Em carta de demissão, Marta pede a Dilma atenção com nova equipe econômica

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O Estadão publicou na manhã desta terça-feira (11) a íntegra da carta de demissão que a ministra da Cultura, Marta Suplicy, entregou à presidente Dilma Rousseff. O documento, protocolado às 10h na Casa Civil, a senadora faz um balanço dos dois anos de trabalho no primeiro escalão do governo federal e deseja à Dilma sucesso na escolha da nova equipe de governo. A ex-prefeita de São Paulo frisou a construção de um time “independente e com experiência” para o Ministério da Fazenda, que devolva a credibilidade do governo. “Isto é o que hoje o Brasil, ansiosamente, aguarda e espera”, escreveu.

Brasília, 11 de novembro de 2014.

À Excelentíssima Senhora Presidenta da República Dilma Rousseff,

Presidenta Dilma,

Agradeço a honra a mim concedida com o convite para ser Ministra de Estado da Cultura do Brasil nos últimos dois anos de seu governo. Encerro hoje a presente etapa com minha missão cumprida, razão pela qual apresento meu pedido de demissão.

Ao lado de minha valorosa equipe, à qual sou muito grata, tivemos a possibilidade de construir caminhos e encaminhar soluções para nossas sete importantes instituições e fundações coligadas, assim como também pudemos apresentar um país diferente no exterior.

Em meio a inúmeras demandas e carências orçamentárias do Ministério da Cultura, focamos nosso trabalho em valores que nos são preciosos: inclusão da população na produção de cultura e ampliação do acesso aos bens culturais.

Para que o legado de Vossa Excelência viesse a ser sólido, nos dedicamos a viabilizar a aprovação, com êxito, de um conjunto de leis por anos pendentes no Congresso, que possibilitaram criar a coluna vertebral de políticas de Estado da Cultura.

Em dois anos aprovamos o Sistema Nacional de Cultura, o Vale-Cultura, a Lei da Cultura Viva, o Marco Civil da Internet, a Lei de fiscalização do Ecad, a PEC da Música, além de ter enviado à Casa Civil, onde aguardam encaminhamento, o Direito Autoral e a Lei da Meia Entrada.

Por esta oportunidade de servir nosso país nesta função tão especial, de conhecer melhor e conviver com o povo da cultura, estar mais próxima de nossos artistas e raízes profundas, lhe sou grata.

Todos nós, brasileiros, desejamos, neste momento, que a senhora seja iluminada ao escolher sua nova equipe de trabalho, a começar por uma equipe econômica independente, experiente e comprovada, que resgate a confiança e credibilidade ao seu governo e que, acima de tudo, esteja comprometida com uma nova agenda de estabilidade e crescimento para o nosso país. Isto é o que hoje o Brasil, ansiosamente, aguarda e espera.

Volto para o Senado Federal para representar o Estado de São Paulo, por mais quatro anos, com muito vigor, energia e com o firme propósito de fazê-lo com amplitude, seriedade e grandeza. Na condução do Ministério da Cultura, e como Senadora licenciada pelo PT, não me apequenei, o fiz com coragem e determinação. Não fugi à responsabilidade de meu compromisso público ao me posicionar e ter feito o que acreditava ser o melhor para o Brasil e para o povo brasileiro.

 

Marta Suplicy

Senadora pelo Estado de São Paulo (2011/19)

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Acredite na marta quem

    Acredite na marta quem quiser. Eu, fora. Já começou a sua (dela) debandada para o PMDB (ou PSD), em busca de legenda para concorrer à prefeitura de São Paulo. Não aceita o PT, muito menos, o Haddad. Oportunista, desde sempre. Sua carta é omelete com o ovo da serpente.

  2. Voa, voa…

     

    Vai-se a primeira pomba despertada…
    Vai-se outra mais… mais outra… enfim dezenas
    De pombas vão-se dos pombais, apenas
    Raia sanguínea e fresca a madrugada…

    E à tarde, quando a rígida nortada
    Sopra, aos pombais de novo elas, serenas,
    Ruflando as asas, sacudindo as penas,
    Voltam todas em bando e em revoada…

      (Raimundo Correa)

  3. Marta!!!!!!

    A ex-prefeita de São Paulo frisou a construção de um time “independente e com experiência” para o Ministério da Fazenda, que devolva a credibilidade do governo. “Isto é o que hoje o Brasil, ansiosamente, aguarda e espera”, escreveu. caramba, mesmo discurso dos mercadistas inveterados, tá de saída do PT Senadora? pode sair mas o mandato fica e o tempo de tv tb, assim reza a nova Lei a não ser que vá para um partido recém criado..

  4. Apressada

    Pedido de demissão coletiva

    ILIMAR FRANCO 06.11.2014 09p8m

              Todos os ministros do governo estão sendo orientados a entregar uma carta de demissão no dia 18 de novembro. Eles estão sendo comunicados da orientação pelo ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil), que diz que fará o mesmo. O gesto teria como objetivo deixar a presidente Dilma à vontade para fazer a reforma ministerial. O ministro diz aos colegas que essa cortesia evitaria constrangimentos quando começar a ser anunciada a nova equipe.

    http://oglobo.globo.com/blogs/ilimar/posts/2014/11/06/pedido-de-demissao-coletiva-553840.asp

  5. Devemos soltar foguetes com a saída desta socialite

    Recomendar equipe econômica em carta de demissão vazada para o jornal dos quatrocentões paulistas, e todo o PIG é

    demais.

    Ela defendeu o “volta Lula”no ínicio deste ano ainda. Não fez campanha para eleger Dilma.

    Já vai tarde. Esta é Marta é da cota da burguesia paulista. Dilma deve estar soltando foguetes com a saída desta traíra.

    Quando foi derrotada em 2004 – como candidata a prefeito de S. Paulo, cujo seus assessores na época era  Rui Falcão,

    Luis Favre, culpou a sua derrota a política econômica do presidente Lula.

    Marta Teresa Smith Vasconcellos, neta e trineta dos barões de Vasconcellos, casada com Marcio Toledo ligado ao PMDB e ex-presidente do Jockey Club de São Paulo.

    Eagora quer ser candidata a prefeita de São Paulo para substituir Haddad, e está disposta a concorrer pelo PMDB.

    Esta ex-ministra , quando prefeita de São Paulo homenageou o donos das organizações Globo. Dando o nome de

    Avenida Jornalista Roberto Marinho a Avenida que se chamava Aguás Espraiadas, contrariando legislação municipal.

    Esta não deixa nenhuma saudade.

    1. Cota da burguesia paulista??

      Cota da burguesia paulista?? Voce está brincando. Não tem pessoa mais detestada na burguesia paulista, rebelde sem causa, arrogante ao maximo, pedante, falsa populista, tem uma turminha que a bajula porque sairam do chineto aos sapatos Ferragamo graças a ela e por incrivel que pareça estão em Secretarias importantes da gestão Haddad, uma familia de roceiros que chegou aos camarotes da Formula Um sem escalas, esse é o grupo politico com que ela conta,

      o PT que a criou, que a embale.

      1. “Sairam do chinelo aos

        “Sairam do chinelo aos sapatos Ferragamo… ”   .De cabo de esquadra. É por essas e outras que sempre acabo voltando a ler o blog.

      2. A burguesia paulista detesta até sua própria sombra

        Imagina com Marta que fez sua vida política no PT, nunca será perdoada. Mas Marta Suplicy é descendente de família de barôes, filha de industrial, foi casada com um Matarazzo, e agora com um quatrocentão paulista.

        Motivos suficientes para a classe burguesa espumar.

         

         

  6. O pedido de demissão da dona

    O pedido de demissão da dona Marta é tão relevante quanto o não comparecimento da dona Roussef à pelada de fim de ano do Mino, o italiano que além de brilhante jornalista tem português mais claro do que o da maioria dos trepidantes Tapuias. Zé da Justiça, Paulo “Plim-Plim” Bernardo e Edson “sem Energia” Lobão deveriam facilitar a vida da dona Dilma e também pedir as contas. O perigo agora é a presidenta pedir ao cantor Lobão para voltar do exílio em Higienópolis, a São Borja dos bandeirantes,  e assumir a pasta bolivariana da Cultura. Sinto cheiro de impeachment no ar!!

  7. Ex Marta Suplicy

    Votei em você para Senadora do PT, eu, não autoriso você mudar de partido e achar que é a dona do seu mandato no Partdido dos Trabalhadores, vou avisar minha família jamais votar em você, demosntransdo mais uma Erondina, Sonsinha e aquele vendidos e sacanas  que traíram o PT!!!

    1. Que tal esperar ela fazer isso primeiro?

      O que deu nas pessoas aqui do Blog, hem? Todo mundo explodindo em cima de especulaçoes e boatos. Se ela fizer mesmo isso, você terá toda razao para detoná-la. Mas vale a pena esperar que isso aconteça primeiro. 

      1. “Se ela fizer mesmo

        “Se ela fizer mesmo isso”:

        Sem uma unica chance, Anarca.  Que todos me perdoem por tamanha pretensao, mas sempre considerei essa Suplicy como “gente minha”, nao eh estranho?

        E mal sei qualquer coisa sobre ela, esclareca se.

        Outra coisa:  a esse ponto posso dizer que quase todos os infiltrados estao fora do PT por falta de acoes discerniveis sobre o Brasil, e ela NAO eh um deles.

    2. Se é que consegui entender o

      Se é que consegui entender o que você escreveu (não está muito claro), eu peço de forma humilde: não coloque Marta e Erundina no mesmo patamar de Soninha ou Helio Bicudo. Demonstra um grande desconhecimento das trajetórias políticas das duas primeiras. Marta até pode nos decepcionar, mas ela AINDA não fez isso. Um pouco mais de respeito, por favor.

  8. Todos os ministros colocarão

    Todos os ministros colocarão os cargos à disposição.

    Foi o pedido do Mercadante.

    Para que a Dilma fique a vontade para montar o seu novo ministério.

    A Marta será para o partido mais importante no Senado.

    1. Só não precisava do “resgate

      Só não precisava do “resgate da confiança e credibilidade” do Governo.
      Muito agressivo e pró-mercado.

      Parece que Marta procura se aproximar da midia a custa de seu eleitorado progressista.

  9. ex Ministra da Cultura

    O ministério da Cultura realizou uma obra admirável. A Marta para mudar de partido e se candidatar a prefeitura de São Paulo terá que fazê-lo desistindo do senado. Acho que não fará, pois o Haddad ainda será reconhecido pelos seus feitos e será reeleito na cidade de São Paulo, escrevam…

    1. Obra admirável?

      MinC na gestão da Marta foi pusilânime, pra não dizer coisa pior… 

      A greve dos servidores da área que o digam.

      Instituições como a Funart, Cinemateca Brasileira, CTAv, Biblioteca Nacional estão às minguas, com intensas crises de gestão nestes últimos anos… Marta só fez cercar-se de péssimos profissionais, ficando “Fora do Eixo” e empurrando com a barriga… Picaretagem mesmo.

      Seu Ministério foi o que o da Justiça e das Comunicações foram para o governo Dilma até aqui: um estorvo….

      1. Ora, DIlma é conhecida por

        Ora, DIlma é conhecida por seu estilo altamente centralizador. A Presidenta da República tem tanta, ou até mais responsabilidade, que Marta Suplicy, se é que o MinC descambou mesmo para isso que você está dizendo.

        1. Caro Arthur,

          mas não se trata de “jogar a criança com a água da bacia”. Longe disso…

          Apesar dos ganhos (e foram muitos) do seu governo, Dilma teve vários revezes: o MinC é um exemplo. 

          Enquanto ministra Marta “surfou” enquanto pôde no que Gilberto Gil e Juca Ferreira implementaram (Anna de Holanda não conta…). Absolutamenta NADA de novo ela fez.

          Entrou para história como a gestão que cultivou o esquecimento da memória, pois enfraqueceu sobremaneira as instituições e acervos federais de cultura: não renovou projetos e planos de gestão, não fomentou uma aproximação iniciada com outros ministérios (como o da Ciência e Tecnologia e o da Educação), desfez equipes montadas às duras penas pelas gestões passadas do PT, cercou-se de mau assessores, e tampouco realizou qualquer diálogo para novos concursos públicos.

          Enquanto eleitor dela aqui em São Paulo, tristemente reconheço que foi um Ministério que jogou contra (pra pegar leve…).

          Se Dilma é centralizadora, Marta mostrou-se pior: uma pessoa pública extremamente fechada ao diálogo.

          É bom que ela volta ao Senado, de onde não deveria ter saído. O governo precisa de gente por lá.

          E que o MinC não entre mais na “cota” de acordos para apagar incêndio.

          Seria bom que o Juca voltasse.

  10. Dilma sugere ministro da

    Dilma sugere ministro da Fazenda com mais autonomia

    Ricardo Brito

    Tags: Fazenda Dilma autonomia Política Destaques do Dia COMENTÁRIOS (0) -AA+

    Ricardo Moraes | Reuters

    Dilma disse que poderia “surpreender” com a escolha do ministro da Fazenda

    A presidente reeleita Dilma Rousseff acenou a aliados que poderá indicar um ministro da Fazenda com perfil mais autônomo para conduzir a política macroeconômica. Dilma manteve uma série de encontros com a bancada do PT do Senado, com senadores do partido individualmente e com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nos quais chegou a dizer que poderia “surpreender” com a escolha do titular da pasta. A “surpresa” foi entendida como um ministro com mais autonomia em relação ao Planalto do que o atual titular do cargo, Guido Mantega. A presidente deve indicar o escolhido após a cúpula do G-20, em Brisbane (Austrália), nos dias 15 e 16 de novembro.

    Contudo, em nenhuma das conversas, segundo relatos obtidos pelo Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, a presidente mencionou nomes aos interlocutores. Mas, petistas que estiveram com Dilma e Lula – que tem tratado com a presidente da reforma ministerial – nos últimos dias confirmam que o perfil está entre o ex-presidente do Banco Central no governo Lula Henrique Meirelles e o ex-secretário-executivo da Fazenda Nelson Barbosa.

    Um importante quadro do PT no Senado disse que, com qualquer um dos dois nomes, o governo acenará com mudanças. E destacou que Barbosa ou Meirelles só topariam assumir o posto com carta branca para conduzir os rumos da economia a partir de 2015. Após o fraco desempenho da economia neste ano, os próprios petistas reconhecem reservadamente que Dilma precisaria indicar um nome que resgate a credibilidade do governo na área.

    Os parlamentares afirmam que Dilma, que é economista de formação, não pode cuidar da área na prática, como fez no primeiro mandato, ao não delegar poderes integralmente a Mantega. O governo precisa designar alguém para essa condução, abrindo espaço para que a presidente cuide mais prioritariamente da área social e dos projetos de infraestrutura, por exemplo.

    As bancadas do PT da Câmara e do Senado demonstram uma predileção maior por Barbosa. Ele é considerado pelos parlamentares como um nome que teria interlocução política – na Fazenda, Barbosa foi um dos principais articuladores da reforma tributária enviada em 2013 por Dilma ao Congresso. Ao mesmo tempo, avaliam, tem força no mercado para conduzir a política macroeconômica. Entretanto, outro senador petista que conversou tanto com Dilma quanto com Lula na semana passada ficou com a impressão de que Meirelles está sendo, sim, considerado pela presidente para assumir o ministério. Eterno candidato de Lula, ele sempre foi preterido politicamente nos planos de Dilma. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    http://atarde.uol.com.br/politica/noticias/1638213-dilma-sugere-ministro-da-fazenda-com-mais-autonomia

     

     

  11. Íncrível !!

    É a interpretação do PIG pautando todos os comentaristas do blog neste post.

    Oras, o que ela falou em uma frase de dúbia interpretação, todo mundo tá falando. É um desejo.

    E o 90% do resto do texto onde ela fala o que fez no MinC, sem orçamento e em véspera de eleição, não vale nada… ??

    Aprovar o Sistema Nacional de Cultura é pouco? Alguem sabe o que é um SISTEMA NACIONAL?

    Ninguem sabe nada e depois reclamam de papagaios alheios… 

  12. Lamentável Marta. . .

    Lamentável Marta, se não concordava com o governo deveria ter se demitido antes, não na undécima hora e fazer o papelão de escrever essa carta. Qual o motivo? Foi preterida como candidata ao governo de São Paulo? O Ministério da Cultura teve poucos recursos financeiros? Não conseguiu fazer parte do círculo íntimo de amigos e conselheiros da presidenta Dilma? Será que com todo esse tempo de política não conseguiu aprender a ser ética? Lamentável Dona Marta, que triste fim a senhora está construindo para carreira.

  13. Quando Suplicy foi candidato

    Quando Suplicy foi candidato a governador de São Paulo, Marta era esposa dele e foi convidada a discutir questões femininas com mulheres numa favela em Osasco. Ao chegar no local estava chovendo. Marta se recusou a descer do carro para encontrar as mulheres por que a rua era de terra e os sapatinhos dela ficariam sujos. O evento foi então cancelado. Marta já era uma perua babaca naquela época e continua sendo uma perua babaca na atualidade. Nenhuma mudança ocorreu na personalidade dela. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador