Citar os netos de Dilma me atingiu fortemente, diz Cardozo, emocionado

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Advogado de Dilma Rousseff no processo de impeachment, o ex-ministro José Eduardo Cardozo chorou ao comentar a declaração de Janaina Paschoal, uma das autoras das acusações contra a presidente por crime de responsabilidade fiscal. Em seu discurso final, Janaina derramou algumas lágrimas, pediu desculpas à Dilma pelo sofrimento causado e disse que fez o que fez porque pensou no futuro dos netos da presidente.

“(…) Mesmo estando certa, peço desculpas para a presidente, mas não pelo que tenho feito, mas porque sei que o que ela está vivendo não é fácil. Sei que lhe causei sofrimento. Espero que ela um dia entenda que eu fiz isso também pensando nos netos dela”, encerrou Janaina, aos prantos.

“As palavras da acusação foram muito injustas. Para quem conhece Dilma Rousseff… pedir a condenação para defender os seus netos é algo que me atingiu muito fortemente. É errado. Não é justo. (…) Achei profundamente injusta a menção aos netos. Eu não condeno alguém dizendo que vou resolver o futuro dos netos. Não posso fazer isso. Isso não se faz”, rebateu Cardozo, emocionado.

Ao longo de sua intervenção, Janaína fez um discurso apegado à Lei de Responsabilidade Fiscal, mas também atacou o PT e Dilma por divergências políticas. Ela aproveitou o momento de acusação da presidente para dizer que não foi contratada pelo PSDB, por R$ 45 mil, para fazer o pedido de impeachment levado à Câmara. Foi criticada pela senadora Gleisi Hoffmann (PT), que disparou que se Janaina quisesse fazer discurso político e não técnico, deveria tentar se eleger antes.

Cardozo, por sua vez, disse que o crime de responsabilidade fiscal apontado pela acusação é só um pretexto para tirar Dilma do poder em função da crise política e econômica. Ele resgatou a trajetória de luta da presidente durante a ditadura militar, e incitou seus ex-ministros – alguns, hoje, favoráveis ao impeachment – a apontar existência de irregularidades nos atos da petista.

Ao final, Cardozo descredenciou a defesa de Janaina, mas disse que o pior momento foi o da menção à família da presidente. Ele disse que atacar o PT é algo rotineiro e que os partidários já estão acostumando, mas citar os netos foi um ataque injusto. O ex-ministro saiu abraçado com petistas.

“Acho que do ponto de vista humano, aquele que perde a capacidade de se indignar diante de uma injustiça, perdeu sua humanidade. Por isso me emocionei, não perdi minha humanidade”, comentou.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

42 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Janaina Paschoal é uma

    Janaina Paschoal é uma criminosa que não engana ninguém, e se vocês brasileiros tivessem qualquer resquício de justiça ela estaria na prisão (me perdoem o desabafo mas as atitudes de algumas pessoas são de irritar qualquer um).

  2.  
    Eu também fiquei emocionada

     

    Eu também fiquei emocionada com a sinceridade da Advogada Janaina.

    Espero que em algum momento da sua vida, a Dilma seja iluminada e possa refletir sobre tudo o que está acontecendo hoje com ela, e veja que o desfecho que está em vias de acontecer é o melhor para ela, para o Brasil e para os seus netos.

    1. Como não conheço

      Como não conheço pessoalmente, dou um crédito a Li de Brusque: podemos estar diante de uma pessoa realmente ingênua.

      Quanto a Janaína, essa não.

      É desonesta, pura e simplesmente, e tem perfeita consciência disso.

      E só age para tirar proveito disso.

      1. “podemos estar diante de uma

        “podemos estar diante de uma pessoa realmente ingênua”:

        Nao, dishonesto mesmo:  nao esqueceu de mencionar os netos que estao ao centro do post.

    2. Janaina

      A advogada Janaína deveria fazer um tratamento psiquiatrico.Quem a viu num comício rodando a bandeira brasileira e a sua própria cabelera, fica na dúvida se ali está uma pessoa equilibrada.Cursei e me formei em Direito, nunca dantes tinha visto um advogado/a em uma cena como aquela; Impressionante e degradante!

    3. Movido por tanta emoção,
      Movido por tanta emoção, também eu fiquei emotivo.

      Li de Brusque, desejo com toda a sinceridade muita iluminação a você e seus familiares. Será preciso muito carinho para suportar o desemprego em massa, a retirada de direitos sociais que o novo governo golpista trará. Lamento mais ainda pela destruição dos SUS, quando as crianças de sua família precisarem de um PS e os pais estiverem desempregados… oh, céus!! Reflita, reflita muito, e que a iluminação proveniente sirva a você para atenuar um pouco a desgraça econômica que está prestes a se abater sobre milhões de famílias, a sua incluida.

    4. É lamentável

      É lamentável ter pessoas que defendam uma insensatez como essa da “louca do golpe”.

      Essa mulher deveria cursar novamente o primeiro ano da faculdade de direito.

      O diploma não é de advogada. Deve ser de comediante.

      Que ela tenha manifestações transcendentais é perdoável, mas ter apoiadores, isso só pode ser coisa de discípulos e não de apoiadores.

      Diante da altivez da Dilma, ela parecia um carneirinho.

      Bastou a Dilma virar as costas, a louca apunhalou.

      Faltou dignidade e caráter. 

       

  3. Nassif;
    Quem assistiu a

    Nassif;

    Quem assistiu a participação desta infeliz na noite de ontem,  no final da defesa da Presidenta Dilma, notou ela nitidamente estava com medo, a pergunta que ela fez a Dilma foi ridícula sem sentido.

    Agora pelas costas a dita cuja vem fazer teatro???

    O processo é muito sério para permitir a participação de desqualificados e mal intensionados como esta infeliz.

    Genaro 

    1. Covarde

      Riu de Hoffman, enquanto o leviano Aécio aprontava das suas. Já tivemos, a dança da jararáca, a declaração sobre as criancinhas, os brasileirinhos, agora deus e netos no meio. Ninguém segura ela, menos mal que Miguel Reale acabou com a reputação da família inteira em poucos meses. 

    2. Covarde

      Riu de Hoffman, enquanto o leviano Aécio aprontava das suas. Já tivemos, a dança da jararáca, a declaração sobre as criancinhas, os brasileirinhos, agora deus e netos no meio. Ninguém segura ela, menos mal que Miguel Reale acabou com a reputação da família inteira em poucos meses. 

  4. Esse é o nível de nossa elite

    Esse é o nível de nossa elite cultural.

    Não basta golpear a democracia com um processo fraudado, tem que tripudiar.

    O processo todo foi movido a baixaria da acusação, mas a referência aos netos ganha o troféu máximo.

  5. Esse Cardozo aí me deixa mais

    Esse Cardozo aí me deixa mais indignado que Janaína e é um quinta coluna. 

    Responsável direto por essa farsa e pelo derretimento das instituições…

    E provável informante da Isto é. Todo mundo fica fingindo que não sabe das relações dele com a diretora da revista, que acusou Dilma de louca.

  6. Janaína apela, na falta de

    Janaína apela, na falta de bons argumentos, para a canastrice, quem sabe na esperança de conseguir um contrato na Globo, para atuar em novelas ou mesmo nos programas humorísticos de baixíssima qualidade.

  7. Mais um “heroí”, no caso

    Mais um “heroí”, no caso “heroína” do obscurantismo. Esses “heróis” de hoje que se alimentam vampirescamente da publicidade do seu nome. A causa; qualquer uma.  São egolátras. Não se importam verdadeiramente com o bem da sociedade. Exploram o emocional de pessoas ignorantes e se associam a oportunistas. Uma análise do discuros do “herói” revela sempre um viés personalista:

    “(Eu) Digo a vocês que (eu) não quero tomar medida como esta novamente. Mas se for necessário eu tomo”, afirmou Janaína. “Muito embora eu esteja convicta de (eu) que estou certa, (eu) reconheço que minhas atitudes geram sofrimento. Eu peço desculpas à presidente da República. Não por (eu) ter feito o que era devido. (Eu) Peço desculpas porque sei que a situação dela não é fácil, porque (eu) lhe causei sofrimento e peço que ela um dia entenda que eu fiz isso pensando também nos netos dela.”

    Vade retro!

     

     

     

     

  8. a cada golpe bem sucedido, sentimentos profundos…

    xaropada que nunca resolveu porra nenhuma na política

    ao invés de verterem lágrimas, vertam labaredas, porque com os canalhas golpistas que temos, roubarão até nossas lágrimas

  9. Sinceramente achei o discurso

    Sinceramente achei o discurso final de defesa do Cardoso muito fraco. Ao longo do processo demonstrou ser muito hábil na descontrução da acusação mas “no gogó” – por mais que essa Janaina seja doida de pedra – ela deu um baile no Eduardo Cardoso.  

  10. Já entrou para a lata de lixo

    Já entrou para a lata de lixo da História como a figura mais exdruxula e ridicula desse momento do país,

     

    junto com os seus pares, quem se lembra do motorista? da secretaria? ninguem, entraram pela porta porta dos fundos e foram esquecidos, essa será lembrada pelos 45 dinheiros e a falta de senso do ridiculo.

  11. Imaginava-a apenas como uma

    Imaginava-a apenas como uma (má) atriz. Errei: é uma mau-caráter. Uma sabichona que se faz de doida para passar melhor.

    Isso mesmo: só loucos rasgam dinheiro. Ela recebeu, e decerto não rasgou, a sua remuneração(R$ 45 mil) para fantasiar-se de patriota. 

    Por essa declaração infame firmou ainda mais sua imagem de uma nojenta. 

    1. Besta Fera

      Quando penso que já vi de tudo dessa besta fera, ela ainda me surpreende. Acho que a Faculdade de Direito da USP já deve ter tido dias melhores.

      VAde retro Janaína Paschoal!

  12. Transilvânia

    Comparo hoje o Brasil à Transilvânia. O Congresso Nacional pode ser comparado ao Castelo de Drácula. Quem lá entra convidado ou não tem o destino selado, morre e além disso se transforma em vampiro para sempre. O que vimos hoje lá  foi uma turma de vampiros comandados pelo Drácula do STF que entre risos e tapinhas nas costas planejavam a destruição de mais uma vítima inocente. Portato amigos preparem seus crucifixos, muito alho e de preferência evitem sair de casa à noite pois teremos tempos tenebrosos.

  13. Culpado pela PF de direita

    A parcialidade na PF e MPF se criou na gestão do Ministro Cardoso a frente do MJ. Chorar agora é puro blefe de advogado.

    1. Não faça troça em cima dos

      Não faça troça em cima dos sentimentos alheios, rapaz. Isso é muito feio. Se descole pelo menos um segundo desse ranço político. Há VIDA além dele. 

  14. TOLA

    Provavelmente era a mesma coisa que o avô de Janaína pode ter pensado naquela noite de 31 março de 1964 : estão garantindo o futuro de minha neta . Ela que olhe para trás e tire as lições . 

    1. Mas o futuro dela já esta

      Mas o futuro dela já esta garantido até a décima geração.

      Você acha que ela recebeu somente aqueles R$ 45 mil caraminguás?

  15. A consicência acordou e está pesada

    Este apatetado chorou porque sua consciência acordou e está pesada demais.

    Ele foi um inútil ocupante do Ministério da Justiça e deixou a PF realizar todas as aberrações afrontando o Estado Democrático de Direto e levando o país a esta situação.

    Este golpe tem enorme contribuição dele.

    Zé, VOCÊ AJUDOU A CONSTRUIR ESTE GOLPE COM SUA INCOMPETÊNCIA!!!

  16. Essa Janaína tá preisando

    Essa Janaína tá preisando mudar de profissão urgentemente. Tá mais pra atriz da Globo.

    Não é a primeira vez que ela se refere a Dilma como um adulto que mete o pau numa criança até sangrar, e depois diz que tudo fez pelo benefício dela. Tudo se resumindo naquela máxima: “É pra você aprender, viu?”

    Uma farsante, escolhida a dedo pelos tucanos de plantão antes mesmo do golpe. Tucanos como ela, afinal tem história no PSDB.

    Então se a gente, além do que tanto ouve falar de impropriedades praticadas pelos opositores de Dilma, tem mais essa de que Anastasia e Janaína não podiam ter exercido papeis tão influentes nesse processo de impeachment, se um e outro seriam suspeito desde o nascedouro do caos de Dilma.

    E pensar que hoje eu vi uma imagem patética: Ana Amélia e Mata Suplicy com um buquet de flores para premiar Janaína pelos seus atos espúrios. Justo Ana Amélia, que disse antes que não iria suportar Dilma se fazendo de vítima, chorando. Terminou tendo que ver as lágrimas de cocodilo da “jusrista”. 

    Quanto às lágrimas de Educardo Cardoso, penso terem rolado mais pela emoção e cansaço. Aliás, não sei como Lewandowski aguenta uma maratona tão exaustiva, como se estivesse dizendo estar de acordo com a pressa de Temer, que, coitado, precisa correr pra ser empossado, e oficializado Presidente, porque precisa ir pra china.

    Na minha cidade, quando menina, era comum quando a gente queria se livrar de alguém dizer; “Vai pra China”. Pois é o que estou dizendo a esse canalha. Que vá, e fique por lá.

     

  17. Esse cara é sistematicamente

    Esse cara é sistematicamente massacrado pelos apoiadores de Dilma.

    O que vejo na verdade é um excelente advogado que fez uma defesa brilhante da presidente.

    As alegações de que ele deveria “conter”, “coibir”, “segurar”, “botar ordem” etc., nas investigações quando era ministro da Justiça, me fazem lembrar daquela gravação do Jucá dizendo que deveriam “estancar a sangria”.

    Será que é só porque o cara é paulista?

    Triste constatação.

    1. Bom, Cardozo não precisava

      Bom, Cardozo não precisava necessariamente estancar a sangria, coibir investigações, etc… bstava ele exigir que  PF e o MPF cumprissem a Lei.

      Cardozo teve mais do que justificativas para demitir a cúpula da PF por não cumprir a lei, mas não o fez…

      E vejamos o Republicanismo imbecil de Dilma; Dilma diz que não tem um engavetador na PGR, na verdade, ela tem algo pior que o engavetador, que é o semi-engavetador, aquele que engaveta tudo o que nça o se refere o PT, mas contra o PT, inventa até coisa que não tem.

      Para a democracia, Brindeiro >>> Janot. Para Brindeiro ser igual Janot, FHC devia fazê-lo intrumento de perseguição política a oposição. Brindeiro só deixava a galera roubr em paz… 

      Pense em quanto do PIB se perdeu por causa da lava-jato ?? Na verdade, os prejuizos que a operação causou são muito maiores que os valores roubados. E a LAva-Jato desconhece a figura do interesse nacional. ATÉ CERTO PONTO, Jucá não estava de todo errado.

      Em um país onde a classe política quase toda é corrupta, ter o poder de determinar delações contra quem serão aceitas, quem será investigado e quem terá seu caso arquivado, e tér um poder imenso. Janot manda mais no Brasil que Dilma.

      Uma ilustração do nível de degradação que as instituições chegaram e a hora que acho que o impeachment  se tornou jogo jogado foi o vazamento da conversa de Lula e Dilma. Muito discutiu-se aqui que o grampo estaria no telefone de Dilma, e aí eu me questiono o por que de não ter acontecido NADA com Moro. Em qualquer país minimamente sério, ele seria preso por algo do tipo, mas aquo ele levou um puxão de orelha, sem consequencia prática, e só. Nessa hora, ficou comprovado que Dilma era presidente, mas não mandava em mais nada. Já tinha perdido o poder. Ness altura, Cardozo não era mais o MJ, mas mostra o nivel de degradação que ele deixou as instituições chegarem.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador