Análise: FHC organiza a tocaia, por Maurício Dias

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Acervo Pr. FHC

FHC

Este senhor continua o mesmo

Da Carta Capital

Análise: FHC organiza a tocaia, por Maurício Dias

Os tucanos estão por trás da manifestação do próximo dia 15, mas cuidam, ardilosos, de não mostrar a cara

Fernando Henrique Cardoso foi o anfitrião de uma das reuniões mais reveladoras e constrangedoras dos últimos dias. Exatamente a 27 de fevereiro, durante almoço no Instituto FHC, o ex-presidente enrolou-se mais uma vez numa proposta de ação política a respeito da passeata pelo impeachment de Dilma Rousseff.

Estavam presentes os mais influentes tucanos, como o senador Aécio Neves (MG), presidente da legenda, os senadores Tasso Jereissati (CE), Aloysio Nunes Ferreira (SP) e José Serra (SP), além do senador Cássio Cunha Lima (PB).

“Tem de ficar claro que nós apoiamos, mas não somos promotores”, orientou FHC.

Por outro lado, Aécio Neves, já sem a brandura mineira nos olhos, usou o mesmo disfarce: “Temos de estabelecer esse limite, ter esse cuidado. Não será iniciativa partidária”.

Os tucanos vão para a tocaia. Empoleirados numa árvore seca, sem folhas e sem frutos, torcendo, porém, pelo sucesso das manifestações de 15 de março, batizadas de “Impeachment Já”.

A passeata visa a desestabilização do governo. Para os tucanos, Dilma não pode superar a crise conjuntural nem sobreviver no poder até a eleição presidencial de 2018, que poderá ter Lula na disputa.

O senador Aloysio Nunes Ferreira ofereceu-se para representar o PSDB. Estará nas ruas de olho grande no contingente antipetista da capital paulista, na tentativa de se habilitar eleitoralmente para a disputa da prefeitura no próximo ano. Ele mostra-se disposto a sombrear a própria biografia. Golpeado em 1964, o tucano agora, contrariamente, ensaia os primeiros passos do andante golpista.

Não há uma linha tênue entre o sentimento traiçoeiro do PSDB e a democracia. Surgiu, entretanto, uma dissidência importante. O governador paulista, Geraldo Alckmin, não vê “razões para o impeachment”. Por que ele não terá ido ao almoço de FHC? Faltou convite ou terá recusado para cuidar de coisas mais importantes da administração, como, por exemplo, a crise hídrica?

O ex-presidente FHC é recalcitrante.  Recentemente saiu do escritório dele uma consulta ao advogado Ives Gandra Martins sobre a possibilidade de propor o impeachment de Dilma.

Em 2005, com o episódio do caixa 2, denominado pela mídia de “mensalão do PT”, ele foi o primeiro a reagir com oportunismo. Propôs publicamente a Lula que desistisse do segundo mandato.  Cara de pau! Lembra o senador Aécio Neves, agora apoiando oimpeachment após ser derrotado nas urnas por Dilma Rousseff.

Proposta ainda mais indecorosa FHC fez, em 1988, ao então presidente José Sarney, em torno dos debates da Constituinte sobre a duração do mandato presidencial. Quem conta é o advogado Saulo Ramos (1929-2013), consultor-geral da República e ministro da Justiça do governo Sarney, no livro Código da Vida.

O então senador FHC levou ao presidente a proposta, aprovada na Comissão de Sistematização, pela implantação do sistema parlamentarista.

Sarney objetou e Saulo Ramos deu uma aula de direito constitucional ao senador, e ouviu dele o que chama de “a espantosa frase textual”: “Eu não entendo nada de direito constitucional, mas entendo de política”.

Com a bola na marca do pênalti, Sarney fez o gol: “Eu entendo dos dois (…) o que vocês querem é desestabilizar o atual governo, sem pensar no Brasil e nas consequências desse gesto”.

Sarney saiu da tocaia. FHC não mudou.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cheguei a conclusão que

    Cheguei a conclusão que vivemos uma democracia de fachada com instituições frageis, quase inexistentes, o que aconteceria em qualquer país civilizado se descobrissem que inventaram um subterfugio  para derrubar um presidente da republica e esconderam a verdade para beneficiar o seu adversario? E se o outro cidadão fosse eleito com base nas mentiras da imprensa e depois o país descobrisse a verdade? E o pgr, é delatado um fato e ele não manda apurar? Vivemos num mundo surreal, para alguns a verdade numa e crua para outros uma realidade paralela. VERGONHOSO!

  2. A culpa desse gagá falar

    A culpa desse gagá falar essas besteiras é do judiciário.

    Se tivessem condenados, ou pelo menos denunciados esses tucanos, esse cidadão não estaria falndo grosso.

    A culpa é do judiciário que proteje essa quadrilha.

    E eles pensam mesmo que são inocentes.

    1. Totalmente correto. Nesse

      Totalmente correto. Nesse momento já arrumaram um laranja para o aécio, anastasia. Esse partido protegido por maçonaria é um monte enorme de detritos.

  3. aposentadoria

    Seu fegacê, deixa dessa idéia maluca de ser o viiiiixe de ÇERRA45 na eleição de 2038.

    Desapega desta vontade de falsificar a história. Hoje com a internet, para você, infelizmente, não dá mais.

    O povo pode ser enganado e muito. Mas sabe reconhecer os verdadeiros canalhas. 

    No seu caso é melhor sair de cena e ir para as margens do Sena que o sr. tanto gosta.

    Daqui a pouco o seu tempo acaba e o sr. gastando o pouco que lhe resta por aqui, sem curtir a Paris que o sr. tanto ama.

    Getúlio morto, o povo foi para a porta de o globo para quebrar o jornal. Corra para lonje antes que o mesmo aconteça contigo. Garanto que o povo vai esquecê-lo, como o sr. uma vez, já pediu. 

    Pega o seu “amore” do momento e vai. Pela sombra.

  4. É um vale tudo da gota serena

    A mentira sobre Dilma: o arquivamento que não está nos arquivos

    7 de março de 2015 | 14:31 Autor: Fernando Brito http://tijolaco.com.br/blog/?p=25214

    arquivo

    A repórter Débora Bergamasco, do Estadão, foi, até agora, a única que, até agora,  teve a decência de reproduzir o despacho do Ministro Teori Zavascki que literalmente descarta que esteja sendo sequer arquivada uma denúncia feita em relação a Dilma Rousseff, como os nossos covardes jornais registraram por um bom tempo.

    Nem mesmo se recusou a investigação de Dilma por qualquer restrição constitucional que o exigisse.

    Simplesmente não existia nada.

    Diz o ministro, em seu despacho, que, diante da narrativa dos fatos, “constata-se que o procedimento foi instaurado exclusivamente em relação a Antonio Palocci Filho, porquanto, em relação a “referência a envolvimento indireto” (fl. 68) da campanha da Presidente da República, o próprio Procurador-Geral da República já adiantava excluir, dos elementos à vista, conclusão que conduzisse a procedimento voltado à Chefe do Poder Executivo. Portanto, a rigor, nada há a arquivar em relação à Presidente da República. ”

    O documento está na internet e de posse de todos os jornais, que preferem ignorá-lo.

    Às favas com os escrúpulos, com já disse uma vez Jarbas Passarinho.

    Nunca o jornalismo brasileiro esteve tão desgraçadamente entregue à conspiração política e, pior, já que depois de pouco mais de três meses da eleição de um governo pelo voto popular, de forma tão indisfarçada adubando os cogumelos golpistas.

    Inexiste, está claríssimo, qualquer acusação de participação de Dilma em corrupção, mas é preciso construir o clima de que ela está “sob investigação” ou, se não está, que se encontra “sob suspeita”.

    Não é nem parecido com o que ocorreu com Aécio Neves, um arquivamento que, dependendo de mais provas, cancela-se. Omitindo-se, porém, que há menções ao recebimento, por ele, de dinheiro escuso.

     

  5. FHC é o líder do golpe tucano

    FHC é o líder do golpe tucano do dia 15/03 contra Dilma, portanto, estou tranquilo. Tudo que o Rei Midas do PSDB toca vira MERDA

  6. Sinceramente, eu não sei o

    Sinceramente, eu não sei o porquê de a militância espernear tanto por conta dessas armações de impeachment por conta dos tucanos.

    Ora, quando eu era secundarista, e depois aluno da FFLCH/USP, CANSEI DE participar de ato “fora FHC”, abaixo-assinado por impeachment etc, organizados pelo PT e outros partidos de esquerda.

    É no mínimo hipocrisia que hoje, quem promoveu tais atos no passado, reclame que seus adversários façam no presente a mesmíssima coisa.

    Parece coisa de criança mimada, que bate no coleguinha e depois fica de mimimi quando leva o troco.

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc04099910.htm

    A “”Marcha dos 100 Mil”, nome dado ao protesto que reuniu 75 mil pessoas em Brasília na semana passada sob o lema “”Fora FHC, Fora FMI”, já aparece nos textos como o futuro ponto de partida de um “”movimento de massas” contra o governo.

    Até o grupo considerado moderado no PT, encabeçado pelo atual presidente do partido, deputado José Dirceu (SP), aponta o impeachment e até a renúncia do presidente como “”soluções constitucionais” para a crise, embora sua pré-tese seja uma das raras que não citam a palavra de ordem “”Fora FHC”.

    1. Assino em baixo o que vc

      Assino em baixo o que vc escreveu.

         Mas há um detalhe que passou desapercebido por vc:

             A faixa etária de leitores deste blog, não é a nossa.

                 Somos minoria da minoria.

                    Abraços!

  7. Com mais de 80 anos tá na hora de Deus dá um Impeachment no FHC

    Os brasileiros ficarão agradecidos pelo desaparecimento do cara que deu o Brasil pras multinacionais.

     

  8. O patético senador JoséSerra estreou a tribuna do senado não diz

    dizendo coisa com coisa!

    Uma platéia de de(putados) e senadores PSDBestas estava lá.

    Um Senador pode ter até cinquenta, isso mesmo, cinquenta assessores! Pasmem.

    81 Senadores e bilhoes de reais de custo anual, Pasmem.

    O preço da Democracia tem que ser justo pra ser democrático. O contrário é malversação do dinheiro público; Isso é que é corrupção sistêmica!

  9. Quanto ao político e cidadão

    Quanto ao político e cidadão FHC só tenho uma frase a dizer:  Os canalhas também envelhecem e alguns só pioram com o passar do tempo.

     

    ” Lesa pátria e entreguista-mór “,  essa devia ser sua lápide.

  10. Alckmin está recebendo verba do governo federal

    Alckmin está recebendo verba do governo federal, por isto não vai, pelo menos enquanto estiver recebendo verba e não tiver solucionado a crise nordestina de falta de água, quero dizer, paulista.

    Parabéns hoje a todas as mulheres, especialmente a presidente Dilma.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador