10 de junho de 2026

Bolsonaro cometeu pelo menos 10 crimes em três semanas

Presidente segue com plano de agir contra regras e leis, em meio a avanço dos protestos e a proximidade das investigações da CPI

Jornal GGN – O presidente Jair Bolsonaro segue mantendo condutas passíveis de crime de responsabilidade ou de enquadramento criminal, enquanto as manifestações pedindo seu impeachment ganham corpo e a CPI do Senado se aproxima dele.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Levantamento elaborado pelo jornal Folha de São Paulo mostra que, apenas nas últimas três semanas, o presidente cometeu pelo menos dez crimes comuns ou de responsabilidade. E, em algumas situações, os dois tipos de condutas podem ter ocorrido.

Enquanto alguns casos são conhecidos, como a alegação de fraude eleitoral nas eleições e as aglomerações recentes sem o uso de máscara, outros casos são inéditos, como a retirada da máscara de uma criança em evento no Rio Grande do Norte, ou a manutenção da estratégia de desinformação – como a insistência em supernotificação de casos de covid-19, a defesa do tratamento precoce e que pessoas já imunizadas ou que tenham contraído o coronavírus não precisam usar máscara.

Bolsonaro também usou o Tribunal de Contas da União (TCU) ao afirmar que 50% das mortes por coronavírus, na verdade, foram causadas por outras doenças – o que já foi desmentido pelo próprio tribunal de contas. O presidente chegou a voltar atrás, mas seguiu citando esse suposto do TCU em seus discursos.

Especialistas ouvidos pelo jornal dizem que a maioria das condutas de Bolsonaro podem ser enquadradas como crime de responsabilidade, uma vez que são incompatíveis com o decoro do cargo.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados