Para especialista francês, Copa está sendo mais bem organizada que Olimpíadas de Londres

Enviado por Marco St.

Do G1

Especialista diz que Copa no Brasil é mais bem organizada que Jogos de Londres
 
David Ranc, um especialista francês em esportes e relações internacionais, afirmou à imprensa francesa que a Copa do Mundo no Brasil neste ano está sendo mais bem organizada que a Olimpíada de Londres, de 2012. O pesquisador faz parte do projeto Pesquisa em Futebol em uma Europa Expandida (Free, na sigla em inglês), um consórcio que reúne universidades de vários países da União Europeia e da Turquia. Após a polêmica, ele escreveu um artigo no site do projeto reafirmando sua comparação e deu explicações sobre o assunto.
 
Para Ranc, o grande número de reportagens negativas e críticas feitas antes do início da Copa são fruto de racismo e preconceito contra países do Hemisfério Sul, e que não aparecem quando se trata de mega eventos organizados pelo Hemisfério Norte.

 
O pesquisador citou três exemplos de como os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, tiveram fatos que mostram uma organização pior que a que o Brasil vem mostrando na Copa: o fato de que muitas cadeiras ficaram vazias em várias competições, ao ponto de os organizadores chamarem membros do exército para preenchê-las; a mobilização do exército britânico para cobrir as lacunas da empresa privada contratada para cuidar da segurança dos Jogos, já que ela acabou contratando menos seguranças do que o necessário; e um incidente no qual o governo britânico permitiu que o exército instalasse um lança-míssil em propriedade privada nos arredores dos locais de eventos esportivos.
 
Outras gafes, como quando a bandeira da Coreia do Sul foi confundida com a da Coreia do Norte, ofendendo os competidores.
 
No caso do Brasil, o alarde foi sobre estádios e obras de mobilidade que não ficariam prontos a tempo e atrapalhariam o andamento do evento, além das manifestações que se espalhariam pelas cidades-sede. “A não ser que eu esteja enganado, até agora nada disso aconteceu realmente.”
 
Sem querer criticar a Olimpíada de Londres, que ele disse que foi em geral bem organizada, o pesquisadores explica o motivo da comparação: mostrar o abismo entre realidade e percepção. “Sempre que um evento é organizado em um país do Sul, o discurso, e a memória, é de um fiasco em potencial, que em geral não se materializa. Sempre que um evento é organizado em um país nórdico, o discurso, e a memória, é de sucesso, mesmo quando houve fiascos de verdade”, diz Ranc.
Redação

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu já desconfiava que as universidades francesas

    eram “aparelhadas pelos lulopetistas”!

    P.S.: É assim que se escreve? Fiquei em dúvida por que meu gerador de comentários coxinhas travou….

  2. Recorde de 12 Sedes

    Lembrando que os ingleses tiveram que organizar uma cidade, com infraestrutura e povo de cerca de 2 milênios e o Brasil um recorde de 12 sedes em um país-continente, maior que toda a Europa ocidental, da qual faz parte o Reino Unido e sua capital.

  3. .

    Mas nossa imprensa deixa a desejar, não está à altura de um pais que é uma das maiores economias do mundo e que, a depender dos barões da mídia, estaríamos no buraco

  4. Estadão

    De tudo que li sobre o “não vaiter copa”  essa do Eugênio Bucci pro Estadão é quase (quase porque nunca se leu tudo nessa vida) insuperável. Prevê jogos sendo realizados em gramados inacabados, manifestações reprimidas co truculência pela exército, caos urbano e tragédias, enfim, a sintese de tudo o que a mídia oligopolizada previa. Mas chega ao cúmulo de indgar o porquê do governo federal gastar tanto em publicidade a fim de garantir um clima pacífico durante a Copa. Ou seja, só ele não sabia que a mídia oligopolizada havia feito um grande esforço no sentido de criar um clima de terrorismo para o mesmo evento. Fico me perguantando, o quanto o Brasil não deixou de ganhar com o clima criado por esse tipo de mídia canalha? Quantos tursitas não deixaram de vir pra cá? Quantos investimentos privados não deixaram de ser realizados? 

     

    http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,copa-das-copas-ou-das-lorotas-imp-,1166923

  5. Entendimento

    Nunca entendi a razão de tanto “temor” e previsões catastróficas de parte da mídia tradicional sobre a copa do mundo. Todos os anos são organizados aqui campeonato Brasileiro, copa Brasil, campeonatos regionais, jogos das Libertadores, bem ou mal, já há uma experiência enorme, de mais de um século em promover este tipo de evento. Mesmo retirando o ataque “ideológico”, não há como entender o pessimismo e terrorismo catastróficos espalhados nos últimos anos.

  6. A subversão e o terrorismo brasileiro

    O Brasil nos últimos 12 anos sido responsável por atitudes atrevidas, ousadas e de uma rebeldia sem limites. Onde já se viu um governo ter a petulância de desconsiderar e não adotar uma trajetória política, administrativa e financeira que a elite, através de sua influência e pressão, sempre conseguiu impor em praticamente todos os governos anteriores? Como pode um governo constranger toda a elite conservadora e seus parceiros da grande mídia, do empresariado e dos partidos de oposição e conseguir por 12 anos seguidos a aprovação majoritária da população e continuar sendo líder nas pesquisas de opinião para mais um mandato? Que governo petulante é esse, que com rara maestria planejou e executou com competente prudência e inteligente visão estratégica, os projetos que libertou-nos da submissão ao FMI e permitiu que saíssemos ilesos e saudáveis das terríveis turbulências econômicas e financeiras que abalaram o mundo nesses 12 anos? Que subversão é essa, desse governo, em criar novos métodos e fórmulas administrativas, econômicas e financeiras capazes de produzirem muito mais resultados positivos, que as velhas e empoeiradas soluções receitadas pelos sábios financeiros do primeiro mundo? Finalmente, que terrorismo latino americano é esse em fazer de um evento de esporte e lazer, como é o caso da Copa do Mundo de Futebol, um fantástico sucesso integração social entre povos e um magnífico meio de divulgação de nosso país e do nosso povo para todo o planeta? Diante desses impagáveis atos terroristas, o retorno do investimento e o supremo e incomparável brilho das emocionantes partidas de futebol disputadas com tanta arte e alegria podem ser vistas como uma nobre sobremesa servida após tão encantadora e saborosa refeição do Brasil para o mundo.

  7. Copa é Copa. Jogos olímpicos

    Copa é Copa. Jogos olímpicos são jogos olímpicos. Não dá pra comparar. Não dá mesmo. Por enquanto, vamos curtindo que a melhor Copa desde a do México 70 é nossa e torcer pro Rio fazer bonito. Sem deslumbre.

  8. Só espero que o PT tenha

    Só espero que o PT tenha arquivado todas essas informações sobre o sucesso da realização da Copa.

    Vai sevir para o PT explicar à população o boicote que a oposição e o PIG fizeram contra o governo e contra a Copa.

    Bando de vira latas !

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador