Advogados bolsonaristas pedem afastamento do presidente da OAB

O grupo é parte do Movimento Advogados pelo Brasil, que apóia a Operação Lava Jato e se afinam politicamente com o presidente Jair Bolsonaro.

Montagem do Migalhas

Jornal GGN – Advogados bolsonaristas entraram com um mandado de segurança no Tribunal Regional Federal da 1ª Região para pedir o afastamento do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz. O grupo conta com 70 advogados.

O grupo alega que Felipe Santa Cruz age com desvio de finalidade e que transformou o Conselho Federal da OAB em uma entidade ‘político-partidária’, usando o cargo para ‘atacar de forma pessoal e individualizada os poderes do presidente da República Federativa do Brasil Jair Bolsonaro’. Dizem ainda que Santa Cruz tem ‘reconhecido e notório viés ideológico esquerdista e comunista’.

Ainda atribuem a Santa Cruz ofensa ao princípio da impessoalidade, abuso de autoridade e atos de improbidade administrativa e que ele estaria tentando causar confusão nas ações coordenadas do governo federal no enfrentamento da pandemia.

O grupo é parte do Movimento Advogados pelo Brasil, que apóia a Operação Lava Jato e se afinam politicamente com o presidente Jair Bolsonaro.

A defesa de Santa Cruz retruca dizendo que há litigância de má-fé e tentativa de projeção midiática por parte do grupo. Em defesa de Santa Cruz assinaram um texto, entre tantos advogados, dez ex-presidentes da Ordem, inclusive Claudio Lamachia, antecessor de Santa Cruz.

Desde que Bolsonaro atacou o Felipe Santa Cruz, ao falar de seu pai, desaparecido político da ditadura militar, existe uma contenda correndo na Justiça. Bolsonaro, em discurso, atacou o pai de Santa Cruz, dizendo que se ele quisesse saber como foi que o pai desapareceu no período militar, que contaria para ele. ‘Ele não vai querer ouvir a verdade’, disse o presidente em tom jocoso.

Felipe Santa Cruz, depois disso, entrou com uma interpelação no STF para que Bolsonaro esclarecesse as declarações sobre a morte do seu pai, Fernando Augusto Santa Cruz.

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Com mais esta ramificação, em advogados, chegamos ao fascismo clássico…
    já com juízes, ministros, banqueiros, empresários, industriais, e agora advogados, só fica faltando as tropas fardadas………………………..

    sei! claro! já temos

    Tudo que é permitido acontecer no Brasil, acontece da pior forma possível, com fidelidade à tradição nefasta

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador