Polícia de Alckmin ‘esconde’ os 26 detidos por 12 horas

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Vinte e seis jovens foram presos ontem antes, durante e após a grande manifestação pela volta da democracia. A polícia militar de Geraldo Alckmin está criminalizando jovens que não estavam fazendo nada mais que defender a volta do que lhes foi tirado, o direito a que respeitem seu voto e sua luta pela democracia. A polícia militar veio truculenta, comeu pelas beiradas e deixou sua marca. Agrediu um jornalista da BBC, devidamente identificado como imprensa, bem como a população. O grande espetáculo foi feito quando a GloboNews aportou na manifestação. Daí tudo foi ficando claro: jogaram para a mídia.

Leia o relato urgente que corre pelas redes sociais, denunciando a situação dos 26 jovens e, a seguir, os vídeos postados nas redes sociais com a identificação dos autores.

URGENTE

Doze horas após a detenção, temos enfim as primeiras notícias concretas: os 26 jovens serão presos por associação criminosa e corrupção de menores, e passarão a noite no DEIC.

Eduardo Suplicy, Paulo Teixeira e Nabil Bonduki estiveram aqui e conversaram com os detidos: o grupo maior (21 jovens) se reuniu  num ponto de encontro no Centro Cultural Vergueiro antes da manifestação. Foram cercados aproximadamente às 15h por policiais com armas letais e detidos por estarem supostamente portando pedras nas mochilas – coisas que eles negam. Um deles diz que nem tinha mochila, e que plantaram uma barra de ferro ao lado dele. Os materiais encontrados foram: máscara de gás, gaze, vinagre, bandanas. Eles negam ser adeptos da tática black bloc, sendo que uma das meninas fazia parte de um grupo novo de socorristas de protestos. Um dos detidos nem sequer estava indo para a manifestação – Felipe Ribeiro estava na biblioteca do CCSP fazendo um trabalho de faculdade. Os pais estão há horas na porta e não conseguiram falar nenhuma vez com o delegado.

Do total de 26 detidos, 5 são adolescentes e irão para a Fundação Casa. Os demais farão uma audiência de custódia amanhã e irão para a Penitenciária. 

Mas isso tudo são informações “desencontradas”, pois o delegado não veio em nenhum momento falar com a imprensa sobre a investigação e as acusações, nem deu a lista dos detidos. Os pais estão desesperados na porta da delegacia, sem saber o que fazer. O delegado permitiu que os pais dos adolescentes os vissem, mas não puderam conversar com eles.

E pior ainda não é isso: na delegacia, durante as cerca de oito horas em que os detidos ficaram completamente incomunicáveis, colheram depoimento dos adolescentes sem advogado presente e os fizeram assinar. (Os advogados ainda não tiveram acesso a esse documento.) Também “entrevistaram” os maiores de idade sem advogados presentes – sendo que os advogados estavam esperando na porta para serem atendidos desde as seis da tarde.

Como se não bastasse, muitos dos detidos ainda não puderam entrar em contato com os pais para avisar que foram detidos. Há dois membros dos Advogados Ativistas presentes e mais uns três advogados particulares, e alguns jornalistas que não tiveram acesso a nada. O delegado está “convicto” da acusação e não há nada que os advogados possam fazer.

Quem puder compartilhar essas informações, por favor faça. A situação é absurda.

da BBC Brasil

do Jornalistas Livres

por Laura Capriglione

JOVENS DETIDOS ANTES DA MANIFESTAÇÃO ESTÃO INCOMUNICÁVEIS

Hoje, o comando da Polícia Militar deu ordem para que todos os manifestantes detidos na manifestação Fora-Temer na Avenida Paulista fossem levados ao Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), uma delegacia especializada em investigar o crime organizado. 

Antes mesmo da manifestação, por volta das 16h30, 21 jovens foram detidos pela PM no Centro Cultural São Paulo. Em seguida, às 17 horas, outros seis jovens foram detidos na Paulista. No total, são 27 jovens detidos, sendo 10 adolescentes.

Todos eles estão há mais de 8 horas na delegacia com celulares apreendidos e sem comunicação com a família. Agora há pouco, cerca de meia-noite do domingo, o ex-senador Eduardo Suplicy, o deputado federal Paulo Teixeira e o ex-secretário municipal da cultura Nabil Bonduki chegaram ao Deic para entender o que está acontecendo. 

Os Jornalistas Livres estão na porta do Deic e aguardam esclarecimentos sobre o caso. Os jovens permanecem presos. 

Vídeorreportagem: Laura Capriglione, para os Jornalistas Livres

 

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. De volta para o passado

    Exatamente como acontecia na ditadura, escondiam os presos políticos. Volto a repetir, estamos lidando com uma máfia, a máfia demotucana. Eles articulam e tramam contra aqueles que se opõem, ao mesmo tempo, são cúmplices dos crimes de seus comparsas. A Rede Globo e a Veja são os principais braços da comunicação desses bandidos. Já na política, eles estão aí representados pelos tucanos, DEM e aliados.

  2. Assim como em 1964, alguns

    Assim como em 1964, alguns imgredientes: um golpe, repressão policial truculenta e uma parte da classe média cega de ódio.

  3. Apagaram as luzes na passagem da Rebouças

    Eu estava lá  ontem, quando passávamos da Paulista para a Rebouças, apagaram as luzes da passagem debaixo dos viadutos. Quiseram provocar pânico? Não sei, provocaram uma bela cena, com todos acendendo os celulares….

  4. não concordo!

    “O grande espetáculo foi feito quando a GloboNews aportou na manifestação. Daí tudo foi ficando claro: jogaram para a mídia.”

    Não concordo. A mídia JÁ estava presente desde o início da manifestação. Vide reporter da BBC Brasil, Midia Ninja e outros. 

    Concordo porém que o espetáculo de truculência foi feito de encomenda para a mãe do golpe, a globobo.

    Enquanto a globobo existir o povo não será livre.

  5. Sejam bem vindos à Powerópolis!

    POWERÓPOLIS

    banca norte

    pau nos pretos
    pau nos árabes
    pau en los chicanos
    e pau no judeu
    (pra não perder o costume)

    campo sul

    pau nos pretos
    pau nas putas
    pau nos pobres
    pau nas bichas
    pau nos maconheiros

    oficina leste

    carga no lombo do china
    pão e água na boca do china
    e cala a boca china
    senão
    pau no china

    miragem oeste

    margem de fuga
    mundo sem dono
    sertão sem fim
    fervilhando sioux
    e botocudos canibais?
    foi pro pau

  6. Sem mais
    Me parece que o objetivo da PM era claro: qualquer possibilidade remota de perda ou depredação de patrimônio público deveria necessariamente levar à repressão violenta da PM, para fins de arranjo da narrativa midiática que, além de minimizar (e mimimizar) os protestos, associaram-lhes ao vandalismo. Com isso, fica aberta a temporada de caça ao manifestante, as proibições sumárias, e mantém-se a demonização dos “petistas” e “partidários de Dilma” (embora o grosso dos manifestantes já peçam mesmo é eleição direta já, como Boulos). Nos sites dor jornalões vê-se hoje qe o destaque é justamente a violência “dos manifestantes” enquanto a PM apenas “reagiu” à violência, quando na verdade ela estava lá para provocar os efeitos desejados pelo governador de São Paulo, mídia e o despótico governo federal ora empossado. Cada dia que passa as alternativas se provam inviáveis. Esses caras não quererão eleições já, não permitirão manifestações, a mídia só trará delas notícias negativas, e qualquer violência “simbólica” servirá para aplicação da Lei Antiterrorismo. Permanecemos no ponto em que estávamos: sujeitos ao Golpe e seus desdobramentos, destacada a transferência de renda da população pobre e de classe média para os mais ricos daqui e do exterior. A classe média ainda aplaude o despotismo, manietada pelas mídias, principalmente pela TV Globo. Os outros a seguem. E nós também: direto para o abismo. 

  7. E onde estão o Ministério

    E onde estão o Ministério Público, a OAB, os juízes, o ínfimo supremo, os jornais, etc., etc.? Ah, quase ia esquecendo… apoiando a derrubada da democracia no Brasil. Quando a democracia for restaurada – e isso acontecerá, inevitavelmente -, será necessário refundar as instituições brasileiras.

  8. O Brasil que anda para trás

    A ordem dada pelo caudilho Geraldo Alckmin a essa gang de perversos chamada de polícia, é de criar O TERROR, aterrorizar as pessoas. Essa puliça de gangsters é constituída de marginais da mesma laia daqueles que ela mata e manda à prisão. Ela não segue os procedimentos dos manuais de conduta policial para casos assim. Esses prevêem uma série de medidas racionais, a começar pelo fato de apenas atirar nas pernas daqueles que “demonstram agressividade” para com as forças da ordem. Ora, esses bandidos travestidos de policiais, atiram nos OLHOS!!! nos olhos de pessoas desarmadas, sem nenhuma proteção e que saem à rua para protestar, não para destruir o patrimônio.

    Os que fazem isso, os Black Blocs, são em sua grande parte constituídos de vadios mercenários e de elementos da própria polícia civil a soldo de organizações de direita. São verdadeiros criminosos que saem às ruas para semear o TERROR, e nesta circunstância, devem ser chamados com o nome que lhes convêm: TERRORISTAS. Essa polícia de repressão é a mesma que conhecemos nos chamados “anos de chumbo”, os anos Costa e Silva, Médici e Geisel: ela estava guardada, com naftalina, nos porões das forças mais tenebrosas do país, aguardando apenas que um novo golpe de Estado se instaure para ser relançada.

    Se as forças políticas e do setor civil mais conscientes e ativas não se organizarem para coibir desde o início essas flagrantes quebras do direito cívico mais elementar – a manifestação pacífica – o país voltará a reviver os anos mais negros de sua História, e com tudo que isso acarreta. 

  9. Animais Irracionais

    Os atributos essenciais desse ser que pertence à Tropa de Choque da PM são os seguintes: um animal irracional, movido pelo ódio, dentro de um exoesqueleto artificial.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador