O Mais Médicos e a retórica sessentista da oposição

Por Marcus Lima

Comentário ao post “‘Não vamos nos submeter a Cuba’, diz Aécio Neves sobre Mais Médicos

A novidade é menos moderna que a velharia. Isso me assusta no renovador Aécio. Seja por um discurso que em diversas área, é indigente intelectualmente e faz pão e circo para uma classe média reacionária usando um idealismo digno da época da guerra fria, seja porque há um imenso vazio, um vácuo de qualquer idéia que não seja baseada em exemplos. Vamos aos fatos: 
 
1) O revalida é um dos instrumentos do Conselho Federa de Medicina, usado para manter a reserva de mercado, restringindo o acesso de médicos estrangeiros ao país. Assim como a dificuldade de abrir faculdades de medicina, foi uma ferramenta para artificialmente limitar o número de médicos e aumentar o seu ganho. Aí, existem facoteóides, como se faltassem médicos no interior do Brasil, em locais distantes. Para citar: em Campinas, uma cidade de mais de 1 milhão de habitantes, há 75 km de São Paulo, uma das cidades mais ricas do país, HÁ 68 MÉDICOS DO MAIS MÉDICOS. Enfrentar o revalida foi um acerto, não um erro.

 
2) Como tudo que envolve Cuba, o candidato despreza números, e apela para ideologia. Primeiro, para a idéia de que relações internacionais devem se conduzir dessa forma: esmagando Cuba, ignorando seu sistema e princípios. A frente, se verá o reverso da coragem. Depois, ” como financiamos o governo Cubano”. Então é assim, importamos médicos somos comunistas por financiarmos o comunismo? FInanciamos o Comunismo Chinês então. Financiamos Guantánamo, afinal importamos I Phones. Enfim, é de novo meter ideologia, e ignorar os números: de novo, os números da saúde cubana e seus indicadores são invejáveis, até para nações desenvolvidas. 
 
3) Ao contrário da coragem contra os fracos, Aécio e mais recentemente, o Armínio Fraga, defendem a fraqueza diante dos fortes. Segundo Aécio, ” O Brasil se deixou conduzir por nações com pouco apreço pela democracia”. Isso me preocupa, porque grava num é se essas nações são democráticas ou não, ao contrário do que sugere, mas perigoso é o Brasil de deixar conduzir por qualquer nação, ao invés de planejar sua inserção no mundo globalizado de acordo com seus interesses internos. Já Armínio, disse, e, vídeo, que o Brasil tem de deixar de lado a Venezuala, e se atrelar as ” locomotivas do mundo”. É de novo, uma defesa de subsmissão na política externa, que mistura de forma desonesta indigência intelectual com má fé pura. Primeiro, porque no mundo todo, o que se faz hoje em política externa, é pragmatismo. Ou seja: não é a política externa que deve servir de plataforma para projeção de ideologias e lemas, mas para defesa de seus interesses econômicos. Ou são burros os dois, Aécio e Fraga, ou são mal intencionados: veja os Estados Unidos, bastião da “Democracia” no mundo, e questionem se os EUA deixaram de se relacionar com os membros Árabes da Opep e seus sistemas ditatoriais. Portanto, há uma maldade: querer qualificar como matriz ideológica uma política que é também econômica, de inserção em mercados. Aliás: então isso quer dizer que China e Rússia, uma um país não democrático e outra uma democracia que anda migrando em direão a opressão, devem ser ignoradas? Outro ponto tosco do discuros: quem são essas locomotivas economicas e democráticas a quem vamos nos atrelar?  O principal parceiro comercial brasileiro deste momento do BR é a China, que de democrática num tem nada. As democracias Européias e os EUA andam em crise faz tempo: como vão nos ” rebocar”? Enfim, mais um susto: não se menciona, nesse tipo de discurso, nenhum dado concreto, por exemplo, pauta de comério e trocas com os países. 
 
São esses, e mais, os exemplos que me deixam mais assustado. O PSDB tinha Bresser Pereira, Mendonça de Barros, já teve no passado Ciro Gomes. Me assusta o nível de indigência e pobreza intelectual que aingiu o discurso do partido, que agora nada mais é do que um pregação ” Nós x o comunismo batendo na porta”. Será que o PSDB emburreceu tanto assim?
Redação

39 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Sera que lógica, prometida

      Sera que lógica, prometida pelo Aécio, de não financiar Cuba no programa Mais Médico se aplica ao planos de saúde no Brasil?. Afinal, pagamos uma fortuna ao plano de saúde e o médico que nos atende recebe uma merreca, ou não?

  1. Um embuste

    Vou repetir o que comentei em outro post sobre como Ciro Gomes inteligente e acertadamente definiu Aecio Neves:

    “Ele não tem ideias, não formula nada.”

  2. O PSDB eu não sei… Mas Aécio sempre foi assim

    não sei se o PSDB emburreceu mas Aécio Neves sempre falou essas coisas. Desde a primeiríssima vez que foi candidato a governador de MG eu observava nele coisas bem estranhas. Primeiro, ele é um filhinho de papai, mauricinho, nato. Nunca se destacou em nenhuma área do conhecimento, nào foi lider sindical, não é um estudioso e professor emérito, não é um político que aprovou leis inovadoras e fez acordos produtivos. Ele nào tem e nunca teve nada a apresentar!

    Mas sempre houve uma veneração a ele como se por genética “as grandes qualidades do avô” tivessem penetrado no ser do jovem mauricinho drogado (porque esta estória dele cheirar pó até morrer vem de bem antes que a internet tivesse criado o “submundo”). As pessoas falando que ele era genial, falava bem (!) e era um excelente administtrador (sem nunca ter sido administrador antes de ser governador pela primeira vez). Eu via e ouvia e não acreditava…

    Por isso hoje (passados 12 anos de gangue do Aécio no governo de MG) eu não me surpreendo (pouco né, porque até pra mim o Aébrio tá exagerando!). O PSDB piorou? Não sei… Mas Aécio é o mesmo cara que sempre foi, só que ninguém quis ver isso!

  3. Porto de Mariel – Cuba

    Muito bom Marcus!

    Lembrei do Porto de Mariel em Cuba, o mesmo fica 150 KM de Miami e sabemos que a posição estratégica é fator primordial para sua construção. Comércio com os EUA (mercado norte-americano) + América Central.  Uma “Zona de desenvolvimento especial” se fortalecerá no entorno do porto. 

    Em reportagem da BBC Brasil olha o discurso do PSDB na época da inauguração do Porto de Mariel:

    “As principais críticas ao investimento no porto de Mariel partem de partidos opositores – como o PSDB, que se baseia no fato de que o governo brasileiro investe mais em Mariel do que nos portos nacionais.

    Os opositores acusam o governo Dilma Rousseff de direcionar os investimentos a Cuba devido a um alinhamento ideológico com Havana.”

    http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/01/140127_estrada_porto_mariel_kawaguti_rw.shtml

    1. Mariel

       A apresentação deste investimento externo brasileiro, para o povo brasileiro, é um dos maiores fiascos, relativos a já tradicional péssima comunicação do governo federal, que deixou que levassem uma operação economico-estratégica, BARATA e securitizada ( por capitais asiáticos e europeus – Cingapura que opera o Porto), para uma retórica ideológica e tão ultrapassada quanto Fidel Castro e a “barba” de Che Guevara.

        Caso queriam criticar nossa “exposição” a ZEE/ZPE Mariel, sem IDEOLOGIA BARATA, é facil:

        1. Por falta de tecnologia perdemos a operação portuaria

        2. Por falta de empresários capitalizados e com visão de futuro, perdemos os parques de conteirners (3 imensos), para europeus, chineses e cingapurianos.

        3. Devido a restrições trabalhistas nossas, a operação de Mariel será comparavel a Roterdã ( Europort).

        4. Perdemos, por falta de empenho do governo/bndes/eletrobrás, para os russos, a reforma da atual central elétrica de Mariel ( era da década de 60 ) e sua expansão.

        5. Vendemos a “securitização” ( os titulos), para os cingapurianos associados aos chineses, através do Panamá, por preços baratos, “seguramos” pouco “papel”.

        6. Fundos americanos, cubano-americanos, miamescos e novaiorquinos, sediados em paraisos fiscais, estão fortemente entrando em Mariel ( aguardando a expansão- aumento do novo Canal do Panamá), até operadores portuarios do golfo do México ( texanos e da louisiana), estão entrando no rolo. – NÓS NÃO ( construção de porto e terminais dão dinheiro, no ato e pór pouco tempo, a operação dá dinheiro o tempo todo – é futuro em caixa).

         Querem criticar, critiquem, mas em bases sólidas e reais, ideologia só serve em sala de aula ou discursos.

  4. Guerra Fria

    Essa mania insessante de requentar a “guerra fria” para assuntos domésticos é fruto de uma busca exaustiva de se colocar do lado dos “homens bons”, isto é o padrão OTAN até a queda do muro, em contraposição ao “Império do Mal”, os “outros”. Tentam forçar uma bipolaridade idiota, que não resiste a uma análise rasteira, e o que é incrível: totalmente contraditória com o discurso da “entrega do petróleo” do Pré-Sal aos estrangeiros, como andaram insinuando correligionários do candidato citado. Rasteiro, de uma indigência intelectual absurda. Não é por aí que vão dar uma consistência nas propostas de governo.

  5. O PSDB emburreceu

    Há muito tempo e radicalmente. Já em 1994 seus militantes espalhavam que Lula era comunista, e que se Lula fosse eleito quem tinha uma casa de 2 andares iria ter de ceder 1 andar para outra família…

    1. É o contrário, depois foi

      É o contrário, depois foi nosos  governos do PSDB foi que o povo ficou mais inteligente e fez a mesma escoiha que a turma de Busch também achou ser magnífica para o Brasil.

      1. Pois é…

        Mas naquela eleição isso era discurso do então PFL, do PP e da UDR. Em 1989 o PSDB apoiou Lula no 2º  turno. E em 1994 foi o próprio PSDB que encampou esse discurso.

  6. Eu estou falando que essa

    Eu estou falando que essa turma de panacas não tem programa de governo. Eles adoram o programa do PT, só que querem ser eles oo donos dos cofres públicos. Vejam, eles não oferecem nada novo, tudo é cópia do programa petista só que “ajeitado” conforme as conveniencias do oportunistas.

  7. Caros, o PSDB não emburreceu,

    Caros, o PSDB não emburreceu, apenas mostra sua cara. O PSDB, reproduz a velha UDN, sem os intelectuais de outrora e de então e sem a liderança de um Carlos Lacerda. E para piorar, sem as condições internas e externas para nenhum golpe. Somos obrigados à sentir cheiro de naftalina em um terno Armani. É a farsa moderna de uma velha tragédia.

  8. Será que o PSDB emburreceu tanto assim?

    Será que o PSDB emburreceu tanto assim?

    Não carregue pelo resto de sua vida essa dúvida atroz, emburreceu, sim, acredite!

  9. Respondendo a pergunta no

    Respondendo a pergunta no final do texto: sim, o PSDB emburreceu. E faz tempos. 

    Aliar-se ideologicamente ao que há de mais reacionário, e portanto retrógado,  na política nacional, é sintoma de indigência mental política. Quer queiramos ou não, o PSDB possui, sim, bons quadros políticos e intelectuais. Isso ainda torna mais estranha essa obtusidade. 

    Para tornar ainda mais visível e chocante essa marcha-á-ré na história, ainda vem com floreios verborrágicos como esse expresso pelo “saco de ventos” Aécio Neves: “Não vamos nos submeter a Cuba”.

    É bem provável que Castro e seu irmão desistam de tudo e “entreguem a chave” ao Tio Sam depois dessa declaração de independência do candidato tucano. Talvez, não. Talvez tenham uma síncope após crises de risadas. 

    1. Mostro um só quadro do PSBD

      Mostro um só quadro do PSBD que ppresta agora. Havemos de reconhecer que isso só quando o pais estiver literalmente em desgraça, posto que, esses são bom para limpar área,  fazer o serviço amargo necessário para curar e deixar a bola redondinha na boca do goil sem goleiro para o petismo chutar…. e por vezes ainda erra.

  10. Muito mais médicos

    Deixando de lado este PSDB que como oposição é de um raquitismo desconsertante, fico pensando porque governo algum investiu na formação academica de médicos aqui mesmo no Brasil.

    Porque não se fez um projeto educacional com financiamento objetivando a formação de médicos?

    Quem impediu?

    Corporativismo da classe médica ou descaso, incuria, incompetencia, irresponsabilidade dos governantes????

     

  11. Planos e Mais Médicos

    Parabéns Prudêncio por mencionar algo importante: planos de saúde. Sugiro ao Nassif esta pauta. As agências reguladoras foram fundadas para controlar todo o setor que lhe corresponde e não apenas parte dele. Mas a ANS decidiu arbitrariamente tempos atrás só controlar planos individuais e não os planos por adesão numa das justificativas mais bizarras já inventadas, a de que se trata de contratos particulares. Foi a festa para aumentos sem controle. O meu plano, vinculado à Federação do Comércio, teve um aumento estratosférico agora em julho de 19,7%. Portanto, o quadro é assustador. Atualmente a maioria dos planos de saúde no Brasil tem participação majoritária de capital norte-americano que descobriu a “américa” dos planos de saúde no Brasil: lucro puro. Os usuários (consumidores) não tem opção pois os tais  planos individuais (que tem controle de aumentos pela ANS) praticamente desapareceram do mercado. Logo, logo, muita gente dos planos por adesão vão ter de pedir socorro ao Mais Médicos. Deve ser por isso que o Aécio agora decidiu apoiar o programa da Dilma. Seu público deve estar chiando contra os planos de saúde por adesão que estão aplicando os aumentos que bem entendem.

  12. extraordinaria incompetencia

    O sujeito vive dizendo sobre a extraordinaria incompetencia do PT ,mas deixa escapar que vai manter o que  ” está funcionando “.

    As palavras dele retratam aquela famosa foto do Jânio com a cabeça virada para um lado e as pernas sem saber em que direção iriam ….

    1. Inconsistência

      A verdade, Ataíde, é que o ideário de Aécio Neves e sua turma tem a consistência e a firmeza da lama. Eles não têm projeto, não tem direção alguma, a não ser consultar sempre a imprensa cartelizada para saber o que ela quer, e assim palpitar, ora atacando uma coisa, ora dizendo que vai manter a mesma coisa, quando nota que seu comentário foi um desastre eleitoral. Oportunista, mimado pela mídia, típico representante do atraso e “esperteza” da política brasileira. E infelizmente vamos ter de aturar suas hipocrisias e falsidades, porque é o “eleito” de globo-folha-estadao-veja-valor e outros. 

  13. Tentei ler, mas…

    Mas não entendí nada. Exemplos:

    “Assim como a dificuldade de abrir faculdades de medicina, foi uma ferramenta para artificialmente limitar o número de médicos e aumentar o seu ganho. Aí, existem facoteóides, como se faltassem médicos no interior do Brasil…”

    ou:

    “Isso me preocupa, porque grava num é se essas nações são democráticas ou não…”

  14. Não emburreceu, apenas

     Está em rapido processo de dissociação com a realidade, esclerosando, parece que por esta performance de Aécio, ele irá concorrer a Presidência, não contra Dilma Rousseff, mas seus adversários seriam: João Goulart, Luis Carlos Prestes – ou até quem sabe, algum liberal “esquerdizante” e “nacionalista”, como o nefasto Tancredo Neves.

      

  15. Tireóide

    Assim: o WB, do JN, decidiu – faz tempo – que seus telespectadores eram “simpsons”. A globo manda e desmanda nos aécios da vida. O marqueteiro aeciano decidiu de comum acordo com a globo: os eleitores são tão cretinos, imbecis e idiotas quanto os simpsons, portanto, o discurso tem de ser cretinizado, imbecilizado e idiotizado, para que os eleitores simpsons o recebam e o “entendam”: comunismo, religiões, abortos, mais médicos, cuba e cubanos, não vai ter copa, notemos bem, sempre recebem o mesmo tratamento simpsioano por parte da mídia piguenta e, por restante, dos aécios da vida (oportunismo barato). Quem pensava que não podia haver campanha pior do que a do Serra em 2010, não viu nem o começo do que será essa: merda pura.

  16. Não há emburrecimento…

    Creio que a pergunta final, por retórica, está equivocada. 

    Me parece claro que o discurso está alinhado ao eleitor que sustenta o tucanato – São Paulo, em especial, mas também de MG e do “sul-separatista” e  todos os raivosos anti-petistas que pululam nas redes sociais de todas as partes do País, que esperam influenciar outros, indecisos ou mal informados pela imprensa oposicionada.

  17. Não tenham dúvidas
     
    O PSDB

    Não tenham dúvidas

     

    O PSDB não pode emburrecer porque sempre foi burro; nós é que agora estando acostumados a coisa melhor faz mais de uma década não aceitamos mais a burrice deles.

  18. Se é tão importante como

    Se é tão importante como comprovação de capacidade, por que os médicos nacionais não precisam se submeter ao Revalida? Poderia funcionar como o exame de ordem da OAB.

  19. O soldado japonẽs

    O candidato me lembra aquele soldado japonês, o sgt. Onoda, que passou 30 anos na selva das Filipinas sem se dar conta do fim da Segunda Guerra Mundial. Somente em 1974 o fiel soldado abandonou a missão instado por seu antigo comandante, um então livreiro, o qual paramentando-se com suas antigas roupas do exército  do Japão, dispensou-o de sua missão, posto que esta já estava concluída.

    Candidato, eu estive outro dia numa sessão espírito-marxista e o camarada Stalin baixando naquelas plagas, no meio de uma nuvem fumaça de um puro de Havana, pediu-me que lhe avisasse que o comunismo já acabou há algum tempo e que você sinta-se dispensado desta missão de combatẽ-lo, pois combater moinhos de vento é tarefa vitalícia de um tal Quixote de la Mancha, de um tal Cervantes.

    Com todo devido respeito e carinho ao Povo Brasileiro, mas por sua índole e formação, desculpe-me, mas comunismo e Brasileiro nada a ver, são líquídos imiscíveis.

    Passam décadas sacudindo o bicho papão do comunismo na tua frente, mas a questão mesmo sempre foi tirar o pão de sua boca, te condenar ao subdesenvolvimento, se dar bem em cima de sua miséria, mantê-lo na escuridão da ignorância, pois assim é mil vezes mais fácil te dominar e te levar para onde quiserem com retóricas.

    Lamento no Brasil atual, não mais termos políticos da estatura de um Leonel de Moura Brizola para vergastar, com seu pensamento claro e com sua palavras precisas os pequenos aprendizes de feiticeiros, meros falsos bruxos de festas alíenigenas “raloin”.

    Vá lá, meu irmão, se anime e pesquise, pois 1964 não está tão longe assim.

    Não como na mão este pão embolorado, fétido de naftalina. Acorde, paisano e não jogue seu presente e um porvir melhor ainda! As contas coloridas e espelhinhos já não seduzem tanto assim, vá por mim!

    1. Caro Sr. Carlo Zardinni,

      Caro Sr. Carlo Zardinni, tomei a liberdade de copiar o seu comentário e postá-lo no meu FB, com os devidos créditos. Caso não concorde, peço que me informe e retiro de imediato. Um abraço.

  20. Quando Itaquera estiver

    Quando Itaquera estiver formando médicos e mandando para São Paulo, os tucanos paulistas vão dizer que não se submeterão a Itaquera?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador