Os destaques do Brasileirão, por João Sucata

Esporte Bretão

Os destaques no Brasileirão dependeram das condições materiais, mas também dos homens

por João Sucata

Parafraseando o velhote alemão, no futebol os homens podem fazer boas equipes e vencer em campo; não como querem, porém, mas nos limites das condições materiais dadas. Podemos acrescentar que esses limites são amplos e entre eles, no meio de campo, a competência é fundamental para bater um lado ou outro das possibilidades.

O  Verdão foi ao limite das possibilidades positivas, confirmou-se como campeão graças à competência e seriedade de sua diretoria, de seu técnico. O Coringão nem vaga na Libertadores conseguiu. Não é o que se esperava, depois de sua performance em 2015. O time foi desmontado a tal ponto que nos últimos jogos só Fagner e Uendel entraram em campo. O treinador foi para a seleção e metade da esquadra campeã está na…China, o restante espalhado pelo mundo, Romero no Fla, o time que tirou o 3° lugar no campeonato, com méritos.

Se dispersão é lógica em campeões, se os jogadores se valorizam e fica inviável segurá-los, então o Palmeiras será desmontado logo mais. Veremos.

O Coringão tem que encontrar uma saída para a crise vivida.  Têm dívidas com atletas, têm dívidas do estádio, precisa comprar jogadores, está sendo observado de perto pela Lava Jato, procuradores, Receita e PolíciaFederal etc, a turma que anda se juntando hoje em dia para acabar com os indóceis. A grande torcida em 2017 será para que o Timão consiga sobreviver dignamente, sem ter que apelar para um dono. Com a palavra, a torcida.

O Internacional caiu, lamentável, questão de falta de competência, pois torcida sempre teve.  Os outros três que desceram,  América MG, Santa Cruz e Figueirense não foram surpresa. O Vitória se safou. Em compensação, teremos de volta um outro grande, o Vasco.

Méritos para  Santos, Botafogo e Atlético PR, que gastaram pouco e foram classificados para a Libertadores. A Chape foi o maior destaque, enquanto seus atletas estavam pelo planeta, fazendo bonito. O Esporte também merece menção, especialmente o velho atacante Diego Souza.

O Atlético MG venceu a Copa Brasil e classificou-se para a Libertadores, mas lembremos que foi um dos que mais gastou; tem na lista jogadores caros, como Robinho e Fred. Tinha mesmo que figurar.

Nos próximos dias as emoções continuarão, especialmente com a compra e venda de jogadores. Comprar/contratar jogadores é uma arte, talvez a mais importante função de um time nos dias atuais.

João Sucata

==============================================================

COMO FICOU  A TABELA, APÓS A ÚLTIMA RODADA OS SEIS PRIMEIROS ESTÃO NA LIBERTADORES OS QUATRO ÚLTIMOS CAEM PARA  A DIVISÃO INFERIOR SOBEM AVAÍ, VASCO, A GOIANO E BAHIA

TIME

PONTOS

Palmeiras

80

Santos

71

Flamengo

71

Atlético

62

Botafogo

59

Atlético-PR

57

Corinthians

55

Ponte Preta

53

Grêmio

53

São Paulo

52

Chapecoense

52

Cruzeiro

51

Fluminense

50

Sport Recife

47

Coritiba

46

EC Vitória

45

Internacional

43

Figueirense

37

Santa Cruz

31

América-MG

28

Redação

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Totalmente por acaso, como

      Totalmente por acaso, como diz o sábio Tostão, eu tbm estava lá.

      SEM torcer pra ninguém. Só pra assistir,

      Se Renato é bom técnico, eu não sei.

        Mas a panca e as declarações dele, me dá náusea.

  1. Uma correção. Infelizmente

    Uma correção. Infelizmente (para nós corintianos)  quem foi para o Flamengo foi o peruano Guerrero e não o paraguaio Romero.

  2. Vencedor da Copa do Brasil

    Pessoal, não critiquem o Sucata por escrever que o galo foi campeão da Copa do Brasil.

    Certamente, contaminado pelos atleticanos, entrou no EU ACREDITO.

    Cuidado Sucata, atleticano acredita piamente em Saci Pererê, Papai Noel, Duendes e que eles são BiCampeões de alguma coisa.

  3. Como vc é ruim pra comentar

    Como vc é ruim pra comentar futebol.

    Esperei meses e meses pra comentar,

    Tente outra profissão.

     Não é só isso.É MUITO mais.É um todo.

    Mas , esta é campeã:

    ”Nos próximos dias as emoções continuarão, especialmente com a compra e venda de jogadores. Comprar/contratar jogadores é uma arte, talvez a mais importante função de um time nos dias atuais”

    É uma ‘arte” ou uma sorte mediante tantas ”promessas”?

    Pro seu conhecimento:

    Quando Messi saiu da Argentina pra ir pro Barcelona aos 13 anos, mais 17 argentinos tbm foram pro Barça e outros clubes.Sem contar vários sul americanos.Todos fracassaram e só um venceu.

      Então,é arte de conhecimento de ”olheiros” ?

  4. O autor é da Globo?

    Palmeiras, digno campeão depois de décadas, duas linhas; Santos, vice com equipe de garotos, meia.

    O queridinho da Globo, desclassificado, intermináveis parágrafos.

    Muito engraçado, realmente…

  5. Um blog depende da qualidade

    Um blog depende da qualidade e credibilidade de seus comentaristas…  até mesmo no futebol… este que se autodenomina João Sucata, comete erros crassos…  mas o maior de todos é ignorar um fato notório… ou seja … o campeão da Copa do Brasil de 2016…foi o Grêmio… e não o Atlético Mineiro, de Robinho e Fred – a falta de noção é tanta que cita como destaques referidos jogadores, sendo que Fred nem mesmo disputou a Copa do Brasil pelo Atlético, pois já havia jogado pelo Fluminense… Romero, jogador do Flamengo!!!… ainda …é Sport e não Esporte… de Recife… lamentável… assim desqualifica a banca…

  6. Realmente é contra a banca. LavaJato-acabando com os indóceis!!!

    …”está sendo observado de perto pela Lava Jato, procuradores, Receita e PolíciaFederal etc, a turma que anda se juntando hoje em dia para acabar com os indóceis”…

  7. O destaque do brasileirão foi

    O destaque do brasileirão foi o …..F L U M I N E N S E !

    Com aquela dupla na zaga e não caiu para série B !

    De 38 jogos ganhou apenas 13.

  8. Comentaristas esportivos. . .

    Comentaristas esportivos só se lembram nos finais dos campeonatos dos artilheiros, mas o grande destaque desse brasileirão foi o goleiro Vanderley do Santos Futebol Clube, sem desmerecer os demais jogadores do glorioso alvinegro praiano, como já disseram um time de garotos, foi o grande responsável por muitas e muitas vitórias do Santos. Ainda não entendi porque ainda não foi convocado por Tite para ser o reserva ou terceiro goleiro da seleção.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador