Rebelião militante e renascimento do PT, por Jeferson Miola

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Rebelião militante e renascimento do PT

por Jeferson Miola

A posição da maioria do PT, tolerante com a possibilidade de acordo com os golpistas para a eleição do Congresso, despertou a ira militante e provocou uma insurgência no Partido.

Apenas divulgada a resolução do Diretório Nacional de 13/01, a questão se tornou onipresente nas discussões – presenciais e nas redes – entre filiados, militantes e simpatizantes. E também mobilizou, com surpreendente apelo, inclusive militantes progressistas e da esquerda social e não-partidária.

Um sentimento de indignação e revolta sacudiu filiados, simpatizantes e amigos do PT, desencadeando uma reação ruidosa para desviar o Partido da marcha da insensatez e, assim, impedi-lo de cometer o que a historiadora Barbara Tuchman chamaria loucura política.

Como justificar, enfim, a aliança com os golpistas que derrubaram a Presidente Dilma, os assassinos do Estado de Direito e da democracia, mesmo sabendo que esta escolha não teria absolutamente nenhuma eficácia para deter a evolução do golpe, o aprofundamento do regime de exceção, a restauração ultra-neoliberal e a regressão das conquistas sociais?

É um erro gravíssimo, com prejuízos simbólicos irreparáveis. Mas é, ao mesmo tempo, a culminância da política desastrosa e contraproducente que dirige e comanda o PT há muitos anos; é, em síntese, sintoma da falência completa da direção partidária.

No último período, a tibieza da direção foi testemunhada de modo especial. Com inapetência política e incapacidade dirigente, o PT não conseguiu disputar e oferecer rumos corretos para o governo Dilma, para evitar os equívocos finalmente cometidos pelo governo e que acabaram por debilitá-lo durante a conspiração oligárquica liderada por Cunha e Temer.

Na luta contra a fraude do impeachment, não fosse o destemor e a combatividade dos parlamentes petistas, o Partido não seria notado, devido ao acanhamento e falta de atrevimento político da direção, que o fez coadjuvante da extraordinária resistência democrática que tomou as ruas do país.

A rebelião militante significa, por isso, a recusa desse comando partidário que, se mantido, acabará levando o PT à autodestruição, à perda de militância orgânica, de apoio social e de identidade popular; poderá levá-lo a uma derrota transcendente.

A erupção que chacoalha o PT indica a impaciência da base partidária com a direção: ou o PT muda e se renova, ou não conseguirá evitar a diáspora de filiados, militantes e parlamentares.

O PT está diante de uma grande oportunidade de se reconciliar com sua trajetória original; uma oportunidade de renascer a partir do reencontro com os valores que são a razão da sua existência: a ética política, a independência de classe, a democracia, o anti-capitalismo, o feminismo, o anti-racismo, o compromisso com a emancipação dos subalternos e com a construção de um Brasil igualitário e soberano.

A rebelião militante demonstra a vitalidade partidária que sobrevive à tentativa fascista de extermínio da “raça petista” e, sobretudo, traduz a crença dos petistas na pertinência histórica do PT.

Para corresponder a esta aspiração da sua base, o PT precisa mudar, urgentemente. Esta é a chance do renascimento do PT. Muda PT!

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Militantes e simpatizantes,

    Militantes e simpatizantes, uni-vos! Precisamos de ser mais ousados. Temos que conversar e falar para a população quem são os homens que estão no poder e o que eles estão fazendo com o país. 

  2. Caro Jeferson, nesses tempos

    Caro Jeferson, nesses tempos de vacas magras, sabe quantos cargos os ocupantes das mesas naquelas casas têm direito? Isso talvez explique a necessidade de compor com os golpistas. O mesmo vale para o fiel escudeiro – O PC do B…  vejam trechos da nota do partido para tentar um cargo na mesa: ” … Acreditamos ser necessário a constituição de um pacto sincero e transparente entre a maioria e a minoria parlamentar com o objetivo de resgatar o papel do parlamento. Defendemos que a composição da Mesa tenha como base uma plataforma mínima que respeite os ritos, o regimento e a pluralidade partidária do parlamento. O PCdoB e sua aguerrida bancada se orienta pela defesa do equilíbrio e da harmonia entre os poderes, pela defesa da democracia… blá… blá… blá…” É de rir ou chorar!??

    1. De novo, clicando na foto aparece os ratões!

      Troque estes ratões por cães descentes. Se quiseres mando uma foto do meu, há mil metros se vê que ele é um cão.

       

      1. Para de implicância!

        Ja tive cachorro grande… labrador…

        Mas depois de ter chihuahua, é minha raça preferida.

        Ainda mais para morar em ap!

        Aqui na Europa no inverno nao da pra passear – como agora com a cidade coberta de neve e 10 graus negativos.

        Imagina a tortura para um cachorro grande ficar preso num ap!

        Os pequenos brincam o dia todo… correm dum lado pro outro sem problemas.

  3. Os REbeldes sempre foram expulsos

    Por fim, os expulsadores foram, eles próprios, expulsos Todos os petistas foram expulsos do PT, restando apenas o PT

  4. Previsível. Mas dificil de acreditar, só FAZENDO PRA NÃO PERder

    Não é que a aliança com os golpistas que derrubaram a Presidente Dilma, os assassinos do Estado de Direito e da democracia, não deterá a barbárie em curso mas que será contraproducente.

    Significa que o PT é favorável dessa ordem assassina que varre o país de imbecis de cima abaixo. Nem os Espanhóis, povo mais acostumado ao conforto do que nós e que tem em torno de um quarto apenas de sua juventude desempregada, não está tão imbecilizado e apatetado quanto nós. Um povo não que se conforma mas que se compraz em ser guiado por idiotas. Todas as pessoas que se deixam guiar são cegos e cegos se deixam guiar por idiotas, sendo portanto um idiota cego. O outro vê mas não enxerga

  5. A pergunta que faço = essa

    A pergunta que faço = essa composição com os golpistas vai impedir que a reforma da previdência que acaba com a aposentadoria pros mais pobres e a trabalhista que tirará os direitos dos trabalhadores ? Acho que não. A única coisa que pode impedir que Temer e gangue façam esse estupro contra o povo é se o os militantes conseguirem que cada trabalhador brasileira enxergue a violência que vai sofrer e faça multidões irem pra rua e protestar, com em 2013. Fora disso, não há como impedir que o rolo compressor de Temer e gangue nos esmague. Aliás, uma das coisas mais patéticas que vi foi o Jorge Vianna, quando tinha chance de ser presidente do senado por causa lá do rolo do Renan com o STF, quase se borrando e pedidno pelo amor de Deus pro Renan voltar – e votar a PEC 55. Se dependermos de gente como Jorge Vianna, estamos f…e mal pagos. 

    1. 2013 era uma farsa. Era só

      2013 era uma farsa. Era só para derrubar o PT.

      Estou querendo entender pq milhões foram as ruas por saúde e educação, e contra a PEC 55 foi meia duzia de gatos pingados. Será que é pq o objetivo já tinah sido alcançado ??

  6. Não são os dirigidos que elegem os dirigentes?

    Se a culpa é da direção, porque os dirigidos estariam isentos, já que só existem dirigentes porque existem dirigidos. Se um haboti está no topo é porque o botaram e só sai de lá se o tirarem. Os dirigidos botama os dirigentes errados e se recusam a desempoderá-los e mandá-los para os poleiros, proteger as galinhas das raposas

  7. Quem era PT de verdade há

    Quem era PT de verdade há vinte anos atrás já desistiu desse partido há muito tempo e migrou para outro partido de esquerda. O apoio ao DEM será apenas a pá de cal, quem ficar (em termos de parlamentares) é porque está com o rabo preso e precisa se safar de ir pra cadeia. Já a militância que sobrar é aquela que não liga pra corrupção nem para nada relativo à esquerda, é aquela que quer ver seu time no poder à qualquer custo e ainda crê na volta de Lula em 2018.

  8. A base do PT não suportará mais essa covardia!

    Apoiar os golpistas é tudo o que o PT precisa fazer para decretar a sua própria morte! A base não quer e está cansada de não ser ouvida. O pretexto para apoiar os golpistas é RIDÍCULO! “Participar da política institucional, não ficar fora do jogo.” Ora o que é participar do jogo institucional no parlamento senão fazer discursos, apresentar projetos de lei, defender idéias, negociar…? Acaso para fazer isso o PT precisa apoiar os golpistas??? Será expulso do parlamento se não se juntar aos vermes??? “Ter visibilidade.”  Chega de visibilidade negativa, chega de estender a mão pra golpista decepar, chega de mostrar a bunda na janela em troca de carguinhos insignificantes que não dão ao partido poder de mudar absolutamente nada, já que 80% no mínimo daquele congresso é conservador/reacionário/fascista! O PT  está sendo estúpido em achar que os malditos que ele pensa em apoiar vão apoiá-lo em qualquer projeto, eles são golpistas, eles não cumprem acordo nenhum e eles não vão votar contra os seus interesses nojentos, haja inocência, haja burrice!!! Chega PT, nós não vamos tolerar mais essa barganha imoral, oprtunista, covarde e burra!

    1. Todo o sotaque    psolsista,

      Todo o sotaque    psolsista,  ou mesmo do pstu,  professores  do zero de realizações,  da esterilidade, dos protestos, protestos e caras emburradas. O Pt nasceu da negociação,  dos trabalhadores com os empresários, da conquista de espaços, do avanço paulatino. Negociar não é ceder, aderir, é conquistasr algo importante.O lugar na mesa é um direito, uma prerrogativa dada pelo regimento da câmara que o s partidos nanicos e os extremistas derrotados nas votações internas do PT rtal como o aecinho querem golpear, recusando o cargo de direito,  esterilizando mais ianda a força da oposição. Querem o PT a reboque dos radicais que sonham destruir, ,  a partir do Brasil, o sistema capitalista,  hehe.

      O documento não fla em adesão, conciliação , etc., nem põe camisa de força na bancada :  fica tudo à critério da bancada,  apenas reafirma  que não será alterada a firme e empenhada posição de repulsa aos projetos e determinações do governo olpista e ilegítimo de aprovar suas pautas, todas contra os interesses do povo trabalhador brasileiro.

        Há que ser lido e entendido o documento e deixarmos de ser pautados pelos dissidenes ora abrigados em pequenos partidos de esquerda aliados à mídia podre para destruir o Partido dos Trabalhadores.

        Ainda não me convenci se essa discussão pública visa o suicídio da  causa progressista ou se preferem o assassinato da liderança que o grande partido do trabalhador exerce.

  9. Temos que separar as ‘bolas’.

    Temos que separar as ‘bolas’. Uma coisa é o PT querer votar com o governo Temer, se fosse isso seria um absurdo.  Outra é ocupar espaço na mesa da Câmara e do Senado. Tem que participar.

    Concordo com o comentário do Romulus. O Congresso é negociação e o PT precisa compor com as demais forças, para conseguir o  possível. De fora das mesas não conseguirá nada.

    E essa estória que a direção do PT é responsável (só ela) pela destruição do partido, não condiz com a realidade. Tudo bem que são horríveis. Entendo que o maior culpado pela falência do partido foi a tibieza do governo Dilma, quando em 2012 deixou as maiores lideranças do PT serem linchadas. Em nome de um republicanismo tolo não tomaram nenhum posicionamento.

    1. Na lógica do poder concordo

      Na lógica do poder concordo com vc Dudu,só q a questão é moral,do que adiantou essa lógica do poder

      praticada e até condenada um tempo atrás pelo PT? Nada! Quantos nomes históricos saíram do PT?

      Chega de ilusões,ninguém é bobo mais,q tal mudar então o nome e o programa do partido,resolve td !!

  10. Sou Brizolista

    Entretanto, sempre votei nos candidatos do PT, pela trajetória e avaços que o partido conquistou.

    Não voto mais nos candidatos, pois o partido, fora 2/3/4 deputados e senadores, só tem cagão frouxo

  11. Olha,a direção do PT quer

    Olha,a direção do PT quer puxar a sardinha para os seus “coleguinhas traíras”e vão tomar na cabeça d novo,

    aliás,já estão tomando,parecem a Dilma no governo só cedendo,cedendo e se fud….,e eu aqui de fora pensando

    “no final só vai restar o povo para ela”têm q “tomar” a direção destes velhotes atrasados(peguei pesado)uma

    intifada mesmo,ou então “fecha as portas” pq ñ tem futuro,eu fico pasmo quando ouço dizer q é cogitado o

    Luiz Marinho para a presidência,uma bela vitrine para se jogar pedra,agora tb ñ dá o Haddad “gentleman”,põe eu lá !!

  12. Nassif;
    Quem compactua com

    Nassif;

    Quem compactua com golpista, golpista é!!

    Uma ou duas cadeiras na mesa diretora valem mais que a honra????

    A votação no maia quando da substituição do cunha já não foi uma lição???  Quais foram os ganhos? Ou o que foi possível ser contido nesta avalanche golpista?

    Isto será inadmissível, será o fim!!!

     Não ousem.

    Genaro

     

  13. É hora de conceber o novo ! Não conciliar !

    A situação atual do PT é resultado de suas próprias decisões.

    Fez conciliação como forma de desenvolver seus programas sociais. O elevado grau dessa conciliação despolitizou os setores beneficiados pelas políticas sociais e econômicas.

    Foi complacente com os inimigos do Estado Democrático de Direito. Contribuiu para a sustentação do principal inimigo do Brasil: as Organizações Globo.

    Não reconhece que os amarelos rasgaram a Constituição.

    Neste exato momento, a maioria da direção do PT quer conciliar com os golpistas e ser complacente com os corruptos. Foi precisamente essa política que nos levou ao caos que hoje vivemos.

    Precisamos de uma nova instituição política que reúna todas as forças democratas (liberais e socialistas), com os seguintes objetivos: mobilizar o povo, derrotar os amarelos, elaborar uma nova Constituição e fundar uma verdadeira República.

  14. mesa de petistas

    Amigos petistas

    Vamos anotar o nome desses deputados que querem participar da mesa da Câmara, de todos os estados, e não reelegê-los na próxima eleição!

    Vamos virar a mesa deles!

    Aqui na Bahia vou fazer esta campanha:

    Fora petistas traidores!

  15. mesa de petistas

    Amigos petistas

    Vamos anotar o nome desses deputados que querem participar da mesa da Câmara, de todos os estados, e não reelegê-los na próxima eleição!

    Vamos virar a mesa deles!

    Aqui na Bahia vou fazer esta campanha:

    Fora petistas traidores!

  16. Renúncia Já!

    A direção do PT deveria renunciar imediatamente.

    Aliás, deveria ter feito isso após as eleições de 2016, cujos desastrosos resultados já impunham esse gesto de grandeza.

  17. Encruzilhada

    Nestas últimas semanas tenho lido as manifestações de diversas pessoas que se debruçaram sobre as iminentes eleições das mesas diretoras da câmara e do senado (por enquanto ainda em letra minúscula), em especial sobre a polêmica intenção do Partido dos Trabalhadores (mantenho, ainda, as maiúsculas) de apoiar os candidatos aliados de Temer, Maia e Eunício. Lindbergh, Gleisi, comentaristas aqui do Nassif, articulistas de outros sites e revistas, representantes de organizações variadas, e também outros parlamentares que se mostraram fieis à causa progressista (cito Requião) e potenciais candidatos (Ciro). Tudo para depurar meu entendimento sobre o rumo a ser tomado nesta situação que, particularmente, considero uma encruzilhada histórica para as forças progrressistas. E adianto que ainda considero o PT como integrante das forças progressistas,

    Não há argumento que possa me convencer da decisão da elite partidária (sim, a elite do PT, composta por sua tendência dominante e apêndices). Compor com golpistas é, por parte do PT, negar o golpe! Como pode o PT ser retirado a fórceps do governo, ser quase varrido do cenário eleitoral, e ainda cogitar uma espúria composição com os artífices da ruptura democrática? Não há “Realpolitik” que justifique tal sandice!

    Excluído o “fiel escudeiro” PCdoB, cuja relação é quase parasitária com o PT, não me consta que as demais forças progressistas estejam discutindo tal eventual apoio. Mesmo outras hostes contam com seus dissidentes, os mesmos que se mantiveram firmes na defesa do mandato presidencial outorgado pela população, que diuturnamente se manifestam contra as candidaturas governistas, ou candidatos aliados ao golpe parlamentar. Será que acerta o PT (e o fiel escudeiro) quando se posiciona pelo abandono da resistência progressista contra o golpe, quando sinaliza ao país que pode apoiar os candidatos comprometidos com a efetivação das políticas devastadoras adotadas pelo governo usurpador? E tudo pela “sagrada” (e conveniente para alguns) participação nas mesas diretoras? Eu entendo que não. Entendo que erra estrondosamente o PT se assim agir. Vejo mesmo como a pá de cal em uma agremiação que, apesar dos muitos equívocos (e olhe que os equívocos sempre foram combatidos pelos representantes da esquerda), foi de grande valia aos necessitados da nação.

    A política, como muito bem lembrou Lindbergh, não se resume ao parlamento. A política não se resume a um transitório governo. Não há problema em perder, mas há problema – e grande – em ganhar aliado a quem nos odeia. E principalmente a quem odeia o povo.

  18. À rebelião petistas, vamos

    À rebelião petistas, vamos tocar fogo no partido, só vamos parar quendo o último traidor for enforcado nas tripas do último petista entreguista..

  19. O Brasil não precisa de direita

    Não basta a onipresente e onipotente mídia dilacerando e esgarçando diuturnamente há anos o único partido político do Brasil.

    Muita discussão para uma posição clara, muito simples e direta:

    A MILITÂNCIA NÃO QUER aproximação, composição, aliança, acordo, conchavo, barganha…Nada parecido com golpistas traidores.

    A militância não aceita esse cabresto ¨democrático/republicano¨ com o propósito de domar, amansar e domesticar o PT. A última coisa que quer é entrar nas salas com os pires de leite morno à espera, pela voz do Bonner.  

    Longe de Brasília, daquela ilha, nós não nos sentamos na mesma mesa com os ratos. 

    Parlamentares acomodados, políticos profissionais, com carteira assinada, décimo terceiro e férias, que se mandem para o PSOL, serão bem recebidos por lá.

    O trabalho no parlamento deve prosseguir mais combativo ainda, mas não é o essencial agora.

    O fundamental nesse momento é o retorno às bases, o reencontro com a militância, razão de ser do Partido dos Trabalhadores.

     

  20. Ação política responsável

    De algum modo, a direção do PT deve estar considerando este tipo de sentimento com outros aspectos da vida política. O purismo das ideias não é diretamente proporcional com o poder político e muito menos com a densidade eleitoral. Há pragmatismo e, de algum modo, a necessidade de convivência política com a “fauna” que o próprio eleitorado colocou no congresso.

    Uma chapa composta para dirigir a câmara dos deputados neste período crítico 2017- 2018, onde algum cargo importante na mesa possa ser do PT, poderia ser mais interessante do que a mera gritaria minoritária, que nem sequer conseguiu votos para deter o golpe contra Dilma, mesmo com 54 milhões de votos nas ruas. Ser coerente com que? Com o nosso desejo teórico levado ao povo numa eleição ou com o recado efetivo do povo passado para nós, nas urnas?

    Revolta devia ter a esquerda contra o PDT, que contribui com muitos votos na câmara e a totalidade dos senadores para derrubar Dilma, e que agora apresentam até candidato, pomposamente dito da esquerda.

    O purismo político tem o seu momento, e se propaga nas ruas e nos programas, mas acaba na urna, junto com a eleição. Daí em diante, segue-se a vida política considerando o que o povo escolheu e permitiu. Renegar disso significa desconhecer a democracia e o voto popular. Desconhecer a realidade do congresso é culpar o povo por não saber votar (embora isso seja uma verdade, em grande parte por culpa da mídia).

    O PT vive sempre o drama de criticar e, às vezes, de governar. O PT contrasta ideias puristas no momento de cativar o eleitor, com práticas objetivas na ação de governar, na hora em que o povo já se manifestou. O PT deverá conviver até 2018 com o recado que o povo, Mal ou bem, deu nas urnas.

    A democracia de perdedor não pode ser a mesma daquele menino chorão, que diz “não jogo mais” e fica emburrado num canto da sala. Tem que erguer a cabeça, discutir, se apresentar, dentro do que aí está, e iluminar o povo para a próxima chance de escolha, mesmo em 2018.

    PS – Para quem fala de covardia é bom observar que o PT está sendo muito corajoso ao tampar o nariz e respeitar as regras do jogo democrático. Essa é a esquerda responsável que poderá voltar ao poder, inclusive recuperando muitos eleitores nem tão esquerdistas assim, mas que amam o Brasil e acreditam no Lula.

    1. A zelite

      e o ¨menino chorão¨.

      O recado está dado, se a ¨Direção do Partido¨(!!!), aqueles iluminados que conduzem a massa(!!!), escolher, optar, por um caminho divergente ao da base, estará se distanciando tanto, que os dois, serão dois, se perderão de vista.

      O que todo Partido de esquerda sonha em ser e ter, o PT é e tem.

      Ainda

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador