newsletter

Assinar

Cid Gomes, o homem que matou o facínora

O jogo político brasileiro chegou ao estágio da soma zero. O embate entre governo e oposição não terá vencedor. Apenas conseguirá paralisar por completo a política e a economia, um verdadeiro abraço de afogados que revela, em um canto, um governo imobilizado, sem nenhuma capacidade de reação; no outro, uma oposição vociferante, sem nenhuma estratégia e, portanto, sem nenhuma capacidade de avançar.

Na vida de um país, esses momentos de impasse são rompidos por guerras, golpes militares ou pelo bonapartismo – a figura política que paira sobre os partidos e conquista espaço e rompe a inércia a golpes de discurso.

***

Dito isso, vamos analisar o papel de Cid Gomes, ontem na Câmara Federal.

O até então Ministro da Educação Cid Gomes é estouvado, como todos os Gomes. Não tem um pingo de verniz político, de jogo de cintura, da hipocrisia que é matéria prima essencial no jogo político.

Ou seja, é o perfil dos sonhos de grande parte da opinião pública atual.

Ontem, enfrentou o símbolo máximo da hipocrisia política nacional, o presidente da Câmara Eduardo Cunha. Foi chamado de mal educado, chamou-o de achacador. Ambos estão certos, mas o adjetivo pespegado em Cunha deprecia, em Gomes, eleva, ainda mais em um momento em que a crise política faz de políticos a manifestantes de rua abrirem mão dos rapapés.

***

Cid disse o óbvio. A Câmara elegeu o pior exemplo dos vícios parlamentares para sua presidência. O moralismo exacerbado da mídia mostrou uma seletividade ao nível da desfaçatez, ao esconder a biografia de Cunha de seus leitores. Cunha não é qualquer um, não é um mero deputado picareta, como muitos que pululam no baixo clero. Ele é O deputado suspeito, sem limites.

Estimulado pelo irmão Ciro Gomes, Cid fez o que grande parte dos eleitores  gostaria de ter feito. Desnudou o rei no próprio palanque do Congresso,

Não é para qualquer um abrir mão de um cargo de Ministro pelo prazer de enfrentar o homem mau.

A maneira como enfrentou Cunha lembra um James Stewart desafiando Lee Marvin (e sendo conduzido pelas mãos de John "Ciro Gomes" Wayne) no clássico “O homem que matou o facínora”. Aliás, era uma realidade tão diversa que mesmo com uma interpretação clássica, Marvin não mereceu aparecer nos destaques dos cartazes. Porque era bandido.

***

Cid perdeu o cargo de Ministro e não haveria outro modo, para um governo que enfraqueceu-se tanto que se tornou refém não de um PMDB qualquer, mas do PMDB de Eduardo Cunha.

Mas não perdeu o jogo.

Seu atrevimento é como chuva no deserto, abrindo uma avenida para a candidatura de seu irmão Ciro Gomes.

***

Não se trata apenas de um político brandindo o discurso antipolítico.

Há um enorme vácuo do centro-esquerda à esquerda, com o esgotamento do ciclo petista e a incapacidade do partido em definir um discurso minimamente efetivo ou um candidato competitivo.  E Ciro atende à essa demanda, além de ser amigo de Lula.

Mais que isso, há um enorme vácuo de personalidades – como tal, do personagem que corre fora da raia institucional, dos rapapés políticos, que não tem medo de correr riscos para falar o que pensa, não se curva nem a pressões de partidos nem da mídia.. E seu nome não sofre a resistência que se abriria contra qualquer nome que surja do PT.

****

A política é como as nuvens no céu, já explicava o sábio Magalhães Pinto. Pode ser que daqui a algum tempo o desenho seja outro. Mas, nesse momento, há uma enorme possibilidade das nuvens se formarem em cima de Sobral.

Não se está entrando em juízo de valor sobre esse tipo de candidatura. 

Pode-se apontar um sem-número de inconvenientes em um candidato com esse perfil. O próprio exemplo do voluntarismo de Fernando Collor é didático. De minha parte, me arrepio ao não conseguir enxergar um horizonte de pactuação.

Mas o momento, mais que nunca, é para candidatos com esse perfil. E, no horizonte político atual, Ciro é candidato único a interpetar esse personagem.

PS - Os comentaristas inteligentes (maioria nesse blog) que desculpem a redundância, para os menos informados: não se está apoiando ou desapoiando Cid GOmes. Está-se constatando os efeitos de sua catilinária.

 

Média: 4.5 (108 votos)
517 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de EDUARDO SAMPAIO
EDUARDO SAMPAIO

Ciro Gomes para 2018 - o Congresso aceitaria uma terceira via ?

Eu gostaria de ver Ciro Gomes como presidente da República mas isso significaria uma renovação total do Congresso pois o Ciro Gomes não aceitaria esse tipo de achaque e covardia que o PMDB tem feito no "apoio" ao governo federal. Quem viver....verá.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

 O problema é que ficou

 O problema é que ficou parecendo que a Dilma cedeu ao PMDB, ou seja, o governo estaria acéfalo e o Cunha, para deleite do PIG, seria o presidente de fato. Lavou nossa alma, mas, um ministro, mesmo demissionário, jamais deveria afrontar um outro poder da forma como fez. Se não estivesse, seria motivo suficiente para ser defenestrado. O governo está precisando de paz, não de isqueirinhos incendiários. Dito isto, adorei o que ele falou, kkkkkkkkkkk pode parecer contraditório, mas ele falou o que estava engasgado nas nossas goelas.

 

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de altamirano
altamirano

Atacar a base aliada foi a

Atacar a base aliada foi a morte para El Cid.. 

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de marcosomag
marcosomag

Mais Cid Gomes, mais Roberto

Mais Cid Gomes, mais Roberto Requião, mais Ciro Gomes e menos José Eduardo Martins Cardozo, menos Paulo Bernardo, menos Cândido Vaccareza.

Precisamos de quem não tem medo de cara feia, e não de um bando de pusilânimes no qual se tornou a cúpula petista.

ACORDA DILMA!

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de Luís Henrique Donadio
Luís Henrique Donadio

Ah, isso é bem melhor. Cunha

Ah, isso é bem melhor.

Cunha tem de renunciar, não pode continuar presidente da Câmara enquanto está sendo criminalmente investigado.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Luís Henrique Donadio
Luís Henrique Donadio

E não adianta nada a gente se

E não adianta nada a gente se sentir de alma lavada pelo desabafo do Cid Gomes, se a gente não começar a exigir a renúncia de Cunha.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de ivan b
ivan b

"soma zero", expressão da

"soma zero", expressão da teoria dos jogos, não é um jogo em que não há vencedores nem uma situação em que há um impasse, mas sim uma situação em que cada incremento de um adversário implica em uma perda de igual quantidade dos outros adversários (o que, no caso, nada tem a ver com perdas ou ganhos do país).

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de edna baker
edna baker

Parabéns Nassif pelos 500

Parabéns Nassif pelos 500 comentários. Pode ficar prosa tem todo o direito. O Cunha chamou o Cid de desclassificado, no Paraná, sempre o Paraná, pode ser a extrema proximidade com São Paulo? Quem quer meter o pau no governo, Dilma, PT, etc vai pro Paraná. Agora, chamar o El Cil de desclassificado é não ter realmente nenhum desconfiômetro.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de carlos gilvan
carlos gilvan

Parabéns pela matéria.

Parabéns pela matéria.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de carlos gilvan
carlos gilvan

E  pessoas como ele que

E  pessoas como ele que precisamos eleger , já tem o meu voto. Parabéns Cid Gomes pela sua atitude.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

E a manchete do JN

naquele dia foi: Pátria Educadora não tem ministro da Educação.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Professor Jorge
Professor Jorge

Velha mídia vira as costas para os professores de S.Paulo

Acabo de fazer uma busca no Google sobre a assembléia que ocorre embaixo do Masp e para minha surpresa não encontrei reportagens sobre isso em qnenhm grande portal de notícias. Nada na Globo, nada na Folha, nada no Estadão, etc Atitude bem diferente daquela que foi feita no protesto contra Dilma quando Globo e demais veículos de comunicação ficaram mais de um mês divulgando o evento "Fora Dilma". Fica aqui este registro.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Pedro Augusto
Pedro Augusto

O Último Carro

Caro Nassif:

A sequência de atos do ex-ministro trouxe à minha mente, já envelhecida e cansada, a imagem daquele fanfarrão da peça O Último Carro, de João das Neves, de 1976, no teatro opinião do Rio de Janeiro.

Após uma série de bravatas inconsequentes o fanfarrão atira-se pela janela dizendo f. para os seus companheiros que permaneceriam no trem sem direção cujo maquinista havia enfartado.

Era uma bela metáfora para os tempos bravos que vivíamos com um país desgovernado ou comandado contra a maioria da população por um regime discricionário e feroz, em fim de linha.

O final era otimista e superava a irracionalidade daquele boquirroto que escapava quando não tinha condições de assumir suas debilidades e arrogância.

Esperemos que a população brasileira tenha capacidade de organização democrática e consequente possibilitando estancar a besta desgovernada e dar-lhe uma direção que não sacrifique ainda mais os miseráveis passageiros dos últimos carros.

Chegou a assistir aquela montagem?

Que algum grupo jovem de teatro, tendo opinião, se inspire para uma remontagem. Recomendo o músico Luís Nassif como responsável pela parte musical do espetáculo.

Um grande abraço.

Pedro Augusto

Seu voto: Nenhum

Bem lembrado!

olha o video Published on Sep 12, 2014

O último carro ou As 14 estações é um dos textos mais conhecidos do diretor e dramaturgo carioca João das Neves, um dos fundadores do Grupo Opinião, foco de resistência teatral das décadas de 1960 e 1970. Pode ser traduzido como "a metáfora do Brasil em um trem desgovernado" e marca a retomada de um teatro nacional-popular no Brasil. A montagem recebeu mais de 20 prêmios, incluindo o Prêmio Molière de melhor direção. João das Neves comemora neste ano 80 anos de vida e teatro.

A ZONA DE ARTE DA PERIFERIA – ZAP 18, além de ser um coletivo de artistas, é um espaço artístico e cultural que produz montagens teatrais e se dedica à formação de atores e à educação de jovens através da arte. 

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

A última piada do Aécio.

Aécio sugere cassação dos partidos envolvidos com corrupção.

Sobrariam o PSOL, PSTU, PCB, PCO.

A esquerda agradece!

Seu voto: Nenhum (4 votos)

A última piada do Aécio.

Aécio sugere cassação dos partidos envolvidos com corrupção.

Sobrariam o PSOL, PSTU, PCB, PCO.

A esquerda agradece!

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de IGOR Aragao
IGOR Aragao

Mais por falta de chance do

Mais por falta de chance do que por principio mesmo

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Marcelo Cruz
Marcelo Cruz

Acho que o gesto do Cid de

Acho que o gesto do Cid de encarar os "congressistas" é se candidatar à Presidência do Brasil em 2018. E o lema dele será "achacar os achacadores".

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Nassif, concordo...

Nassif!

Concordo até com suas vírgulas, sem tirar, nem por!

Ciro passa a ser o "cara" da vez

Portanto, se Dilma não honra as saias, levando disaforos pra casa, que venham os que honram as calças para livrar o Brasil da sanha desses chantagistas que infestam os poderes da República

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Gerald
Gerald

Ciro é o EL Cid

Não teremos guerra nem golpe (acho). Então seria o bonapartista. Será o Ciro assim? O Cid é menos (talvez sem o "otários" do ágio - lembram? ) apesar de que Cunha é o ágio em si enfiado pela goela da nação, advindo do RJ.

lembrei-me da entrevista em que Ciro colocou o economista do PIG no bolso: "Chega ao bilhão?". Já que o nobre jornalista citou o Jonh Ford, citemos o Anthony mann: a figura do El Cid cabe no xará? Ou no irmão?

Acho que vivemos um momento bonaoartista com Lula, que nada tinha de  El Cid, muito menos de Charlton Heston. O Ciro seria uma volta ao? Mas com qual legislativo?

PS - Nassif, há 4 anos, na primeira eleição de Dilma te perguntei aqui se você achava possível que Flávio Dino ganhasse um ministério; você respondeu que não saberia dizer. Ele não ganhou, ganhou a EMBRATUR e agora é o governador do Maranhão. Aventa-se por alguns espaços a visualização nacional de Dino. Imagina dois nordestinos juntos, sendo um do estado com maior número de gente no bolsa família!

Seu voto: Nenhum
imagem de Gilman Gabriel Gomes Mendes
Gilman Gabriel Gomes Mendes

Sempre simpatizei com Ciro

Sempre simpatizei com Ciro Gomes. Ele conhece tanto de economia quanto aparenta? Bravateiro ele é, mas as vezes precisamos de bravata mesmo.

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Dermeval Junior
Dermeval Junior

Nas pegadas do artigo de 500

Nas pegadas do artigo de 500 comentarios de Nassif,além de Ciro Gomes como suposto benefeciário da crise do "Fantasma da Besta-Fera",surgem mais dois nomes:Cid Gomes e Marconi Perilo.Acresenta-se à lista os nomes naturais de Joaquim Barbosa,Geraldo Alkcmin,José Serra,Marina Silva e outros de natureza e forma "nanicas",já temos pelo menos uns 10 nomes.Como a crise do Fantasma da Besta Fera, ainda sem o menor sinal de treguas,calculo,por baixo, que ao final teremos uns 50 nomes.Lula a tudo assiste.Fim do ciclo petista?Recorro novamente aquele colunista sergipano global,lindo de fazer inveja a Alain Delon no auge da forma:É,pode ser.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Os Gomes não dão ponto sem

Os Gomes não dão ponto sem nó,o futuro o dirá.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Gero
Gero

A verdade é uma só...

Não sou partidário de nenhum partido. Sou apenas um brasileiro...

 

Mas convenhamos e analisemos todo o quadro político brasileiro.

 

FHC criou bases para uma onde de exportações, inflação baixa, competitividade, etc, etc, etc. Quem surfou o forte da onde foi o PT, principalmente o governo de Lula. Quando a onda enfraqueceu,,, aí meu caro, percebeu-se que o PT e todos os seus asseclas não tem nenhuma competência, política, profissional, nem de nada! O governo e o PT parecem "um cachorro que caiu do caminhão de mudança", perdidos!

 

E seu homem mais forte (PT), Lula, escondido... em vez de aparecer e dar a cara a bater. Mostrar novos rumos nem pensar, ele não tem competência para tal... só é bom para surfar na onda... dos outros.

 

Isto não é crítica! É constatação!

 

Seu voto: Nenhum
imagem de Fernando C
Fernando C

Não sou partidário de nenhum partido. Sou apenas um brasileiro..

Pois é eu também e estamos errados porque poderíamos ser politizados! Agora convenhamos verdade não tem uma só, alíás, no nosso Brasil, tem uma ou mais verdades para cada brasileiro (por baixo...) e cuidado não tente bulir com estas verdades! Porque vais ferir suscetibilidades.... No presente momento, ao responder tua colocação, estou sendo obrigado a ouvir uma facção de flamenguistas ( poderia ser outro clube) que se prepara para deslocamento ao Maracanã expelindo (melhor termo encontrado) seus cânticos recheados de impropérios (tomate cru é o mais suave) e, melhor, estão sendo escoltados pela polícia, vai entender....Percebeu, todos brasileiros, "crianças aos velhos", tem que se curvar a um bando (oportunistas, interesseiros, canalhas,...) em qualquer momento, em vários setores, sei lá, não sei, algo tem que ser feito! 

Voltando, independente de politização, o que entristece é ver nosso País sendo prejudicado pelos que querem o poderm, a qualquer custo, e pelos que conseguiram e, parece, não sabem se conduzir ou esqueceram que estão no poder de uma grande nação. Dilma, por favor, AÇÃO!!! 

Seu voto: Nenhum

Eu também sou apartidário

Igualzinho a você, não tenho nenhuma preferência políotica, sou apenas um brasileiro isento e sem preferência alguma.

Mas o FHC quebrou o Brasil 3 vezes e entregou um país com inflação em alta, desemprego extremado, economia paralizada, dívidas imensas, caixa vazio e uma corrupção enraizada até o último fio de cabelo do governo federal.

Ele sim, surfou na onda do Plano Real de Itamar, de quem roubou o mérito de sua elaboração, sem ter contribuido um "A" para o plano.

Além disso FHC promoveu o maior assalto ao patrimônio público na História deste país, aprivataria, crivada de corrupção até o talo, conforme pode-se ler em detalhes nas obras "A Privataria Tucana" e "O Príncipe da Privataria".

Sem falar que comprou votos no Congresso para aprovar uma emenda de reeleição que imoralmente beneficiáva-o diretamente.

Veja bem, minha avaliação é tão isenta e apartidária quanto a sua. Não tenho preferência alguma, assim como você.

Seu voto: Nenhum

ABAIXO A DITADURA

 

imagem de Museu SP batista neto
Museu SP batista neto

Quem foi que disse.... que,

Quem foi que disse.... que, quando falo grandes besteiras tenho inveja dos mudos?

 

Para ter esse sentimento é preciso ter inteligencia e auto critica para perceber suas proprias emissoes equivocadas. 

 

Atributos raros!!!

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Mauro MB
Mauro MB

Constatação ??? Logo de cara

Constatação ???

Logo de cara você se engana: Onda de exportação ??? Tá louco ! O câmbio de 1 dólar valendo um real quase quebrou a indústria nacional. Com o câmbio totalmente irreal era muito melhor importar do que produzir aqui.

FHC não criou real nenhum. Foi a equipe de economistas do Itamar Franco, que inclusive proporcionou ao FHC (ministro da fazenda) ser eleito às custas dele. 

FHC, além de lesa-pátria ainda apunhalou o Itamar pelas costas, impedindo que ele se candidatasse (eu vi ele mandar sua tropa de choque para impedir Itamar de falar na convenção do pmdb e não deixar ele ser candidato a presidente). 

Covardia pura, além de ingratidão.

As economias dos países estava muito bem, por isso as exportações bombaram. Depois de 2008, com a pior crise da história do capitalismo, as coisas foram piorando. 

FHC e seu governo lesa-pátria venderam as jóias da família a preço de banana (era pra pagar a dívida pública) e a dívida ao invés de diminuir, multiplicou por dez.

Incrível como alguns ainda vem falar bem desse canalha chamado fhc.

Seu voto: Nenhum
imagem de marcosomag
marcosomag

GANGSTERES IMPEDIRAM ITAMAR DE FALAR!

Você foi brando ao escrever que o FHC mandou a "tropa de choque" do PMDB expulsar o Itamar daquela convenção do partido em 1998.

Foram "leões-de-chácara" mesmo. Contratados para tumultuar, coisa de gangster mesmo!

Mais uma nódoa na biografia do "iluminado" sociólogo.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Tucano não consegue enganar,

Tucano não consegue enganar, de onde estou vejo o bico da avezinha.

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de Gero
Gero

PTistas é que não conseguem enganar...

PTistas é que não conseguem enganar... perdidos em comentários esdrúxulos, desprovidos de argumentação!

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de Gero
Gero

PTistas é que não conseguem enganar...

PTistas é que não conseguem enganar... perdidos em comentários esdrúxulos, desprovidos de argumentação!

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Tem razão. Só nós, os isentos é que sabemos das coisas

Tem razão. Só nós, os isentos é que sabemos das coisas. Só quem é isento como eu e você é que podemos falar com autoridade sobre o que acontece na política nacional.

Os partidários, tucanos ou petistas, não deveriam nem abrir a boca.

Eu por exemplo apresentei uma argumentação detalhada ede como o FHC fez um dos piores governos de toda a História da República (e um dos mais corruptos) e ainda surfou no mérito do Plano Cruzado, sem ter contribuido em nada para o mesmo.

Aí sim, vindo da boca de uma pessoa apartidária, como é o meu caso, a crítica procede. Se vem de petista não procede não.

É como você que critica o PT, mas é apartidário. Temos pontos de vista diferentes, mas ambos não possuem prefer~encia partidária nenhuma e isso é o que nos une como verdadeiros democratas.

Seu voto: Nenhum

ABAIXO A DITADURA

 

Lula, Dilma e o PT fizeram

Lula, Dilma e o PT fizeram uma revolução social no país. Milhões que não comiam, hoje comem. Milhões de jovens que não estudavam, hoje estudam, etc e etc. Brasileiro tem memória curtta mesmo.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Verdade

Olha, Cafezá, você sabe que eu não tenho preferência partidária nenhuma, sou completamente isento e apartidário, tanto ou mais que os outros apartidários que colocam mensagens apenas para atacar o PT e até defendem o PSDB sempre que alguém critica esse partido.

Portanto é com toda isenção do apartidarismo que eu concordo com suas palavras, lembrando inclusive a imensa insensibilidade social do FHC.

Meu apartidarismo me obriga a admitir que o FHC fez coisas boas. Ele manteve o Plano Real do Itamar por um tempo, claro que surfando no sucesso do plano e despois usando-o para comprar uma emenda de reeleição que beneficiou a ele próprio, mas manteve o plano no primeiro mandato, é verdade também que no segundo quase colocou a estabilidade da moeda a perder.

O Lula teve aspectos negativos, pois não investigou a privataria tucana, deixando de aproveitar a oportunidade de passar a limpo essa vergonhosa passagem da História do Brasil, representada pelo assalto ao patrimônio público da Privataria.

Veja coo eu sou isento e apartidário, reconheço alguns pontos negativos no governo Lula e alguns pontos positivos no governo FHC, o que me garante o apartidarismo e isenção, nos mesmíssimos termos dos outros apartidários do Blog.

É por esse apartidarismo isento que tenho toda a força moral para dizer que você está absolutamente certo em sua colocação.

Seu voto: Nenhum

ABAIXO A DITADURA

 

imagem de Adriano Martins
Adriano Martins

Caro Ruy....

Deixa eu colocar para o Gero o PS após sua mensagem que eu julgo que esqueceste de colocar:

PS: GERO.... estou sendo irônico!!!!!

Para este povo a gente precisa desenhar.... apartidarismo..... nem minhas falecidas bisavós acreditam nisso, ainda mais depois de um comentário daqueles.

 

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Adriano Martins
Adriano Martins

Caro Ruy....

Deixa eu colocar para o Gero o PS após sua mensagem que eu julgo que esqueceste de colocar:

PS: GERO.... estou sendo irônico!!!!!

Para este povo a gente precisa desenhar.... apartidarismo..... nem minhas falecidas bisavós acreditam nisso, ainda mais depois de um comentário daqueles.

 

Seu voto: Nenhum

Não é bem ironia não, Adriano.

Eu desisti de mostrar a esse pessoal que suas colocações são partidárias.

Então eu refleti sobre o que eu escrevo e o que esses apartidários escrevem e descobri que sou tão ou mais apartidários que eles.

Então estou declarando meu apartidarismo do mesmíssimo jeito que eles declaram e com o mesmo direito de fazê-lo.

Se estou sendo irônico, eles também estão. Se eles estão falado sério, eu também estou.

Só que em vez de ser um apartidário que ataca o PT e defende o PSDB como eles fazem, sou um apartidário que ataca o PSDB. Eu não defendo ninguém, somente falo a verdade. A mais apartidária e isenta, pura e cristalina verdade, do mesmo jeito que eles alegam fazer.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

ABAIXO A DITADURA

 

imagem de JBzinho
JBzinho

Mas cada

Mas cada burraldo!

Geriátrico, o FHC liquidou com as exportações de manufaturados ao colocar o câmbio lá embaixo.

Sempre que escrever isso, diga:

não sou partidário de nenhum partido

sou apenas um brasileiro

E complete: completamente desinformado.

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de Gero
Gero

Logo se vê que você não

Logo se vê que você não entende nada de ajuste de câmbio (embora o FHC tenha pecado em alguns casos).

 

Mas, pergunte para o Nassif. Ele te explica melhor.

 

Não estou com paciência de desenhar para você.

 

Pelo jeitão do seu comentário, ofendendo os outros de burro, tu deves ser daquele partido perdido, o PT.

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Eu acho que deveria desenhar

Ao explicar melhor sua posição, poderia demonstrar a profundidade e o equilíbrio de sua isenção.

Foi o que eu fiz em outros fóruns contra ataques de partidários daquele partido vendido, o PSDB e deu muito certo.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

ABAIXO A DITADURA

 

Ele tem razão em relação ao

Ele tem razão em relação ao câmbio. Mas perde a razão com essa agressividade gratuita.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Gero
Gero

ONDA

Por favor, onde se lê "onde", leia ONDA. Desculpe o equivoco.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Marcelo Gomes de Abreu
Marcelo Gomes de Abreu

Discurso Cid Gomes Câmara

Parabéns pelo texto Luís.
Ficou claro sua intenção em explicar o alvo do discurso.
Espero que surjam outros usando deste momento, para se posicionarem nesta dança de cadeiras.
Queremos mudança.
Espero em Deus que estes bandidos se matem, e constam suicídio político.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Danos morais...?!

Danos morais, a Câmara?!

Ah!, me compre um jegue, por favor!

 

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Neideg
Neideg

Em um Post tão participativo

Em um Post tão participativo como esse de Cid Gomes, nenhum provocador com nome ONEIDE.

Claro que não vai agredir um político que tem expectativa de ser um futuro aliado.

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Ciro Gomes.

Gostaria de ver Ciro Gomes candidato a presidência da republica. Ele foi e tem sido um aliado leal do PT mereceria o apoio do partido em eventual candidatura. Hoje falar a verdade é grosseria. O Cid Gomes não disse nada demais. Estamos no fundo do poço. É hora de recomeçar. Imaginem só a sena para 2018, Alckmin candidato tucano com forte chance de vencer, Eduardo Cunha PMDB idem e pode piorar. Ciro Gomes seria um luxo. E tem gente que já colocou Marina para escanteio, tá difícil mesmo para uma mulher em 2018, agora não vamos colocar ninguém para escanteio a coisa ainda pode piorar.

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Franklin.

imagem de Adelmo
Adelmo

O Ciro já esteve prestes a

O Ciro já esteve prestes a sair candidato a presidente, o Lulla foi que "puxou o tapete" dele, e ele , frouxo ,como é continua babando o PT.

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.