O manso Lewandowski resistiu mais que Barbosa às ofensas e ameaças

Do O Globo

Ameaças após mensalão levaram Barbosa a antecipar aposentadoria
 
Pessoas próximas contaram que ameaças e agressões na internet e até em locais públicos o levaram a sair do STF
 
Aos 59 anos, Barbosa deixará o STF no final do mês que vem
 
Carolina Brígido e Washington Luiz
 
Maria Lima

BRASÍLIA – A decisão do ministro Joaquim Barbosa de antecipar sua saída da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e também da Corte, prevista para o fim do ano, foi precipitada pelas ameaças que ele vem sofrendo, especialmente por causa de sua atuação à frente do julgamento do mensalão do PT. Aos 59 anos, Barbosa deixará o STF no final do mês que vem. Pessoas próximas ao ministro contaram que as ameaças e as agressões sofridas por Barbosa, pela internet e até em locais públicos, o levaram a decidir sair antes do previsto.

— Não se surpreendam se eu largar o Supremo antes das eleições — avisou Barbosa numa dessas conversas, informando que voltaria a dar aulas e a fazer palestras.

Antes do julgamento do mensalão, o ministro frequentava restaurantes e bares em Brasília e no Rio. E continuou a fazê-lo por algum tempo. Tudo mudou nos últimos meses, especialmente após a prisão de mensaleiros. Com a profusão de ameaças nas redes sociais, e o episódio em que foi abordado por um grupo de militantes do PT, ao deixar um restaurante em Brasília, Barbosa se sentiu forçado a mudar seus hábitos.

— Ele passou a evitar locais públicos por medo em relação à sua segurança. Parou de sair — disse um amigo de Barbosa: — Agora, ele está se sentindo aliviado. Ele estava cansado, quer viver a vida. Estava muito patrulhado, se sentia agredido com palavras, com provocações. Me disse: “Tô precisando viver”.

Ameaças nas redes sociais

Segundo a revista “Veja”, um perfil apócrifo no Facebook dizia que o ministro “morreria de câncer ou com um tiro na cabeça” e que seus algozes seriam “seus senhores do novo engenho, seu capitão do mato”. Outro perfil dizia: “Contra Joaquim Barbosa toda violência é permitida, porque não se trata de um ser humano, mas de um monstro e de uma aberração moral das mais pavorosas. Joaquim Barbosa deve ser morto”. A Polícia Federal investiga a origem das ameaças.

— Esse fator (as ameaças) contribuiu para sua saída antecipada — disse outro interlocutor do ministro.

Barbosa acordou ontem decidido e, de manhã , foi dar a notícia à presidente Dilma Rousseff, que ficou surpresa. Depois, despediu-se oficialmente dos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Como Ilimar Franco contou em seu blog, Barbosa disse a Henrique Alves que não pretende seguir carreira política.

— Política, de jeito nenhum! — afirmou o presidente do STF.

Descontraído, ainda falou sobre o seu futuro.

— Vou fazer como o Lula, vou dar palestras — disse Barbosa.

Após esses encontros, Barbosa anunciou sua aposentadoria precoce no início da sessão de ontem do Supremo.

— Tenho uma informação de ordem pessoal a trazer: decidi me afastar do STF no final de junho. Afasto-me não apenas da presidência, mas do cargo de ministro. Requererei o meu afastamento do serviço público após quase 41 anos. Tive a felicidade, a satisfação e a alegria de compor esta Corte no que é, talvez, o seu momento mais fecundo, de maior criatividade e de importância no cenário político institucional do nosso país. Sinto-me deveras honrado de ter feito parte deste colegiado e de ter convivido com diversas composições e, evidentemente, com a atual composição do STF. Agradeço a todos, meu muito obrigado — afirmou.

Barbosa ficou popular com o julgamento do mensalão, a ponto de ser bem avaliado nas pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República. No entanto, os eleitores não poderão ver seu nome nas urnas em outubro. Além de sua disposição de não concorrer, o prazo de desincompatibilização de juízes com os cargos que ocupam venceu em 4 abril. Quem não fez isso a tempo não pode se candidatar.

— Ele teria que ter se desincompatibilizado até 4 de abril. Parece que o cavalo passou encilhado e ele não colocou o pé no estribo. Não dá mais. Agora, ele está inelegível — explicou o ministro Marco Aurélio Mello.

Amadurecida ao longo dos últimos anos, a ideia de deixar o Supremo começou a tomar forma concreta em janeiro, durante viagem à França e à Inglaterra, onde deu palestras e participou de eventos representando o STF.

— Essa decisão (tomei) naqueles 22 dias que tirei em janeiro, estive na Grã-Bretanha e na França. Aquilo foi decisivo para minha decisão — explicou.

Nos últimos dias, Barbosa procurou ao menos três ministros para contar a novidade — entre eles, Luiz Fux, o integrante do Supremo com quem tem maior proximidade. Os outros não sabiam de nada. Marco Aurélio está no grupo dos surpreendidos.

— Não sabíamos de nada. Pelo menos, eu não tinha conhecimento de que ele deixaria o tribunal. Pega de surpresa o Supremo, pelo menos um dos integrantes, que sou eu — afirmou.

Com a saída do relator do mensalão, o processo será conduzido por outro ministro, a ser sorteado para a função assim que Barbosa deixar a Corte oficialmente. Esse ministro ficará responsável pela execução das penas dos 24 condenados. E tomará decisões referentes ao direito ao trabalho externo de presos no regime semiaberto — benefício que Barbosa negou recentemente a oito condenados, incluindo o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu.

 

Redação

40 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Perfis na internet atacando

    Perfis na internet atacando adversarios politicos eh o que mais tem, essa tentativa tosca de criar no Barbosa a aura de vitimizado nao cola para os mais bem antenados. Isso cola pra quem nao sabe passar dos adjetivos como mensaleiro, petralha, pelego, ladroa, etc. 

    O Barbosa eh cinico demais, mas nessa reportagem estah tudo bem, cinico defendendo cinico eh soma zero.

    1. Pois é, né, Francy? Tadinho

      Pois é, né, Francy? Tadinho dele. Agora, se formos olhar nas redes sociais, no Faceburro, por exemplo, o batman recebe 9 loas de superherói para cada crítica um pouco mais agressiva, tipo “capitão-do-mato”. 

      Se compararmos com que os coxinhas dizem dos “mensaleiros” Dirceu e Genoíno não dá nem para o começo. E vá defendê-los então, para ver. Eu por exemplo, evito comentar quando alguém repete as agressões contra o Genoíno. A pessoa fica transtornada se eu “ousar” defendê-lo.

      O justiceiro do Faceburro trancafia o Dirceu e o Genoino que corre risco de vida, mesmo estes tendo o direito do semi-aberto, e agora quer posar de perseguido por “petistas truculentos”. Ridículo. 

  2. Decisão que nós pagamos?

    — Essa decisão (tomei) naqueles 22 dias que tirei em janeiro, estive na Grã-Bretanha e na França. Aquilo foi decisivo para minha decisão — explicou.

    Naquela viagem que a gente pagou?

  3. Santo súbito!

    Já começou o processo de canonização do Barbosa pela mídia. Mesmo com todas as patadas que ele deu nos jornalistas, será alçado à condição de santo milagreiro por esses mesmos jornalistas…

  4. Isso é conversa fiada.

    Isso é conversa fiada. Barbosa saiu porque não tem estrutura para aguentar tudo que promoveu em torno de si e também porque não gosta de trabalhar, o que é algo notório. Sempre foi o que acumulou mais processos e o que mais tirou licenças, só parou de tirar licensas durante a ap 470 e quando assumiu a presidência, muita coincidência.

    1. Concordo!

      Isto é típico de mal servidores, começam um trabalho e não terminam. Usou a AP 470 para se promover e proteger a família. 

      São as obras inacabadas no Brasil…

  5. O Nassif está ótimo. Reproduz

    O Nassif está ótimo. Reproduz o Globo, Valor Econômico e Estadão. O Suprassumo do conservadorismo / golpismo brasileiro.

    O Globo que apoiou e enriqueceu seus donos com a ditadura agora quer criar novo clima para um golpe. E conta com gente de toda cepa.

     

    Quer dizer que as ameaças contra Barbosa são mais críveis e dignas de matéria do que as ameaças contra os petistas, chamados de mensaleiros?

     

    Faça-me o favor! 

     

    Barbosa saiu porque não terá como se defender quando o inquérito 2474 for ao plenário. Quando o PIG resolver divulgar que o Barbosão impediu acesso amplo a defesa, esconder o envolvimento de Dantas, o relatório da PF sobre as verbas do Visa Electron, base das denúncias falsas, pois não era dinheiro público.

     

    Por favor! Repetir o Globo é o mesmo que aplaudir o golpe.

     

    Aliás, cadê o DARF?

    1. Veja bem, caro Mar da Silva,

      Veja bem, caro Mar da Silva, não sou advogado do Nassif. Mas o que ele tem a dizer sobre essa vitimização patética do Barbosa no Globo, o disse em uma frase. “O manso Lewandowsky resistiu mais à ofensas e ameaças do que Barbosa”. 

  6. Sei…
    O fato das suas

    Sei…

    O fato das suas recentes decisões monocráticas serem criticadas por toda a comunidade jurídica e cuja derrota é certa quando forem a plenário não contou nessa decisão?

    O fato de ter se isolado em relação a seus pares, OAB e associações de juízes por conta de seu temperamento afável também não contou?

    O fato de renomados juízes e advogados usarem constantemente a palavra “ódio” quando se referem a decisões de Joaquim Barbosa não contou?

    O fato da perseguição aos condenados da AP 470, em especial a José Dirceu, que já estava causando vergonha alheia até nos colunistas de direita, não contou?

    O fato das arbitrariedades cometidas durante o julgamento da AP 470 estarem ficando cada vez mais difíceis de serem escondidas também não contou?

  7. Coitado!!! O Globo achou um

    Coitado!!! O Globo achou um jeito de vitimizar Joaquim Barbosa!

    Joaquim Barbosa, numa atitude típica dos valentões, é um arrematado covarde. Está saindo porque cometeu erros absurdos na sua sanha de perseguição aos petistas. E todo o meio jurídico, além de instituições como a Igreja Católica, se insurgiram contra o seus erros deixando-o sem saida. Sua aposentadoria agora tem o intuíto de atingir também o Lewandovski, que como bom juiz que é, vai ter que reformar as lambanças que esse juizeco fez. Além, é claro, de causar problemas ao PT como se nota nesta notícia do Globo.

    Ele vai para a Europa? Pois tomara que fique lá para sempre.

  8. É MENTIRA!
    É MENTIRA
    É

    É MENTIRA!

    É MENTIRA

    É MENTIRA!

    JB vai sair do STF porque está ISOLADO dentro do próprio STF por ter feito chicana, por ter desmoralizado a corte, por querer atrpelar as leis em prol de um projeto pessoal, por questões pessoais.

  9. Quer dizer que….
    com todo o

    Quer dizer que….

    com todo o aparato de segurança de que ele dispõe como ministro, ele reage às “ameaças” abrindo mão e se tornando civil?

    Conta outra.

  10. “Dona Zulmira, de Deus, a

    “Dona Zulmira, de Deus, a senhora. soube que o Padre Coriolano vai deixar a igreja por causa das ameaças da ceguinha Carolina?” – Dona Bartira

  11. “…Antes do julgamento do

    “…Antes do julgamento do mensalão, o ministro frequentava restaurantes e bares em Brasília e no Rio. E continuou a fazê-lo por algum tempo. Tudo mudou nos últimos meses, especialmente após a prisão de mensaleiros. Com a profusão de ameaças nas redes sociais, e o episódio em que foi abordado por um grupo de militantes do PT, ao deixar um restaurante em Brasília, Barbosa se sentiu forçado a mudar seus hábitos.

    — Ele passou a evitar locais públicos por medo em relação à sua segurança. Parou de sair — disse um amigo de Barbosa: — Agora, ele está se sentindo aliviado. Ele estava cansado, quer viver a vida…”

     

    A Globo insiste na mentira para proteger o comparsa, mas é fácil desmenti-la :

    noticia

    Num show musical na Zona Sul do RJ, sendo tietado pelos coxinhas, alienados pela Globo News

     

    Ele não é apenas espancador de mulheres, as vezes ele consegue seduzi-las (Num evento festivo na Bahia)

     

    Ele é grosseiro aqui no Brasil, mas na Europa possui uma delicadeza de um lorde

     

    1. Viver a vida

      Como se percebe no comentário do Antonio Carlos, ele nunca deixou de viver a vida!  E a final da Copa das Confederações se exibindo no camarote do L.Huck? E vai viver a vida muito bem, com o gordo salário que terá mesmo aposentado, sem demonstrar um pingo que seja de arrependimento dos males que causou. JAMAIS esquecerei  a injustificável e maquiavélica atitude de mandar conduzir Genoíno algemado (?) no avião à Brasília, com apenas 4 meses em que numa cirurgia arriscada, carregava no peito uma prótese metálica no lugar de sua veia aorta. Ainda faltavam dois meses de controle absoluto de seu estado. Mesmo sabendo que esse controle continua e, para sempre, reconduziiu-o à prisão novamente, ignorando os pedidos de prisão domiciliar!  É um monstro, ou então, um doente da mente!      

  12. Anitgamente nas peladas de

    Anitgamente nas peladas de futebol a gente falava quando um jogador tava muito ruim: pede para cagar e sai, bom este nnem precisa pedir.

  13. acredito em novelas, globo, joaquim, etc.

    O titulo “ameaças” é por si só convite para o desvio, a globo entretenimento não sabe fazer outra coisa, não argumenta com fatos e quando estes existem são reinterpretados.

    Joaquim atuou no cargo como ator, artista, pintor, musico. As atividades geradoras de obras do mundo das artes são analisadas julgadas amadas ou odiadas por gostos muitos subjetivos; não gosto de Vivaldi, adoro Vivaldi; amo Picasso; arte degenerada do Picasso.

    O “primadonna” Joaquim, diga-se em grande dupla do Marco Collor, Fux, Gilmar “Dantas” este eu coloco em outra categoria penal, outras e outros menos votados, transformaram a ciência jurídica impessoal e neutra, infeliz na ap470 exposta a virtuosismos, palco para outras plateias. A introdução de elementos que em física e matemática seriam imediatamente recusados e com reclusão nos “pineis”, aqui aplaudidos apoiados e chamados de geniais, novo Galileu, Leonardo, Einstein, Fermi. Abriu-se a porteira para gostei, não gostei; a crítica a partir deste momento é coerente, a ciência virou arte e arte é gosto.

    Desponta neste teatro de horrores a sobriedade do Lewandowsky, olhos voltados aos autos processuais, fuga dos holofotes e entrevistas, lucidez na analise dos desvios.

  14. Se merecimento

    Perguntar não ofende: quanto o ministro Barbosa vai ganhar mensalmente com essa repentina aposentadoria?  Vai continuar recebendo salário integral? Sim, porque o  Judiciário ganha altas verbas, especialmente em formas de salário, e especialmente o STF. Inclusive, há pouco , conseguiu no lerdo Congresso Federal, o direito de ganhar salário superiores aos do presidente da República. Nem por isso, o lerdo Jujdiciário vai ganhar em agilidade, preso que está a uma fartura de recursos jurídicos, a uma lentidão que njinghém da área jurídica parece querer mudar. TRnasformado em  figura midiática por conta de seus arropubos em plenário, de seus atos gorsseiros e intempestivos, o Barbosa sai da História com uma imagem triste, acomodada nos confortos do cargo. Haja visto as suas férias na Europa com duas palestras que lhe garantiram cerca de 10 mil reais em forma de diários, algo profundamente imoral já que as palestras estavam sendo pagas pelas entidas que o convidaram e nada acrescentaram a Justiça do Brasil. Me espanta o espaço positivo que se dá agora a um sujeito que não o fez por mercer 

  15. Será?

    Naquela viagem que a nação pagou e ele ganhou a sua aposentadoria tranquila sem precisar mais se preocupar. Essa é a verdade.

  16. Ai que dó do

    Ai que dó do formigão…descobriu que não é unanimidade nacional. Descobriu também que o 1% que o endeusa é pouco demais para SUA VAIDADE.

    QUE MORRA, DE VELHO, E “SEM NINGUÉM PARA TIRÁ-LO DO SOL”.

  17. Foi porque fez m…….,

    Foi porque fez m……., ficou com medo das consequencias e agora os outros é que tem que consertar esta porcaria toda, e para sair de mocinho depois. Nunca vi, na minha santa ignorancia, tanta injustiça numa pessoa só, tanta ilegalidade nos seus atos, em provimento proprio. Cruzes, ja foi tarde.

  18. Piada

    O Ministro é vítima? Tadinho. Ou será que é surto paranóico? De tantos malfeitos a cabeça trai o sujeito. Cria fantasmas mesmo. Talvez seja um resquício de consciência do erro. Agora, que desfrute de seu salarinho mixuruca. Aquele que todo trabalhador brasileiro vai receber quando se aposentar.

  19. Motivo: Ofensas e Ameaças?

    Esta inverdade se apóia em uma das duas ficções: 

    a. Que, de repente as pessoas que xingam muito pela internet, ganharam um poder que derruba presidentes fortes.

    b. Ou era mesmo um presidente fraco [sensível], que se sentiu atingido pelas ofensas e ameaças.

     

  20. Agora o PiG vai passar uma imagem de coitado


    porque ele é negro e muita gente vai acreditar. O capitão do mato vai ajudar o arrocho neves e o campos traira nas eleições. Se o PiG noticiar que merda faz bem para a saúde muita gente vai comer muita merda porque vai acreditar piamente.

    Eu não posso esquecer de parabenizar o Lula pela excelente escolha do capitão do mato para o stf. Agora a Dilma tem a chance de escolher mais um ministro para o stf. Será que ela também vai bancar uma de republicana como fez o Lula?

  21. Triste fim de Joaquim Barbosa

    Mais deprimente, impossivel. Durante o julgamento da AP 470 muitas vezes senti pena de Joaquim Barbosa. Não acho que seja uma vitima social maior que muitas outras. Acho que ele deu a volta por cima nesse quesito, mas é uma vitima de si mesmo. Não tem os codigos, as sutilzas para atuar da forma que atuou. Para ser um Marco Aurélio Mello ou Eros Grau é preciso conhecer os codigos, é preciso ter apoio, é preciso saber até onde da para ir nessa corda bamba e onde deve-se recuar. Ele acha que fazendo o que faz, não compactua com os que ai estão. Ao contrario. Barbosa, em seu delirio condenatorio, atuou ao lado de Gilmar Mendes, Fux, Roberto Gurgel, uma elite à qual ele sempre desprezou, mas aliou-se para chegar aos seus fins. E assim fazendo, rebaixou-se a tudo o que ele diz que condena.

    Enfim,  acho que o ex-presidente Lula deve estar muito admirado e decepcionado de constatar o abismo que é escolher alguém apenas pela indicação de terceiros e um CV cheio de diplomas, que mostraram-se insuficientes. Realmente, justo ao lado do malfadado Caixa 2, vulgo mensalão, este foi o maior erro de seu governo. 

  22. Tá bom… então um sujeito

    Tá bom… então um sujeito mega vaidoso, terceiro na sucessão, que ” trabalha” numa instituição em que os membros tem que ser, praticamente expulsos ( expulsória ), de tão mole que deve ser; que atira para todos os lados, inclusive para dentro da trincheira acertando os próprios pares; resolve deixar o cargo pq foi “ameaçado” por um… tuiteiro… O globo está ficando indecente… Lewandowski não deve ser ” manso”, deve ser um cara normal como são os demais magistrados. JB é que foi o cara destacado para representar o projeto ” tendência ao ódio” dentro do Judiciário e foi esse projeto é que não deu certo, tanto nas ruas qto na Corte. JB saiu pq o projeto que ele representava foi DERROTADO; a derrota não é dele, mas dos grupos de mídia que tentaram criar o clima de vingança, ódio, terror para que a sociedade aceitasse o justiçamento vindo do judiciário e a mídia vendesse essa  ” aceitação” como exigência. O erro do plenário foi acreditar que ainda vivíamos nos anos 70/80 qdo a mídia era poder absoluto e cassava as vozes da sociedade. Acordaram com a mída grande,esquecendo-se ou não sabendo que a sociedade estava bem aqui na blogosfera e que não havia possibilidade de qq acordo em nosso nome. Qdo o ministro Barroso refere-se a José Dirceu, como obsessão nacional, isso fica claro. Mais da metade da população, sequer sabe quem é JD e os que lutam por ele são uma parcela de um partido. A obesessão é dos grupos de comunicação e que foi encampada pelo STF, a sociedade não tem nada com isso. Que a Corte tenha aprendido que a mídia grande NÃO FALA EM NOSSO NOME. Fazer acordo com os grupos de mídia como se estivesse acordando com a sociedade, é ingenuidade ou má-fé. De minha parte, fico com a segunda opção pq apostaram no poder desses grupos de calar as vozes da sociedade para fazer o que queriam, tanto os grupos como o plenário. Esse número que o plenário da Corte encenou, de grande preocupação com a sociedade, foi a coisa mais hipócrita e nojenta que eu já vi na vida. Como foi fácil para ministros do STF aceitarem a ideia de que um pequeno grupo de bilionários falava por toda a sociedade… Quem, com mais de dois neurônios pode imaginar que isso seja ingenuidade?

     

    1. Ue, o Min Ricardo Lewandovski

      Ue, o Min Ricardo Lewandovski quando foi votar em 2012, em SP, quase apanhou dos cidadãos e está firme assumindo a presidência do STF.

      Sem contar que contra ele as ameaças e pressões não vinham de twiter ou facebook, mas da própria mídia corporativa, cujo discurso de ódio praticamente legitimava qualquer atitude contra ele. Foi tb muito xingado e ameaçado em redes sociais, centenas de vezes, e não fez nenhum tipo de reclamação.

      Discurso de ódio que o próprio decano Celso de Mello experimentou na pele quando votou favorável aos embargos infringentes, ocasião em que narrou que após décadas de STF nunca tinha experimentando uma pressão tão violenta.

      Quer dizer agora que por dois twiters o Min Barbosa se sentiu atacado?

      Se fosse assim o Lula já estaria em outro país há muito tempo, já que os ataques contra ele vinham, e continuam vindo, da dita sociedade civil organizada, via mídia corporativa.

      Sem falar da Dilma, cujo sujeito que, em rede social, pediu sua morte, acabou entrevistado por TV Folha e  Panico na TV, após a ameaça e em função do que seria sua ‘legítima’ indignação!!

      E agora querem acreditar que o Barbosa é que é a vítima dessa ‘intolerância’ por causa de dois twiters, ou de estranhos ‘telefonemas’ que teriam sido feitos para sua residência?

      Conheço muita gente que atua na área jurídica, seja delegado, promotor, defensor, advogado, ou serventuário, que lida diariamente com todo tipo de ameaça e pressão, e segue firme no seu ofício sem fazer esse tipo de mimimi do Barbosa.

      Essa inversão que se pretende em favor do Barbosa é patética. Ainda bem que o fluxo de comunicação hj em dia não depende mais desse tipo de mídia não é mesmo?!

       

  23. DEIXA DE SER CRETINOS

    DEIXA DE SER CRETINOS  JORNALZINHO DE LIXO    QUEM  ANDOU AMEAÇANDO A CONSTITUIÇAO E OS DIREITOS INDIVIDUAIS FOI ELE MESMO.  –  ELE  SABIA  MUITO BEM   QUE  ESTAVA FORA  DA LEI   QUE  ACIMA DE  TUDO  FICOU CONTRA OS  SEUS PROP´RIOS PRINCIPIOS  PARA  ATENDER  A PEDIDOS  DA  MIDIA,  PARTIDOS DE OPOSIÇAO  E  PRINCIPALMENTE  DOS  ESTRELADOS  DE PIJAMA  DA   EXTREMA DIREITA.  ESES  SIM  É QUE  O FIZERAM TOMAR A DECISAO DE  PARTIR  AVUADO  POIS  VIROU UM DESPOTA. UM TIRANO. ONDE  NAO CONTAVA NEM SEQUE  COM A SIMPATIA  DOS SEUS PARES.   VISTO QUE  AQUELES  QUE  SE JUNTARAM A ELE PARA  MANTER A FARSA  DO  MENTIRAO  O DETESTAM  PELA SUA COR.  NAO TENHAMOS DUVIDAS DISSO. SO O ENGOLIRAM  PORQUE  ESTAVA FAZENDO O SEU JOGO. É O  CASO DE  GILMAR MENDES  MARCO AURELIO E FUX. 

     

  24. Muito fácil!

    Se for verdade o que esse jornaleco divulga, para descobrir quem faz ameaças ao presidente do stf é só promover investigação e proceder conforme a lei. Simples assim!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador