sexualidade enquanto persegue outras não é algo fácil de entender… O orgulho vem da resistência diária às tentações para experimentar algo novo? Qual o esforço em ser hétero em uma sociedade como a nossa? Que diariamente debocha de homossexuais, impede acesso à funções, exige que istos eja escondido, enquanto saúda o homem hetero sexual por suas demonstrações públicas de “escolhas sexuais”…
    Ser Homossexual, bissexual exige lutar todo o dia contra preconceitos, deboches, ofensas… É por isso que eles saem às ruas para comemorar… para mostrar que apesar de tudo, estão vivos, felizes e são muitos perseguidos diariamente…

  8. Deixa ver se entendi

    Como é que é o negócio? Em certo dia do calendário os hétero vão se orgulhar publicamente por serem hétero, é isso? E nos outros dias irão fazer o que? Se envergonharem?

    Bem, para talvez todo mundo ficar contemplado, esse projeto poderia ter emenda propondo o Dia do Armário, o Dia da Saída do Armário e o Dia da Volta pro Armário.

    Bem que poderíamos elaborar um projeto de iniciativa popular criando o Dia da Proposta Tola e do Parlamentar Idem.

  9. orgulho

    “tenho orgulho de mim mesmo”

    “Resisti por mais um dia”

    “não beijei o acessor sarado do meu gabinete”

    “sou hétero”

                   Sen. Eduardo Cunha

     

  10. O meu único comentário sobre o assunto:

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    Não dá pra levar a sério de maneira nenhuma! 😀

    Heterofobia —> Cara, você é macho demais, então tem que usar o elevador de serviço.

  11. Parabéns…

    aos eleitores cariocas que derem vez, voz e votos a essa excrecência!!!

    Se já não nos bastasse a “bancada da segurança pública” (festejada por Datena) que de fato vai legalizar as execuções sumárias dos 4 Ps (pobres, pretos, putas e petistas), ainda de quebra temos a bancada dos enrustidos (os anti-gays e os que querem se afirmar machões) nos azucrizando até 2018 com seus recalques e traumas da fase anal da infância mal ou não resolvidos.

    Teremos que ter muito saco e ovários pra aguentar tudo isso!!!

     

  12. Vou enviar uma sugestão de

    Vou enviar uma sugestão de emenda para o projeto do nobre deputado. Por que não, ao invés do Dia do Orgulho Hétero, o Dia do Enrustido Constrangido?

    Ao invés dessas marchas escandalosas dos homosexuais, que tanta irritação causam aos héteros orgulhosos, procedimentos mais discretos, como encontros fortuitos de apoio em banheiros de rodoviarias.

  13. MMM, Movimento Machão Mineiro

    Poderiam mandar um Diploma para o Cunha, assim como fizeram com Itamar nos anos 90.

    Seria cômica se não fosse tão estupida a atitude do Deputado.

  14. Sugestão: para quem quiser se

    Sugestão: para quem quiser se organizar em grupo de protesto e partir para ação creio que uma ação eficiente é boicotar e manifestar publicamente o boicote às empresas que o patrocianaram em sua última campanha. Segue link de reportagem da Carta Capital que lista os principais: http://www.cartacapital.com.br/politica/a-rica-campanha-de-eduardo-cunha-7122.html

    ou a consulta ao TSE: http://inter01.tse.jus.br/spceweb.consulta.receitasdespesas2014/abrirTelaReceitasCandidato.action;jsessionid=VxjgmDoKvmMeNga52SzpYfqm

  15. mais uma do cara

    Presidente da Câmara Federal, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), autorizou a criação de uma comissão especial que pretende retomar a discussão de um projeto patrocinado pela bancada evangélica que define família apenas como união entre homem e mulher; a proposta proíbe a adoção de crianças por casais homossexuais e pode causar atritos com ativistas do movimento gay e com a bancada do PT

     

    http://www.brasil247.com/pt/247/rio247/169939/Cunha-retoma-projeto-que-pro%C3%ADbe-ado%C3%A7%C3%A3o-por-gays.htm

  16. O pior é que não dá nem para

    O pior é que não dá nem para rir, porque esta é a ponta do iceberg de todo o retrocesso que virá a reboque se este Senhor não for refreado.

  17. Dia 10 de julho

    O dia 10 de julho é o dia do engenheiro de minas.

    Que tal estabelecer um dia especial para quem não é engenheiro de minas? O DIA DO “NÃO” ENGENHEIRO DE MINAS

    Que bobagem, não é?

    Ou o dia especial para “quem não é secretária”?

  18. Eu não sabia que essa figura fosse tão baixa

    Eu não sabia que essa figura fosse tão baixa, francamente, pensei que esse projeto prá lá de tosco fosse de algum malukete qualquer, mas não do presidente do Poder Legislativo de uma das maiores economias do planeta, será que ele(Cunha) está com medo de levar 30 facadas no bucho por ser hétero…

    Brasileiros e brasileiras, estamos ferrados, a cada dia que passo fico mais saudade de Sarney…Dilma do céu, chama Sir Ney de volta, dá um ministério prá ele, pelo menos vc terá de cara uns 70 votos para evitar a derrocada desse pais nas mãos desse corruptor ensadecido que tem à frente do pelotão os irmãos Marinho, Gilmar Dantas…..

    Socorro!

  19. A sociedade brasileira anda para trás

    Primeiro uma curiosidade: porque o 3º domingo de dezembro? é uma data histórica na emancipação da heterosexualidade?

    Falando sério agora. Não adianta se queixar dos políticos conservadores: essa batalha é para ser vencida primeiro na sociedade civil e é nela que está sendo perdida. O pensamento, a atitude e as posições conservadoras de direita e ultradireita ganharam a hegemonia na sociedade civil. Me lembro bem da década de 1980, a ‘paisagem ideológica’ era bem outra! É hora de voltar a fazer politica de baixo para cima, como se fazia naquela época no Brasil, como o movimento gay fez nos EUA. Nesse país tido como o bastião do conservadorismo mundial a maioria dos Estados legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo. São 37 de 50 estados. Não só isso, como a maioria da população americana hoje é favorável ao casamento de pessoas do mesmo sexo. Já no Brasil segundo pesquisa realizada pela CNT em 2013, 54% da população é contrária. Nos EUA o movimento gay não foi movido pelos políticos, os moveram a partir do embate na sociedade civil. Ganharam ‘corações e mentes’ primeiro e só assim forçaram a aprovação de direitos pelos politicos. Essa é a explicação da vitória do movimento gay nos EUA. E talvez isso seja uma lição para ser aprendida e adaptada às diferentes circunstâncias de outros movimentos sociais no Brasil. Política é coisa muito séria para ser deixada para os políticos.

     

  20. He,Rio de Janeiro,votando com

    He,Rio de Janeiro,votando com amor,dignidade,sabedoria e orgulho nos dá Jean Wyllys e votando sei lá como nos dá cunha e bolsonaro.

  21. Projeto Orgulho Hetero
    Lamentável o início da gestão do deputado Cunha. Desperdiçando recursos públicos de maneira irresponsável. Coisa de moleque.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador