Comissão da Câmara aprova Dia da Consciência Negra como feriado nacional

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou o Dia da Consciência Negra como feriado nacional, nesta quarta-feira (01). Comemorado em 20 de novembro, na data da morte de Zumbi dos Palmares, líder da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial, representa a herança histórica da população negra no processo de libertação e de luta por direitos violados, disse o autor do projeto, deputado Valmir Assunção (PT-BA).
 
A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), relatora na comissão, defendeu a aprovação da proposta. “Em um país habituado a cultuar personagens históricos de cor branca, nada mais justo do que ampliarmos tal reconhecimento, mediante a determinação de feriado de âmbito nacional”, disse, durante a sessão.
 
Feghali lembrou que vários estados e municípios brasileiros já comemoram o feriado, em leis locais. Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, e mais 150 cidades de 12 estados.
 
A relatora sugeriu que, ao invés de ser criada uma nova lei para regulamentar a data, seja votada uma emenda para modificar a legislação que já traz os feriados nacionais de 1º de janeiro, 1º de maio, 7 de setembro, 15 de novembro e 25 de dezembro.
 
O Projeto de Lei 296/15 foi aprovado na Comissão de Cultura, mas ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, para depois ser encaminhado para a Mesa para ser analisado pelo Plenário.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Exagero

    Em que pese a importância da data, o Brasil já possui feriados em excesso. Quem sabe podemos trocar um feriado religioso por esse? Substituir e diminuir pode. Acrescentar não!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador