5 de junho de 2026

Entenda a nova norma do TSE para barrar candidaturas femininas laranjas

Regras já estão em vigor e irá implicar nas eleições municipais deste ano.
Foto: Reprodução

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovaram, em fevereiro, uma resolução inédita sobre ilícitos eleitorais, com critérios objetivos para caracterizar fraudes na cota de gênero. As regras já estão em vigor e irá implicar nas eleições municipais deste ano.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Acontece que, em meio ao avanço de medidas para garantir candidaturas femininas – que hoje são  obrigatórias no percentual 30% por partido -, as fraudes por cota de gênero se tornaram recorrentes. Desde 2020, o TSE condenou diversas legendas em ao menos 72 processos oriundos de municípios de todas as regiões do país. 

Agora, a nova norma sobre ilícitos eleitorais visa afastar dúvidas sobre quais condutas o tribunal considera delituosas, segundo o estado da arte da jurisprudência. Confira as regras:

  • Pela nova resolução, incorre automaticamente em fraude a candidata a vereadora com votação zerada ou pífia, sem importar o motivo alegado para a baixa votação. 
  • Também será considerada laranja a candidatura feminina com prestação de contas idêntica a uma outra, ou que não promova atos de campanha em benefício próprio.
  • Além disso, todos os votos recebidos pela legenda ou coligação envolvida com a fraude devem ser anulados, o que resulta, na prática, na cassação de toda a bancada eventualmente eleita.

Com informações da Agência Brasil.

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados