Líder dos Sem-Teto teme uso eleitoral das manifestações

Sugerido por Gilberto

Do Estadão

Líder do MTST teme uso eleitoral de manifestações

Após protestos em cinco pontos da capital paulista, Guilherme Boulos criticou os partidos oposicionistas PSDB e PSB que, segundo ele, “têm tentado surfar na onda das mobilizações’

Laura Maia de Castro

São Paulo – O Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) – que afirma ser apartidário- disse temer uso eleitoral das manifestações das últimas semanas.”O risco de uso eleitoral que nós estamos vendo nesses protestos é pelos setores conservadores do País, de grandes partidos como PSDB e PSB que têm tentado surfar na onda das mobilizações com um discurso que ‘não cola’. O que o candidato Aécio Neves tem defendido e o Eduardo Campos tem defendido vai na completa contramão das nossas reivindicações”, disse Guilherme Boulous, um dos líderes do movimento, durante coletiva de imprensa na tarde desta quinta feira, 15.

“O receio que nós temos é que as manifestações sejam utilizadas por esses setores mais conservadores que não nos representam e representam um projeto atrasado na nossa opinião”.Questionado se o discurso do PT atenderia as reivindicações,  Boulous disse que há diferenças até mesmo numéricas entre o governo atual e o anterior, mas que atualmente nenhum governo está comprometido com as reivindicações dos trabalhadores.

Grupo chegou a bloquear a Radial Leste com pneus nesta quinta - Werther Santana/Estadão                   

Werther Santana/Estadão Grupo chegou a bloquear a Radial Leste com pneus nesta quinta 

“O MTST tem uma completa autonomia em relação a partidos e governos.  E não se contempla pelo discurso do PT, do PSDB nem pelo discurso do Eduardo Campos. O MTST tem a sua posição própria e hoje nós entendenos que nenhum governo no País está efetivamente comprometido com o atendimento das reivindicações dos trabalhadores”. Mais cedo, Boulos chegou a admitir que podem ser realizados atos em defesa da moradia durante a Copa do Mundo.

Novo protesto. O próximo ato do MTST está marcado para o dia 22 de maio e pretende reunir 15 mil pessoas na próxima quinta. Diferente dos atos desta semana e de quinta-feira passada, a ideia é que seja um ato público que deve ser divulgado a partir de segunda-feira para a população.

O movimento estima que tenha reunido 6 mil pessoas nos cinco diferentes atos que aconteceram simultaneamente na cidade. Os locais escolhidos foram Radial Leste, em frente ao Itaquerão; na Marginal Pinheiros perto da Ponte João Dias; na Marginal Tietê próximo à Ponte Estaiadinha; na Avenida Giovana Gronchi, perto do Shopping Jardim Sul; e na região da Ponte do Socorro. Em alguns pontos, pneus foram queimados, mas não foram registrados incidentes mais graves.

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não acredito em tanta ingenuidade

    O cara promove manifestação poucos meses antes de eleiões presidenciais e não quer uso político/partidário dela.

    Outra coisa, não lembro de tanta mobilização antes do “minha casa minha vida”.

    Agora, quando algo está sendo feito, com mais de 1,5 mi de casas, ele vem com essa.

    Deveriam estar é precionando os prefeitos das milhares de cidades, com manifestações nas respectivas cidades, para que os prefeitos  aderissem ao programa “minha casa minha vida”.

    Se não é ingenuidade, então é ele que está fazendo uso político. Nada contra, fas parte,só não venha dizer que está com medo do uso eleitoral.

     

     

  2. QUEM PRETENDE “INVIABILIZAR”

    QUEM PRETENDE “INVIABILIZAR” A ARENA CORINTHIANS E A COPA DO MUNDO EM SÃO PAULO

    Guilherme Boulos é o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

    É “filósofo” de formação e filho de Marcos Boulos, chefe da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), do Governo do Estado de São Paulo,.

     

  3. Companheiro Boulos, passa

    Companheiro Boulos, passa amanhã, né? Aqui nesse blog????? Tais brincando… manda esse texto aí para a Leilane ler pra vcs, na Globonews, que ela terá o maior prazer.

  4. Como é tão “ingênuo” o

    Como é tão “ingênuo” o referido…

    não meu caro, não haverá uso eleitoral dessa “onda” de manifestações dos sem teto ou contra a copa (que, repito mais uma vez, foi Luís Inácio Lula da Silva quem trouxe pra nós)…

    Marina, a sonsa, não falará no JN…

    Aécio nem será sondado sobre suas “impressões”…

    Campos idem.

    O enredo é o mesmo, a direita não tem criatividade nem na hora de mentir para os incautos; em 2013 era o MPL que foi pego “de surpresa” pelo uso político que fizeram das demandas deles, nos últimos “protestos” eles estavam até sendo expulsos pelos proto-nazi-fascistas que tomaram as ruas, agora é a vez dos sem teto que estão com “medinho” de disvirtuarem as suas bandeiras, agora é tarde meu brother, a ordem já foi dada, e não são vocês do MTST que darão as coordenadas não.

    Bem vindo ao “momento cívico de 2014” que vocês estão ajudando a construir, só tenham cuidado com os soldados mascarados da extrema-direita, os tais black-bocs e divulgadores do fascisbuque, eles não têm muita simpatia por quem luta por dignidade ou demandas sociais autênticas (como um teto pra se abrigar), o lance dessa gente é o terror mesmo, é convencer a maioria do eleitorado que Dilma e Lula são demônios a serem exorcizados o mais breve possível, a estratégia política desses canalhas começa pela instauração de um estado de convulsão social que começa pela depredação de espaços públicos e termina onde bem sabemos: no nazi-fascismo puro e simples.

  5. Hahahahahaha…
    Você teme?!!

    Hahahahahaha…

    Você teme?!!  Sério?!

    Vocês fazem passeata por moradia e saem no Jornal Nacional contra a copa!! Com direito a comentários do Jabor, que como se sabe, deve ser muuuito a favor de moradia popular.

    Você vê televisão? Lê jornal?

    Teme? Pensando no futuro?!!! Em uma “possibilidade de acontecer”?!!!!

    Já está contecendo. Já aconteceu!.

    Coloquem o Aecim na presidência (que é quem fatura com as passeatas de vocês) que vocês vão ver com quantas borrachadas se acaba com uma manifestação e quantas vezes as futuras manifestações de vocês vão aparecer na televisão (salvo para chamá-los de vândalos-petistas-comunistas-castritas-bolivarianistas, e defender as borrachadas).

    Teme?!

    Pausa para gargalhadas!!!

    Hahahaha

  6. Ué,  movimento tem

    Ué,  movimento tem compromisso com os seus representados e nao com calendario politico de partido algum.

    As pessoas do blog acham que ele deve pautar sua luta ao interesse do PT devido à uma visão tipicamente pelega.

    Se os representados nao tem onde morar, e justo e democratico que se manifestem agora e nao espere interesse de governo algum é IMORAL ler pessoas ditas de esquerda querendo pautar necessidade de trabalhado à interesse de determinado governo.

    Agora as reivindicações tem que observar o limite legal ou seja nao podem haver depredaçoes, não pode haver interrupção de vias publicas de forma total.

    Ocorrendo isso a PM deve agir de forma determinada para resguardar os direitos dos demais cidadãos.

     

  7. Qual é a PROPOSTA do

    Qual é a PROPOSTA do movimento? O governo federal tem um amplo programa de moradias populares, o governo não é fada madrinha, pode fazer determinado numero de casas por ano e está fazendo e entregando, o que eles querem mais?

    Invadir propriedades ? O regime do Brasil prevê propriedade privada de imoveis, invadir é ocupar é negar o regime, é isso? Qual a proposta? Invadir e ocupar? Nem em Cuba é permitido. Incentivar a deseordem não construe um Pais.

    Ninguem tem um “”direito”” à moradia, é preciso trabalhar para comprar uma casa, no tipo de organização socio-economica do Brasil as pessoas empenham boa parte do salario para comprar uma casa, para pagar alguel é preciso ter emprego e renda, qual outro modelo? Como moram na grande São Paulo 20 milhões de pessoas? Ou compraram uma casa ou pagam alguel, qual outro modelo, qual a proposta?

  8. Como a extrema-esquerda é
    Como a extrema-esquerda é ingênua. Sá agora perceberam que o PSDB e a mídia direitista que o apóia surfa na onda de protestos que eles promovem nesse período eleitoral? Francamente, vá ser ingênuo assim na Cochinchina!Não foi por outro motivo que o MST, extremamente politizado, resolveu se abster de manifestações nesse período de Copa do Mundo. Justamente pra não servir de Viagra o inocente útil nas mãos desses reacionários de direita, que ao contrário do PT, que ainda reserva alguma forma de diálogo para os movimentos sociais, ainda tratam o movimentos sociais e a questão social como casos de polícia.O tratamento é na base dos cassetetes, bombas de gás, cavalarias, tropa de choque, porradas e prisões arbitrárias. A exemplo do que aconteceu com o pessoal de Pinheirinho, em São José dos Campos (SP).Certa esquerda parece querer senão “confirmar a incompetência da América católica, que sempre precisará de ridículos tiranos…” à serviço dos mercados para chicotear as costas do povo?Até parece que esqueceram as lições do passado quando a extrema radicalização das Ligas Camponesas (de Francisco Julião) sem querer querendo acabaram colaborando para a eclosão do golpe militar que derrubou João Goulart, depôs e prendeu Miguel Arraes em Pernambuco, e mandou quase toda a esquerda para a cadeia. E depois para os cemitérios.Será que não entenderam ainda que ruim com o PT (que ao menos dialoga) pior com a direita e com o PSDB (que dá porrada e só oferece repressão)? Haja burrice!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador