Cunha tem 5 dias para entregar defesa prévia, avisa STF

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF) deu prazo de cinco dias para que Eduardo Cunha, deputado federal pelo PMDB-RJ, partido do presidente provisório Michel Temer, apresente defesa prévia na ação penal a que ele responde no tribunal.

Segundo a decisão assinada na terça-feira, dia 7, o interrogatório do presidente afastado da Câmara será feito ao fim da tramitação da ação penal, que ainda não tem previsão de ocorrer.

Em março os ministros, em sua maioria, seguiram o voto de Teori Zavascki. Entendia-se, ao aceitar o voto de Teori, que há indícios de que Cunha recebeu US$ 5 milhões de propina por um contrato de navios-sondas da Petrobras. E, a partir daí, determinou-se a abertura de ação penal.

Histórico

Já no mês de maio, o Supremo referendou liminar proferida por Teori e concordou que Cunha não teria mais condições de ocupar o cargo de presidente da Câmara. De acordo com o relator, o parlamentar atua com desvio de finalidade para promover interesses espúrios.

Durante o julgamento, Zavascki citou casos em torno da CPI da Petrobras e o processo a que Cunha responde no Conselho de Ética da Câmara, em que o deputado é acusado de usar requerimentos apresentados por aliados para se beneficiar.

Em 2 de junho, foi negado recurso de Cunha contra abertura de ação penal, em que passou à condição de réu nas investigações da Operação Lava Jato. Neste recurso, os advogados do deputado federal pelo PMDB afirmavam que há no texto final do julgamento “obscuridade, dúvida e contradição”, pedindo que a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) fosse rejeitada integralmente.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Faltam as providências:

    1-) Reter o possaporte do Cunha; 2-) Bloquear bens patrimoniais inscritos em seu nome nos cartórios; 3-) Bloquear as contas bancárias e de investimentos financeiros; 4-) Retirar-lhes as vantagens concedidas a deputados; 5-) Solicitar urgência nos processo existentes contra o mesmo. Se nada disso for feito a impressão que passa é de movimentos para “inglês ver”.

     

  2. O que nos espanta muito é

    O que nos espanta muito é essa demora do STF em tomar as medidas justas contra esse veneno mortal intojetado na nossa Pátria. 

    Delcídio foi arrancado do cargo direto pra prisão por um motivo muito menor. Por que, então, Cunha, com envolvimentos declarados irregulares,  não apenas em contas na Suíça, mas também na própria Lava Jato, permaneceu como presidente da Câmara, manipulando todos a fazerem o que ele bem queria.

    Só existe uma resposta a essas perguntas, que é a do STF, a partir de Janot, mesmo não gostando do safado, terem visto nele capacidade para conseguir o afastamento de Dilma. Até as gravações de Machado com os cacifes do PMDB demonstam que Janot, e talvez Moro, sabiam o que se passava na cabeça deles, muito antes da votação da Câmara para a admissibilidade do impeachment.. Seria como achar que Cunha era um mal necessário à República.

    Por que essa demora de Moro em denunciar a esposa de Cunha, e justo quando o faz, Teory toma a iniciativa de convocar o sujeito a dar explicações de suas trapaças?

    É num contexto desse que a gente entende como Dilma tem sido execrada e ferida n’alma justamente por pessoas sem credibilidade. Por ser uma pessoa responsável, embora vendo que até mesmo o STF fez parte da tropa que a expulsou da sua cadeira, não fez e nem fará esse tipo de observação, mas sente, como sentimos nós o quanto dela lhe foi retirado até o direito de falar.

  3. O Que faria Temer e comparsas

    O Que faria Temer e comparsas se cunha viesse a ser preso? Acho que de todos os medos, esse será o maior, porque quem não conhece a peça? 

  4. Em um país sério essa

    Em um país sério essa desgraça já estaria preso há muito tempo, pois provas contra ele é o que não falta. Não merece nem mais cinco minutos! O Brasil está parado por culpa dessa desgraça, que por pura vingancinha de bichinha enrustida, aceitou abrir um processo de impeachment sem base constitucional e/ou jurídica, e por isso agravou-se a recessão resultante da crise internacional que já havia chegado ao Brasil. São milhões de pais de família desempregados já há mais de um ano.. todo dia uma pequena ou micro empresa fecha as portas.. tudo isso sem falar do pilantra que ele colocou no poder através de suas manobras na câmara para aprovar a abertura do processo de impeachment.. é assim que o Brasil está se acabando aos poucos, e ainda dão ‘colher de chá’ pra essa desgraça.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador