Cármen Lúcia prestes a fazer a única coisa que disseram que não deveria

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Dentre todos os conselhos à Cármen Lúcia que a imprensa vem publicando a respeito dos rumos da Lava Jato após a morte de Teori Zavascki, a única medida que já foi apontada como passível de ser judicializada, podendo prejudicar o andamento do processo, foi a possibilidade de a presidente do Supremo Tribunal Federal avocar para si a responsabilidade de homologar as delações da Odebrecht antes do fim do recesso do Judiciário.

O aviso foi dado pelo ministro Marco Aurélio Mello publicamente, quando ele explicou que, a despeito da pressão da opinião pública, a homologação das delações não demanda urgência e, por isso, Cármen Lúcia não precisaria acelerar esse trâmite, ao custo de abrir margem para questionamentos. 

Apesar disso, a Folha de S. Paulo desta terça (24) informa que “Cármen Lúcia tem dito a assessores que há chances de ela conduzir a homologação da delação da Odebrecht. Seria uma espécie de ‘homenagem’ a Teori e serviria para evitar atrasos que comprometessem as investigações.”

“A ideia seria que ela contasse com a ajuda dos juízes auxiliares do gabinete do ministro que morreu na semana passada e que restabelecesse o calendário de audiências para homologação, inicialmente marcado para esta semana.”

O Estadão informa hoje que Cármen Lúcia, após reunião com a equipe de Teori e o procurador-geral da República Rodrigo Janot, autorizou que os trabalhos de homologação do pacote de delações da Odebrecht tivessem seguimento com a convocação de ao menos dois colaboradores para prestar depoimentos no STF nesta semana.

Leia mais: Cármen Lúcia dá aval para que auxiliares de Teori sigam com análise das delações

O ministro Marco Aurélio Mello voltou a ser usado pela Folha para lembrar à presidente do Supremo que haverá uma corrente contra essa atitude porque “ela não é relatora do processo”.

“Assessores da presidente da STF também avaliam com ceticismo essa alternativa. A Procuradoria, por ora, não mostrou oposição”, acrescentou o jornal.

Por outro lado, “Cármen Lúcia ainda não definiu o critério para a escolha do novo responsável pela operação no Supremo e, segundo assessores, ela não descarta, por enquanto, nenhuma opção.”

No atual cenários, a alternativa “mais plausível” seria a redistribuição do processo por sorteio, ou entre os ministros da 2ª Turma, da qual Teori fazia parte, ou entre todos os nove ministros do plenário (excluindo já a própria presidente).

O regimento interno diz que em caso de morte de um ministro, um novo nome para a Corte seria indicado pelo presidente da República e este herdaria todos os processos. Gilmar Mendes já apareceu em O Globo defendendo essa possibilidade, alegando que não há ações na Lava Jato que demandem decisões urgentes. Um outro magistrado, que não quis revelar a identidade, decidiu apoiar a tese de Gilmar.

“A Folha ouviu de dois ministros, reservadamente, que a relatoria deveria ficar com quem assumisse a vaga no lugar de Teori – hipótese descartada, porém, após o presidente Michel Temer anunciar que só indicará o substituto do ministro no STF após a definição do relator da Lava Jato.”

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É jogo combinado
    A farsa jato fica para ser relatada pelo substituto e o substituto só será indicado após escolhido o novo relator. Tela azul, travada geral.

  2. acho que ela sabe de alguma coisa…

    …. tomou atitudes “diferentes” desde a morte do Teori, … não quis aparecer na mesma foto que a quadrilha do executivo, … fechou a cara, … tá falando com a equipe do Teori, …..não sei não,….

    1. Pulga atras da orelha

      Francisco, tive essa impressão também. Parece que Carmém Lucia pode estar desconfiada de que o acidente pode não ter sido tão acidental assim e dai querer dar um cavalo de pau, puxando para si a relatoria das delações da Odebrecht….

      1. CL sabe tão bem qto o Brasil

        CL sabe tão bem qto o Brasil inteiro que o min. Teori foi assassinado e tá tentando explodir essa lava jato sem matar mais nenhum ministro.  Daqui pra frenre vão só ficar fazendo confusão, ai as defesas chiam,  a corte adia um pouco decide mais uma doideira, os advogados chiam, o país esquece, a lavajato desaparece entre  os outros processos, some da mídia. moro e a mulher fogem pros EUA e fica tudo por isso mesmo. O negócio, agora é fazer confusão e tudo que for possível pra abafar o assassinato do Teori.

  3. Delação. Procedimento

    Delação. Procedimento suspeito.

    Abstraindo de sua imoralidade, falta de ética, incentivo à lassidão e à criminalidade, a Delação Premiada entre nós é conduzida e produzida por órgãos de investigação ou de oferecimento de denúncia com viéis acusatórios. A homologação é apenas pro-forma.

    Melhor fora fosse apresentada a proposta de Delação à Justiça e um uma Juiz imparcial tomasse seus termos.

     

  4. Será que a ministra Vampira

    Será que a ministra Vampira quer derrubar o Temeroso. Ao homologar as delações o governo do golpista poderá ruir de  vez, assim se abre espaço para o golpe dentro do golpe e com o apoio da mídia a Vampira brasileira pode se releita indiretamente a presidente.  Olho golpe, Mr. Temer!

  5. pode tudo, menos dedo no olho que doi (num valhacouto)

    A cf88 está “matada”, o parlamento fede de podre, o judiciário aplicando a justiça “ad personam”, pergunto eu sem regras eu faço as regras, bem o diga o menino moro do estado rural do sul, o gilmar dantas mendes do psdb, e agora a tia carminha também pode ou não é justiça oras…

    1. A Maga Patalógica parece ter

      A Maga Patalógica parece ter menos neurônios e mais vontade de aparecer que aquela outra, também do valhacouto, Não, não é a Madame Min,  é aquela de cabelo claro (não se pode dizer loira, sabe como é…).

  6. Em outras palavras.

    A suprema Carmem, não sabe o que fazer,   mas imagina que sabe o que cai bem. Existe um regimento ou não existe um regimento. Esta me parecendo que só existe interpretação de Juizes.

  7. Imagina o manchetão no jn “

    Imagina o manchetão no jn ” cá lú homologa delaçoes da odebrect em homenagem a teori” É tudo que ela quer. Confetes, sensacionalismo, populismo são o que impulciona essa senhora. Haja saco pra aguentar tanta mediocridade.

    1. Ela tá de palhaçada. Vai

      Ela tá de palhaçada. Vai seguir sem relator??? Jogo de cena. Deve ser sugestão do Merval, que, aliás deveria ser o relator como foi da AP470.

  8. Não sei para que tanta

    Não sei para que tanta preocupação de alguns, com quem vai ficar a relatoria.

    Seja quem for, o país já perdeu, o golpe foi consumado com sucesso. 

    O país está sendo doado à preço de banana.

    Eu prefiro o Gilmar, para desmoralizar de vez essa bagaça toda.

    1. Pois é. Tudo iilegal,

      Pois é. Tudo ilegal, arranjado, mutretado…. Daí assassinam o relator, como se um relator, no meio dessa farsa toda, fizesse alguma diferença e, começa a novela da ezcolha do sucessor… QQ que seja o relator terá que cumprir as ordens do roreirista do trambique, caso contrário, vira comida de peixe. palhaçada. O roteiro é da Globo, portanro ela escolhe o ator que fará o papel de relator . CL, vaio acabar fazendo merda e melando a farsa toda ( talvez seja essa a ideia, tocar a farsa, com assessores pra depois, impugnar tudo ) Todo mundo já sabe que é mais uma farsa patrocinada pelo STF, então pega logo o picareta master da casa e sorteia como sempre fazem qdo a Globo/MPF precisam legalizar um trambique.  Coisa mais chata, ficar querendo rifar uma ideia de coisa séria… Tb seria divertido sortear o decano pq aí o troço ia levar 300 anos pra dar um passo; o primeiro ano todo explicando que o nome correto da “opegação” é Lava àJato e não Lava Jato. Depois mais 3 anos voltando ao Império pra explicar pq o juiz Mogo fez tudo certinho…  Ah, de boa… Esse STF já encheu o saco. Cara, eu tô indignada com a facilidade com que mataram o min. Teori e, não vejo revolta nos outros ministros, não. GM já tá tentando faturar um qq em cima do corpo do colega mas GM, não conta, capaz de vende a mãe e não entregar mas o resto…. Tudo bem que ninguém quer ser o próximo a ser assassinado mas custava soltar uma notinha de revolta nas redes? Pelo menos, pra fingir que se preocupa com o país.

      Esse assassinato do Min. Teori vai entrar junto com sequestro do Zé Dirceu pra minha lista de  indignação master. Não é possível que do outro lado dessa guerra não tenha tb canalhas armados pra vingarmos o que estão fazendo. Min. Teori nem era dos meus ministros preferidos mas pqp! Assassinato de candidato a presidente e de ministro da Sumprema Corte????Isso é uma República?

  9. Tanto faz

    Tanto faz, tira logo no palitinho que fica mais rápido. A gente já sabe que não vai dar em nada mesmo. No STF só tem mafioso, medroso ou incompetente. O único que era mais ou menos foi dessa pra melhor.

  10. O primeiro ato de coragem

    O primeiro ato de coragem da juiza na presidencia e vc critica Nassif?

    Me parece que agora ela entendeu com quem está lidando de verdade. Calou-se. Parou de dar “bom dia a cavalo.” .

    Chamou pr asi a responsabilidade. É nitida em sua feição e seus atos, um imenso baque. Seu repudio a fotos com o traíra e a corja toda foram demonstrações de retidão.

    Não sei quanto tempo darará. Mas entendi com ato de dignidade. Tardia.

  11. Aliás

    O ministro Marco Aurélio, de férias na serra, antes mesmo de o corpo do colega ir a velório, comentou sobre a sucessão de Teori e sugeriu, sumária e nominalmente, tecendo merecimentos, o ministro da justiça Alexandre de Moraes; falou ao Globo.com, que já escancarara também o nome de Moraes e “pressionava” o Temer a comentar sobre sua indicação de um nome para o STF, para assumir a relatoria da lava-jato etc…

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador