Dilma muda estratégia de articulação e parte para o “olho a olho”

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

A presidente contará com a ajuda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Fazenda Joaquim Levy na articulação com o Congresso
 
 
Jornal GGN – A presidente Dilma Rousseff inicia com mais força a articulação para amenizar os entraves de governabilidade no Congresso. As informações são da repórter Vera Rosa, do Estadão. Uma série de reuniões e encontros está programada para esta semana. Ao lado de Dilma, o ministro da Fazenda Joaquim Levy e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram convidados a intermediar com as pautas do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), e com o vice Michel Temer.
 
Na noite de hoje (23), Levy encontra-se em um jantar com Temer, Cunha, o presidente do Senado, Renan Calheiros, ministros do PMDB e a cúpula do partido, no Palácio do Jaburu. O objetivo é explicar ao partido líder das Casas sobre a necessidade das medidas impopulares para a economia voltar a crescer, como o corte de subsídios, e as alterações em benefícios trabalhistas.
 
O ex-presidente Lula, que chegará a Brasília nesta quarta-feira (25), que aconselhou a presidente a ouvir o PMDB e negociar com Cunha. O partido quer derrubar o veto de Dilma à correção de 6,5% na tabela de Imposto de Renda, planejada para entrar na pauta de votações da Casa nesta terça. Dilma Rousseff enviará outra medida provisória ao Congresso, propondo o reajuste de 4,5%.
 
Assim que desembarcar em Brasília, Lula deverá articular a defesa do governo e do PT. Essa semana o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, envia ao STF (Supremo Tribunal Federal) o processo de investigação da Lava Jato que envolve nomes de políticos. Na própria quarta, véspera da instalação da CPI da Petrobras, o ex-presidente jantará com senadores petistas. Uma conversa com Temer, Renan e Eunício também está programada na agenda de Lula.
 
“Nós vamos entrar na guerra contra os que tentam nos empurrar para o corner”, disse Jorge Viana (PT-AC), vice-presidente do Senado, liderando o posicionamento do núcleo duro do PT, diante da restrição de que o esquema ocorreu apenas no governo petista, eliminando os anos de gestão de FHC. Viana estará no jantar com Lula.
 
Lula convenceu a presidente a usar a tática “olho no olho”. Novas e mais entrevistas virão, além de anúncios, nos próximos dias, em torno de uma agenda positiva: novas regras para o regime Simples, pacote anticorrupção, Plano Brasil Exportador, o Mais Especialidades e a terceira etapa do Minha Casa, Minha Vida.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Imposto de renda

    .. esse assunto nao parece dificil de resolver.

    aceita-se os 6,5 %  e cria-se uma nova aliquota de 35% exclusiva para peixes gordo e extra-gordo.

     

    simples assim !

  2. O governo já está segurando tudo…

    Pelo menos os financiamentos agrícolas de custeio, Programa Nacional de crédito fundiário. Tá tudo parado por falta de recursos.

    Início de um governo Neoliberal.

    1. O Orçamento de 2015 já foi aprovado pelo Congresso?

      Enquanto o Congresso não aprovar o Orçamento de 2015 o governo não tem os recursos que precisa para investir no país. O Orçamento já era pra estar aprovado em 2014, mas o Congresso, como sabemos, não trabalha como deveria e mais atrapalha do que ajuda o governo. O novo presidente da Câmara dos Deputados, seu Eduardo Cunha do PMDB, que fez oposição à Dilma nos últimos quatro anos, resolveu incluir no orçamento deste ano a proposta de dar R$ 10 milhões para cada deputado e senador. E o povão, que normalmente só assiste à Globo, não sabe disso, infelizmente.

  3. Uma tristeza, uma incongruência!

    Triste, muito triste saber que uma presidenta dígna, tenaz e honrada,  tem que NEGOCIAR com Cunha… Que infelicidade desse nosso país querido!  Quem é Cunha?  Uma criatura que jamais teve condições de ter concorrido a deputado. Para concorrer a qualquer cargo público, deveria ser exigido passado exemplar. Dá dó, o que está acontecendo. Eu não me conformo. Quando lembro daquela famosa frase de todas as campanhas, dita numa voz de deboche, cinismo e mediocridade:  ” O povo merece respeito”, me desculpem, causa-me vômitos.

  4. Globo culpa Dilma por Orçamento 2015 ainda não ter sido aprovado

    O jornal da Globo da manhã de hoje noticiou que o governo Dilma irá cortar 30% os gastos com educação (Será que isso vai acontecer?) Antes disso, exibiu uma reportagem mostrando que há um atraso do governo no repasse de recursos às universidades e, ao final, após dar de entender que tudo isso está acontecendo por culpa de Dilma, a apresentadora do jornal disse que o governo, como se fosse mentira, informou que o atraso está ocorrendo por causa do Orçamento 2015 que ainda não foi aprovado pelo Congresso. O engraçado é que a Globo se faz de desentendida apesar de ter noticiado em dezembro de 2014 que a não aprovação do Orçamento 2015 traria problemas ao governo Dilma no ano seguinte. Veja:

    http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/12/comissao-aprova-orcamento-mas-texto-so-ira-plenario-em-2015.html

  5. “Dilma Rousseff enviará outra
    “Dilma Rousseff enviará outra medida provisória ao Congresso, propondo o reajuste de 4,5%.” E por que até agora não enviou?

    1. Por que, na hora em que

      Por que, na hora em que enviar, os prazos de tramitação começam a contar. Então é preferível articular antes de enviar.

    1. Não li no Globo e ninguém me contou, estou vivendo isso.

      Sinto muito em lhe dizer, mas isso não é uma ‘armação do PIG’. Vivo a realidade das Universidades Ferderais e posso lhe garantir que há Universidades Federais no Rio de Janeiro que estão a 4 meses sem pagar os funcionários terceirizados que obviamente estão sem trabalhar. OS funcionários terceirizados cuidam da limpeza, manutenção e segurança da Universidade. Uma grande Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro no final do ano passado ficou sem agua e telefone no campus por falta de pagamento. Bolsistas de doutorado e mestrado ficaram  meses sem receber a bolsa da CAPES – a agencia de pós-graduação do MEC – que afirmou que não pagou porque o governo não tinha repassado a verba. A bolsa é o único rendimento de muitos pós-graduandos e é um investimento na capacidade produtiva futura do país. Até agora tudo ficou quieto, os terceirizados são ‘trabalhadores invisíveis’, ganham uma miséria e não são funcionários públicos, os pós-graduandos não são considerados trabalhadores e estavamos no período de férias.

      Essa é uma bomba pronta para estourar agora em Março; sem manutenção e segurança as aulas ficam inviabilizadas. Ao que parece o governo está pouco se lixando, se estivesse realmente preocupado com o tal ‘golpismo’ já tinha resolvido essa situação. Ou talvez o tal golpismo seja mesmo um bode na sala: não façam oposição pela situação de penúria que o governo está deixando as universidades, inciem o semestre sem manutenção, limpeza, segurança e agua, senão o golpe facista midiatíco da CIA vai destruir o Brasil.

  6. “e as alterações em
    “e as alterações em benefícios trabalhistas”, belo eufemismo para “dilapidar direitos trabalhistas, em clara agenda direitista”. Algo me diz que será um jantar tranquilo e Cunha não terá dificuldades em ser convencido.

    1. alterações

      Se vão alterar a legislação trabalhista devem mesmo se acertar muito bem com os Cunhas da vida, porque com o povão é que não vão se acertar mais.

  7.   Parece que a Dilma leu seu

      Parece que a Dilma leu seu artigo, Nassif. Tá tentando apresentar a tal “pauta positiva” e mudar de postura. Enfim… a conferir.

  8. Comunicacão

    Sou de opinião que o Governo Federal deveria chamar mensalmente uma cadeia de rádio e televisão, de no mínimo 15 minutos, com início às 20h e 30 min, sempre no dia primeiro e a própria Presidenta explicar ao povo os atos do Governo no mes que se encerrou.

    Adicionalmente, quando necessário deveria o Governo Federal, também em rede nacional de radio e televisão, informar a população desmentindo inverdades e boatos maldosos e criminosos espalhados pela mídia.

     

  9. Já era tempo da presidenta

    Já era tempo da presidenta Dilma, Lula e o PT começarem a fazer política. Esse negócio de vazio de poder gera monstros. Ou será que eles ainda não perceberam isso? A fila é longa: Joaquim Barbosa, Moro, Janot, Gilmar Mendes, Eduardo Cunha, entre outros. Com a mídia golpista disposta a botar fogo no Brasil, o governo precisa agir e rápido. E tem instrumentos para isso. Inclusive para melhorar sua comunicação. Está na hora de criar um plano de democratização da liberdade de expressão. Nem precisaria, de imediato, fazer aprovar uma desejável lei de regulamentação dos meios de comunicação. Bastaria incentivar, investir, criar linhas especiais de financiamento, para que milhares de blogueiros, operadores de rádios comunitárias, diretores de jornais de Interior, entre outros, possam desenvolver de forma ampla seus veículos de comunicação não submetidos aos mafiosos barões da mídia golpista.

  10. Uma das sortes do Lula foi

    Uma das sortes do Lula foi ter um vice presidente como o Zé Alencar, nacionalista, leal, afinado com o governo, já esse Temer…

  11. Articulação

    Loteamento da máquina pública; distribuição de cargos no segundo escalão aos aliados; afagos e mimos para os deputados do PMDB. Essa prática é jurássica. E me causa admiração um partido que se diz ético, como alardeia o PT, fazer uso do que sempre condenou.

     

  12. EDUCAÇÃO – ESTÃO SEGURANDO VERBAS SIM…

    Nassif e blognautas, tenho um amigão meu que trabalha numa editora destas que fornecem livros didáticos para o Governo. Não estão recebendo. Tudo atrasado. Ele me disse que tem editora indo pra banco para pagar funcionários. Aí vem o “cara de pau” do novo Ministro da Educação dizendo que o MEC não está cortando nada.. E aí Dilma, em seu discurso de posse diz em alto e bom tom, diz: Brasil, Pátria Educadora” .. Aí bate o desânimo! 

    Pq o Ministro não diz a verdade? Li uma entrevista do Ministro Cid na CartaCapital: disse pra repórter somente o que quis! O repórter vai entrevistar um político calejado desse e não se municia de fatos. Aí o cara diz: “tá tudo normal na Educação”!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador