Presidente da Colômbia recebe Nobel da Paz por acordo com Farc

Jornal GGN – Juan Manuel Santos, presidente da Colômbia, recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelo esforço de resolver o conflito com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) através de um acordo de paz.

“Eu recebo esse prêmio em nome do povo [colombiano], que sofreu tanto por causa dessa guerra, especialmente, as milhares de vítimas. A mensagem é: devemos perseverar até o fim dessa guerra. Nós estamos muito, muito próximos [da paz], precisamos apenas nos esforçar um pouco mais”, disse Santos, por telefone, após o anúncio do Nobel, feito nesta sexta (7), em Oslo, na Noruega.

O acordo de paz entre o governo colombiano e as Farc foi rejeitado em plebiscito popular realizado no último domingo (2), com 50,21% dos votos. Para Kaci Kullman Five, presidente do Comitê Nobel, “o fato de a maioria dos eleitores ter dito não ao acordo de paz não significa necessariamente que o processo de paz está morto”.

As negociações para o acordo levaram quatro anos e aconteceram após tentativas frustradas durantes os governos anteriores. Apesar da rejeição no referendo, o cessar-fogo continua.

O conflito entre as Farc e o governo colombiano deixou 260 mil pessoas mortas e provocou quase 7 milhões de deslocamentos, além de 45 mil desaparecimentos.

 

Redação

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Porque…

      Porque ele ordenou a invasão do Equador e matou sua contraparte e daí “negociar” um “acordo de paz” com o que restou das FARC.

    2. Por razões obvias, a FARC é

      Por razões obvias, a FARC é um movimento guerrilheiro financiado pelo narco trafico, Nobel da Paz para eles?

      1. Argumento engraçado…

        Então se, segundo o seu conceito, as Farc são ( e não é como seu português restrito escreveu- Farc está no plural) um grupo guerilheiro, todos os esforços feitos pelos seus líderes são inválidos e inúteis e só devem ser reconhecidos os esforços do nobre presidente que atuou “solitário” para conseguir o acordo.

        Neste seu raciocínio prá de lá de tendencioso e restrito se dois brigam a culpa é de um só e se a briga termina o mérito é só do outro??? Até parece que você nunca ouviu o velho ditado que diz que quando um não quer dois não brigam. E também é assim na paz, quando um não quer não adianta ao outro pedir paz. Mas na sua mente limitada, tanto quanto a dos nobres suecos que possuem a procuração do inventor da dinamite, basta o esforço solitário de um grande e nobre homem para que a paz se estabeleça como mágica, como se fosse um filme de hollywood…

        Quanta asneira a gente vê na internet….

  1. Conseguiu o acordo sozinho e assinou por ambas as partes?

    Conseguiu o acordo sozinho e assinou por ambas as partes?

    Pelo jeito, Santos conseguiu o acordo sozinho e assinou por ambas as partes.É o primeiro acordo deste tipo no mundo. É como se tivessem premiado o palestino Yasser Arafat sozinho, sem o israelense Yitzhak Rabinr, ou o racista Frederik de Klerk sem Nelson Mandela . Os responsáveis pelo premio – que já tinham dado um nobel da paz preventivo a obama, nada menos que o rei dos drones, o maior assassino de crianças por controle remoto do planeta – já foram mais sérios.

    1. conseguiu….

      Mais uma grande lição a um certo país que insiste em ser quinto mundo. O pouco de vanguarda diplomática que obteve no governo Lula, jogou no lixo. América Latina? Aonde? Quando interessa aos propositos das grandes potências ocidentais, eles descobrem onde fica. Mais uma parte dos interesses brasileiros abocanhados pelos interesses norte americanos. Enfim, eles conseguiram deixar o seu quintal bem limpo e organizado.    

    2. Os casos não são

      Os casos não são comparaveis.  Rabin e de Klerk eram Chefes de Estado, o lider das FARC, de alcunha Timoshenko,

      é um guerrilheiro fora da lei e as FARC tem antigas vinculações com o narcotrfico, como dar a esse homem um Premio Nobel da Paz?

      É claro que o Premio, assim como era o Premio Lenin, tem carater de escolha e com isso é ideologico. Quem escolhe são

      1.000 personalidades mundiais, em um processo que começa em Março de cada ano, não é uma seleção aleatoria, processa-se por filtros sucessivos em que os nomes são depurados até restarem cinco, ai a escolha é da Comissão

      Nobel da Noruega.

      1. os….

        Caro sr. André, os casos são comparáveis sim. Os exemplos aqui apresentados são de 2 facínoras. Basta colocá-los na posição de suas vitimas e cessariam todas as desculpas e argumentações. E mesmo assim levaram o Nobel.

        1. A Fundação Nobel é uma

          A Fundação Nobel é uma entidade privada, eles dão o Premio a  quem for eleito dentro dos criterios fixados pelo instituidor,

          ninguem tem “direito” a ganhar  um determinado premio porque alguem acha “justo” isso ou aquilo, é absolutamente evidente que uma entidade privada centenaria e respeitavel NÃO vai dar premio a um tipo de movimento que mistura guerrilha com trafico de cocaina e é absolutamente claro que um chefe desse tipo de movimento NÃO é equivalente a um Chefe de Estado mesmo que de um Estado virtual mas legitimo pelo sua Historia, como é a OLP de Arafat.

      2. Seguindo seu raciocínio…

        Seguindo seu raciocínio…

        … como é possível dar um nobel a alguém que se submete em assinar acordos de paz com um “guerrilheiro fora da lei”, chefe de uma organização com “antigas vinculações com o narcotráfico”? É, o nobel já foi mais sério, não é mesmo?

  2. De poucos em poucos anos

    De poucos em poucos anos agora vamos ter um presidente ganhando premio Nobel pelo que NAO fez?!

    Entao o Obama esta bem acompanhado, pelo menos.

  3. Postei no começo da manhã via

    Postei no começo da manhã via celular e não saiu. Mas isso não vem ao caso; como o tema abordado por mim não foi ventilado até agora, vou ppostar de novo.

     

    Desde que o premio foi concedido a baraque obama numa demonstração clara de sabugisse sueca, que o nobel foi tomado por uma cortina de cinismo.

    Todo o processo de Paz da Colombia foi um esforço quase solitário do governo cubano em convencer as duas partes em conflito mesmo enfrentando a oposição do antigo peresidente colombiano, que quase com certesa contava com o respaldo americano, tanto é que ele fez campanha abertamente contra a sua aprovaçõa no plebicito.

    Ora, se ouvesse um mínimo de coerencia e honestidade na concessão de tal premio, com certeza ele deveria ser divido com Raul Castro ou o governo cubano. Mas aí ficaria muito nítido para toda a humanidade a diferença de abordagem entre os dois governos, de obama e de Castro.

     

    Beem talvez aqui tambem o amigo André Araújo diga que o premio aos dois não se justifica.  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador