Foto: Divulgação
Jornal GGN – O Tribunal Regional Federal da 3ª Região negou um pedido da CPTM para suspender um inquérito que apura se houve pagamento de propina e lavagem de dinheiro envolvendo empresas que formaram consórcios para executar as obras da Linha 5.
Segundo o Estadão, o tribunal decidiu que Mário Bandeira, ex-presidente da CPTM, e José Luiz Lavorente, ex-diretor de operação e manutenção da empresa, devem continuar como investigados.
O inquérito contra ambos nasceu de uma investigação maior sobre fraude no aditamento ao contrato firmado entre o Consórcio Ferroviário Espanhol-Brasileiro (Cofesbra), integrado pelas empresas Alstom, Bombardier Transportation Brasil Ltda e CAF. “O aditivo – um complemento ao contrato – foi firmado em 2005 e destinou-se à aquisição de 12 trens pelo valor total de R$ 223,5 milhões”, apontou o Estadão.
“Como houve prescrição em relação ao crime previsto na Lei de Licitações (art 92), o Ministério Público Federal (MPF) requereu e obteve na justiça o desmembramento do inquérito policial para instaurar um outro destinado à apuração de eventuais crimes de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro”, acrescentou.
Em habeas corpus na segunda instância, os ex-dirigentes tentaram suspender a apuração, alegando que “não há qualquer indício de que tenham cometido esses crimes”.
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Um escândalo enorme que vai
Um escândalo enorme que vai acabar em pizza. A Justiça de São Paulo é vergonhosa.
não entendi o motivo para bloquear a investigação.
não dar em nada mesmo, tudo tucano!
se alguém for condenado, será anulado por alguma irregularidade jurídica. é só o tempo de chegar na 2ª instância.
Pq suspender?
O sistema de trem e metrô paulista é caixa-preta.
Vejam, por exemplo, a Linha Amarela.
A concessionária não tem como bancar a construção de mais estações. O governo resccindiu o contrato, MAS, pagou uma grana, coisa de milhões, pela rescisão!
Entendeu, caro leitor?
A empresa não tem como executar a obra do contrato e ainda ganhou uma grana!
O pior metrô de São Paulo.
Privatizado!
Fora isso, o sistema do Metrô, pra remunerar a empresa privatante, entrega grana limpinha pra ela!
A linha seria ruim e deficitária!
Dá pra entender?
Estamos em São Paulo. A locomotiva do país.
A metáfora começa a ter outro sentido.
E o Serra , Alckmin , Covas, etc ?
Ninguém falou deles ! Ah ! a tramoia toda foi feita por 2 funcionários da CPTM.
A locomtiva do Brasil pára, para os tucanos passarem. E ainda se acham os reis da cocada branca !