Política externa do governo interino é velha e medíocre , diz Marco Aurélio Garcia

Jornal GGN – Em vídeo publicado pelo perfil da presidente eleita Dilma Rousseff no Facebook,  Marco Aurélio Garcia explica as diferenças entre a política externa adotada nos governos do PT e a visão do governo interino de Michel Temer. Para ele, a chamada nova política externa na verdade é velha, além de representar uma visão “medíocre, pequena, provinciana e conservadora”. 

Ele critica a ideia do ministro das Relações Exteriores, José Serra, de fechar embaixadas na África e no Caribe. “Pensar em fechar embaixadas é absurdo. São embaixadas pequenas, com custo reduzido, Eu até defenderia que é mais importante que tenhamos embaixadas fortes na África do que embaixadas tão grandes nos países desenvolvidos”, diz Marco Aurélio. 

No vídeo, ele também explica a política externa adotada desde o primeiro governo Lula, com uma aproximação entre os países da América Latina, da África e da Ásia, “sem que essa aproximação significasse uma ruptura com nossas alianças tradicionais”, diz. Assista o vídeo abaixo:

 

 

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Uma embaixada, por si deveria dar prejuízo

    ao governo federal e lucro à sociedade brasileira, com o envolvimento de empresas brasileiras no país alvo. Para isto é que existem embaixadas. 

    Agora, se uma embaixada está dando lucro ao governo federal, isto é assunto para o Moro, pois deve haver maracutaia.

  2. MARCO AURÉLIO TEM RAZÃO

    Pelos comentários precedentes, percebo que os seus redatores não têm a menor noção do significado sócio-histórico das embaixadas constituídas em outros países pelos governos Lula e Dilma. Não fazem a mínima noção dos impactos políticos e comerciais que ganha o Brasil, sobretudo, quando a economia doméstica vai mal; com um PIBinho que não cresce. Fazem todo o sentido as palavras ditas por Marco Aurélio de que as ações de Serra são “Medíocres e conservadoras”, pois, sem alguma vergonha, esse ministro golpista quer reduzir a nada o significado que o Brasil tem construído nos últimos anos para fazer com que nosso país não entrasse no isolamento diplomático.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador