Quem disse que a aposentadoria acabou?, por Janderson Lacerda

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Foto Cidade Verde

Quem disse que a aposentadoria acabou?

por Janderson Lacerda

Foram mais de setenta anos ininterruptos de trabalho e contribuição. Milhares de pessoas foram beneficiadas por seus serviços prestados; e mesmo assim, muitos a criticaram. Parte da classe política, por exemplo, chamaram-na de ultrapassada e arcaica.

As ofensas partiram de políticos avessos ao trabalho; oligarcas e herdeiros da beneficie do esforço alheio.

Fernando Henrique Cardoso (Ex-Presidente da República), por intermédio de uma emboscada, atentou contra sua vida em 1998. Mas, felizmente não teve êxito: ela sobreviveu! E seguiu sem prestar queixas; sem um dia, sequer, de afastamento em seu prontuário.

E assim prosseguiu sua jornada de cabeça erguida. Trabalhou de segunda a segunda; de sol a sol. Não teve férias e seu salário era o trabalho executado diariamente.

Contribuiu tanto que elevou o patamar do Estado brasileiro; ajudou a diminuir a pobreza e deu oportunidade aqueles que sempre foram excluídos.

Até que em 2016 ela presenciou o estupro da jovem e bela Constituição Federal. Ficou atônita, emudeceu-se e não teve forças para posicionar-se contra os violadores que vestiam capas e faziam discursos moralistas contra a corrupção. Ela sabia que os algozes queriam desmontá-la e que seria, fatalmente, a próxima vítima.

Diante de um cenário anômalo em que conspiradores e assaltantes, transvestidos de autoridades não eleitas através do sufrágio universal, tomaram as rédeas do país, ela presenciou a justiça do trabalho (sua irmã) ser atacada… Ouviu da boca do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), “que a justiça do trabalho não deveria existir”. E quando todos esperavam pelo fim dos direitos previdenciários, eis que ela, compulsoriamente, foi aposentada. É o fim da linha para a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho)

Em seu lugar foi empregada a Reforma Trabalhista. A reforma, (aliada da lei de terceirização), diminuirá a arrecadação do Estado; salários e benefícios serão cortados; será permitida a terceirização de todas as atividades; maus empregadores ficarão impunes; haverá aumento do trabalho escravo e desvalorização da mão de obra especializada.

A aposentadoria da CLT é a pior coisa que poderia acontecer aos trabalhadores. Já os patrões comemoram de verde e amarelo e zombam da cara de pato do povo brasileiro: “quá, quá”!

 
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O PMDB sempre foi um partido

    O PMDB sempre foi um partido de ocasião, um maria vai com as outras. Mas sabemos que sem a contribuição do PSDB, inflamado desde a derrota de 2014 para Dilma, o PMDB não teria conseguido atingir esse nível de comando, usando de todo e qualquer expediente para manter-se mais alto. 

    Aécio se encontra recatado, silencioso, enquanto a mídia parece ter dele se esquecido, mas quem saiu às ruas para defender aquela canditadura anti-petista, e não favorável a ele, hoje está descrente de tudo, embora fingindo não sentir tanta vergonha do que fizera com os patos e as panelas. 

    Tudo que estamos vivendo, incluindo a roubalheira de Temer e seus preferidos, teve origem tucana. E se até o momento não aparecem razões para a manutenção de apoio de tucanos a Temer e suas reformas, é porque a nossa justiça tem cuidado bem para não atingir em cheio esses picaretas. Aécio foi uma exceção, mas nem tanto, se por muito menos um petistas já estaria engaiolado. De qualquer maneira foi importante ver esse moço do Leblon sofrer alguns dissabores, porque pegou em cheio todos aqueles que mantinham a convicção dele ter sido um grande presidente. A decepção de Aécio com a justiça foi incomensurável, mas a do seus eleitores pode ter sido muito maior.

     

  2. Aos especialistas uma dúvida.

    Estive lendo – na verdade vendo apenas alguns valores numéricos –  alguns direitos trabalhistas comparativamente com outros países. Mais especificamente férias e depois décimo terceiro. Sei que a análise deve ser contextualizada e não se deve apenas comparar números. 

    Sendo assim a questão é: estamos em vantagem nesses dois aspectos?

  3. mesmo regime

    E o pior é que a CLT também foi aposentada no regime de repartição, qual seja, o custo desta aposentaria será repartido pelos trabalhadores no futuro.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador