Percival Maricato
Percival Maricato é sócio do Maricato Advogados e membro da Coordenação do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais
[email protected]

É fácil saber quem e quantos estiveram na Paulista, por Percival Maricato

O setor conservador da sociedade saiu da clandestinidade, imposta desde a queda da ditadura, e mostra sua força

Como sempre discute-se quantas pessoas estiveram na Avenida  Paulista durante a manifestação deste domingo. Pela Folha de São Paulo, no pico, 120 mil, pela Polícia Militar, 350 mil, segundo os organizadores, hum milhão.

Há uma forma fácil de demonstrar que , quando muito, é o número da Folha o correto. Basta comparar com o que esteve na Arena Palmeiras um pouco antes, 38 mil pessoas, ocupando todo o entorno de cadeiras enfileiradas, as pessoas tão próximas uma das outras como na manifestação.

Se fôssemos desdobrar as fileiras de cadeiras na horizontal, ao rés do chão, a começar de baixo até em cima, daria bem mais que a largura da Av Paulista, e em extensão pelo menos umas quatro quadras. Na Paulista os espaços realmente ocupados iam da Av Brigadeiro até a Rua Augusta, ou seja, o equivalente a 8 quadras. Portanto, dificilmente poderia haver 120 mil pessoas.

Nos demais estados também ficou visível os exageros dos cálculos da Policia Militar, que deveria se abster de fazê-los oficialmente, pois na forma como calcula, está se metendo em política.  Aliás, na Av Paulista costuma multiplicar 5 pessoas por m2 por 200 mil m2, que haveriam na avenida, quando segundo técnicos, ela tem no máximo 120 mil m2. Segundo a Folha, 20% a mais do que na manifestação anterior. Havia muita gente em alguns estados, nunca porém como diziam os tais cálculos da PM. As ruas gritaram mas devem manter-se calmas por alguns dias. Haverá um fôlego para Dilma, começar a governar, dialogando (inclusive com a oposição, para não depender tanto da fisiologia).

Outra característica na Av Paulista, era a massiva presença da classe média, um povo branco, saudável, alegre, bonito, bem com a vida. Havia um ou outro negro ou mulato e sabemos que estes são maioria da população. A classse meda deu uma demonstração de força, mostrou o quão numerosa é atualmente, exigiu respeito para cálculos de qualquer partido, respeito imenso e desproporcional, enquanto os de baixo não se mobilizarem.

Ao fazerem política, o que agora é inevitável, os jovens dos movimentos da Paulista logo descobrirão as faixas da população que forma a maioria do povo, quem sabe tentem descobrir o que ela pensa e quer,  considerá-la antes de sair tentado impor suas palavras de ordem, dizendo que governo querem, como se representassem a totalidade do país.

Havia de um lado o Vem Pra Rua, que insiste em sua matriz democrática, civilizada, apesar de errarem no mérito das análises (querem oimpeachment legalmente, só não sabem explicar o fundamento) e os raivosos e curtos de pavio e conhecimentos políticos, que o querem porque querem, na marra, e o fim do PT e Lula, pouco importa como, a falta de  fundamento legal, o fato do partido ter hum milhão de militantes, de Lula representar opção de 30% da população brasileira em pesquisas espontâneas.

O que os une é a ideologia política de direita, conservadora no fundo (tudo como está, ou até como era, sem bolsa família, mais médicos, aumento real do salário mínimo, divisão de renda etc) e disso não fazem segredo. Não criticam Eduardo Cunha, Renan e cúmplices, não os preocupam as chacinas da periferia, muito menos os oito mil do HSBC com dinheiro na Suiça e tantos outros que nos demais bancos enviam para o exterior o dinheiro obtidos com sonegação, as exigências absurdamente corporativas do Judiciário e outras categorias de funcionários públicos, a impunidade para a corrupção cometidas por outros partidos, o fato dos vereadores de São Paulo terem votado mais doze assessores cada um, os deputados emendas obrigatórias de milhões de reais e que torpedeiam o ajuste fiscal,, nada disso merece um cartazete. O problema é exclusivamente Dilma e o PT, no fundo, os rumos políticos impostos ao país pelo partido.

Se fosse mesmo a corrupção o que os preocupa, então porque não atacar todas as já descobertas, e todos os envolvidos? Nada estranho pois que apoiem juízes que, pelo menos até agora, parecem agir da mesma forma.

Reconheça-se que a mobilização obtida, foi  significativa. Levar 120 mil pessoas à rua é um feito, é muita gente, mostra que o setor conservador da sociedade, após o refluxo decorrente da queda da ditadura, voltou para valer, para fazer política como a entende, não repete o erro de 1964, quando na Marcha com Deus pela Família chamaram os militares, querem o poder diretamente (outra diferença interessante é a divisão da grande burguesia, que se preocupa com o que pode decorrer de  um golpe paraguaio). Ter o lado conservador da sociedade fazendo política, dentro dos limites da democracia, não é ruim. Fora desses limites é ruim, mas de uma forma ou de outra, obrigará a esquerda e o centro  a se reinventarem, saírem da zona de conforto, punirem os desvios, a corrupção, vez que nessas práticas  a esquerda jamais será perdoada. Até mesmo os partidos à direita, o PSDB, PPS, DEM e outros, serão engolidos se não entenderem e decifrarem o enigma e tiverem maturidade para explorá-lo dentro do ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO.

 

Percival Maricato

Percival Maricato

Percival Maricato é sócio do Maricato Advogados e membro da Coordenação do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Até que enfim um artigo

    Até que enfim um artigo lúcido. Entretanto Percival Maricato faz uma concessão meio estranha, que vou citar “Havia de um lado o Vem Pra Rua, que insiste em sua matriz democrática, civilizada, apesar de errarem no mérito das análises (querem oimpeachment legalmente, só não sabem explicar o fundamento)…” Como é que podemos chamar de democrático e civilizado um movimento que prega o impedimento da presidente, sem conheciemnto das bases legais exigidas para o pleito? O erro desse movimento não é só no mérito das análises, mas é de fundamento. Se não há base legal para o impedimento, não é democrático pleiteá-lo, sob qualquer pretexto. Se os que querem o impedimento legalmente não sabem explicar o fundamento é porque estão despreparados, não conhecem a legislação e, portanto, não são civilizados e democráticos para reivindicar a deposição da presidente.

  2.  
    A JURISPRUDÊNCIA

     

    A JURISPRUDÊNCIA ESTABELECIDA PARA O CASO DO CASEIRO FRANCENILDO NÃO VALErÁ PARA [O ETERNO] PRESIDENTE LULA?!

     

    A criminosa e, portanto, ilegal quebra do sigilo bancário da empresa LILS, responsável pelas palestras de Lula, sendo publicizado até mesmo quanto Lula transferiu a seus filhos, como Lurian, Luis Claudio e Sandro, somado ao outro fato delinquente representado pela divulgação de um grampo de uma conversa [absolutamente amistosa] entre Lula e Alexandrino Alencar…

    Importante: estes fatos gravíssimos fazem parte da mesma sórdida correia de transmissão nazifasciterrorista &$ golpista – e que envolve também, entre outros infames ardi, a confecção e exibição pública daquele horrendo boneco inflável com 12 metros de altura retratando o presidente Lula trajado com roupas de presidiário – e a inscrição 13-171 -, impropério covarde e canalha. Nota coadjuvante:

    o boneco gigante foi idealizado em Maceió (AL) pelo Movimento Brasil e financiado por empresários alagoanos; de acordo com o servidor público aposentado Ricardo Honorato, que se apresenta como coordenador do grupo no Distrito Federal, os integrantes do movimento farão um rateio para quitar o débito.

    [A ABIN e a Polícia Federal do ‘Zé Tucano da Justiça’ irão investigar as articulações terroristas e de natureza nazifascigolpistas?!]

     

    EM TEMPOS GOLPISTAS:

    No texto abaixo, o(a) dileto leitor(a) constatará: para um mesmo processo delituoso, um ministro de Estado [supostamente mandante de uma transgressão] e a CEF foram penalizadas.

    Em paralelo, o veículo transmissor das delinquências, absolvido com loas!

    O veículo são as organizações criminosas Globo do FIFALÃO do ‘laranja’ J. Hawilla dos Marín(hos) &$ da sonegação bilionária [arquivada?!]

     

    ***

    DANOS MORAIS

     

    Caseiro Francenildo será indenizado em R$ 500 mil

     

    15 de setembro de 2010, 19p4

     

    O caseiro Francenildo dos Santos Costa, pivô da queda do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, conseguiu na Justiça o direito a indenização por danos morais (…)

    A sentença se refere à quebra ilegal do sigilo bancário feita em 2006 pela Caixa Econômica Federal.

    Francenildo entrou com ação contra Caixa Econômica Federal e a Editora Globo, pedindo indenização por danos morais. Em relação à Caixa, ele disse que a empresa pública quebrou ilegalmente seu sigilo bancário. Já no caso da Globo, ele afirmou que a editora violou seus direitos individuais ao expor seus dados bancários e divulgar questões particulares e familiares. Para ele, os comentários foram tendenciosos e tiveram o objetivo de denegrir sua imagem. O resultado, diz, foi que passou a ser perseguido e chamado de “subornado e suspeito de lavagem de dinheiro”.

    A Caixa contestou as acusações. Segundo o banco, as movimentações do caseiro mostraram incompatibilidade com a renda declarada, o que é considerado fora do padrão. Foi por isso, alegou a instituição, que o Banco Central foi comunicado. Na sequência, o extrato bancário foi entregue ao Ministério da Fazenda.

    Porém, para o juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, o encaminhamento da documentação bancária ao Ministério da Fazenda não pode ser considerada legal. 

    Segundo o artigo 14 da Lei 9.613/1998, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) era o órgão a que a Caixa deveria se reportar. Além disso, embora o Coaf seja vinculado ao Ministério da Fazenda, não é presidido pelo respectivo ministro.

    “Se a ré Caixa Econômica Federal pretendia cumprir a lei, como sustentou em sua peça defensória, ao invés de efetuar a ‘transferência do sigilo ao Ministério da Fazenda’ deveria ter encaminhado as informações que apurou a(os) órgão(s) competente(s) e somente a eles, se imprescindível fosse”, afirmou o juiz na sentença.

    Quanto às reclamações do caseiro contra a Globo, o juiz não viu na reportagem da Revista Época “a intenção de ‘denegrir sua reputação e expor sua individualidade e vida privada’”, já que não se conseguiu provar que a Caixa tivesse entregado informações bancárias à editora, que foi absolvida. “O caso examinado amolda-se à garantida liberdade de informação, de pensamento e expressão próprios dos meios de comunicação”, disse o juiz. Mesmo com a pequena fortuna que conseguiu, o caseiro é beneficiário de Justiça gratuita e não terá de repassar R$ 10 mil à Editora Globo, valor fixado pelo juiz para os honorários advocatícios.

     

    FONTE: http://www.conjur.com.br/2010-set-15/caseiro-derrubou-palocci-recebera-500-mil-quebra-sigilo

     

    República Desses Bananas Protagonistas do Direito Penal do Inimigo

    Bahia, Feira de Santana

    Messias Franca de Macedo

  3. A contagem no Brasil não é bem feita por razões políticas.

    Há metodologias simples de contagem de pessoas, vide http://clubedacultura.com/fev/fv2/cgi-bin/index.cgi?action=viewnews&id=8, porém jamais o método que é utilizado pelos que publicam os dados é esclarecido pois serve para colocar o número que se queira.

     

    Adotando a sistemática proposta, é só escolher a figura, ir no Google Maps e tirar a área e com isto se tem a quantidade nas manifestações.

    Uma coisa é certa 5 pessoas por m² nem de perto, geralmente estas manifestações em que ninguém tem muito interesse em chegar perto do palco (no caso de uma apresentação artística) elas não passam de uma densidade de 2m².

    Alguém poderia numa manifestação destas arrumar algumas foros de helicóptero ou de drone e fazer a contagem correta, mostrando em detalhe a form que foi calculada, daí por diante ficaria desmascarrado a farsa.

  4. Discordo de que “as ruas gritaram”

    As ruas protagonizaram um espetáculo deplorável, um circo ridículo e sem nenhuma consistência política. O número foi desprezível, muito abaixo do que o Brasil sempre teve de direitistas e de alienados. Portanto não foi mais do que um carnaval fora de época e com presença pífia de foliões. Deve-se considerar que a “festa” foi promovida de maneira massacrar pela mídia durante MESES. A única conclusão possível é de que foi um fracasso retumbante.

  5. Metodologia

    Ok. E foi dito que havia 200 mil na marcha das margaridas. E uma pesquisa simples no google mostra que o número varia entrem 35 mil a 100 mil. 200 mil foi citado no brasil247 ou aqui.

    Esse número, é claro, é o correto.

    Resumindo:

    passeata contra o pt = numeros sempre exagerados pela mídia golpista. Números oficiais incorretos.

    passeata a favor do pt = numeros sempre diminuidos pela mídia golpista. Números oficiais corretos.

  6. 800 mil???

    Até agora estou sem entender esse número.

    Se em São Paulo segundo o DataFolha teria havido uma patricipação de 135 mil pessosas, onde arranjaram os 665.000???

    Rapidamente, em Salvador estima-se que foi algo em torno de 5.000, Belo Horizonte 10 mil, Brasilia entre 10 e 15 mil, Curitiba 20.000, Rio não foi divulgado.

    Como chegaram a 800.000?

    Que história é essa?

  7. O Povo simples esta

    O Povo simples esta desistindo da esquerda e sendo influenciado pelo pensamento conservador por culpa da mesma esquerda…rs

    A agenda da Esquerda esta afastando o povo mais simples pois o brasileiro médio ( pasmem rs ) é conservador…rs

    E esta havendo um excesso de progressismo na vida diaria dele que estava aceitando isso enquanto havia alguma folga em termos economicos, quando a economia apertou foi a gota dagua para ele tratar logo de dar vazão a seu modo crítico de lêr o que os tais progressistas definem como ” avanços sociais “

    Já para a galera um pouco mais informada ( que é uma boa parte ) já deu para perceber com as pornograficas incoerencias da esquerda em relação ao tratamento dado  a Venezuela por exemplo , que a  esquerda não tem compromisso nenhum com humanismo,  povo ou democracia.

    Isso é fato nótorio e esta demonstrato EMPIRICAMENTE em todos os paises onde ela obteve o poder.

    Para a esquerda só há vitima do poder do estado dependendo de QUEM SEJA O AUTOR DA REPRESSÃO ou prisão, ou morte, tortura , estupros e coisas desta natureza.

    Se isso parte de um executivo que não seja de esquerda, isso vira crime contra a humanidade, não pode ser esquecido, o pais tem que fazer uma reconciação historica com seu passado, tem que haver comissão da verdade , criminalização eterna etc etc etc

    Agora se isso ocorre por ação de um poder executivo de esquerda ( exemplo mais rcente, Cuba, Venezuela, China ) isso tudo deve ser devidamente GUARDADO…RS

    Ela fala que defende o povo, as minorias.

    Adora assumir a condição de representante de tudo quanto é tipo de agenda :

    Indio, gay, negro, imigrante, feminismo, religiosa, operaria, campesina, sem teto, delinquentes etc etc etc

    Não importa para ela.

    O negócio e através da manipulação politica dessa segmentação da sociedade  obter acesso ao poderl.

    Uma vez lá todo esse pessoal não é problema para ser dominado rs

    Pois como a esquerda é totalitaria ela simplesmente neutralisa ou se for necessario se livra deles.

    Como?

    -Simples! rs

    Quando aparecem para cobrar seus direitos junto ao poder constituido, são alertados que QUESTIONAR O REGIME é se  opor ao ” PODER POPULAR” rs

    Então quem for rotulado pelo regime nesta condição deixa respectivamente de ser:

    Indio, gay, negro, imigrante, feminismo, religiosa, operaria, campesina, sem teto e passa a ser CONTRA REVOLUCIONARIO rs

    Desse modo ele pode ser ´PRESO, TORTURADO, EXECUTADO, EXILADO e tudo estar dentro da mais absoluta NORMALIDADE DEMOCRATICA POPULAR REVOLUCIONARIA…RS

    1. Foda é um cara de direita ter

      Foda é um cara de direita ter de vir a um blog de esquerda para se informar. Ja sabemos que você é normalista careta!

      Você precisa sair dos chavões para escrever algo interessante.

      Abraços de esquerda nesse seu coraçãozinho amargurado.

       

    2. Engraçado que não se consegue

      Engraçado que não se consegue clicar nas cinco estrelinhas no comentário do Leonidas, mas nos dos que são a favor do ponto de vista do colunista,  sim.  Essa é a esquerda mesmo…

  8. E ninguém falou da entrevista do Abrucio no Valor…

    Nassif, chama o Abrucio para uma entrevista especial no Brasilianas. Aliás, concordo muito sobre suas observações na última entrevista para o Valor (link abaixo). Ainda mais em sua colocação, que já deveria servir como visão para a esquerda se já não é muito tarde: o PT está condenado a encolher muito e deve pensar somente em ajudar a Dilma na transição do país, pois sim cometeu muitos erros. Ao mesmo tempo o PT tem de ajudar a reorganizar a esquerda para além dele, inclusive dando espaço e estrutura políticas para que seu projeto de país possa ter uma embalagem nova. 

    http://www.valor.com.br/cultura/4179134/uma-crise-duas-faces

     

    Va

    E

     

  9. Tudo ou nada

    O que tem hoje é uma radicalização completa do ambiente político, motivado por um “tudo ou nada” desesperado da oposição e da mídia (embora a promiscuidade entre ambas torne a frase quase um pleonasmo.

    A mídia está agonizando à vista de todos e se desespera atrás de um governo amigo que a sustente com caudalosos volumes de dinheiro público, mais ou menos como é feito no estado de São Paulo, que usa os recursos negados à saúde e educação estadual para irrigar a mídia amiga.

    A oposição sem rumo, que não consegue nem se aproveitar das escorregadas políticas do governo está desesperada porque tem como certa a derrota para Lula em 2018, necessitando urgentemente de alguma coisa que rompa a ordem democrática e os permita tomar o poder sem votos.

    Ambos partem para o tudo ou nada em um grau de radicalização impensável em uma sociedade democrática, usando de todo tipo de apelação, violência política e chegando às raias do terrorismo como se viu nop caso do atentado à bomba no Instituto Lula.

    Atrás dessa vanguarda do atraso segue a “massa cheirosa” da Eliane Catanhede, uma classe média rançosa, preconceituosa, ressentida das conquistas sociais da classe pobre e da derrota nas urnas que sofreram. São pois os eleitores da oposição que sem aumentar seu número estão tentando conseguir no grito (e nas ameaças, nos zurros, na violência) o que não conseguiram no voto. Mobilizam-se para dizerem-se muitos mas são uma ínfima minoria mobilizada extremamente pelo tudo-ou-nada desespedado da mídia, que lhes comanda com palavras de ordem e mentiras diuturnas mesmerizando aqueles a quem Obi Wan Kenobi designou em Star Wars como “pessoas de mente fraca”, facilmente influenciáveis.

    Mesmo ajudados por uma estratégia equivocada do governo e por elementos quinta coluna como o inenarrável Cardozo (o inerme), esse tudo-ou-nada da mídia e oposição está muito mais para o nada do que para o tudo.

  10. “Até mesmo os partidos à

    “Até mesmo os partidos à direita, o PSDB, PPS, DEM e outros, serão engolidos se não entenderem e decifrarem o enigma”

    Sem duvida, o Brasil é maior que os politicos.

    O texto é bom, ate que enfim um que não é panfletagem.

     

  11. Bom, sp, o estado recalcado

    Bom, sp, o estado recalcado por pertencer ao BRASIL e não ao brazil, sempre foi movido a efeito manada. Se até o cunha eles acham herói, o que dizer desses analfas politicos eternos? A imprensa os encilhou e pronto.

  12. Manobras evasivas

    O que fica evidente é que, as mesmas formas que alguns investigados pela operação lava-jato se utilizam para driblar e atrasar o que é hoje o maior ato formal contra a corrupção no Brasil, orquestrado por Sergio Moro e PF,são usadas para falsificar ou diminuir as manisfestações do povo:manipular os números dos presentes, ou não na Avenida Paulista, é tão corrupto quanto,não num mesmo contexto, os próprios atos cometidos pelos petrolões envolvidos no que foi o maior ato de corrupção, contra o seu próprio patrimônio econômico, nunca visto na história.

  13. Fotos

    Gente, esta foto dos homens nus não foi dessa manifestação de ontem. Embora circule como sendo, acho injusto já que aquele foi outro tipo de protesto.

  14. Há cálculos mostando que em

    Há cálculos mostando que em todas as manifestações nos estados onde aconteceram envolveram  cerca de 850.000 pessoas, incluídos os policiais, vendeores de água, refrigerantes e de picolés, menos de 1% do elitorado. Parece um número subestimado, porque certamente havia algo no entorno de 855.000 manifestantes, dáva para ver a olho nu. Esstivessem presentes os coloridos (pretos e pardos), que não se sabe por que motivo preferiram não sair nas fotos seriam ainda mais, certamente 860.000 os presentes. Fica claro que trata-se de um cerceamento asos democratas dispostos a usar o direito consuetudinário que os permite legislar aos gritos pelas ruas onde marcham portando faixas onde mostram os direito que sempre tiveram os que não tem essa de necessidades básicas para sobreviver: afastar os governos que, mesmo timidamente, mostrem-se tendente ao trabalhismo. E o pior não há o mínimo reconhecimento do esforço feito para livrar o Brasil dos males de que padece, nem muito menos da fortuna gasta para, sem a excrescência dos sindicatos e dos movimentos sociais, movimentar esse exército de defensores da livre iniciativa, que primam por ganhar com o suor do rosto dos outros, para os quais o dinheiro é tudo (coisa sagrada).Pobre que se exploda.

  15. Protesto 16/08/2015

    A Paulista tem 2.600 m x 40 m = 104.000 m2. Se foram 1.000.000 de pessoas no protesto, quer dizer que em cada m2 tinha cerca de 10 pessoas, em TODA a avenida! Creio que mais da metade teria morrido por falta de ar! Ou de espaço! Acho que houve um belo exagero!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador