Os protestos e a eficácia do discurso da mídia

Por Dude

Comentário ao post “O PT e o movimento dos sem partidos

Todos os partidos, que chegam ao Poder,  terão um dilema, dentro do quadro político do País. Se forem intransigentes, uma esquerda radical, não irá governar. Poderá até perder, ao longo do tempo, o mandato. E não governa porque o sistema é formado por mais de 30 partidos de centenas de deputados que se passam por sociais-democratas e, no mandato, são plenamente da direita.
 
Assim, o PT teve que recolher muitas de suas bandeiras e caminhar mais devagar. Foi isto que aconteceu. O resto é o restolho do que sobrou.
 
Os movimentos de ruas são políticos, queiram ou não aqueles que os querem interpretar desta ou de outra forma. Todos são políticos,  pois almejam mudança ou querem tumultuar o governo para que forças outras dele se apodere. Isto ocorre no mundo todo. Agora mesmo na Ucrânia,  um governo eleito pelo povo, foi deposto por forças neo-nazistas, que pareciam, antes de sem partido, sem qualquer outra pretensão, mas que lá estavam para tomar o Poder,  como o fizeram.
 
A bagunça foi apoiada e, ainda, o é pela mídia, que vê nestes movimentos todos a possibilidade de desequilíbrio do governo, de forma que a oposição chegue ao Poder.
 
A mídia, diga-se de passagem,  está sendo eficaz. Milhares de brasileiros, principalmente os mais jovens,  entraram na dela, sem avaliar o que havia e o que a oposição legar-lhes-á. Não pensam porque quando Lula entrou no governo ainda eram crianças. Mesmo adultos não se lembra da inflação de 12% ao final do mandato de FHC, nem que o salário mínimo era de 60 dólares.  Nem que o  salário mínimo não comprava sequer uma cesta básica. Nem mesmo que o desemprego tinha atingindo índices recordes. Nem que a pobreza mais extrema estava levando uma geração toda para a ruína.  Não se lembram e não podem ser lembrados ( v. que a judiciario proibiu isto na propaganda do PT) do desemprego que havia e o nível histórico de hoje de quase pleno emprego, quando a Europa há a geração perdida, jovens que estão sofrendo com um índice de quase 50% de desemprego para a sua idade.

 
Não se pode falar. Nada nadinha de nada. O cala-boca da mídia é eficaz.
 
Ainda, ontem, minha empregada doméstica disse que estava com medo da Copa,  pois haveria muitas mortes!
 
Quem quer a continuidade de um tempo tão violento como este? A filosofia jaboriana, digam o que digam, é eficaz. Colocou na  responsabilidade do governo todos os erros e problemas brasileiros, mesmo que muitos e muitos deles sejam de alçada do estado e dos municípios, e outros das condições do próprio povo, de cada um de nós.
 
Deixam de lado, v. gratia, a influência,nos movimentos de forças do exterior ( máxime o Tio Sam), onde foi gerado o “não vai ter copa”, que foi apoiado intensamente pela mídia, que hoje, mesmo o povo querendo assistir, mesmo ganhando dinheiro com ela, que o diga o Romário, este mesmo povo é  em grande maioria contra “os gastos do governo” na Copa, um alarido que a mídia, renita-se, com eficácia, como se realmente estes gastos – diga-se empréstimos, que não chegam a 4 bilhões – fossem tão importantes na aplicação na Saúde e na Educação.
 
Pobre povo, enganado, diariamente, enquanto pagamos aproximadamente 300 bilhões de juros por ano aos rentistas e aproveitadores de nosso povo, com os aplausos da mídia que ainda estão a exigir o aumento dos juros, para evitar a “inflação”, como se esta fosse fruto de crédito que salvou o País do desemprego.
 
O PIG,  queiram ou não, é o grande vencedor. As “verdades” dele são hoje assimiladas por milhares de pessoas que não compreendem sequer que estamos em uma federação, o que é um estado, o que é um município. Que não compreendem que é a Democracia o único caminho que temos para enfrentar nossos problemas. Que não compreendem que todos têm que participar dos partidos políticos, para derrubar as panelinhas, as escolhas dos candidatos pelos grupetos. Não compreendem que não há outra via pavimentada para a melhoria de nossos condições  de vida e desenvolvimento que não a Democracia.
 
Protestar não adianta. Adianta participar. E na participação democrática os pleitos dos protestos serão estudados,  compreendidos e atendidos, dentro dos limites da capacidade dos municípios, dos estados e da União. 
Redação

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Peço desculpas ao Nassif

      De fato, me equivoquei… O post péssimo que me referi não é o do Nassif.

      O post péssimo foi de um tal Monier…. Nem vale a pena citar aqui.. é o tipo de post que só tem como virtudea capacidade de suscitar o debate.

  1. existem dois discursos

    existem dois discursos antagônicos que os “progressistas” esgrimem de acordo com o vento:

     

    1) a mídia tradicional está em franco declínio, tanto a impressa quanto a televisão

    http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/140305/Crise-nos-telejornais-cai-Ibope-na-Globo-Band-e-SBT.htm

     

    2) a mídia tradicional controla a mente das pessoas e fazem com que não votem no PT.

    (este texto)

     

    tem que se decidir em algum momento, gente. Ficar acreditando em mentira alguma hora vai fazer com que vocês não vejam o caminhão que os atropelou.

     

    1. As duas afirmações não são

      As duas afirmações não são nem um pouco antagônicas.

      1 – A mídia tradicional tem AINDA muito poder e influência sobre a opinião pública, principalmente nos segmentos da classe média urbana.

      2 – A mídia tradicional está perdendo esse poder à medida em que perde audiência de forma mensurável e inequívoca, o que é – a propósito – um fenômeno inédito.

      Não tem contradição nem incoerência. Trata-se de duas constatações a respeito das quais se você tiver argumentos para contrapor, seria interessante debater.

       

    2. A realidade é mais complexa…

      … do que esse quadro em preto e branco que você apresentou.

      1) A influência da mídia vem declinando a olhos vistos, tanto que não consegue mais eleger um presidente da república, como fez com Collor  em 1989.  Em parte graças à internet, que traz notícias em tempo real e oferece o contraponto,, desmascarando a  manipulação. Como resultado temos a perda de credibilidade dos grandes veículos.

       

      2)  Sua influência decaiu mas não totalmente. Ela ainda faz a cabeça de uma  certa classe média mais conservvadora, muito sensível ao discurso da moralidade  pública (o que é uma platitude: afinal todo mundo é contra a corrupção!). Mas a direita se apropria (hipocritamente) do discurso anti-corrupção e tenta imputar esse fato ao PT:  a corrupção como característica da esquerda.  Tanto é verdade  que notícias sobre corrupção (ou qualquer fato negativo) do PSDB nunca aparece nesses veículos

       

      3) Como  não há o “outro lado” na grande mídia, essa classe média não tem acesso a outras fontes de informação, acredita piamente  em tudo o que é publicado, sem contraponto.

  2. “…Se forem intransigentes,

    “…Se forem intransigentes, uma esquerda radical, não irá governar…”

    E onde estão estes que esperam uma esquerda radical no governo?

    Constroem umas idéias mirabolantes na cabeça. Esta vem – claro – da vontade de apresentar uma justificativa para tudo. No final ela é bastante cruel, guarda de modo implícito o seguinte aviso:

    “As coisas são assim no nosso país com gente má e perversa na oposição e não sei quantas famílias manipulando a população. é a ordem imutável das coisas o que se pode fazer – no máximo – é caminhar lentamente e esperar que os séculos resolvam o problema”

    Enfim, conversa fiada.

    Para construir uma boa infraestrutura (logística para produção) basta competência. Para reduzir a burocracia da produção de ciência e tecnologia para que pesquisas não fiquem paradas por meses, basta competência.

    Para tornar as empresas públicas motores do desenvolvimento econômico, competência.

    Então é chatíssima esse ritmo “coitadinho do PT, do Lula e da Dilma”, não há um país bacana o suficiente para governarem…

    Ó céus, ó vida…

    1. Chico, sabe o que eu não

      Chico, sabe o que eu não entendo. O pessoal diz que as ” ruas” representam reivindicações de massa que não se sente representada; essa massa tem, pelo menos três partidos, devidamente registrados e aptos a disputar eleições. Se estão representados pelos partidos nas ruas, apesar de terem negado isso até semana passada pq não estariam representados por eles, no Executivo e no Legislativo? Qual o medo de partidos de massa tem de concorrer às eleições? Afora o fato de terem tentado passar disfarçados nas tais manifestações anarquistas ou apartidárias, não há qq razão para não assumir, como estão fazendo agora, que estão sim, na disputa política e da política tradicional. É óbvio que perderam um grupo de manifestantes, afinal, foi uma forma de ludibriá-los mas, uma boa parte, já era desses partidos, sempre foi. O desafio é convencer os que, de fato, estavam se acreditando em um movimento anarquista e apartidário que podem representá-los, ou pelo menos, ter uma chance. Lembrando, é claro, que esse grupo, será disputados por todos os partidos que concorrerão às eleições.

  3. A aposta na desinformação

    No domingo, enquanto comia uma feijoada com amigos, inevitavelmente a política veio à mesa.

    A crítica de que a mídia estava mentindo, deturpando, “fazendo a cabeça” da moçada, insuflando a violência dividiu opiniões.

    “- Se eu não acreditar nos jornais vou acreditar em quem?”

    Óbvio que o argumento da democratização da mídia já era assunto para outra feijoada.

    E a gente conclui que, na média, estamos despreparados para compreendermos toda a complexidade de todos os interesses em jogo.

    E é exatamente aí que a valha mídia aposta: no incauto, no desinformado.

  4. Concordo com muita coisa

    Concordo com muita coisa mas……não acho que esses jovens, muitos totalmente “apolíticos”, tenham alguma pauta ou quiçá entendam o que realmente estão fazendo.  O que houve e há muito ainda,  é uma insuflação pelos meios de comunicação.  Esses jovens nada mais são que massa de manobra….Pois vejamos, se realmente fossem preocupados com os designíos deste país…..estariam às ruas indignados com a falta d’água em SP.  dá para fazer pior que a falta d’água na maior cidade do Brasil?  Vejam vcs que a cobertura dada pela mídia é pífia, quando há.  E assim vai…temos mais vários exemplos pelo Brasil inteiro.  A indignação é seletiva, isso já diz muito.  Esses jovens trataram o governo como se o mesmo fosse uma ditadura, um governo aberto e disposto ao dialogo.  Não havia e nem há necessidade desse escarcéu todo.  Então o que fazem essas pessoas nas nossas ruas?  Nada mais que baderna e reinvindicações, que em até alguns casos, são legítimas, mas feita de forma totalmente errada.  Podem falar o que quiser mas esses movimentos coxinhais, não são legítimos e nem tem por base um interesse repentino dos nossos jovens à política.  O mesmo ocorre  na Ucrânia etc……. Os meios de comunicação perceberam que o ódio e o medo são excelentes ferramentas …..nada melhor que insuflá-los ao máximo e depois colher os “louros” de um fascismo travestido de legitimidade. Assim é no mundo inteiro……são as corporações alimentando esse grande caos mundial, e assim poderem permanecer com suas “algazarras” financeiras.  Há grandes grupos com interesses bem definidos nisso tudo…..só não vê quem não quer. O Brasil está uma maravilha?  Claro que não…..Não sou tão irresponsável ao ponto de dizer uma mentira dessas…..  Mas negar as melhorias feitas, a construção de um país totalmente sucateado, é tão cego quanto afirmar que o mesmo está maravilhoso.  Corrupção?  claro que temos ainda…… Mas é inegável que nunca dantes neste país, houveram tantas investigações. Graças ao governo do PT, que deu autonomia à PF- que ainda permanece, em muitos lugares, aparelhadas por políticos e policiais corruptos- temos todos esses escândalos pipocando por aí.  O duro é que a nossa Justiça, intocável, “imexível” – plagiando certo ministro- é uma das maiores chagas deste país.  Mas aí, ninguém vai às ruas reinvindicar uma verdadeira investigação em cima desses semi deuses que simplesmente avacalharam totalmente com o direito brasileiro.

    1. Falou e disse,

      Falou e disse, Dê!

      São doze anos de ataques permanentes ao PT e governos Lula e Dilma, pela mídia golpista. Nenhum outro partido ou governo teria resistido a tanta Infâmia e distorção da informação em dissonância com a realidade. Por que será que a mídia oculta todos os desmandos dos governos tucanos no estado de São Paulo e ainda promove ações paleativas e irresponsáveis como a utilização e tratamento do volume morto do sistema de abastecimento d’água de Cantareira? Talvez a explicação estaria numa auditoria e levantamento dos gastos com a mídia durante todos esses anos de governos do PSDB.      

  5. a eficácia do discurso da mídia

    Fala-se do Brasil como se nosso país fosse uma imensa fazenda, gerida por um capataz sem nenhuma outra incubência senão resultados promissores. Ora, Somos um país imenso (o 5º em território), temos problemas imensos também. Problemas estes que não foram criados pelo atual governo, pelo contrário, tenta-se, na medida que a política permite, transformá-lo em meis justo e bom de se viver. Uma nação não se constrói somente com políticos ou é composta somente por eles. O mais simples é culpabilizar o governo, em especial os de cunho socialista, por tudo de ruim que nos assola. Se não temos uma boa educação, é culpa do PT, se não temos grandes empresas de tecnologia, é culpa do PT, se a nossa malha de infraestrutura é deficiente, é culpa do PT, se a economia nacional passa por momentos difíceis, é culpa do PT, se aumenta exponencialmente a violência (mesmo que a maioria dos crimes violentos sejam por motivos banais e não vinculados a criminalidade apologética/midiática, que mais contribui para violência, em face da glamourização dos bandisos pé de chinelo). Ainda, se existe corrupção, foi o PT que a inventou e com ela é leniente.

    Se os críticos e acusadores fossem capazes de  analisar orçamentos públicos, que estão disponíveis em sitios do Cogresso Nacional, veriam o quanto de aleivosias são vituperadas dia após dia contra o atual governo, teriam fundamentação para criticar, ao revés de repetir como papagaios tudo que ouvem das mais variadas e comprometidas fontes.

    Uma nação se faz de  pessoas, ( físicas e jurídicas), para o bem ou para o mal. Responsabilizar o governo sobre tudo é, antes de tudo, trasferirmos a outrem, nossa própria responsabilidade, como empresários, educadores, cientistas, agricultores…etc. Assim é fácil!

     

  6. “O cala-boca da mídia é eficaz”… Pior: cala só as mentes…

    “Hey” Dude, muito bom este instantâneo do cenário atual.

    Só chamo a atenção sobre esta frase do “cala-boca”.

    A criação de “clima” (negativo) e formação do “desejo” e da opinião pública (ou seu inverso da rejeição e indiferença ou manifestação vazia) é quase científica (vide Edward Bernays).

    Estão conseguindo criar, radiotivamente, um clima de país “atrasado”, de “petralhas corruptos”, escondendo quem são os verdadeiros “alhas”. Quando isso “vira moda”, quem não pensar assim estará “por fora” (êpa!). E entre aquele que acompanham a “moda”, criada por quem entende de “condução de manada” … virou mesmo “moda”.

    Como toda moda passa, o importante é faturar enquanto ela prevalece. O sincronismo tempo-comercial (isto é, eleitoral) é necessário para poder aproveitá-la.

    Notemos que há um grande contingente meio que indiferente à política, posto que concentrados em ganhar o “vil metal” e alcançar as “cenouras” criadas por este mesmo processo paracientífico-psicológico.

    Ocorre que o pragmatismo sábio aplicado até agora por este governo trabalhista, não mexeu muito com eles, e sequer com a elite que ainda controla renitentemente o país. Pelo contrário, há ganhos em todos os níveis: econômicos, sociais, financeiros, etc.

    Só há uma área em que não estão ganhando: na concentração de “Poder”. Mas qual poder? … Qualquer um! … Todos! O desejo e a necessidade de “Poder poder”! A estes, não basta ter riqueza. Eles não suportam ou não conseguem administrar o risco de … “não poder” alguma coisa. 

    Conforme a população se desenvolve, este poder se distribui, se dissemina, ainda que em doses mínimas, mas “volumetricamente” inaceitáveis! Observe-se que apesar deste poder ainda concentrado e exercido pelo grosso das instituições públicas e privadas (industria, comércio, finanças), partilhando as mais de 5 mil prefeituras, 27 estados, poderes da república,  e mesmo boa parte do aparato federal, não aceitam perder “aquele posto principal”, que controla o cofre maior e a caneta mestra. Como já disse, apenas uma chave e uma caneta.

    Ao invés de contribuirem para um país mais sólido, por uma população mais consistente, preferem cercar-se de pobreza, ignorância (esta, cada vez mais difícil de manter) e falta de competitividade. A razão é aparentemente simples: porque eles mesmos não são competitivos em sua mediocridade, construida por séculos de privilégios.

    Têm medo. Medo de perder o que têm, embora desfrutando de condições especiais de vantagem (“handcap”), tal como pessoas em perfeitas condições físicas com medo de correr contra paraplégicos em recuperação fisioterápica. Sabotam a fisioterapia, porque temem ser superados. Não querem ser campeões de campeões!

    Depois de todo esse blá-blá-blá, retomo o “calar as mentes”:

    Criaram um clima onde aqueles que são “apolíticos, ou que sabem apenas que “rola uma sacanagem por aí” e querem que “mude”, continuem sem saber qual é e onde se concentra a real sacanagem “, embora conseguindo induzí-los a “indignações difusas” sober “elas”.

    Mantendo suas mentes caladas pela ignorância das reais intenções, atos e fatos, excita-os em sua voz, cada vez mais agressiva sobre política, nas redes sociais e na vida real (aí “en passant”, pois afinal há “cenouras” a perseguir, quem sabe ser par de uma dupla sertaneja universitária). Excitam até seus “músculos” descontrolados, nos protestos do “assim não dá”, mas não têm a mínima idéia “do que vai dar”…

    Enfim, pior do que calar vozes de mentes saudáveis e bem alimentadas é …

    Calar mentes de vozes descontroladas.

  7. Não tenho a menor duvida que

    Não tenho a menor duvida que o PIG esta ganhando. Infelizmente na melhor da hipótese, o Brasil ganha a Copa, Dilma eh reeleita, mas a receita que a mídia oligarca tem de fazer a cabeça dos rebeldes sem causa via escândalos fabricados veio pra ficar e vai atazanar o 2o mandato da Dilma.

    Não sou contra protestos, pois concordo que ha muito o que consertar. Contudo, o PIG esta sendo vitorioso em criar uma geração que protesta por nada e por tudo. Ate ai tudo bem, podem protestar a vontade. O problema no entanto eh que isso para liza o pais e impede que o governo invista naquilo que precisamos, como melhor sistema educacional, melhoria da infra estrutura, melhoria do sistema de saúde, etc..Ao inves de focar nesses setores, o governo vai ter que colocar toda a energia num projeto de lei para regular a mídia e torna-la responsável pelo que publica. E isso sera uma guerra em todas as dimensões possíveis, haja visto que o PIG vai jogar pesado e propagandear que estão tentando cercear a liberdade de imprensa…………e ai, as melhorias que precisamos, vão ter que esperar.

    1. Não entendi… quer dizer que

      Não entendi… quer dizer que o governo achará melhor “calar” a imprensa, ao invés de trabalhar naquilo que de fato é o que importa: saúde, educação, segurança?  Será que fazendo uma gestão bem mais eficiente dos recursos que lhes são confiados – via impostos – não haveria um esvaziamento da pauta dos protestos? Por outro lado, por que calar protestos? Por que calar a mídia? São ferramentos de uma democaracia vivia plenamente. Não esqueça que um dia o PT vai voltar a ser oposição e voltará  a fazer uso desses instrumentos, como bem o fez ao longo de sua história como oposição.

      1. Onde tornar a mídia

        Onde tornar a mídia responsável pelo conteúdo que publica eh censura? Ou vc pensa que a mídia tem que ser livre para mentir, caluniar, destruir reputações e famílias ao mesmo tempo que ninguém pode fazer nada? Eh esse tipo de mídia que vc defende? Totalmente irresponsável e inimputável?

        Da proximal vez leia o que esta escrito, antes de tecer comentários.

      2. Excelente comentário!

        Excelente comentário, amigo! Me espanta essa forma de distorcer os fatos. Se a mídia é parcial ou não é uma coisa. Ainda me restam algumas dúvidas quanto à isso. Já quanto ao blogueiro não tenho dúvidas. Qualquer um que se preste a apoiar toda e qualquer medida de um governo, qualquer que seja ele, vai errar e muito. É uma escolha fácil, mas extremamente burra levar a política com esse fanatismo quase religioso.

        Uma vez perguntei à um amigo desses petistas bem fanáticos: Já imaginou o estardalhaço que o PT estaria fazendo contra a copa caso estivesse na oposição? Ele assumiu e achou natural essa forma de oposição, onde a oposição vai contra toda e qualquer medida do governo e os governistas apoiam todas as medidas por mais equivocadas que estejam. Essa posição dogmática se opõe à razão e ao senso crítico. Afinal se o PT iria criticar, e disso tenho convicção, é porque seria contra, e se seria contra deveria ser porque na visão do próprio PT está errado.

        O que ocorre é que a arrogância é tão grande que não assumem que podem ter errado, a ideologia petista quer impor líderes tão infalíveis que contrariam a lógica humana como seres imperfeitos. Mesmo que acreditemos nessa retórica religiosa, algo não se encaixa. Dificilmente uma pessoa ou ideologia vai ser dona de todas as virtudes ou todos os defeitos. Se o PT deixar o governo um outro partido, tão falho quanto entrará no lugar. O que ocorreria é novamente uma sensação de esperança de que as coisas podem mudar e melhorar, essa sensção foi produzida pelos governos anteriores do PT, mas infelizmente já se esvaiu. O problema é quando os erros se acumulam e a prepotência impede de corrigí-los.

        Desvia-se o foco. Coloca-se a culpa na mídia como se a mídia fosse culpada pelos péssimos serviços públicos. Não é. Na verdade existem até mais problemas à serem mostrados e que não cabem no noticiário. A culpa é somente do PT? De forma alguma. Mas nesses 12 anos o PT teve a sua chance, acertou e errou. Errou principalmente por crer ter o monopólio de todas as virtudes e de jogar extremamente sujo em nome de uma “causa maior” no ponto de vista petista. Errou ao culpar o mensageiro pelo conteúdo da mensagem. Colocar a responsabilidade da insatisfação popular na mídia é um desrespeito à inteligência e ao senso crítico dos cidadãos brasileiros. Não estamos insatisfeitos porque a mídia disse que está ruim. Mas sim porque a realidade é ainda pior. Se o único argumento que sobra é dizer que antes era tão ruim quanto ou pior, aí é porque chegamos ao fundo do poço e não queremos fazer nada pra sair, nos contentamos em não nos molhar. 

  8. Acabei de chegar de uma loja

    Acabei de chegar de uma loja onde estava conversando com a vendedora. Ela comentou sobre a chuva de ontem e disse que tomara que não chova mais pra faltar água na Copa, falou também que seria bom pro país passar vergonha.

    Eu perguntei o que que a falta de investimento da Sabesp, que desde 2001 sabe do problema da Cantareira tinha a ver com a Copa? Comentei também algumas possíveis perdas que o país teria com sua imagem queimada perante o mundo, sobre os investimentos que deixariam de vir, sobre a nota de risco das agências internacionais, a grana que os turistas deixariam aqui, muito maior que qualquer investimento público na Copa.

    Perguntei se ela conseguia entender porque uma coisa que foi combinada em 2007 só agora está sendo questionada?

    E por último, falei que a culpa da falta de água em São Paulo é exclusivamente do governo do Estado, no momento capitaneado pelo Alckmin que também era governador em 2001 quando os primeiros problemas apareceram. Que a Sabesp paga mais pros conselheiros da inicitiva privada, que é um cabide de emprego dos tucanos. Que qualquer tucano que não se reeleja, mesmo que de outrop estado vem pra cá ser conselheiro,comparece no máximo uma vez por mês e ganha uma nota. Que a Sabesp investe uma grana preta no Instituto Fernando Henrique Cardoso e tudo é jogado pra baixo do tapete pelo MPE, que está nas mãos deles. Também alertei sobre a cerimônia de”inauguração” do volume morto, que não passa de esgoto, inclusive com sua água imprópria para hemodiálise, pois não passa de esgoto cheio de detritos, que a Sabesp vende nossa água pra empresas, o que já denunciamos faz muito tempo, mas eles compram a mídia pra esconder tudo e têm maioria na ALESP onde não se consegui abrir CPI contra eles.

    A menina com quem eu conversava e as outras que estavam ouvindo ficaram passadas com tudo o que eu falei. E iz questão de reforçar que era o Alckmin e os tucanos os culpados por tudo e que, se faltar água na Copa, eles vão usar isto nas eleições botando a culpa na Dilma e no PT.

    Pergutei se tinham email ou facebook mas elas disseram que não tem tempo pois trabalham e estudam, e a que me atendeu disse que gosta muito de ler. Eu fiquei de levar o Privataria Tucana pra ela.

    1. O povo desconhece o que é federação!

      Nilva, a situação que você nos relata é própria, atualmente, de um povo que não distingue as competências governamentais. Não sabe que somos uma federação, que há competências próprias da União, do Estado e dos Municípios e que, em vários casos, juntos tem competências compartilhadas, ou seja, dividem estas responsabilidades.

      No caso da Sabesp, como você percebeu, a falta d´água em S.Paulo já está sendo atribuído ao governo federal, pois não há, como você próprio presenciou, conhecimento de que a SABESP é autarquia estadual e não é administrada pelo governo federal.

      Cada vez que o PIG expõe estes problemas relativo a possibilidade de uma falta d´água em SP, sempre fala em Sabesp ou em governo, deixando ao conhecimento de cada um desvendar de quem é a responsabilidade. E governo, para o povo, é o federal, que acaba ganhando toda a responsabilidade pelas insatisfações populares.

      A nova geração, que atualmente está se apresentando, salvo uma parcela até significativa, que possui conhecimentos mais sólidos, não sabe distinguir as competências e, então, tudo é culpa do governo federal.

      V. gratia, a educação. Sabemos que o governo federal tem em mãos instrumentos para um certo dirigismo da educação, mas ela é realiazada pelos municípios ( creches, fundamental – até colegial ),  pelo estado ( colegial e faculdades estaduais), pela União ( universidades federais e, atualmente, introduzindo escolas profissionalizantes – Pronatec).

      Mas quando se fala em educação, fala-sem tão somente no que o governo federal deveria fazer, deixando, infelizmente, no desconhecido, o que o governo municipal poderia estar fazendo, o que o governo estadual está realizando, e não tão somente o que o governo federal está deixando de fazer.

      Em todos os setores, por exemplo, na segurança, a violência deve ser contida e administrada pelos governos estaduais, devendo o federal atuarm em compartilhamento, em alguns casos, como o tráfico de drogas. Mas toda a violência, queiram ou não queira, o povo entende que é problema do governo federal. E não é. Todos devemos participar na melhoria da segurança. Os munícípios,por exemplo, podem ajudar a polícia estadual, mediante instalação de câmeras, inclusive melhorando a vigilância, mas não tem condições de fazer o policiamente ou investigação,que está na órbita do estado.Cada um de nós, podemos melhorar a segurança, mas temos todos, municípios,  estados, a união e cada um dos cidadãos que dar as mãos, unirmo-nos para buscar a melhoria da qualidade da segurança.

      Não é a presidente, onipresente no Brasil todo, não é a presidente uma deusa, que pode resolver todos nossos problemas, como acreditam, infelizmente, milhares de pessoas, que cultuam ainda as tradições culturas brasileiras, lá do Império, onde havia um rei e sua realeza e as capitanias hereditárias. Somos uma federaçao, ou seja, todos compartilham na solução de nossos problemas e na melhoria das condições de vida e desenvolvimento do indivíduo e da sociedade.

      Infelizmente, o PIG,ciente disto, não faz questão de mostrar a realidade correta e deixa que a confusão continue a reinar no seio de nossa população, pois ela, a confusão, proporciona condições para a busca da derrubada do atual governo e, até, a reeleição do atual governador do estado de são paulo.

       

  9.  
      Se o PT quee ter

     

      Se o PT quee ter continuidade a governar o Brasil,Ele  tem que ir para cima da mídia.Como? Eu não sei.

     

    A manipulação das informações está se tornando totalmente indigesto,ao ponto de trazer problemas de saúde.Já não assisto nenhuma programação desses veiculos.

    Como o governo pode continuar a governar desse jeito?

     

     

  10. Esse governo está pisando na

    Esse governo está pisando na bola. Estão esquecendo uma das áreas mais importante de qualquer governo: A COMUNICAÇÃO.

    De fato o pig está vencendo, e quando eles destronarem o atual governo, vai demorar muito tempo para que outro governo de esquerda assuma o poder novamente.

    Fico imaginando, será que um governo depois de 11 anos governando um país não tem uma equipe de intelectuais para pensar uma questão tão importante como a comunicação? como podem cometer erro tão infantil. Ninguem dentro do governo não ler ou nunca leu Maquiavel? ou qualquer outro autor do gênero?

    Pelo andar da carruagem, esse governo pode acabar sendo destronado simplesmente por não dar importância para a área mais importante de qualquer governo: a comunicação.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador