OAB protocola pedido de impeachment contra Temer

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Eugênio Novaes – Conselho Federal da OAB / Divulgação
 
Jornal GGN – A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) protocolou junto à Câmara dos Deputados um pedido de impeachment contra Michel Temer. De acordo com o presidente do Conselho Federal, Claudio Lamachia, o pedido não impacta em uma desestabilização do país.
 
Trata-se do 13º pedido de impeachment que chega às mão so presidente da Casa Legislativa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que aliado, por sua vez, já avisou que não irá acatar solicitações para a derrubada de Temer do Executivo.
 
De acordo com o pedido da OAB, Temer cometeu prevaricação, o que justifica um processo de impeachment por crime de responsabilidade. “O país não sofre nenhuma desestabilização pela abertura de um processo de impeachment”, disse Lamachia, completando que o documento é “técnico”.
 
Apesar de negar que o pedido possa provocar uma instabilidade ainda maior no país, o presidente do Conselho Federal da OAB afirmou que está “absolutamente tranquilo, em que pese o momento que estamos vivendo”. “Estamos novamente, num curtíssimo espaço de tempo, pedindo o impeachment de mais um presidente da República”, lembrou.
 
Procurado por alguns parlamentares que queriam acompanhar a entrega do pedido de impeachment oficial da OAB, Lamachia disse que preferia fazer o ato isolado, “técnico e cívico”, sem riscos de manifestações ou protestos.
 
Para Lamachia, o áudio grampeado não é o único indício de crime. Por isso, para ele, a suposta manipulação da mídia defendida pelo presidente da República não ameniza as outras provas levantadas contra Temer. 
 
“O fato de esta gravação ter sofrido ou não edição torna-se irrelevante diante das declarações do senhor presidente onde ele torna incontroversos. (…) Temos o crime de responsabilidade do presidente”, afirmou.
 
O documento indica também o que foi mencionado pelo presidente do Conselho da OAB: “Este voto não se pauta única e exclusivamente no conteúdo dos mencionados áudios, mas também nos depoimentos constantes dos Inquéritos e, em especial, nos pronunciamentos oficiais e manifestações do Excelentíssimo Senhor Presidente da República Federativa do Brasil que confirmam seu conteúdo, bem como a realização do encontro com o colaborador”.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. oab….

    Como se construirá uma democracia no Poder Público com Entidadades Civis Ditatoriais? Em pleno 2017, as eleições nesta entidade são indiretas. Ditadura da Prodissão. Ditadura da Carteirinha. E vem falar de democracia? Fora que mancomunada em toda esta orda de corrupção.  Mas como diz o conto, com o naufragio eminente, os primeiros a abandonar o navio, são os ratos. E os ratos mais gordos, sempre vão na frente. Perguntar não ofende: Temer, célebre representante da OAB, totalmente atolado em denúncias e provas de corrupção, com encontros com investigados e indiciados e claramente tramando pela obstrução da justiça, não deveria primeiramente ter seu registro cassado pela OAB? Pu alguém ainda crê que a poipulação são sabe distinguir seus farsantes? E farsante protegendo farsante. Bandido protegendo bandido? 

    1. E isso nem é o pior…

      De Dona Marisa ouço gente bacana, pessoas de boa índole, comprarem e repassarem sem crítica boatos os mais disparatados. Para alguns, D. Maria estaria viva e teria fugido para Cuba. Para outros, ao contrário, D. Marisa teria morrido uma semana antes do anunciado, e o fato teria sido ocultado por Lula em conluio com o Hospital Sírio-Libanês: Lula teria feito isso para explorar midiaticamente uma falsa agonia da esposa. A um desses, eu perguntei: – “Mas não seria impossível que um hospital todo participasse de uma farsa assim mirabolante?” E meu interlocutor: – “Não se pode confiar no Sírio-Libanês!…” E eu: – “Libanês? Quem? O Temer?” 

      Quase apanhei.

  2. OAB: apoiou os golpes de 64 e 2016. BIGOLPISTA.

    Acha que todos somos otários e despossuídos de memória. 

    Agora chuta um governo terminal. 

    A história jamais a perdoará. 

    Ajudou a rasgar a Constituição DUAS vezes.

     

     

  3. A OAB que enrole bem

    A OAB que enrole bem enroladinho o pedido de impeachment do golpista e enfie no …

    Aliás, por onde andam aquele velho esclerosado e o filho do integralista? Da janaína a gente sabe: ela não se cansa de dar demonstrações de que não é uma pessoa no pleno gozo de suas faculdades mentais através de manifestaçõesna internet.

  4. O périplo da OAB na Câmara

    Na Câmara, a OAB enfrentou uma sucessão de obstáculos para entregar o pedido de “impeachment” de Temer. Quando foi entregue o da Presidenta Dilma foi tudo feito com pompa e circunstância. A Câmara hoje é presidida (de novo!) por um acusado de corrupção de codinome Botafogo:

    https://www.buzzfeed.com/severinomotta/os-perregues-que-a-oab-passou-para-entregar-o-pedido-de?utm_term=.cxQNZErVWv#.feJnWmbvEA

  5. A Ordem dos Idiotas do Brasil paga anuidade impeachmental

    Por não sacar que o problema é a merda e não a mosca, a Ordem dos Trouxas do Brasil vai pedir um impeachment an(u)almente.

  6. Faltaram as desculpas a Dilma

    Sem o “erramos” em relação á Dilma, este novo pedido de impeachment, acima de cachorro morto, não limpa a barra da OAB.

    A OAB, com o seu apoio ao impeachment de Dilma ajudou a deflagrar toda esta desgraça.

    Sem desculpas a Dilma não vale nada este novo impeachment, que nem sequer vai passar das mãos do Maia. Apenas um show, como falei, acima de cachorro morto. Total, o Meirelles já garantiu que o golpe segue, mesmo sem Temer, do tipo: “pode chutar que eu garanto”. Agora é fácil, e até o Cunha vai delatar.

  7. Fazem tanto alvoroço com o pedido de impeachment formulado…

    Fazem tanto alvoroço com o pedido de impeachment formulado pela golpista OAB. Enquanto isso, o PT e outros partidos de esquerda já tinham protocolado na Câmara mais de uma dezena de pedidos de impeachment contra o Michel Temer. É muita hipocrisia.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador