MPF lança portal explicativo sobre a Operação Lava Jato

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O Ministério Público Federal criou uma página exclusiva sobre as investigações da Lava Jato. O portal, que abre com uma explicação sobre o nome da Operação, traz infográficos, histórico, fluxograma do esquema de corrupção, o papel de cada órgão (MPF, Polícia Federal, Justiça, CGU, TCU, CADE) nas apurações, as denúncias apresentadas contra todos os réus, e outros detalhamentos.
 
O site foi produzido com o objetivo de transparência e prestação de contas do trabalho já realizado. “Trata-se  da maior investigação de corrupção e lavagem de dinheiro que o país já teve. Com as denúncias, o MPF começa a romper a impunidade dos poderosos grupos econômicos e políticos que, há muitos anos, articulam-se contra os interesses do país”, disse o procurador da República Deltan Martinazzo Dallagnol.
 
A intenção do MPF é de atualizar constantemente a página com os desdobramentos das investigações. “É essencial que a sociedade acompanhe os trabalhos e compreenda de que forma o esquema atuava, para que situações como essa não se repitam”, afirmou o procurador.
 
As explicações são apresentadas de forma didática e de compreensão acessível a todos. Áqueles que querem se aprofundar no acompanhamento, o site explica como ler a tramitação do processo completo no site da Justiça, informando o número da ação, mostrado para cada um dos réus.
 
Resumidamente, as denúncias do MPF para cada um deles também são mostradas, em um panorama geral, além de notícias, os últimos despachos e decisões da Justiça e seção de perguntas e respostas – esclarecendo dúvidas, desde o que é um doleiro até como é formalizada a acusação.
 
A última decisão judicial é relativa à Operação Casa Blanca, um desdobramento da Lava Jato. Foram emitidos mandados de busca e apreensão contra a organização criminosa comandada pelo doleiro Raul Henrique Srour. Já a última notícia registrada foi a ordem de prisão preventiva contra o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. 
 
Os infográficos ilustram quase todos os temas. Faltou apenas o fluxograma de vazamentos das delações.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tá errado o desenho lá em

    Tá errado o desenho lá em cima que representa as empreiteiras. Tá lá um boneco de capacetee e ferramenta na mão. Tinha que ser uma figura bem pançuda fumando um charuto atrás de uma escrivaninha.

    1. Tá errado mesmo

      Tá faltando também o quarto elemento deste fluxo, os partidos políticos do governo, que se beneficiavam do esquema cobrando sua cota nas negociações, dinheiro utilizado, entre outras coisas, para campanhas eleitorais e compra de apoio no congresso. Não ficou claro se este está inserido em Agentes Públicos.

      1. Faltou tambem um tumulo, para

        Faltou tambem um tumulo, para botar o Guerra praquelas 10 MILHAS pegas para que junto com outros abafassem uma CPI . . . sei lá, tá faltando aves neste infográfico, parece haver uma proposital revoada . . . . .

      2. Eles separaram o “núcleo

        Eles separaram o “núcleo político”, que está sendo apurado neste momento com as tais “delações” dos empreiteiros. Essa parte, pelo que entyendi será julgada no STF por causa da prerrogativa de função.

        Os tais “agentes públicos”, portanto, são os “ladrões de carreira” que se tornaram prepostos das empreiteiras e embolsaram – e gastaram – uma dinheirama cheios de “nojo”.

      3. Se vc parasse em partidos políticos, até ia.

        O resto é pura ilação sua de (anti)-torcedor.

        Vá lá cobrar o Gilmar Mendes, que pensa como tú (sem insinuar rimas) de tirar a buzanfa de cima de um processo já decidido de financiamento de campanha.

        Aí dá pra levar seu comentário um pouco mais a sério.

        1. Será mesmo ilação?

          Veremos em algumas semanas.

          Sobre proibir empresas de doar pra campanhas, sou totalmente a favor e não penso como Gilmar Mendes. Embora não vejo como a proibição de doação oficial possa impedir o Caixa 2, principal canal de fomento dos partidos. Pra mim mais efetivo que isso seria buscar meios de reduzr a influencia financeira nas campanhas, reduzindo o custo das mesmas. O voto distrital proporcionaria isso, eleitorado setorizado, campanhas mais enxutas.

      4. Agente Público é abrangente e vem do Direito Administrativo

        Agente Público é abrangente e vem do Direito Administrativo:

        “Todas as pessoas físicas vinculadas, definitiva ou transitoriamente, ao exercício de uma função pública.”
        -Pode ser por eleição, nomeação, designação, contratação…

        (Hely Lopes)
        – Agentes políticos
        – Agentes administrativos
        – Agentes honoríficos
        – Agentes delegados
        – Agentes credenciados

        (Di Pietro)
        – Agentes políticos
        – Servidores Públicos
        – Militares”

        Agora, partidos políticos acredito você esteja querendo de mais, irá ter as pessoas de tal partido que participou do esquema, mas NÃO conheço nenhum partido político que não teve algum filiado envolvido em corrupção. Isso só é possivel se for um partido NOVO e NÃO tenha nenhum filiado que exerceu cargo de “agente público”.Além do mais, partido não pe agente público, pelo que eu saiba.

        1. Jutamente

          Justamente por partido político não ser considerado Agente Público que disse estar faltando o quarto elemento nesse fluxograma. Tá ficando cada vez mais claro que (novamente) o esquema vinha do núcleo dos partidos, e não de um ou outro político. Tá ficando cada vez mais claro que não se trata de simples casos isolados de políticos corruptos. Só não vê quem não quer.

        1. Não, são os gaiatos picaretas

          Não, são os gaiatos picaretas que se fantasiam com capacete de segurança para participar de vistorias de “obras ” e inaugurações fajutas. Eduardo Paes por exemplo é mestre nessa papagaiada.

          Ah, sim, e no caso específico não deixam de sujar as mãozinhas com o tal ouro negro.

  2. Explicam Vazamento Seletivo?

    Explicam o vazamento seletivo de informações a Globo e por que tem escândalo em que investiga-se além dos limites jurídicos e escândalos em que omitem-se, quando não, escondem?

    Se não explicam, é seletivo e portanto, se seletivo, descartável. Cristalino assim, como a saudosa água do volume vivo do Cantareira, né GGN do LN?  

  3.  
     
    Olho para o primeiro

     

     

    Olho para o primeiro quadro:

    Empreiteiras  “Com o objetivo de aumentar a margem de lucro e obter favores, pagavam propina a fim de limitar o número de empresas convidadas para licitações”.

     

    Pergunto: se a Petrobras era dispensada por lei de fazer licitações… fazia algumas vezes ?   ou não fazia ?

     

     

  4. Falta só ao MPF calcular

    Falta só ao MPF calcular também os prejuizos ao país e saber a hora de fechar este processo. Se não tiverem este bom senso serão atropelados pela história.

     

     

  5. Muito boa a iniciativa do

    Muito boa a iniciativa do MP.

    Quem escreveu o artigo foi muito infeliz na frase final.

    MPF não tem que responder por vazamento, porque ninguém deve acreditar em vazamento.

    A mídia escreve o que quiser e diz que foi um “vazamento”, que tem informações e tal.

    Só os tolos acreditam.

     

    1. “Só os tolos acreditam”

      Ou a mídia é advinha ou está com a boca debaixo da torneira (aquela dos >30% da Sabesp).

      Pagando ou digrátis.

      Interessante a sua frase final que pela sua contumaz concordância com a mesma, é uma bela de uma confissão!

      Parabéns!

  6.  
    Olho para o primeiro

     

    Olho para o primeiro quadro:

    Empreiteiras  “Com o objetivo de aumentar a margem de lucro e obter favores, pagavam propina a fim de limitar o número de empresas convidadas para licitações”.

    Pergunto: se a Petrobras era dispensada por lei de fazer licitações… fazia algumas vezes ?   ou não fazia ?

     

     

  7. PIG ESQUECE DA CORRUPÇAO NO METRÕ DE SÃO PAULO

    Gostaria de ver o mesmo empenho do Ministério Público, Polícia, Justiça, etc. nos desvios do metrô de São Paulo.

    Sem dar o mesmo tratamento aos desvios do metro de S. Paulo, fica parecendo que os  agentes públicos são partidários, só investigam, processam, os desvios dos outros, menos o do PSDB.

  8. Lava-gato.

    Uma pergunta, aliás, duas. Montando um site para divulgar uma ação específica, que já estava naturalmente atolando a mídia, não é gastar dinheiro público somente para fazer propaganda de alguns promotores e juízes? Não é um tipo de corrupção com o dinheiro dos contribuintes também?

  9. ótimo, só faltou mesmo

    ótimo, só faltou mesmo explicar o pior de toda essa história:

    o s vazamentos seletivos e aquele rolo que  permitiu a capa de veja.

    se o mp é uma instituição de governo, deveria responder por isso,

    ao não questionar os falsos vazamentos.

    ou, em outras palavras. se os vazamentos não passaram de meras invenções midiáticas.

    ao não contestar isso, o mp assume a responsabilidade.

    um dia esse conluio será descobertto, cedo ou tarde.

    a justiça pode tardar e falhar, a história, não.  

  10. Existe algo que o MPF não

    Existe algo que o MPF não coloca na cartilha, talvez porque acha que a  Vaza Jato “não vaza”, que não há parcialidade… Este tipo de operação Sensacionalista e Midiática serve e muito para dar visibilidade e prêmio de moralidade, honradez, a juiz eleito pelo jornal O Globo como “Personalidade do Ano”. Se realmente quisesse combater a corrupçâo os caminhos seriam outros… Tentariam preservar e  valorizar um Patrimônio Brasileiro que é a Petrobras dos abutres do capital financeiro internacional, pouparia funcionários sérios que alí trabalham, defenderiam com unhas e dentes o Pré- sal…. Tomara que não seja o que pensamos, mas tem todos os indícios da AP-470, erraram e tendem a repetir a dose, claro que com um diferencial a Vaza a Jato irá desempregar milhares de pessoas e juízes  se arrogarão na prepotência e no “direito” de dizer que “combateram a corrupção no Brasil”.Oxalá esta operação caminhe diferente e não quebre o país.Mas existem erros que até leigos na área do Direito percebem.

    1. GLORIOSA LAVA JATO

      Quando o Estado é lesado, a parte, de fato, prejudicada é o POVO! Não existe dinheiro público num Estadao que nada produz! Assim, uma das partes da querela, sempre será o POVO, portanto, nada mais justo que a parte tenha acesso às informações completas do processo: inclua-se aí o que você chama de VAZAMENTO! É meu dinheiro, é seu dinheiro, é dinheiro de mais de 200 MILHÕES de Cidadãos que foi ROUBADO!!! OS DONOS SOMOS NÓS, não o PT, PMDB, PSDB ou qualquer outra FACÇÃO CRIMINOSA sob o comando da ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA Partido dos Trabalhadores e seu chefão LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA e sua escrava analfa e criminosa, a terrorista, DILMA VANA ROUSSEFF!!!

      Estude um pouco sobre DEMOCRACIA e REPÚBLICA (= Res: coisa; Pública)… Simples assim.

      Aqui não há lugar para MIMIMI com “mortaNdela”!!! É cadeia mesmo. E ainda é pouco!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador