Marina e a arte da vitimização

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

A candidata Marina Silva (PSB) chorou, na noite de quinta–feira (11), ao desabafar junto à Folha sobre a série de ataques que está sofrendo desde que entrou na disputa presidencial e virou uma ameaça verdadeira à campanha de reeleição de Dilma Rousseff (PT). No banco de trás do carro que a levava de volta ao hotel após um dia longo de agendas no Rio de Janeiro, Marina disse à Folha que irá reagir conforme aprendeu com Lula “lá atrás”, quando era do PT: não vai se render às “mentiras” propagandas pelos adversários.

Marina chora ao falar de Lula e se diz injustiçada

Por Marina Dias, na Folha de S. Paulo

Alvo de uma série de ataques desde que entrou na corrida pelo Palácio do Planalto e virou uma ameaça para a presidente Dilma Rousseff (PT), a ex-senadora Marina Silva (PSB) fez um desabafo e chorou ao ser questionada pela Folha sobre as críticas que recebeu do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem foi aliada por 24 anos.

“Eu não posso controlar o que Lula pode fazer contra mim, mas posso controlar que não quero fazer nada contra ele”, disse na noite de quinta-feira (11), no banco de trás do carro que a levava ao hotel após mais de 13 horas de campanha no Rio de Janeiro.

Emocionada, disse ser quase impossível acreditar que o petista esteja fazendo isso, mas demonstrou que ainda nutre admiração pelo ex-presidente.

“Quero fazer coisas em favor do que lá atrás aprendi, inclusive com ele [Lula], que a gente não deveria se render à mentira, ao preconceito, e que a esperança iria vencer o medo. Continuo acreditando nessas mesmas coisas”, afirmou.

Marina, que frequentemente se declara “injustiçada” pelos ataques do PT, lembrou o que aconteceu com Lula nas eleições de 1989, quando ele disputou a Presidência da República e perdeu para Fernando Collor.

“Sofri muito com as mentiras que o Collor dizia naquela época contra o Lula. O povo falava: Se o Lula ganhar, vai pegar minhas galinhas e repartir’. Se o Lula ganhar, vai trazer os sem-teto para morar em um dos dois quartos da minha casa’.”

Em seguida, acrescentou: “Aquilo me dava um sofrimento tão profundo, e a gente fazia de tudo para explicar que não era assim. Me vejo fazendo a mesma coisa agora”.

Na porta do hotel em Copacabana, após alguns segundos em silêncio, Marina desceu do carro recomposta. Virou o rosto e disse à reportagem: “Mas não tenho raiva de ninguém, não, nem da Dilma. Vou continuar lutando”.

Desde que subiu nas pesquisas, Marina está sob ataques do PT, partido ao qual foi filiada de 1985 a 2009.

Ela deixou a legenda depois de se afastar do Ministério do Meio Ambiente, que comandou por cinco anos no governo de Lula. Marina teve várias divergências com o ex-presidente nesse período. A principal, alega, era a dificuldade para desenvolver sua agenda ambiental.

ESPETÁCULO

Em maio de 2008, ela entregou sua carta de demissão a Lula, que avaliou que a aliada estava fazendo de sua saída do governo um “espetáculo desnecessário”. Era o primeiro atrito público entre os dois.

Pouco mais de um ano depois, ao se desfilar do PT, comparou sua saída a um “divórcio” e disse que nem a legenda nem o governo haviam avançado no tema da sustentabilidade”. Mais desconforto com Lula.

Nos últimos dias, o PT iniciou uma campanha para desconstruir Marina, afirmando que ela não vai dar prioridade à exploração do petróleo do pré-sal e sugerindo que ela é sustentada por banqueiros, numa referência a Neca Setubal, herdeira do banco Itaú que coordena o programa de governo da candidata.

A propaganda petista também apontou problemas de governabilidade numa eventual gestão Marina, associando a candidata a presidentes que não terminaram os mandatos, como Jânio Quadros (1961) e Collor (1990-1992).

A candidata do PSB diz que é vítima de uma “indústria de boatos e mentiras”, que tem o objetivo de “fazer terrorismo” com os eleitores.

CAMPANHA CRUEL

Em seus discursos e entrevistas, porém, a ex-senadora costuma poupar Lula. O petista, por sua vez, usou um comício em Recife (PE), na semana passada, para atacar Marina indiretamente, dizendo que “tem gente querendo acabar com o pré-sal”. “Se for necessário, Dilma, me fale que vou mergulhar e buscar lá no fundo [do mar] o petróleo.”

Aliados afirmam que o petista ainda se constrange ao criticar a ex-companheira de partido, mas ponderam que a disputa eleitoral é mesmo “bastante cruel”.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

114 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Marina tem mesmo é que

    Marina tem mesmo é que agradecer a Lula tudo que conseguiu na política. Quanto ao que considera serem mentiras, realmente não são. O problema é que a candidata diz uma coisa e não assume adiante, mudando de ideia, de comportamento. Ela mesma tem se desgastado com esse modo de agir. E quem tá na chuva é pra se molhar. Quanto às lágrimas, podem ser pelo exposto, como podem ser em razão da pressão que uma campanha impõe a um candidato. É fácil querer ser Presidnte, difícil é topar a campanha, e enfrentar, de cara limpa os adversários. 

  2. Snif. Snif. Snif.
    Mas ela

    Snif. Snif. Snif.

    Mas ela quer ou não ser PRESIDENTE? Ela acha que no cargo mais importante do país vai ser tudo um conto de fadas?

    O PT só está rebatendo as afirmações que ela mesma fez e isso é motivo pra chorar?

    Então a Dilma poderia encher a Cantareira só com o que já teria chorado pelo ataque que recebe 24 horas por dia da mídia.

     

  3. Choro de araque

    Nassif,

    Agora eu fiquei emocionado.

    Uma candidata a presidente que chora por nada, como pode isto ? A acreana perde votos quando abre a boca, agora começará a perder também na hora do chororô.

    A estrutura emocional da candidata é nenhuma.

     

     

    EM NOVA PEÇA DE CAMPANHA, VEJA AGORA VITIMIZA MARINA

    :

     

    Edição desta semana acusa o PT de promover baixarias e disseminar mentiras contra a candidata Marina Silva, do PSB; uma dessas mentiras, segundo Veja, é o fato de Marina ser sustentada por uma banqueira; o problema central da reportagem é que as mentiras são verdades (basta lembrar que Neca Setubal, herdeira do Itaú, bancou 83% dos gastos do instituto de Marina) e que o confronto de ideias e posições faz parte do processo democrático; capa de Veja é reação da Marginal Pinheiros às mais recentes pesquisas sobre a sucessão presidencial, que voltam a apontar o favoritismo de Dilma

     

    13 DE SETEMBRO DE 2014 ÀS 06:36

     

     

    247 – Na ausência de um novo escândalo, a revista Veja desta semana optou por dedicar sua capa a uma peça de propaganda em favor de Marina Silva, candidata do PSB à presidência da República.

    Na capa “A fúria contra Marina”, a revista acusa o Partido dos Trabalhadores de promover baixarias contra a candidata que, hoje, representa a esperança de vitória de setores mais conservadores da sociedade brasileira na disputa presidencial de outubro. “Nunca antes neste país se usou de tanta mentira e difamação para atacar um adversário como faz agora o PT”, diz o subtítulo.

    Veja não se referia às diversas tentativas frustradas comandadas por ela própria para tentar impedir vitórias do PT em 2002, 2006 e 2010, como as capas sobre os dólares de Cuba, o apoio financeiro das Farc ao PT ou os pacotes de dinheiro entregues na Casa Civil – teses que jamais se comprovaram.

    O tema da reportagem desta semana é a crítica que começou a ser feita, pelo PT, a algumas contradições de Marina. O texto de Veja lista o que chama de “as 6 mentiras de Dilma”. Seriam as seguintes: Marina vai abandonar o pré-sal, será um novo Collor, Banco Central independente significa miséria para os brasileiros, Marina é sustentada por banqueiros, vai acabar com o Bolsa-Família e vai tirar R$ 1,3 trilhão de reais da educação e da saúde.

    O problema é que muitas dessas “mentiras” estão mais próximas da realidade do que da fantasia. Foi a própria Marina quem, em seu programa de governo, negligenciou o pré-sal, dedicando algumas poucas linhas ao grande vetor da economia brasileira nos dias de hoje. 

    Sobre o fato de ser sustentada por banqueiros, é uma verdade absoluta. Afinal, Neca Setubal, herdeira do Itaú doou 83% dos recursos que bancam seu instituto. E graças a essa generosidade passou a falar em nome da candidata, defendendo uma agenda que atende ao interesse de bancos privados, com propostas como a independência do Banco Central.

    Sobre ser um novo Collor, a crítica do PT não é dirigida à personalidade de Marina, mas sim à sua falta de sustentatação política e ao fato de se colocar acima dos partidos, com sua promessa de uma “nova política”.

    Ao vitimizar Marina, Veja sinaliza que, hoje, acredita mais na candidata do PSB do que em Aécio Neves, do PSDB, como alternativa mais viável para derrotar o PT. Hoje, faltam pouco mais de vinte dias para as eleições presidenciais, período que comporta mais três capas de Veja.

    Ao que tudo indica, o arsenal de denúncias da revista se esgotou e resta à editora da Marginal Pinheiros apelar a novas peças de propaganda política.

     

  4. Não está preparada para

    Lençois de casado par enxurgar lágrimas da Santa. Pera aí, lágrima de santa? Será que teremos romaria?

     

    Não está preparada para pressão do cargo. Se chora e exteriora isso a todo escrutínio que todos os homens e mulhers

    públicos passam Marina não pode ser presidente. Na menor pressão do Congresso ela vai chorar? E essa de ataques?

    Claro que há os alopadrados, mas se rebater as propostas do programa dela é considerado ataque estamos a pé com

    essa candidata Esse comportamento só mostra que Marina vive em outra realidade, esse discursinho de pa e amor,

    vitimização, governar com os bons é típico de contos de fada, quando o sono fica “mais leve”, ela chora e lembra que a

    vida é a vera!

  5. O tiro pela culatra

    Esse teatro que a Osmarina está fazendo será um tiro que vai sair pela culatra.

    Primeiro porque é falso e a falsidade fica evidente nas suas lamúrias quando diz que é vítima de uma “indústria de boatos e mentiras”, mas não aponta nenhum desses supostos boatos e não cita nenhuma dessas supostas mentiras.

    Segundo porque chama a atenção para um ponto fraco seu, o fato de ter trocado de legenda diversas vezes nos últimos anos, fracassado ao tentar organizar um partido político e estar no partido atual por pura conveniência eleitoreira.

    E terceiro, porém mais importante porque passa imagem de fraqueza e pusilânimidade. O eleitor está escolhendo um líder. Uma pessoa para tomar decisões com firmeza e dirigir o País. Como uma pessoa que desmorona diante das críticas dos adversários em uma simples campanha eleitoral poderá enfrentar as pressões inerentes a esse cargo.

    Imagine que o País seja tacado por uma nação estrangeira, o que a Osmarina vai fazer? Chorar e dizer que não é justo? Reclamar da falta de delicadeza dos inimigos? E durante uma greve? E nas votações no Congresso? E se houver protestos como os de julho de 2013? Ela vai chorar e fazer mimimi na televisão? Onde está a liderança? Que caráter é esse?

    O cargo em disputa envolve pressões, contrariedades e disputa constante, não é certamente um cargo para alguém que não aguenta nem uma crítica a seu programa de governo, que vacila diante de quatro tuitadas,

    É essa a mensagem que o teatro da vitimização está passando aos eleitores.

    Para cair nessa esparrela ou está pior assessorada do que o Aécio Neves ou o desespero é maior do que nós imaginamos.

     

    1. É a Nova Política, chorar e

      É a Nova Política, chorar e fazer beicinho pra conseguir o que quer, por isso Marina entusiasma os black bloc filhinhos de papai vagabundos.

  6. Hilário!

    É de chorar mesmo: verficar as mudanças em Marina Silva. Com o Lula  não aprendeu nada com certeza. Seu programa chega a ser mais neoliberal que o dos próprios tucanos!. Seus apoios caminham cada vez mais para os setores de direita, conservadores e agora agregando os reacionários, uma vez a revista veja assumiu escanradamente sua candidatura.

  7. Toda a linha de Marina é na

    Toda a linha de Marina é na base do coitadinha de mim

    Se achar vítima é um péssimo indicador para quem almeja o executivo

    A auto-piedade gera cegueira

    Dar um jeito de ficar colocando a culpa em várias outras coisas ou pessoas é fruto de despreparo, desconhecimento de si, e fraqueza.

    Daí as constantes mudanças de opinião de Marina

    Marina, pare e reflita: qual é a sua parcela de responsabilidade nisso tudo?

    Haja culpa e penitência….

    de uma fadinha da floresta

    “Dona Santinha”

    1. Pelo menos isto…

      ..ela aprendeu com o filho do Brasil. Não foi ele gerado por mãe que nasceu analfabeta, migrante pau-de-arara, morador da periferia e demais sofrimentos repetidos incansavelmente a ponto de criar uma “hagiografia”?

      1. E a imagem que o povo tem do

        E a imagem que o povo tem do Lula é de alguém que nasceu muito pobre e que venceu as dificuldades sem esmorecer e por isso se tornou presidente ou de quem chora a toda hora quando é criticado?

        Marina não aprendeu nada.

  8. Marina chorou…

    Problema dela. Peça para o titereiro erguer os seus braças para enxugar as lágrimas. Sofredora das matas, santa do pau oco, cara de mogno, cria de cruz credo das servas de Maria. Para que a Neca de Pitibiribas quer se eleger? Deixar a Setúbal governando… 

    Foi derrotada no primeiro teste, não suportou a artilharia stalinista da búlgura dentuça. O que fará numa situação de crise? 

    Marinanete, Dilmão ou Anéscio: o Brasil não merece!

     

  9. Dramalhão rídiculo.
     
    Esse

    Dramalhão rídiculo.

     

    Esse comício, em que sequer o nome dela foi citado pelo Lula, ocorreu há quase uma semana. 

     E ela só lembrou de chorar ontem?

     No episódio da bolinha de papel, o Serra foi um pouco mais convincente. Demorou só alguns minutos para “lembrar” da  dor.

  10. Marina em: uma presidente chorona!

    Obama diz que o Brasil é protecionista. 

    Marina chora!

    Putin declara que o Brasil de Marina deveria dar mais atençao ao banco do BRICS.

    Marina chora!

    Malfaia diz que a presidente Marina não avançou em sua agenda homofóbica. 

    Marina chora!

    Neca Setúbal demite o ministro do meio ambiente Fábio Vaz de Lima.

    Marina chora. 

    Marina agendou uma visita presidencial ao seu Estado Natal. 

    Neca Setubal não autorizou a viagem. 

    E Marina chora. 

    E o desemprego bate recorde. 

    Desta vez, Mairna não teve nem tempo de chorar. Agenda presidencial estressante: chá com Neca Setubal e suas amigas na avenida paulista.

    Neca repreende Marina que não soube se comportar no chá beneficente.

    Marina chora. E pede desculpas.  

    ps. Marina presidente sempre me lembra de uma das frases mais sábias do Nassif:

    BEM FEITO!

     

     

  11. Da série: Lula é meu, não da Dilma

    ao se desfilar do PT, comparou sua saída a um “divórcio” 

    A eterna viúva do Brasil. A Perpétua da novela “Tieta”

    O problema é o ódio que tem da Dilma, por Lula ter preferido esta última na sucessão.

    Lula é sábio mesmo

    1. Então tá, Marina

      Ela diz que o PT botou um diretor para assaltar a Petrobras, ofende quem a acolheu e depois vem chorar quando leva um sacode-iaiá.

      E a Folha mima a figura…

       

  12. Sra Osmarina:

    A senhora demonstra uma grande fraqueza! Há anos Dilma convive com as mais sórdidas mentiras proferidas pela mídia. Calúnias nas primeiras páginas e nos principais noticiários daTV.  Como a senhora reagiria, como presidenta?  Abrindo aleatoriamente a Bíblia buscando solução? No dia de ontem, senhora Osmarina, ao comprar cigarro na revistaria do Supermercado que frequento, a primeira página do Globo, dizia que segundo  a senhora, o PT  colocou o Sr.Paulo Costa na Petrobrás para roubar!  Sra.Osmarina, melhor que eu, a senhora sabe que essa criatura , era funcionário de carreira da Petrobrás, desde a década de 70. E também SABE muito bem , que ele foi afastado, pela DESTEMIDA Dilma, em 2012. Contra tudo e contra TODOS, Dilma teve a coragem de retirá-lo da Petrobrás. A mídia não informa isso. Mas a senhora SABE. Dilma apenas rebate suas mentiras! Que fingimento é esse? Não se vitimize! Como disse um colega aqui, há poucos dias, ( não sei se a frase é essa ) : Quem não pode com a mandinga, não carrega patuá! Aém de competência, o cargo de Presidenta, exige FORTE personalidade, espírito de luta, dignidade e muita força de vontade baseada no esforço de pensar o Brasil. Por mais que respeite as religiões, senhora Osmarina, não é lendo a sagrada Bíblia que resolveremos os muitos problemas desse país continental e que amamos!  Cresça, senhora Osmarina. O país precisa dos FORTES!!!

  13. que coisa mais ridícula…

    Marina se acha diferente de tudo e de todos, mas, detalhe, sem entender nada sobre política de competição, ainda mais como esta que está rolando, com todos, todos precisando se defender de mentiras e de verdades.

    E, ao que parece, ainda quer que seus leitores acreditem que ela não participa de jogos de interesses, mesmo sabendo que a principal jogada dos que lhe dão apoio é justamente fazê-la de vítima de tudo e de todos.

    Tudo que é dito sobre ela atualmente não tem nada de diferente do que sempre foi dito pelos petistas e até mesmo pelos tucanos, como podemos confirmar com os ataques de Aécio.

    Toma vergonha na cara, Marina, cai na real, porque quem se julga santa, perfeita ou intocável, deve se manter afastada da política, justamente para não ter que atuar como os outros, todos, conforme você faz agora e sempre fez desde que saiu do PT.

  14. Cartola, quase sem alteração

    Chora, disfarça e chora
    Aproveita todo este momento
    Que te dá o Datafolha.
    A pessoa que tanto queria
    Antes mesmo de raiar o dia
    Deixou o “Alvorada” para outra
    Oh! triste senhora
    Disfarça e chora
    Todo o pranto tem hora
    E eu vejo seu pranto cair
    No momento mais certo
    Olhar, gostar só de longe
    Não faz ninguém chegar perto
    E o seu pranto oh! Triste senhora
    Vai molhar o deserto
    Disfarça e chora

    1. Mas a “santa” sofredora

      Mas a “santa” sofredora sorriu quando alguém em sua presença chamou a Dilma de anta.

      E a “mater dolorosa” ainda afirmou que não pode controlar o que o Lula pode fazer contra ela. Desconfio que se Lula falasse o que provavelmente ele sabe a respeito dela, aí sim, ela choraria de verdade.

  15. Do The Piauí Herald:

    Após lançar os alicerces da nova física ao provar que um corpo pode ficar, ao mesmo tempo, à esquerda de Dilma e à direita de Aécio, Marina Silva apresentou as bases de uma nova matemática. “Não podemos mais ficar presos a essa polarização entre par e ímpar. Essa é uma visão antiga da matemática que empobrece o debate.

    Em seguida, Marina participou de um almoço beneficente à base de soja orgânica. Na hora de pagar a conta, o garçom perguntou: “Crédito ou débito?”. “É preciso acabar também com essa polarização”, irritou-se Marina. Numa atitude inovadora, coçou os bolsos e sacou um talão de cheques.

  16. Não entendo essa da Marina

     

    Não entendo essa da Marina dizer que lhe cobrar coerência ou definição clara de suas propostas é ataque.

    O que a campanha da Dilma está fazendo na TV é prestar um grande favor ao povo brasileiro porque, vamos que Marina ganhe as eleições, pelo menos ela terá desmentido em público que o que está escrito no seu programa de governo que importou, e redesenhou, não é bem assim, mas o contrário.

    Por exemplo, a tal da independência do BC, para mim quanto mais ela explica mais as minhas orelhas ficam eriçadas.

    1. Como ela reagiria?

      Por ocasião da abertura da Copa do Mundo, nossa Presidenta sofreu uma das piores formas de vaia ( não me cabe aqui repetir as palavras de baixíssimo calão ), que teve origem no camarote Vip, daqueles que hoje  patrocinam a Sra Osmarina. Dilma manteve-se, firme, altiva como é postura dos LIMPOS, e assistiu toda a cerimônia. Como reagiria a Sra. Osmarina? Desmaiaria? Chamaria o Pastor? Consultaria a Bíblia?   O Brasil precisa dos FORTES !!!!!   

  17. Do The Piauí Herald:

    Após divulgar um programa de governo em que apoiava o liberalismo econômico e sexual, a candidática Marina recuou. “Meia Lua inteira! Sopapo, na cara do fraco. Estrangeiro gozador. Cocar de coqueiro baixo, quando o engano se enganou”, admitiu, serena. Pressionada por Silas Malafaia, Marina divulgou uma nota desdizendo o oposto do que disse antes…

    Questionada sobre as constantes alterações em suas posições, Marina foi enfática: “… Onde queres descanso, sou desejo. E onde sou só desejo, queres não”. Segundo o tradutor do Google, a citação quer dizer o seguinte: “Sempre disse que sou a candidata da mudança. Estou sendo coerente mudando de opinião”.

  18. Nos discursos, na fala e na

    Nos discursos, na fala e na postura de Marina sempre notei algo familiar. Agora com essa história de bancar a vitíma, percebi onde vi isso: Marina usa as mesmas técnicas dos pastores evangélicos de televisão – vide Edir Macedo, R.R.Soares, Valdomiro Santiago e outros. A semelhança é espantosa. Como muitos comentaram aqui na postagem, será um (grande) tiro no pé. Arrisco dizer que sua rejeição irá aumentar.

    1. Só para completar minha

      Só para completar minha explicação: é só alguém desperdiçar 5 minutos de seu precioso tempo e assistir alguma pregação do tal Waldomiro Santiago na televisão. O sujeito ri, se mostra um fanfarrão e chora, chora, contando histórias tristes de perseguições, calúnias, etc.Muitos outros pastores fazem o mesmo, só que nas emissoras de rádio, com toda dramatização. Enfim, usam e abusam do papel de vítima diante de seus seguidores. Para mim, Marina está fazendo uso da mesma técnica, sem tirar nem por.

    1. O manchetômetro comparativo

      O manchetômetro comparativo de 1998 e 2014 é de envergonhar qualquer jornalista que trabalha nos jornalões paulistas e carioca. Só mostra como esses tucanos incompetentes são completamente dependentes do PIG pra sobreviver.

  19. Marina descamba todos os

    Marina descamba todos os partidos, declara que o seu ex-partido assaltou os cofres da Petrobrás (cuspindo no prato que comeu por quase 30 anos), diz que vai governar apenas “com homens de bens” (seja lá o que isto significa), e os outros que fazem jogo sujo.

  20. Ela não está aguentando uma

    Ela não está aguentando uma campanha eleitoral. Detalhe: até o TSE negou-lhe direito de resposta contra as afirmações feitas no programa eleitoral de Dilma. E olha que ela é candidata a apenas 1 mês. Em que estado de histeria ela estaria se viesse sofrendo todo tipo de ataques, infamias, calúnias e agressões como Dilma vem sofrendo ao longo dos últimos anos e Lula sofreu durante a maior parte de seu governo? Cai fora, chorona, vai chorar na cama que é mais quentinho. Ajoelhou, tem que rezar, maria osmarina!

  21. marina vitimando-se…

    e querendo crescer na política

    e os banqueiros só no: ObaOba

    fico imaginando um pronunciamento em rede nacional, em caso de vitória, nas urnas, seguida de fracasso político e financeiro:

    …brasileiros e brasileiras! como não aconteceu nada daquilo que me prometeram, choremos juntos!  Buá Buá Buá…

    sendo um  novo sucesso da Globo

  22. No nosso é refresco, no deles pimenta!…

    Quando batem são machões.  Quando apanham são mocinhas. Comportamento típico de filinhos e filinhas de papai!….

  23. O melô da Marina, a coitadinha

    O melô da Marina, a coitadinha

    Mãe-iê
    (Compositor: Osvaldo Nunes / Celso Castro)

    Manhê sabe o que me aconteceu?
    Manhê o Tonico me bateu

    Roubou meu saco de pipoca
    O pirulito e o picolé
    E depois ainda por cima mamãezinha
    Deu uma pisada no meu pé Ai, ai, ai.

    Manhê sabe o que me aconteceu?
    Manhê o Tonico me bateu

    Roubou meu saco de pipoca
    O pirulito e o picolé
    E depois ainda por cima mamãezinha
    Deu uma pisada no meu pé Ai, ai, ai.

    Escute a música com o Palhaço Carequinha: http://www.youtube.com/watch?v=Odd87sBPs3M

  24. marina deve chorar de vergonha pelo que fez…

    Foi Leonardo Boff quem deu o mais arrasador e preciso diagnóstico sobre marina.

    Abandonou os pobres… e serve aos ricos!

  25. Quando ela impôs a divisão do

    Quando ela impôs a divisão do IBAMA, fazendo o governo pagar a conta de um desgaste que era só dela, e enfrentar uma longa greve dos servidores, ela não chorou.

  26. Esse bando de vítimas do PT

    Esse bando de vítimas do PT já deu né? Uma trupe de incompetentes e preguiçosos que queriam o partido a seu serviço e quando não conseguem saem para o nada. Cadê Heloísa Helena? E Cristóvam Buarque, por que esse senador de um projeto só não revolucionou o PDT? E Marina, que nem um partido conseguiu registrar, coisa que até Kassab conseguiu? Alias, estavam Heloísa Helena e Marina juntas e não conseguiram o partido. Como se fala aqui em Recife, parece um bando de menino amarelo criado com vó. É muita falação para pouca produção. Agora Erundina resolveu se juntar ao time. Essas pessoas resolvem se reduzir a tipos feito Bob Freire, que tornou-se mendigo profissional e depois caem no choro. E os feios, sujos e malvados são sempre do PT.

    Marina, querida, case com Gianetti e vá viver a política da felicidade com ele. Aproveite e leve junto as outras crianças.

  27. Agora a Marina chora no ombro

    Agora a Marina chora no ombro do pig. Então tá, vamos comparar.

    Ela falou em 89. Levaram a tal Mirian Cordeiro que acusou Lula de querer que ela fizesse aborto. Isso sem contar o que a prórpria Marina lembrou. Levar sem terra para “dividir as casas das pessoas”. Mas quem está fazendo isso com ela? Ninguém fala na sua vida sexual. Mas a Dilma é chamada de sapatão. Inclusive na campanha de 2010, espalharam na internet a identidade da suposta “namorada”.

    Tem mais: Não se sabe que algum jornal tenha publicado uma ficha falsa da Marina.Não foi acusada de assaltante de banco. Esse mesmo jornal que agora “consola” a “vítima” fez tal coisa. E fez mais. Publicou artigo de um louco que acusou Lula de estuprar um menino na cadeia.

    Agora, se formos para as redes sociais, o que a Dilma e Lula apanham era para encher a cantareira, como disse o Ruy. E quais são os ataques da Dilma? Pre´-sal? Mas a prórpria Marina disse que “temos que superar a era do petróleo”. A independencia do BC? Se o governo não poderá fazer política de juros e câmbio, quem o fará? Os homens de bem? Que a Marina diga quem são, em vez de fazer muxoxo. A coisa é séria.

    É acusada de ser bancada pela banqueira? Bom, a conclusão é natural. Ela não tem salário, e os recuros que bancam o Instituto Marina são 83% vindo da doação da senhora Neca. Imagina se algum instituto Dilma fosse bancado pela CUT? O mundo vinha abaixo.

    Vá chorar na cama que é lugar quente. E deixe a presidência para gente séria e não caôzeira   

        1. Esaa questão é

          Esaa questão é complicadíssima,  Marly.

          Pelo que vimos, a família participou de todo “ritual” pós tragédia (pelo menos até o sepultamento), que culminou no “furacão” Marina. As razões? Estão fora do nosso alcance.  Forças muito, muito poderosas em ação torna tudo nebuloso. Talvez às véspera da eleição algum membrro da clã dê notícia.

  28. Jornalismo vazio

    Esta reportagem da Folha é mesmo muito vazia. Botaram a chará da candidata, Marina Dias, dentro do mesmo carro para acompanhar Blablarina e deu nisso: lamento de nada! A Folha já não tem mais o que dizer da Blablarina e fica com essas reportagens iguais faz com as celebridades de nada, vazias de vida e alma! Tenha santa paciência!!

  29. Uma candidata agressiva com língua afiada e ferina

    Manchete do jornal cearence “O Povo”

    “Comício em Fortaleza

    Marina: Lula me ataca com um punhal enferrujado”

    O passado de Marina Silva (PSB) no PT foi lembrado ontem pela própria candidata à Presidência durante comício em Fortaleza. Ela disse que se sente “apunhalada” pela sigla e pelo principal líder petista, Luiz Inácio Lula da Silva. “Mesmo aqueles que eu defendi, enfrentando jagunços e poderosos, todas as mentiras que disseram contra eles, eles agora repetem contra mim. Com o mesmo punhal enferrujado, eles me cravam as costas”, esbravejou Marina, em palanque na Praça do Ferreira.

    Quem apunhalou o PT foi a Osmarina, jogando-se nos braços dos inimigos de classe dos trabalhadores, e assumindo um programa de governo elaborado por uma banqueira reacionária paulista e alinhado-se a política dos EUA de forma subalterna.

     

     

     

  30. Buááááááá …

    Essa santinha do pau ôco  ta começando a m dar nojo. Antes era só desconfiança. Agora é entojo. Diz o que quer, mas não quer ouvir o que os outros tem pra dizer … Se for presidente, vai chorar todo dia quando o PIG ficar farto dela.

  31. Marina esta se revelando 

    Marina esta se revelando  muito mais dissimulada e cínica que eu poderia imaginar, começo a achar que ela não é igual a Collor e Jânio Quadros , mas sim pior muito pior.

  32. Essa mulher é extremamente

    Essa mulher é extremamente falsa e perigosa.

    Acorda, Brasil

    Lembram do caso do dirigente redista afastado por Marina, chocada com suas fotos com uma barra de ferro nas mãos, depredando o prédio do Itamaraty?
    Mentira.
    O senhor Pedro Piccolo está lá, todo feliz da vida, na direção nacional da Rede Sustentabilidade, ocupando o posto de Coordenador Nacional, oficialmente.

    http://blogdeumsem-mdia.blogspot.com.br/2014/09/politica-o-partido-da-neca.html

  33. AÉCIO TAMBÉM VAI ENTRAR NA ONDA

    A campanha do Aécio já detectou que a onda agora é pagar de vítima, e já está se esforçando para colocar o candidato como a grande vítima do PT.

     

  34. Chorar pode ser bonito, mas

    Chorar pode ser bonito, mas vindo da traíra só mostra dissimulação e ou fortíssimo desequilíbrio emocional. E ela ainda quer governar o Bras(z)il? Vai chorar no ombro da necabanqueira!  

  35. Imagine Marina na abertura de

    Imagine Marina na abertura de uma Copa do Mundo sendo xingada pelas “pessoas de bens”. Iriam cancelar o jogo por causa da inundação no estádio.

  36. Vergonha alheia!
    Mas, gente, este é o truque mais velho do mundo! Chorar durante uma disputa em que a pessoa diz que é a melhor em tudo… Que vergonha alheia! Apoiada pelo poder econômico e midiático em peso, a “coitadinha” desaba porque apontam suas contradições diárias e limitações evidentes.
    Indira Ghandi, Golda Meir, Margareth Thatcher, Angela Merkel, Cristina Kirchner, Hillary Clinton, Dilma… Alguém imagina alguma dessas mulheres apelando para esse teatro farsesco?

  37. Esse tipo de artimha para

    Esse tipo de artimha para comover alguns é conhecida.

    Aposto um doce, que não vai demorar muito e a Marina vai começar dizer que está sendo perseguida porque é: ” Mulher, negra, e ex seringueira”

    Em tempo, vi uma pesquisa que entre os negros, a Marina é a candidata que tem a maior rejeição.

  38.  
     
    Quem está chorando é o

     

     

    Quem está chorando é o povo brasisleiro com esse apoio do FHC e  asseclas para osmarina .

     

    Foram anos de total desgraça .

     

    Lunática, inconstante e mentirosa .

     Da arrogãncia e    incoerência  surge a  incompetência .

  39. Chora Marina. chora

    Não quer sofrer ataques? Que vá pra um convento. O que ela está fazendo nessa disputa? Parece brincadeira essa reportagem. Nóa petistas só estamos usando as regras do jogo.

  40. Sem o desgaste do Governo, restou a guinada a direita.

    O discurso e programa de governo de Marina Silva atual tem como objetivo principal atrair os eleitores do decadente PSDB, além de agradar seus novos aliados políticos, principalmente o grupo Itaú.
    Mas parece que o tiro saiu pela culatra, já que ao se aproximar das propostas defendidas pela oposição PSDB, forneceu as armas necessária para sofrer um intenso ataque do PT.

    Sem do desgaste do Governo da Presidente Dilma restou pouco espaço político  para Marina Silva ocupar um espaço natural a esquerda no espectro político na atual disputa eleitoral, restando dar uma guinada a direita, aproveitando o grande desgaste da oposição PSDB.

    Boa parte do discurso e do programa de governo de Marina Silva é contraditório com seu próprio histórico político, em  muitos dos pontos que agora defende, ela mesmo  já combateu quando estava nas fileiras do PT, principalmente em relação a independência do BC, ao tripé econômico “meta de inflação, superávit fiscal e câmbio flutuante”, e ao aperto fiscal.

    O atual discurso e programa de governo de Marina Silva tem como objetivo principal atrair os eleitores do decadente PSDB, além de agradar seus novos aliados políticos, principalmente o grupo Itaú.

    Mas parece que o tiro saiu pela culatra, já que se aproximar das propostas defendidas pela oposição PSDB, forneceu as armas necessária para o ataque do PT.

  41.   Nisso Aécio tinha razão,

    Nisso Aécio tinha razão, quando disse há vários dias que “Marina faz tentativa constante de vitimização”.

    Se esse choro fosse verdadeiro, e não estratégia furada, se poderia dizer que a candidata é fraquinha emocionalmente, ao contrário de Dilma, uma mulher forte e corajosa, que enfrentou críticas infundadas e de baixo nível durante tantos anos mas manteve a cabeça erguida e o controle emocional.

         

      1. Eu estou falando sério

        Só falo o que eu realmente penso. E é isso aí mesmo. O brasileiro gosta de quem sofre. A identifcação é imediata. As pessoas têm pena. Brasileiro ainda tem um coração mole, na média. A humildade brasileira. As anciãs do nordeste profundo falam “hem heim”, com o tom do pesar, quando se deparam com cenas assim. Eu conheço isso. É assim, fazer o quê? É a cultura brasileira.

        1. Tarde demais

          Poderia funcionar se a imagem da santa fadinha não estivesse irremediavelmente arranhada. 

          Mas infelizmente para a Marina mais e mais pessoas estão percebendo quem ela é e com quem anda. Indisfarçável!

          Acho que o povo é esperto o suficiente para perceber também. Por isso essas lágrimas não terão o efeito planejado.

          1. As lágrimas de Marina são sinceras

            Não há dúvidas sobre isso. Era só o que faltava agora os dilmistas dizerem o contrário rsrs. Além de algozes, vão vender a imagem de quem se regozija com o sofrimento alheio.

  42. A Marina Itaú Traíra tem que

    tomar cuidado, pois o povo pode perceber que ela além de ser uma fraude é uma atriz. Até o dia 05/10 a Marina Itaú Traíra vai bancar de atriz para tentar comover o povo e a Dilma tem que combater essa hipocrisia com argumentos e chamar Marina Itaú Traíra para o debate. Ela não tem como se sair bem do debate porque não tem programa para o Brasil, mas ela vai ter o PIG do lado dela.   

  43. Só falta, agora, para a

    Só falta, agora, para a milagreira, a que se “metamorfoseia”  em toda entrevista que preparam para tentarem construir um deus, de barro para os não imbecilizados politicamente, usar um monte de criancinhas chorando junto com a, até ontem escolhida pelos deuses e, hoje, chorosa por saber das verdades que ela não admitia que pudessem vir à tona de sua vida baseada na metamorfose na atual vida de banqueira, protetora do agronegõcio, dos trangênicos(nem a europa  quer mais esse entulho da mão santo americana). Senhora osmarina, a senhora tem atacado o Presidente Lula e Dilma com tantas inverdades, está trazendo para sua conta velhos fantasmas políticos que o próprio povo já havia defenestrado pelo voto, e vem querer bancar a vítima? Maijésus! O cínismo é coisa imperdoável, é um grande sinal que o oportunismo é sua bandeira.

  44. Estratégia de campanha que carimba a vitória de Marina

    É o passaporte para a vitória. A campanha de Marina é estrategicamente perfeita quando explora as armas e/ou os ataques usados contra ela. A campanha do PSB-Rede usa uma estratégia vencedora.

    Quem pensa que vai ser fácil, vai nessa. Ganhar uma eleição é muito mais do que se valer de grosseria e truculência. A inteligência sempre será a melhor arma.

    1. Grosseria e truculência?

      Grosseria e truculência? Quais? Ninguém aponta. De concreto mesmo é que o PSB pediu, e o TSE negou, dois direitos de resposta. O resto é empulhação que vc agora acaba de confirmar. Ela pode até ganhar (que Deus nos livre!), aí vem o pesadelo. Inclusive para vc, caso não esteja na tal lista dos “homens de bem”.

    2. Questionar a  proposta de

      Questionar a  proposta de governo da candidata, um quebra cabeças que não se completa, vira agressão e grosseria? É importante que detalhemos, sim,  o que ela nos apresenta. Disse no início da campanha que o pré-sal não era importante, diz que vai indenpendentizar o Banco Central… vai manter os programas sociais, mas vai arrochar…Vai promover mais saúde e educação Tem explica como vai fazer. Os modelos neoliberaris que pregavam isso a gente já conhece e sabe no que deram. E administrar um país não é para coitadinha(o)s.O que se percebe é que ela tem domínio pífio sobre o programa de governos, tanto  muda o que disse e escreveu conforme o tom dos questionamentos aumenta. Isso sim é grosseria e agressão.

      Além disso, grosseria haveria se ela fosse questionada enquanto pessoa e não candidata. Nesse aspecto, Lula e Dilma vêm sendo agredidos  e tratados com grosseria há tempos.

  45. Se filmarem ela chorando num discurso numa grande cidade

    Aí é o marketing político perfeito. E com a massa chorando junto, as imagens correndo o país. Não vai ter quem segure mais Marina. O povo acreditará na hora. Brasileiro é chorão, gosta de quem chora, se identifica com quem chora.

          1. O riso e o choro andam juntos, neste caso

            Faz parte. Num funeral, nem sempre se tem espaço apenas para o choro, como eu já escrevi sobre o assunto neste blog. Ao contrário, muitas vezes se ri no velório, justamente por se lembrar dos bons momentos vividos com o falecido. Aliás, são justamente esses bons momentos que fazem a perda ser tão dolorosa.

          2. Piada

            Em um velorio, os irmãos do morto perceberam que a cunhada estava muito feliz diante do caixão, e para piorar de 15 em 15 minutos ela saia e ia ao banheiro, um dos 5 cunhados puto da vida vendo o desrespeito foi tirar satisfação da viuva, “Ai que falta de vergonha é esta, feliz da vida pela morte do meu irmão e ainda por cima não para de perambular pra la e para cá! ela disse,  não estou perambulando não eu sou vou ao banheiro por que choro por onde sinto saudade”.

    1. Nesse ritmo não ficará nem segundo, perde até do Aécio

      O povo acredita em tudo menos em político ou em politica,

      O choro  e as lamentações apenas reforçará as contradições,  e revelará incapacidade total de enfrentar os grandes desafios que tem este país.

      Basta lembrar que até o mês passado boa parte dos eleitores que ontem estavam com Marina Silva, estavam com Aécio Neves.

  46. Mulheres que lideram países

    Mulheres que lideram países importantes sempre mostraram uma personalidade forte, segura: Margaret Thatcher (arghh!!), Angela Merkel, Michelle Bachelet, Dilma Roussef…

    Ninguem quer uma “coitadinha” na presidência.

  47. Tudo muito lindo é perfeito

    Tudo muito lindo e  perfeito se não houvesse dois poréns:

    – toda a campanha de desconstrução de Marina que saiu na propaganda do PT foi baseada no que foi publicado pela mídia, ou seja, na descontrução que a mídia fez da candidata. Dilma discutiu sobre isso na sabatina d’O Globo de ontem;

    – Marina, e qualquer um que tenha visto uma fala pública dela pode testemunhar isso, vive por desconstruir o PT desde que saiu do partido. E ela não pensou duas vezes ao acusar o partido que lhe deu a figura política que é (não foi apenas ela que deu alguma coisa ao partido, como quer demonstrar) de montar uma quadrilha na diretoria da PETROBRAS, depois da “denúncia” da revista que, esta semana, deu a ela capa (abandonado o tucano na sarjeta, o pobre).

    Desconstrução é um jogo que Marina joga há tempos. Mas, como de costume, quando ela joga é bom, quando o outro o faz, é maligno.

    Pois é hora de eu me vitimizar, também: culparei Marina e quem a eleger pelo meu alcoolismo pelos próximos quatro anos (lágrimas para fechar o parágrafo)…

  48. AÉCIO TAMBÉM VAI ENTRAR NA ONDA

    A campanha do Aécio já detectou que a onda agora é pagar de vítima, e já está se esforçando para colocar o candidato como a grande vítima do PT.

  49. Marina não pode bater de

    Marina não pode bater de frente com Lula, nem Aécio pode, é suicidio eleitoral, então ela atribui “os ataques injustos” a uma figura, que:

    Fala como Lula!

    Pensa como Lula!

    Se parece com Lula!

    Meu deus!!! Até se chama Lula também!

    Mais é óbvio que não é o Lula!

    O Lula verdadeiro foi seu companheiro anos e anos de luta, nossa ela até o defendeu! Sério!

    Lula não faria isso de ataca-la com verdades incovenientes durante um campanha presidencial, nãooo, afinal ela é “sucessora”, ainda que o antecessor tenha escolhido outra, ainda que ela tenha pulado fora do barco quando não achou o espaço que queria, pelo menos os Psolistas são muito mais coerentes nisso.

    Mas vá lá espero que os $etubal a ajudem com lencinhos para enxugar lagrimas e outras coisas nece$$árias para a campanha.    

  50. A cada dia que passa cresce

    A cada dia que passa cresce minha antipatia para com essa senhora. Antes era só política; agora, é pessoal.

    A auto vitimização é uma falha de caráter. O bom é que até nesses momentos ela mostra seu super ego: escolhe logo o Lula como detrator. 

    Antes uma embusteira; agora uma embusteira-pretenciosa-farsante.

  51. o que achei mais repetitivo e

    o que achei mais repetitivo e recorrente nessa matéria da folha

    é a papricação da candidata marina.

    impressionante os detalhes.a tal da matéria humana que todo repórter gosta de fazer.

    só que a vitimização é uma faca de dois gumes.

    mostra ainsegurança de marina.

    a ideia de que está sendo atacada não resisite a qq análise.

    pelo que estou lendo e vendo, não há nada disso.

    aqui neste espáço, por exemplo,

    a gente até poderia reclamar do excesso de afagos a marina.

    mas não é o caso….

    é o processo democrático, é o debate salutar.

    então, a conversa de marina de vitimização está furada.   

     

  52. “O Panfletão”

    Caso não houvesse o senhor Argolo, seria a falencia do blog. Tédio, tédio e mais tédio. “O Panfletão” remete-nos aqueles escritos impressos em mimeógrafos a álcool. 

  53. Marina entra no embate com
    Marina entra no embate com Lula de forma calculada!

    Era preciso, pois: 1) Aécio está tentando pregar em suas costas o rótulo de ex-petista e isso aumenta sua rota de queda nas intenções de voto. 2) De fato o eleitorado anti-pt ainda não confia em seu projeto e é interessante atrai-lo.

    Assim, posto que é necessário garantir a ida ao segundo turno, a estratégia deve ter se mostrado interessante para a comissão de campanha. Em uma eleição onde até a Veja já está correndo para o colo de Marina, colocando-a como “vítima”, adotar este tom é o que resta para uma candidatura em descendência.

    É o vale tudo eleitoral..

    Ps. Imagino, se fosse Dilma a adotar essa estratégia (como mostra o “Manchetometro” sua candidatura é muito mais atacada que a de Marina), qual seria a postura dos “veículos de comunicação de massa”..

     

  54. marina e a arte da vitimização

    Até onde eu sei, não é o nordeste que da maioria a condidata Marina. E as mulhes nordestinas não são choronas nem frágeis. Têm tutano suficiente para enfrentar as diversidades com muita coragem. As lágrimas dela são seus argumentos para angariar votos. Deprimente!

    Mas a folha hein? Que materiazinha boba!

     

  55. Será que ela chorou quando

    Será que ela chorou quando descobriram que ela mentiu sobre ter votadoa a favor da CPMF? E nem todo brasileiro gosta de chorão, quem tem que lutar duro todos os dias não têm tanto tempo livre para chorar à toa, o choro só fica para o que vale a pena.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador