Politicamente correto contraria a liberdade de expressão, diz Carmen Lúcia

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A presidenta do Supremo Tribunal Federal Carmen Lúcia disse em um evento sobre liberdade de imprensa que um dos desafios do Judiciário é lidar com a censura imposta não pelo Estado, mas pelos usuários de redes sociais que se incomodam com alguns tipos de conteúdo e decidem judicializar a questão.

“Quem muitas vezes impede a liberdade da informação é o outro particular. Não é o estado como era antes, como é nas ditaduras. (…) Hoje, você tem censuras estabelecidas, por algo que é extremamente contrário às liberdades em geral, que é o politicamente correto”, disse, de acordo com informações de O Globo.

Quando o assunto são os meios de comunicação alvos constantes de processos, a ministra disse que o Supremo deve continuar adotando a mesma postura de garantir que a Constituição seja aplicada.

“Temos que dar vida a essa constituição de 88 porque mudou completamente o que é o sentido da informação e dinâmica. O que precisamos garantir é que a liberdade de informação, seja qual for espaço, seja qual for o tempo e seja qual for a tecnologia, seja assegurada.”

Em outra passagem, ela disse que, como presidenta da Corte, vai “prosseguimento ao que o Supremo já decidiu reiteradamente: de fato ‘cala a boca já morreu’. Não há democracia sem imprensa livre.”

“É impossível garantir a integridade, a eficácia, a efetividade, não apenas jurídica, mas a efetividade social, que todo mundo cumpra a Constituição e tenha nela a garantia dos seus direitos, senão com uma imprensa integralmente livre com todo mundo podendo se expressar, ainda que seja contra mim. E olha que leio coisas sobre essa ministra Cármen Lúcia que até eu fico contra”, comentou. 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

44 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Liberdades

    A ministra tem razão. Eles estão reescrevendo a constituição e muita gente fica contestando via internet, e só pode ser por esta, pois via PIG ninguém vai contestar.

    Então para o bem da constituição, dela, seria melhor fechar a internet, ou, prender o povo.

  2. O País tomado em todos os níveis de pessoas medíocres

    Daqui 50 anos vão nos cobrar como as coisas chegaram a esse ponto. Judiciário, Executivo, Legislativo, todas as instituiçõres do País em frangalhos, assaltada de gente da pior espécie. 

    André, o que o Marcelino de Carvalho diria desta foto? O cara que segura o copo de vinho como se fosse 51 entraria no Cadoro antigo? 

    Texto abaixo do Marco Espírito Santo, pelo Facebook: 

    Sugiro ao CERIMONIAL do ITAMARATI ou do PALÁCIO do PLANALTO a ensinar o TEMER que para brindar a gente segura a taça pela haste. 
    Sugiro a SOCILA no Rio de Janeiro, a CHRISTINE YUFON em São Paulo ou a ALICE KLAUS chefe das Comissárias da VARIG, ainda em plena atividade. 
    Gente fina é outra coisa!!!!, agora GOLPISTA grosso só mesmo em SPAULO. Se não sabe, preste atenção nos outros. 
    Imaginem se fosse o LULA ou a DILMA.

  3. Nassif;
    Esta despreparada não

    Nassif;

    Esta despreparada não muda de repertório, ela já havia citado este “pensamento” em outro pronunciamento. “O cala boca já morreu quem manda na minha boca sou eu.”

    Esta frase na minha época era usada na pré adolescência, isto  certamente o revela o nível de maturidade e dicernimento desta douta senhora. A natureza foi madrasta para ela em muito mais aspectos que o cognitivo.

    Pela profundidade e erudição desta citação podemos avaliar a capacidade e bom senso desta infeliz senhora. Coitadinha.

     

    Genaro

  4. Se assim é…

    Prezados,

    Já que autorizado pela maga patalógica (ou será patológica, mesmo!?) que hoje preside o STF, tenho a plena liberdade de não ser polìticamente correto, mas duro, verdadeiro e incisivo nas críticas contra ela. Cármen Lúcia é cínica, grosseira, deselegante, mal-educada, pensa-se erudita mas é vulgar, é autoritária e sem visão de Estado, de Política ou de Segurança Pública; mesmo assim se acha no direito de dar pitacos em áreas sobre as quais é totalmente despreparada. Cármen Lúcia é ególatra como os demais ministros do STF, vingativa e rancorosa como Joaquim Barbosa. O fascismo e os holofotes seduzem Cármen Lúcia, que como joaqum barbosa e sérgio moro, aceitou ser ‘comprada’ pela globo e fazer o jogo golpista, autoritário, ditatorial, privatista e entreguista, capitanedado por esse grupo de comunicação, que é representante direto do alto comando internacional do golpe de Estado em curso no Brasil.

  5. Finalmente!
    Estou tomada de

    Finalmente!

    Estou tomada de emoção.

    Esse “politicamente correto” é a desgraça da atualidade.

    O que mais irrita é a judicialização. Qualquer palavra fora do lugar e lá vem um monte de gente querendo processar.

    Carmem Lúcia está de parabens.

     

  6. E a ministra não deu nenhuma

    E a ministra não deu nenhuma dica sobre o que pretende fazer para que passe a vigorar a liberdade de imprensa no país?

  7. leberdade de expressão é tipo

    leberdade de expressão é tipo a decisão do gilmar de proibir o prof. clóvis de publicar? mandar ele recolher e reimprimir o  seu livro? or um acaso era mentira o escrito? ele não deixou claro….

    ou é tipo a decisão do mesmo ‘abjeto’ de  multar em 30mil a jornalista q insinuou os interesses por traz da libertação (q resultou em fuga) d abdelmassih?

    mondo estranho. estado de exceção ssumido.

    e os professores “orientados” pleo MEC (é mole!!!????) a dedurar os nomes no alunos “fora do eixo”

    1. Devemos publicar o livro em pdf e postá-lo na internet

      Prezado,

      Assim que soube da censur ao livro do professor clóvis Barros Filho, corrri até uma livraria e adquiri meu exemplar. O ue devemos fazer é digitalizar esse livro, em especial a página que narra a combinação de pauta do JN entre o apresentador do telejornal, Willian Bonner, e o ministro (sic) do STF, Gilmar Mendes, e postar o conteúdo na internet, de preferência num servidor localizado em outro país, como a Suíça. Fica dada a adica.

       

  8. Nassif, essa foi pra você

    “…E olha que leio coisas sobre essa ministra Cármen Lúcia que até eu fico contra”.

    A Excelsa Ministra, pelo menos, parece estar atenta ao GGN.

  9. Ela podia falar isso para seu

    Ela podia falar isso para seu colega, Gilmar Mendes, que processou a comediante Mônica Iozzi após criticar o habeas corpus por ele consedido a Roger Abdelmassih, médico condenado a 278 anos de prisão por estupro.

  10. Critérios secretos para ser do stf:

    1 –  ignorar a constituição sempre que for conveniente

    2 – ser medíocre

    3 – ter um complexo absurdo de “filma eu galvão”

    4 – ser medíocre

    5 – ter posições e ações políticas descaradas

    6 – ser medíocre

    7 – falar as frases mais imbecis possíveis sempre que um microfone estiver por perto e, de preferência, com expressões em francês/inglês/alemão ou latim.

    8 – ser medíocre

    9 – morrer de medo de ser escrachado pela globo/folha/veja e pelo mbl

    10 – ser medíocre

     

     

     

  11. Sendo assim….

    Ooooo senhooora, vai pilota fogão….vai da uma voltinha de tanque(de lavar roupa), lugar de mulher é na cozinha, larga essa historia de ser juiz….isso é pra cabra macho qui nem Girma, minha filha…..

    Demonstração de politicamente incorreto………..

  12. sem noção?

    A sem noção recebe os jornais do pig e de noite o jn, tudo verdade. Junto vem o briefing dos ataques do Nassif, Amorim e milhares de internautas a falar das besteiras oficiais.

    Indignada e seletiva será a melhor interprete das novas censuras.

  13. Tô doido .. implicante .. velho ou …

    Tem muito Juiz recebendo prêmio. É taça daqui..prêmio dali.. É photoshop … é Palestra paga .. Jesuisssss .. Não estamos fudidos, não? Promotor, juiz, ministro de Supremo, desembargador .. Meu esse caras do Judiciário deveriam ser super low profile, não? Uma coisa é o cara dar uma palestra para advogados… público fechado etc. Outra coisa é ficar recebendo prêmio. Pra que uma Ministra da Suprema Corte precisa de prêmio??? Apice da carreira… se expor dessa forma. Putzzzz

     

    1. Tá uma zona mesmo. Juiz,

      Tá uma zona mesmo. Juiz, procurador, polícia federal. Outro dia li que uma empresa vai fabricar óculos escuros iguais aos do japa da Yakuza e dar a ele uma comissão pelo uso da imagem. Tem juiz ganhando prêmio de tv sonegadora, dando palestra pra revista falida e até pra partido político. Tem procurador que acha que é Jesus e juiz que acha que é deus (os marinhos devem rir muito disso). 

      1. Falência total de todas as instituições do País

        A Polícia Federal  tem em seus quadros um criminoso que usa um adorno na perna, uma tornozeleira eletrônica. O criminoso não só não é afastado como reintegrado aos quadros da corporação. E é fotografado conduzindo presos, portando uma tornozeleira eletrônica. E porque não é afastado, escondido em algum porão administrativo/burocrático, isolado como vergonha da instituição, longe dos holofotes? Porque se tornou um símbolo contra quem querem destruir, dá mídia, rende memes nas redes sociais, é enaltecido, dane-se a destruição da imagem da instituição. Em que lugar do mundo acontece isso? 

  14. Ah, bom, agora entendi!
    A

    Ah, bom, agora entendi!

    A cagafe da quinta feira eh sempre de Carmen Lucia.

    A cagafe de sexta feira eh sempre de Rodrigo Janot.

    As cagafes de domingo e segunda sao sempre de Temer.

    A cagafe do mes sempre, inevitavelmente, eh de Aecio.  (parece que ele notou e desapareceu do noticiario como gafe ambulante da semana:  otimo pra carreira dele.)

    E, evidentemente, toda e qualquer cagafe de seguranca eh sempre de Alexandre Morais.

    As cagafes em serie de 4 em 4 anos em periodo pre-eleitoral sao sempre de Marina.

    As cagafes horarias sao sempre de Jose Serra.

    As cagafes do minuto sao sempre de gilmar mentes.

    Agora entendi.  Custava muito especificar isso pra plateia?

  15. O argumento falcioso da ministra é politico, não é juridico.

    A presidente do STF  faz um argumento falacioso ao manipular a ambiguidade da palavra censura, confundindo o sentido juridico com o sentido moral. Por isso as afirmações da ministra não são de natureza juridica, mas são de natureza politica. Nesse aspecto a ministra se alinha com os argumentos politicos dos ultraliberais, dos autodenominados ‘libertários’ americanos e que tem no Brasil o MBL como seu representante mais visivel. Aliás, a justiça hoje está se saindo o mais poderoso representante e operador desse pensamento no Brasil, mais até que os politicos de direita. Quem conhece os ultraliberais, autodenominados de “libertários” é capaz de reconhecer isso.

    Para comprovar meu argumento segue os incisos V e X da CF que limitam a liberdade de pensamento prevista no art, IV, mas que não estabelecem a censura juridica, embora estabeleçam sanções ao abuso do direito da liberdade de exprressão quando esse confronta com outros direitos:

    Constituição da Republica Federativa do Brasil

    Art.5º 

    V – é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, noral ou a imagem

    X – São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas assegurando o direito a indenização pelo dano material o moral decorrente de sua violação.

    Reproduzo abaixo alguns artigos lei de censura da ditadura militar para demonstrar o que é censura no sentido juridico e demonstrar a falácia do argumento de natureza politica da ministra:

    “Art. 1º Não serão toleradas as publicações e exteriorizações contrárias à moral e aos bons costumes quaisquer que sejam os meios de comunicação.

    Art. 2º Caberá ao Ministério da Justiça, através do Departamento de Polícia Federal verificar, quando julgar necessário, antes da divulgação de livros e periódicos, a existência de matéria infringente da proibição enunciada no artigo anterior.

    Parágrafo único. O Ministro da Justiça fixará, por meio de portaria, o modo e a forma da verificação prevista neste artigo.

    Art. 3º Verificada a existência de matéria ofensiva à moral e aos bons costumes, o Ministro da Justiça proibirá a divulgação da publicação e determinará a busca e a apreensão de todos os seus exemplares.”

    Fica visível que a censura juridica por definição só pode ser feita pelo Estado pois cabe ao Estado proibir e sancionar. Censura de um particular por outro particular é censura moral e não juridica. A censura moral não prende nem proibe nada. A Censura moral significa “desaprovação, reprovação ou critica desfavorável”. O particular tem o direito a livre expressão e pode censurar moralmente quem ele quiser, inclusive a imprensa, inclusive ofendendo a honra do outro. Mas nesse caso ele está sujeito a sanção juridica, prevista nos incisos da CF acima relacionados.

    O argumento é falacioso porque a Ministra usuou indiscriminadamente a mesma palavra de forma vaga para duas situações completamente diferentes. E mais, sendo preciso com o sentido das palavras ela fez exatamente o que critica. Ao criticar o ‘politicamente correto’ em nome da ‘liberdade’ a Ministra fez uma censural moral. Ela saiu da esfera juridica e passou para a esfera de um particular censurando outros.

     

    1. Clap, Clap,Clap! Aplausos de pé.

      André B,

      Com elegância e concisão você desmontou completamente os falaciosos argumentos usados por cármen lúcia (em minúsculas como ele merece), a qual adota postura exatamente oposta à declarada por ela. Ademais, você comprovou parte da minha argumentação, mostrando cármen lúcia é uma pessoa vulgar, com pretensão de ser erudita.

  16. Então, MarFig, o Japa pop se foi, agora um PF mais estiloso!

    PF então tá demais. Discrição Zero! .. primeiro  foi  o  Japa pop da PF. Até marchinha fizeram pro sujeito. O cara cheio de inquéritos, tinha sido expulso da corporação e trampando normalmente! Deu no que deu… Ninguém na justiça não vê que essa porra não está correto?  Agora, outro superstar da PF escoltando o Cunha! Parece que é tudo arrumadinho. O cara de coquinho. Na web é o must, claro. Não deveriam ter escalado um sujeito normal, com a camiseta preta da PF etc? Precisa ser coisa de Caras. De Tititi … Aí o policial de coquinho, estiloso, está sendo comparado ao Frank, interpretado pelo Charlie Weber .. é isso mesmo! O cara da série How to GetAway With Murder …É tudo fake. Pô a PF sempre foi uma policia discreta, diferenciada. Na dela. No meu prédio morava um delegado que eu demorei uns 5 anos pra saber que o cara era delegado da PF!  Super na dele … Tá tudo danado nesse brasilzão veio de guerra hein… Acho que nossa justiça perdeu o juizo! 

  17. Parece que ela citou uma

    Parece que ela citou uma crônica de Fernando Sabino, “Deixa o povo falar.”

    Seria ótimo, isso. O problema é que, “povo” para ela, é o que sai no Estadão, na Folha, ou no JN – onde, como se sabe, não aparece nem preto, nem desdentado.

    Mediocridade uber alles.

    1. A Ministra Carmem Lúcia é amante da lingua porguguesa

      Dê-me um cigarro
      Diz a gramática
      Do professor e do aluno
      E do mulato sabido
      Mas o bom negro e o bom branco
      Da Nação Brasileira
      Dizem todos os dias
      Deixa disso, Prisidanta
      Me dá um cigarro aí

      Oswald de Andrade em Pronominais

      Ou é proibido fumar?

  18. A Prisidenta Carmem Lúcida não é autista

    A Suprema Ministra Carmem Lúcida é contra o politicamente correto para poder desqualificar e destilar ódio contra os autistas sem qualquer receio ou consequencia.

    Quando estiver com o cajado na mão, daria uma boa rábula.

  19. mórreu!

    Adotando um  termo já bastante consagrado: “essa porra do STF já está dominado e não apita mais nada, muito pelo contrário ele só reproduz o que seus amos manda”

  20. Liberdade de expressão
    Se ela está tão preocupada com a liberdade de expressão um começo seria acabar com famigerada figura do ” desacato à autoridade”.

  21. Ministra Carmem Lúcia, a sem

    Ministra Carmem Lúcia, a sem noção, recebe troféu (?) de

    Carlos Fernando Lindenberg  Neto, o Café, presidente

    ou ex da ANJ e dono da afiliada da globo no Espirito Santo.

    1. A promiscuidade explícita.

      A lisonja como meio de cooptação, reveladora da promiscuidade explícita entre judiciário e as quadrilhas midiáticas.

      https://jornalggn.com.br/noticia/personalidade-do-ano-de-o-globo-a-lisonja-como-cooptacao

      Joaquim Barbosa – Premio do Instituto Innovare da GLOBO por sua atuação e empenho na produção de sentenças encomendadas em 2012, para abalar severamente a opinião do eleitor nas eleições daquele ano.

      http://www.cartacapital.com.br/politica/joaquim-barbosa-faz-diferenca

      Em 2015, foi a vez do Moro receber o prêmio pela sua inestimável contribuição na produção de denúncias que abalaram severamente o ambiente político nas eleições presidenciais de 2014.

      http://g1.globo.com/hora1/noticia/2015/03/juiz-sergio-moro-vence-premio-faz-diferenca-como-personalidade-do-ano.html

      Esse deve ser o único país do mundo em que o conglomerado midiático é constituído em forma de cartel de manipulaçao e distorção de informações por uma organização criminosa de empresários sonegadores que atuam em parceria, à margem da LEI, com ações características de crime de formação de quadrilha, com agentes das mais altas esferas do Judiciário.

      A mídia controla o judiciário e a opinião pública e os banqueiros agiotas legalizados controlam a tudo e a todos. E agora têm poder hegemônico sobre a quadrilha que assumiu o Poder Executivo em nível Federal.

  22. Sugestão ao Nassif …

    ……mude o Brasilianas.org para acacianas.org ,  dada a supersafra de besteiras que essa  ” gente de bem ” abunda, seria sucesso de ´público e crítica com chance dos Marinho te entregarem até mesmo um  troféu .. e .se não for pedir demais, mas já pedindo,  adoraria um post bomba do Rommulus sobre esta declaração democratistóide da sra. presidenta….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador