Breves considerações sobre a incrível carta de Temer, por Sérgio Medeiros

Por Sergio Medeiros R

“Não há álibi para uma carta…”

A absurda e incrível “Carta”, de Michel Temer para a Presidente Dilma Roussef, breves considerações.

Principio pela imensa desfaçatez, por aquilo que causa mais repulsa, ou seja, o escárnio, advindo de uma inteligência tacanha e desonesta como a de habitantes das profundezas das trevas.

Com certeza, não me refiro tão  somente a conduta do Vice Michel Temer e de seus apoiadores, certamente com a mesma condição de total falta de ética, que se revela de forma  explicita neste episódio.

Refiro-me não a perfídia contida no texto veiculado, mas na forma como abusam de nossa inteligência.

Vejam bem, não é o contido na referida missiva, mas algo pior, o que é risível mesmo …é…

Porque uma carta???

Para quem diariamente despacha com a Presidente, divide angústias pela crise de nosso país, compartilha segredos de Estado, repito,  porque uma carta??

E, por mais que eu tente, não vejo senão uma resposta.

Não é uma carta.

E isso, por um singelo motivo... não há álibi para uma carta

Portanto, ela pode estar ali, com aquela roupagem antiquada, arcaica, tradicional de nossos avós, mas não é uma carta,  pois lhe falta o essencial, mostra-se fria, vazia, desumana e indigna, mostra-se sem aquela condição de respeitabilidade, fraternidade, respeito, confidencialidade que gozavam tais mensagens e que, por si só, evocavam e evocam saudades em nossos corações.

Isto não é uma carta, mas tão somente a fraude de uma carta.

Cartas, de um Vice-presidente à sua Presidente,  não tem como objeto desacertos políticos secretos, pela essência (secreta) destes.

Cartas, de um Vice-presidente à sua Presidente, não servem para dizer no que o governo erra em sua política, pois esta é feita de grandes acertos num presidencialismo de coalização.

Cartas, de um Vice-presidente à sua Presidente,  não servem para lamentar a falta de espaço politico, pois este resulta da correlação de forças e não de mero ato de vontade.

Cartas, de um Vice-presidente para sua signatária maior, não servem para atacá-la de forma vil e a serviço de sua destruição, pois isso só fazem os opositores e os inimigos.

Por fim, carta, de um Vice-presidente, com o único propósito de ser vazada … não é uma carta… é um instrumento politico para o golpe, o que fatalmente leva esta condição ao seu remetente.

Um reles golpista, com tal falta de personalidade, que precisa se esconder atrás de algo com aparência inocente para desfechar um golpe.

A traição fica para a história, os traidores são lembrados, apenas como traidores, e a história não os perdoa e o povo os malha no sábado de aleluia, como malha Judas, até hoje.

Sim, não há salvação para alguém que desfrutava da convivência e confidencias da Presidente,  que o havia convidado para em novos quatro anos de mandato, governarem a Nação, e como paga, lhe apunhala pelas costas, para ficar com os despojos de seu ato.

O Brasil não merece, e não será governado por um traidor.

E é este o seu destino, Seu Michel “Silvério dos Reis” Temer.

Redação

41 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.  
    … Quer dizer, “intonci”,

     

    … Quer dizer, “intonci”, que o vice-presidente desleal e covarde “renuncia” através de uma carta miserável e mesquinha, passa a exercer – declarada e descaradamente – a tarefa de [reles] golpista – crime de lesa-pátria e peculato -, rasga a Constituição Federal, e continua na folha de pagamento da União?E em tempo de profunda crise econômica, Operação Lava Jato &$ o caralho?Residência oficial, mordomias para a madame do sujeito, despesas pagas pelo erário para custear os mimos dos cachorrinhos da família, alcova arrumada pelos funcionários palacianos, viagens pra lá e pra cá &$ as porras… EM TEMPOS NAZIFASCITERRORISTAS &$ GOLPISTAS:“O Constitucionalista” Michel ‘TEMERoso’ é professor (sic) titular de Direito Constitucional (idem sic) da ‘Escolinha’ PRIVADA [risos] do professor “supremo” gilmar mendes!É ou não uma escumalha da pior extração a trupe oPÓsitora ao Brasil e ao honesto povo trabalhador brasileiro?ENTENDA O ACINTE, PASME, À CONSTITUIÇÃO, AO DECORO E À ÉTICASem falar na concorrência desleal no mercado [RESCALDO:para colocar, definitivamente, o traíra ‘TEMERoso’ na rua somente o povo trabalhador nas ruas!E JÁ passou da hora!Mãos à obra!] $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ Ministros do STF dão aulas em escola que abre unidade na cidade em 2016 Por jornalista Rafael GregorioEDITOR-ASSISTENTE DA REVISTA sãopaulo06/12/2015 02h00 Uma nova escola de direito chega a São Paulo em 2016. A unidade local do IDP (Instituto Brasileiro de Direito Público) terá como chamariz a presença de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) entre os professores.São nomes como Teori Zavascki, Dias Toffoli e Gilmar Mendes, coordenador científico do IDP, alçados à popularidade após participações vistas de perto pela população —muitas vezes, ao vivo pela TV— em casos como o mensalão e a Lava Jato.Também chama a atenção a profusão de grifes do mundo jurídico no corpo docente da entidade (…)Também são titulares o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), especialista em direito constitucional…(…)Na sexta (11), às 9h, uma palestra inaugural reunirá Mendes e Temer sob o tema “Constituição e Democracia”. As inscrições, limitadas, devem ser feitas pelo idpsp.edu.br.(…) CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2015/12/1714858-ministros-do-stf-dao-aulas-em-escola-que-abre-unidade-na-cidade-em-2016.shtml

    1. CONCORDO PLENAMENTE!

      Caro Messias Franca de Macedo, a grande mídia (golpista e partidarizada) está fazendo jogo político, visando tirar o PMDB (100%) do Poder Central e concretizarem o Golpe, só que combinaram somente com a banda podre do Partido (Cunha e Achacadores). Opinião pessoal: A CARTA DE GETÚLIO VARGAS O COLOCOU NA HISTÓRIA POLÌTICA DO BRASIL. A CARTA DE MICHEL TEMER O COLOCA NA <ESCÓRIA POLÍTICA DO BRASIL> (Golpistas e Achacadores).

  2. Se isso não é traição, temos

    Se isso não é traição, temos que inventar uma palavra nova quando um “aliado” te apunhala pelas costas justamente na hora em que você esta indefeso.

     

     

  3. Ou seria uma carta do Artur Bernardes, versão século XXI?…

    Porque a coisa é tão absurda que eu chego a pensar que é uma carta fake!… é dificil de acreditar que um homem publico investido em alto cargo da república tem coragem de me lavrar um libelo melancólico como esse… Fico imaginando a singela cena do vice-presidente da República colocando uma cartinha na caixa dos Correios depois de ter pingado umas gotas de perfume na missiva… Ai, ai, ai… Ó Tempora… Ó Mores!….

  4. Temer hipócrita

    Um Temer conspirador pousa de vítima, e reclama da falta de confiança de Dilma. Como uma titular pode confiar num vice que pode ocupar seu lugar num caso de impedimento? Para sanar essa dúvida, ele, o Temer, mas do que ninguém e que deveria está com a presidenta provando sua fidelidade a ela e não se escondendo como se tramasse as escuras como toda a Nação está constatando. Portanto sua falsa postura de vítima cheira a hipocrisia e revela sua verdadeira imagem de conspirador.

  5. O que eu não consigo imaginar

    O que eu não consigo imaginar é como Dilma reagirá a esta carta destinada não à ela, mas à mídia, e para os fins de contravenção das normas republicanas, o golpe institucional.

    Como responder à mídia?

    Como responder a Temer?

    Destituí-lo de suas funções, ainda que meramente decorativas, é atiçar a snha golpista ao máximo.

    Mas deixar como está para ver como é que fica… pode ser ainda pior.

    O que fazer?, a clássica pergunta dos manuais de esquerda desde antes da revolução russa, não tem resposta. Alguém tem?

    1. Não tenho resposta, mas o

      Não tenho resposta, mas o jogo agora saiu para campo aberto… todos que usavam e abusavam das escaramuças à sombra, perdem muito.

    2. RESPOSTA

      Tenho a resposta. Você mesmo diz que a carta é endereçada à mídia, que, se quiser, que a responda. Dilma a ignorará e, ao menos aparentemente, dará pouca importância a ela. Michel Silverio dos Reis Cunha Padilha Lima Temer sofrerá o efeito bumerangue e será responsabilizado por sua atitude. Nada de novo, ama-se a traição mas não se perdoa o traidor.

  6. Michel Temer e o resto da oposição golpista,

    um bando de ladrões, além de demonstrarem total desrespeito pelo país com sua aventura desestabilizadora,  perderam também a vergonha na cara. Como, aos 75 anos, esse sujeito pode agir de maneira tão oportunista e ridícula, ridícula e ridícula? Já basta um FHC, dois é demais.

  7. Num futuro bem proximo este

    Num futuro bem proximo este “incrivel” documento será registrado como a carta suicidio do temer.

    Caira no esquecimento tanto ele como a “incrivel” carta do temer.

    Diminuta, insignificante e traidora.

     

     

  8. PREGO NA AREIA

    Esta carta é a senha em que ele tenta se isolar do governo para que os golpistas tenha um ponto para se aglutinar.

    Pode ser um prego na areia seu Temer.

  9. Ótimo. Cartas na mesa.
    Ontem

    Ótimo. Cartas na mesa.

    Ontem estive em Alphaville embaixada coxinha encarvada na periferia de Sampa.

    Conversei com algumas pessoas declaradamente anti-petistas, conservadoras e reacionárias.

    Estavam indignadas com a possibilidade de golpe via ECUnha, mais, tinham em mente a evidente perspectiva de que isso signficaria a paralisia do país por pelo menos mais um ano, impedindo a retomada da economia.

    Se esses golpistas estão achando que vai ser um passeio…

    Como diria minha mãe, esse povo vê as nuven baixas e pensam que o céu é perto.

    Não é.

    Luciana Mota.

  10. Para ato tão mesquinho e

    Para ato tão mesquinho e grosseiro Dilma, tantos anos em silêncio, falando de vez em quando para nada dizer, deveria agora, mais do que nunca, volta ao silêncio, desta feita tão profundo, porque somente assim Michel Temer terá o troco merecido.

  11. Quando o cartunista Péricles

    Quando o cartunista Péricles de Andrade Maranhão criou o personagem “o amigo da onça”, em 1940, estava fazendo uma premonição. De certa maneira, ao dar a imagem muito parecido com outro personagem atual, mostra como é o perfil de uma pessoa pouco confiável. O personagem atual só preencheu a moldura que já estava criada por Pericles. 

    Seguindo o wikipedia, na istória grega “o objetivo político de Péricles era fazer de Atenas uma democracia ideal, em que houvesse equilíbrio entre os interesses do Estado e dos cidadãos”.

     

    temer

  12. Não é uma carta. É a cartilha

    Não é uma carta. É a cartilha do golpe. 

    O cara fica chorando migalhas de disputa de cargo, quanto ele mesmo sabe que isso resulta da correlação de forças no poder (congresso). 

    É muito baixo nível para um vice-presidente da republica. A mascara caiu. Traíção sem disfarce.

    Agora é Dilma, o congresso e o povo.

  13. Uma coisa para mim é certa

    Uma coisa para mim é certa !!! Independente de Dilma ficar ou não no cargo, e até mesmo se ela conseguir recuperar relativa paz, essa carta provocou um estrago enorme já na imagem do Brasil lá fora. 

    De repente, percebemos que nunca deixamos de ser aquele país dos anos 50/60, no qual Vargas se suicidou, no qual tentaram impedir a posse de Juscelino, no qual Jango só assumiu depois da aceitação de um golpe Branco, e que uma vez que ele assumiu o poder de fato, foi derrubado por um golpe para valer…

    Vivemos a ilusão nos últimos 20 anos que as coisas não eram mais imprevisivéis. Ninguém tinha um pingo de dúvida que FHC completaria seu mandato em 99. E depois de Lula completar seus dois mandatos, mesmo com todas as crises, mensalão, etc, parecia que pelo menos uma democracia aparente, ainda que com vários defeitos, funcionava. Ninguém tem dúvida de que Aécio vencendo, ele cumpriria o seu mandato integralmente, salvo uma fatalidade.

    Mas no fundo, nunca deixamos de ser aquela republiqueta. E Lula queria ser membro do conselho de segurança da ONU. O Brasil é muito Bananeiro para isso. A despeito de todos os méritos do governo do PT, a democracia não se consolidou. 

    Lembrem as circunstâncias que Bush filho ganhou em 2000. Aécio ficou muito mais longe da vitória e vivemos todo esse caos… imaginem Dilma vencendo as eleições por menos de 100.000 votos.

     

     

     

  14. Pressão.

    Temer, tem rabo preso, como maioria dos congressitas tem; claro que representam o povo brasileiro; o problema é a PRESIDENTA DILMA, ela não é corrupta, e pior! ela é combatendo dos maus feitos nesse país, desde jovem, então que tem rabo preso, vai sofrer pressão, até de quem tem rabo preso; ele, Temer, é um cagão, não é homem, muito menos dígno de seu cargo, essa carta mostra com clareza sua vida política.

    1. É ISSO…

      É isso mesmo, Wladimir!

      Tenho me manifestado há tempos que a maçonaria está por trás de tudo isso que está acontecendo no Brasil, hoje.

      Desde a roubalheira, processos e proteção dos irmãozinhos queridos. Está fortemente presente em todas as esferas dos poderes e nas instituições que comandam esse Brasil.

      A existência dessa seita é uma vergonha .Organização criminosa no mundo inteiro!

    2. Se Temer é realmente maçon

      Se Temer é realmente maçon está tudo explicado! Estava onde estava para alijar o Brasil dos BRICS na hora oportuna. Teremos dias negros à frente: a Turquia está dificultando a passagem de navios russos nos estreitos entre o Mar Negro e o Mediterrâneo, movimentou um exército para a fronteira com a Síria e dizem que submarinos turcos andam rondando o destroier Moskva, nau capitânea da esquadra russa do Mar Negro que se encontra ancorado em Tartus/Síria. Parece que o desespero tomou conta dos donos do mundo, que preferem a guerra total a serem apeados do controle de tudo.

      Deus nos ajude conta estes demônios!!!

  15. A incrivel Carta de Temer

    Sergio Medeiros, essa carta é de uma indignidade de um vice-presidente da Republica, que faz pensar o que levou, realmente, Temer, a assinar tal coisa? Quem esta balizando esse golpe?

    Alias, o proposito é claro de constranger e humilhar a presidente Dilma publicamente, além de anunciar que sua “grande lealdade” acabou.

  16. O afastamento de Dilma pode indicar outra coisa.

    Juntamwnte com Cuna e Renan, Temer foi citado em delacao por Fernando Baiano e Julio Camargo na Lava Jato.  Não era a primeira vez que o seu nome aparecia. Estava nas planilhas de Julio Camargo, anulada pelo STF com as provas da operação Castelo de Areia.  À medida que as investigações avançam, é possível que Temer não veja saída, senão participar desse assalto o presidência,, onde poderá, com o apoio da mídia e do empresariado, exercer seu poder  junto ao Legislativo e  o Judiciário. A carta foi bem clara.

  17. Vítima logo agora?

    Viva o velho truque da vitimização. Assim fica mais fácil se for preciso pular do barco.

    Acredite nisso quem quiser. 

    Michelle Temer não se elegeria nem para nada não fosse a condescendência do PT. 

    Portanto, menos, senhor vice-presidente; menos. 

  18. Um homem experiente, apesar

    Um homem experiente, apesar de seu caráter daninho, como Michel Temer não se lançaria em condições regulares numa empreitada tão desmoralizadora e ridícula como essa. O vice não tem perfil de dom Quixote. o desespero do presidente peemedebista é sua relação carnal com Cunha. Profeticamente, assim como Ciro, aposto que o lastimoso Michel vai cair na lava-jato. Lembrem-se que isso, talvez, ainda não tenha vazado porque de lá somente vaza o que se pretende. tal qual como aconteceu com Eduardo Campos, Temer é um lançamento dos operadores do golpe sem muita perspectiva de ascensão. Explodirá na plataforma.

  19. A carta de Temeroso

    Bem apanhado, Medeiros.

    Não faz nenhum sentido a carta do vice a sua presidente. Ela só existe como demarcadora de posição, prepara uma alegação ao que está por vir.  Ainda mais sendo vazada para a midia.  Ela tambem serve, em outro plano, para avisar aos navegantes não cunhistas para onde está indo. Pode ser tambem uma tentativa de se aproximar do PSDB visando o sonhático “governo de coalisão nacional”.  Não se precisa muita imaginação para ver como seria uma coalisão Cunha+Temer+Serra+FHC et caterva.

    Esperemos que esse mal não nos atinja.

  20. Temer

    Alla Pilatos, assa carta é a tina d’água para Temer lavar as mãos da sua decisão. Ele já escolheu de que lado está (e faz tempo!). Sabedor da parcialidade da imprensa, forjou o vazamento da carta e tentou dar ares de movimento espontâneo. Ele pensa que todos são iguais aos midiotas que leem conteúdo da grande imprensa.

    Temer e Cunha já brincam de policial bonzinho e policial malvado faz tempo.

  21. É o vírus

    Deve ter sido o vírus do Ipiranga 

    (não o do posto multi-uso,

    mas aquele Ipiranga obtuso

    que adora uma canga).

     

    Deve ter sido o vírus do Ipiranga

    (ou da Chevron, sempre difuso)

    que tornou Temer macambúzio

    e o fez chorar falsas pitangas.

     

    Como explicar esse novo marco

    da trairagem, num parttido que já tem Marta

    e Cunha? Fazer só para vazar, uma carta,

     

    Qual uma barragem da Samarco!?

    Vá ser tucano, Temer! Merece-o

    Quem faz mi-mi-mi como Aécio!

     

     

  22. E depois?

    Será que este reles traidor se perguntou sobre o amanhã? Quando o impeachment for rejeitado como ficará ele dentro do governo? Terá que renunciar, não haverá outra saída.

  23. Temer está envolvido com

    Temer está envolvido com corrupção até o pescoço. Eduardo Cunha o ameaçou com um tal “eu não caio só”. E sabe que ele não é de brincadeira.  A direita brasileira envolvida nesse mar de corrupção quer o poder exatamente para barrar as investigações que já avançaram muito e descobriu-se muita coisa que está sob a batuta do sigilo exatamente para proteger essa turma.

  24. Teori, mexa-se !!

    Não é possível o Teori assistir a tudo isto de camarote, vendo a república se desvanecer sob a batuta de velhos ladrões da política brasileira.

    Teori, mexa-se !! Faça logo a denúncia contra Cunha, Temer e Renan. Desmoralize o golpe em seu nascedouro. Não seja cúmplice dos embates nas ruas que certamente virão, e da desmoralização do país perante o mundo.

    Teori, mexa-se !!!

  25. Deve ter sido pressionado

    Deve ter sido pressionado pelo CUNHA!

    Acertou o Ciro!

    A eleição Cunha para presidente da camera teve o aval do temer!

    O que saiu fora da curva, foi o EXCESSO DE BANDIDAGEM do cunha que superou a bandidagem NORMAL dos politiqueiros!

    Como jurista ele sabe que o crime que ele alega para a Dilma, ele também cometeu –  então ele tambem seria alcançado pelo impeachment!

    O jogo que ele joga é o de entregar o governo para o PSDB!

    Traidores não traem apenas pro crença ou valor – por que traição não é valor –  é desvalor, deve ter milhões esperando por ele em algum paraiso!

  26. Vamos colocar o tico e teco

    Vamos colocar o tico e teco pra funcionar?      As perguntas que não querem calar:   Em tempos de rede, whatzap, alguém ainda escreve carta/missiva?   Principalmente alguém que quer uma conversa confidencial, escreve carta?  Ou manda e-mail, ou até whatzap?  Ah, a presidenta, que já se provou altamente interessada, useira  e familiarizada com novas tecnologias, não tem e-mail corporativo, e-mail, whatzap?   O sr. Michel que diz que conversa e sempre conversou com todas as lideranças políticas (principalmente da oposição,né?)  não acha um tempinho para conversar com a presidenta de quem é vice?  Ainda mais num momento político e num final de semana conturbado?   Alguém imagina um Vice da envergadura de José Alencar, aonde e com quem estaria num momento desses, como no dia 02/dez, dia em que o achacador=escroque cúnha(com minússssculas mesmo, editor) detonou a sua vingança?  (Essa eu respondo:     No mínimo, ao lado de Dilma na manifestação pública que fez no palácio do planalto, logo após a deflagração do golpe pelo escroque)    Alguém ainda tem dúvida que o vice atual é traíra, que foi ele mesmo quem vazou para a imprensa a sua singela cartinha, para depois posar de traído, ao invés de traidor? (Aliás,  tal atitude lembra bem a de um tal Cerra, com quem o vice se encontrou recentemente.  Coincidência?)     Ora, faça-me o favor, o sr. Temer (com minúscula mesmo, editor) apenas tirou a máscara e mostrou sua verdadeira face!    A sua desfaçatez, cinismo, oportunismo  foi desvendada por ele mesmo, na própria missiva.   E, de quebra ainda revelou também,  que nunca foi mesmo digno de qualquer confiança.     Cada um escolhe entrar para a história como quer, inclusive temer (com minúscula mesmo, editor), que agora se junta à Joaquim Silvério dos Reis, no lado escuro  da história.     Agora, aqueles que se dizem de boa-fé, que façam suas escolhas,  porque o lado asqueroso dos que se juntam ao Golpe já se apresentou.    É TREVA!!!!       Os outros  já estão juntinhos, de mãos dadas,  tramando com cunha, os Aócios, Cerra, Paulinho da Farsa, etc. etc. e etc. (todos  já devidamente citados na lava jato), para tirar Cunha do cadafalso.     E colocam no cadafalso a única pessoa que não tem sequer uma citação e porque, como disse Fernando Morais,  tomou “decisões para manter em dia pagamentos de compromissos sociais como o bolsa família, Minha casa, minha vida”.     O que acham da troca?      Em resumo, é isso o que está em jogo,  tirar Dilma para colocar o que há de pior na política!      É o que queremos?

  27. Fez porque quis.

    O vice-presidente é, como diz o ditado, ‘macaco velho’. Fez porque quis fazer, porque ninguém o poderia ter obrigado a assinar contra a vontade qualquer missiva. Tenha dó! 

    É como dizer que um alcoólatra bebeu porque outros mandaram. 

    É como dizer que um abusador abusou porque ‘a mulher  pediu’.

    É como dizer que um adúltero traiu porque ‘a outra’ pediiu’. 

    Nesse mundo que podemos dizer machista sim, ele não ia se deixar enganar por conta de um cunha da vida. Poupe-se!

    Ele seria o primeiro a sair em defesa de si mesmo. 

    O PMDB quer o poder desde que Ulisses Guimarães soltou a pérola ‘O Poder me dá orgasmos.’ Não se deixem enganar com esses sorrisos fáceis. O sorriso fácil deles pode destruir o seu patrimônio, que você suou muito para ter.  Cuidado com Temers e Cunhas, Aécios, Alkmins e Serras da Vida! FHC nem se fala, está pulando de alegria nos Champs-Elysées 

  28. A carta não foi p Dilma, foi
    A carta não foi p Dilma, foi p imprensa. ele entregou a carta simultaneamente p os orgaos de imprensa e
    p presidente.

    1. Destinatários

      Um dos pontos que mais me chamaram a atenção foram as aspas duplas em “espionagem”, no episódio Joe Biden. Me parece que há outros destinatários para a carta.

  29. Traidor

    Esse nunca me enganou, tentei alertar a presidente logo na formação da chapa em 2010 ,escrevi:no blog do planalto que ela iria dormir com inimigo, que iria ter um penhal bem em cima das suas costas dela mas ela não deu  a menor bola. Claro que não havia necessidade d airmã DINAR mas era mais  doque obvio o que ia aconterce mais cedo ou mais tarde, não deu  outa.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador