Helena Chagas: Lula conseguiu tirar Moro do sério, e quem perde é o juiz

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – O ex-presidente Lula tem obtido relativo sucesso em sua estratégia de politizar a Lava Jato e os processos que enfrenta nas mãos do juiz Sergio Moro. Além disso, conseguiu tirar o magistrado do sério. Prova disso é que Moro perdeu a razão quando obrigou o petista a presenciar o depoimento de 87 testemunhas de defesa por considerar o número “excessivo”.
 
Para Helena Chagas, Moro é quem mais perde nesse jogo, embora tenha as armas necessárias para sair vitorioso.
 
“O juiz, que embora ainda tenha enorme apoio da opinião pública, corre o risco de desgastar-se ao entrar em campo e começar a chutar o adversário, saindo da posição de árbitro e virando jogador. Não precisa. Quem manda no campo e apita o fim do jogo é ele.”
 
Por Helena Chagas
 
Lula puxa Moro para briga no campo político
 
Em Os Divergentes
 
Ainda assistiremos a muitos rounds da luta entre os titãs Lula e Moro até o desfecho previsível de um embate em que um lado tem o poder de condenar o outro. Todo mundo sabe que o juiz Sérgio Moro vai condenar o ex-presidente Lula, e a dúvida é só quando isso vai acontecer. Nesse meio tempo, porém, o ex-presidente vem sendo bem sucedido na estratégia que lhe resta: politizar ao máximo o processo, o que quer dizer puxar o juiz para duelar em seu campo.
 
O objetivo claro de Lula é eivar o processo de atitudes questionáveis do juiz, movidas por sentimentos e propósitos aparentemente fora dos autos, que mais adiante possam ser objeto de contestação judicial e engrossar uma narrativa na qual ele ocupa o papel de vítima.
 
E tem conseguido tirar Moro do sério, como por exemplo no momento em que o juiz determina que o réu ex-presidente seja obrigado a assistir presencialmente os depoimentos de 86 testemunhas convocadas por sua defesa – decisão, aliás, na qual o próprio Moro parece estar voltando atrás. Pode até não ser razoável convocar 86 testemunhas, mas se a lei faculta isso ao acusado, o juiz tem que aceitar e fazer cara de paisagem, sem represálias.
 
Da mesma forma, Lula e o PT querem transformar o depoimento do ex-presidente em Curitiba – o primeiro embate cara a cara – num evento político, cheio de manifestantes. Muito provavelmente, vão conseguir, e pega mal para Moro adiar ou mudar o dia de surpresa para desmobilizar isso. No momento, está parecendo um jogo de gato-e-rato – e não a condução de um processo judicial – em que o PT organiza a manifestação e o juiz tenta esvaziá-la.
 
Quem perde mais com esse jogo? O juiz, que embora ainda tenha enorme apoio da opinião pública, corre o risco de desgastar-se ao entrar em campo e começar a chutar o adversário, saindo da posição de árbitro e virando jogador. Não precisa. Quem manda no campo e apita o fim do jogo é ele.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

40 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Duelo

    Se “todo mundo sabe que o juiz Sérgio Moro vai condenar o ex-presidente Lula”, já podemos parar de fingir que há um julgamento em jogo? Porque a articulista parece acreditar que ainda há um julgamento ao afirmar que a estratégia de Lula é politizar o processo.

    Sejamos claros: se já há sentença, o julgamento é fajuto. Simples assim. Tratar do caso como se fosse um réu que usa de artimanhas para politizar um julgamento em si fajuto é desonestidade argumentativa.

  2. Essa Helena Chagas não me engana

    Prezados,

    Fico surpreso que alguns da equipe do GGN ainda se enganem com Helena Chagas. Não é preciso ser nenhum gênio para perceber que ela puxa a brasa para a sardinha da Fraude a Jato, essa turba que, a fórceps, tenta produzir alguma versão pa(o)rcamente verossímil, para condenar o Ex-Presidente Lula.

    A maneira como Helena Chagas afirma – catégorica – que Lula será condenado pelo torquemada paranaense não é apenas a de uma jornalista que se baseia na análise factual, mas de alguém que deseja e anseia por esse desfecho.

    Que sérgio moro não é um juiz, mas um militante político anti-Lula e anti-PT todos sabemos. Que a causa da vida desse torquemada tupiniquim é condenar o Ex-Presidente Lula todos sabemos. Se Lula não foi ainda condenado e preso não é por falta de desejo e ansiedade da direita nazifascista e de jornalistas do PIG/PPV ou de outros simpáticos à direita, sobretudo ao PSDB.

    O problema é que o mundo inteiro, a ONU, a imprensa internacional, analistas, cientistas sociais e políticos dos quatro cantos do planeta estão de olho no que a ORCRIM da Fraude a Jato e outras quadrilhas golpistas andam fazendo aqui em Pindorama.

    O Ex-Presidente Lula faz o que pode fazer, levar o debate, as discussões e a polêmica para o devido campo: o da Política. Lula e outros líderes políticos do PT são perseguidos por razões políticas. A Fraude a Jato é uma ORCRIM institucional com ações e objetivos descaradamente políticos.

    No julgamento da História os criminosos da burocracia estatal (PF. MP e PJ), assim como as quadrilhas das velhas oligarquias políticas a soldo do alto comando internacional – que fica nos EEUU – é que já estão sendo condenadas a pena máxima.

  3. “Pode até não ser razoável

    “Pode até não ser razoável convocar 86 testemunhas, mas se a lei faculta isso ao acusado, o juiz tem que aceitar e fazer cara de paisagem, sem represálias.”

    Ué… mas foi razoável a promotoria convocar – e ouvir – mais de 70 testemunhas de acusação?
    Ou será que o “direito” do réu, agora, resume-se a ser acusado, ouvir e calar?
    Ah, tinha esquecido que o pau que dá em Chico é regiamente pago para não dar no Exmo. Dr. Francisco…

  4. Josef L.

    Pelo jeito não apenas o TRF-4 de Porto Alegre, acha que moro pode tudo, a ex-Secom da Dilma, também.

    Não pode se achar não, jornalista, a inconformidade e não o contrário, é o buzzillis da democracia, da moral, da ética e da verdadeira justiça, dos cidadãos que não perderam a capacidade de indignarem-se com, a injustiça, a intolerância e o totalitarismo, fascista ou não.   

    Seletivo, adversário convicto e intolerante, desde quando moro é sério e imparcial para julgar Josef L. no “processo”?

  5. sei lá

    Uma analise a merecer um pois é.

    O juizeco da primeira instancia tem “enorme apoio da opinião publica”, esta já é uma opinião publica e publicada, quanto à verdade factual cada qual tem a sua.

    O grande Presidente Lula, no que pese a campanha dos marinhos conforme pesquisa poderia ser eleito em primeiro turno caso da eventual eleição de 2018, estes são os números.

    O menino moro apesar de: mesquinho, raivoso, prepotente, miúdo e rasteiro à qual cabe perfeitamente o covarde não tem todos os números a sustenta-lo, tem o arbítrio e as convicções e me parece muito para tanta vaidade.

    Aquele menino afro descendente que salvaria o Brasil, hoje varrido como sujeira debaixo do tapete, pode ser o exemplo para espelhar o seu ego e a vaidade inflada pela mídia.

  6. É… mas quem mandava nos

    É… mas quem mandava nos processos eram Roland Freisler, na Alemanha Nazista, Andrey Vychinsky, da Rússia estalinista, Joe Mc Carthy, nos EUA macartista… E deu no que deu. Moro está condenado pela Histoória. Um fascistazinho de segunda.

    Flavio Aguiar.

     

     

    1. A diferença é que bem ou mal,

      A diferença é que bem ou mal, essas 3 são grandes nações.

      Moro conseguiu destruir o Brasil. É o responsável indireto pela entrega de enormes reservas de petróleo e pela miséria da população.

      Se o Brasil não enforcar esse ser um dia, é indigno de ser um país.

      Nem que tenha que enforcá-lo dentro dos Estados Unidos no futuro.

  7. Fim do jogo?… Um “juiz” de

    Fim do jogo?… Um “juiz” de primeira entrância?… No país onde está sendo aplicado um GOLPE LADRÃO, na maior CARA DE PAU?

    Ela crê que existe uma CAMBADA que manda, faz o que dá na TELHA, e fora os que pertencem à QUADRILHA DO GOLPE, o restante irão lhes dizer amém.

    Amém, nesse caso, só se for ALELULA !!!

  8. Quem sai perdendo somos nós todos.

    Quando análises de imprensa reconhecem que “quem sai perdendo é o juiz” admite implicitamente que não é juiz, é parte interessada na condenação do réu.

  9. o poder da lei

    Helena morde e assopra, sem fazer nenhum deles com clareza. Deixa a impressão que quer agradar as duas torcidas, sem entender do esporte do qual comenta. A verdade é que só por meio da violência jurídica, da truculência constitucional e do abuso total de poder, é que conseguirão condenar Lula. A criminosa ilegalidade justicional, que é a condenação sem provas, além de não encontrar nenhum álibi que a defenda, não se sustenta por muito tempo tal é a aberração contraditória as leis e ao estado de direito. Todos sabemos que juridicamente Lula já venceu, de goleada, essa fabulosa coligação de forças que se uniu contra ele. Em um verdadeiro regime democrático, nada pode se sobrepor as leis que regem uma nação, nada pode colocar em risco o estado de direito e nada pode ser mais justo e maior que a verdade, nem mesmo a maior das forças.

  10. JUIZ LADRÃO

    Esse artigo é torto e errado do começo ao fim.

    Em primeiro lugar não é o Lula que está politizando o julgamento, é o Moro que está usando politicamente o cargo. Não é função de umjuiz perseguir um pessoa e agir para condenar o réu. Quem faz a acusação é o promotor, o juiz tem obrigação de agir com isenção, coisa que está muito, muito distante do comportamento persecutório de Moro.

    Em segundo lugar o texto diz que Moro:

    “corre o risco de desgastar-se ao entrar em campo e começar a chutar o adversário, saindo da posição de árbitro e virando jogador. Não precisa. Quem manda no campo e apita o fim do jogo é ele.”

    Desde quando um árbitro (para manter a metáfora futebolística) tem adversário? Se tem adversário, se age como se uma das partes fosse antagônica a si, deixa de ser juiz e vira jogador e isso Moro já fez muito antes de começar esse processo e continua fazendo ao longo de toda a farsa que se tornou esse julgamento, agindo não como um jogador, mas como um JUIZ LADRÃO que está agindo contra um dos times. Ao dizer que ele não precisa entrar em campo e começar a chutar o adversário (como se já não estivesse chutando desde o início) porque “quem manda no campo e apita o fim do jogo é ele”, o missivista apenas reforça o fato desse juiz ser um safado que está atuando para um dos times vencer e portanto não é um juiz, mas um canalha vendido.

  11. Uma critica acrítica.

    Helena Chagas fala, fala mas não fala o essencial. Mais ridículo do que exigir a presença do réu, ou adiar a audiência é Helena Chagas insinuar que Lula ganha com a politização.  Segundo Chagas  Moro jamais politizou, e segundo Chagas, Moro tem toda razão em gastar o dinheiro publico num processo sem pé nem cabeça. Depois de mais de 70 testemunhas inocentarem Lula, depois de um registro documental comprovando que OAS é dona do imóvel. Depois de uma ridicula delação sem provas, ou melhor onde as chamadas provas só comprovam a montagem da cena,  Depois da mídia passar duas semanas preparando a ida de Lula a Curitiba,  Depois das notícias de Moro ganhando agrados do presidente, isto é tudo que , acrítica,  Helena Chagas tem a dizer.

    As  chagas da imprensa são várias, todas polítizadas!!!!!.

    1. Impressionante

      A capacidade da Dilma de escolher as pessoas ‘certas’ pra acabar com o projeto Lula/PT. Além dessa jornalista tem ainda:  Paulo Bernardo, Zé Cardoso, Patriota no MRE, Levy…

  12. Titãs Lula e Moro

    Que história é essa de titãs Lula e Moro ?

    Lula é um grande líder popular. Não há dúvidas a respeito. Lula fez muitas coisas boas para o povo brasileiro.

    Moro não passa de um juiz que atropela a Constituição e as leis para cumprir o seu ofício. Lamentável..

    Está claro que o julgamento foi politizado por Moro e o procurador Deltan.

    Lula apenas seguiu o “script” dos justiceiros..

    1. Chega a ser ridícula  E

      Chega a ser ridícula  E ABSURDA a ideia de  TENTAR colocar  mORO NO MESMO NÍVEL DE lula.> luLA É LIDER CONHECIDO E RESPEITADO MUNDIALMENTE. mORO É UM MEQUETREFE. 

  13. São tantos os políticos

    São tantos os políticos corruptos que moro poderia perseguir e que já estariam em cana, que cada vez mais difícil entender o que êle quer do Lula. É tão difícil que alguns imaginam coisas ligadas a sexo gay. Será que o moro é bicha? Essa foto que está rolando nas redes socias, tirada recentemente dele com o aécio lá na praia de Guaratuba, tá escura e não quer dizer absolutamente nada. 

    Resultado de imagem para cary grant randolph scott love story

     

     

    1. Tema do Moro no Encontro Marcado
      Ando meio desligado
      Eu nem sinto meus pés no chão
      Olho e não vejo nada
      Eu só penso se você me quer

      Eu nem vejo a hora de lhe dizer
      Aquilo tudo que eu decorei
      E depois o beijo que eu já sonhei
      Você vai sentir, mas…
      Por favor, não leve a mal
      Eu só quero que você me queira
      Não leve a mal

      (Ando Meio Desligado – Os Mutantes)

  14. O título me seduziu mas,  ao

    O título me seduziu mas,  ao ver a autoria já desanimei. A leitura do texto não valeu a pena. Nassif deve ter publicado em nome da isenção, só pode. Essa senhora desmontou tudo que o Franklin Martins tinha ffeito, inventou a tal “mídia técnica” pra dar $ público ao pig lazarento e, francamente chamar moto de titã é um pouco demais. 

  15.  “Da mesma forma, Lula e o PT
     “Da mesma forma, Lula e o PT querem transformar o depoimento do ex-presidente em Curitiba – o primeiro embate cara a cara – num evento político, cheio de manifestantes”.  Seu cu, Helena Chagas, desde sempre as mobilizaçoes sao voluntarias.Inclusive o PT ‘ um partido que mais atrapalha do que ajuda. Capaz que algum imbecil do partido v’a dã entrevista na veja e elogiar a lava jato.

  16. Moro é um grande estrategista

    Moro é um grande estrategista e, no xadrez do Nassif, um grande mestre.

    Lula está tentando de todas as maneiras politizar o julgamento.

    Fica acusando o Juiz Moro de lhe cercear a defesa, e inventa todo o tipo de chicana jurídica.

    A última foi a convocação de 87 testemunhas de defesa, quando o Código de Processo Penal lhe faculta 8 testemunhas.

    Moro concedeu a oitiva dessas 87 testemunhas condicionando à presença de Lula nas audiências.

    Aí temos 2 casuísmos. Um aceitar as 87 testemunhas, que poderia ensejar até um agravo por parte dos promotores. O segundo foi o de exigir a presença de Lala, o que poderia ensejar, por parte do Réu, de um agravo de instrumento.

    O réu Lula interpos um embargo de declaração e Sérgio Moro foi irredutível e explicitou que aceita as 87 testemunhas se o réu comparecer.

    O processo penal é dinamico. A cada decisão, não contestada, a matéria se torna preclusa.

    Agora Lula tem de decidir, se agrava a decisão ou se aceita.

    Se Lula agravar, o ministério público pode agravar também.

    Os dois agravos vão para a segunda instancia.

    Se o Tribunal for lógico, vai derrubar, ele o Tribunal, as duas decisões de Sérgio Moro. O de aceitar as 87 testemunhas e o vinvular a sua oitiva à presença de Lula.

    Assim o Juiz Sérgio Moro consegue o seu intento. Tirou de sí a acusação de cerceamento de defesa, e ninguém pode acusá-lo de prejudicar a defesa.

    Jogada de Mestre.

    1. Para cada fato…

      Para cada fato delituoso imputado ao acusado, não só a defesa, mas também a acusação, poderá arrolar até 8 (oito) testemunhas.

  17. “Quem sai aos seus, não regenera”
    Nassif, quando se nivela Lula e Moro à condição de titãs em confronto em pé de igualdade e se escreve que o “árbitro” está prestes a entrar em campo como “jogador” a desferir pontapés no “adversário”, temos um flagrante exemplo da “pós-história” que Helena Chagas tenta emplacar, conferindo legitimidade máxima ao “magistrado” que trouxe a Nação à beira do precipício e ali intenta atirá-la – se o mesmo seguir o conselho final da “coleguinha” e se comportar como “dono do campo” chamado Brasil, senhor do apito. Nisso, Helena segue o exemplo de seu pai, Carlos Chagas, que na condição de porta-voz ou assessor de imprensa do marechal Arthur da Costa e Silva, tentava conferir ao AI-5 uma auréola de “normalidade” e não de instrumento ditatorial que deu início ao pior dos “anos de chumbo” do golpe militar. Transcorridos cincoenta anos, as fardas foram substituídas pelas togas, porém a malversação da realidade ou manipulação dos fatos continua a mesma, agora legalizando o golpe, reduzindo-o à mera porfia desportiva e não nesse descalabro que subjuga a cidadania e assassina a economia nacionais. O velho adágio lusitano (Quem sai aos seus não degenera) está ganhando nova versão ou simplesmente Helena tenta emular o pai e conseguir, como ele, chefiar a redação brasiliense por uma vintena de anos, mesmo que seus personagens, Moro e Temer, sofram algum AVC como sofreu Costa e Silva…

  18. Juiz

    Se Lula e sua defesa querem politizar, o Moro e a globo, querem o que ? Arrancar uma prova cqc ? É que o juiz tucano está acostumado a lidar com pessoas s/ nenhum escrúpulo e inaginou ser o Lula, do mesmo naipe. Não é não, meu querido, mesmo que tenha levado algum. Ou será que o ilmo. juiz ficou desmoralizado em outra “tarefa”, não prendendo ninguém, pois eram todos tucanos?

    E para a sra. Rosa Weber dizer que a literatura permite q ela condene o José Dirceu, embora não tenha provas. Frase que saiu da cabeça delezinho, no ap 470, dá para se perceber suas idéias fascistas.

    Né memo ?

  19. “Pelamordedeus”,

    “Pelamordedeus”, Nassif!

    Publicar uma coisa dessas é o mesmo que botar o GGN pra jogar “Baleia Azul”.

    Afirmar que “Lula será preso” é fingir que é realista.

    É mera convicção, sem qualquer prova. É um desserviço à democracia.

    Quem pode afirmar isso?

    1. É óbvio que vai! Tem que ir!

      É óbvio que vai! Tem que ir! É o que mais merece e o que mais tem provas contra!!! Estejamos do lado de quem é merecedor!

  20. Helena Chagas vc pisou feio

    Helena Chagas vc pisou feio na bola. O PT não programa nenhuma manifestação em Curitiba. É voluntário. Nós militantes estaremos em peso. E esse juiz não é DEUS. Ele não manda no jogo, tem que seguir as regras. Ele é parcial, seletivo, vingativo, anti-petista, ou seja, uma merda. Qual é a tua Helena? Vai beijar a mão do Aécio também. 

    1. Ela sempre piso na bola

      Nunca entendi a helena chagas, Seus comentários são sempre isto aí. Ela que parecer neutra onde ela mesmo sabe o nível de podridão há do outro lado. Seu artigos são sempre nesta linha detestável. E olhe que já foi do staf da Dilma. Onde fez um péssimo trabalho e favoreceu sempre o pig criminoso.

  21. DISCORDANCIA

    Não gostei do artigo..    Não entendi o GGN publicar um texto que apresenta raciocinios  que colocam o Moro quase como vitima do Lula.    Que é isso? Um cara apoiado pela midia, pela Policia, pelo Judiciario, mesmo com toda demonstração de parcialidade não merece esse tio de tratamento.   Se Moro tomar uma atitude desse naipe com alguém ligado ao PSDB, então pode ser considerado.   Por enquanto, Moro tem que ser tratado como é que é: um instrumento de ataque ao Lula.  E os seus patrões da Casa Grande não são vulneraveis.    Não entendi.

  22. “a opinião pública ….

    …. é um bando de ninguém”.

    moro perde apoio popular numa velocidade crescente, e as pessoas ainda nem se questionam, por desconhecer, dois fatos particularmente delicadas: o quê moro vai fazer todo mês na região de washington? por que moro persegue lula?

    quando o povão perceber que as viagens do garotão togado à sede do império coincidiram com a quebra da indústria e consequente desemprego, e isso é questão de tempo, pouco tempo, os play-boys terão sérias dificuldades nos aeroportos.

    o discurso de que o justiceiro pode agir a margem da lei tende a desgastar-se na medida que as pessoas passam a refletir do absurdo que isso significa. 

    enfim: os pavãozinhos correm freneticamente contra o tempo e podem terminar muitíssimo mal nessa história.

  23. Sentença do Lula

    E a sentença final do Moro, apesar de todas as faltas de prova e de embasamento legal, s.m.j. : Está preso por 250 anos, porque eu quero, combinei assim e pronto. Eu sou o Moro. O resto é resto, não vem ao caso.

  24. Ã?

    Para quê republicar um troço desses? Mais uma apologista de Juiz de primeira instância, de família tradicional do PSDB de Marínga, que manda Cunha calar a boca quando toca no nome do MT? Temos que democratizar a Justiça brasileira e a mídia, não podemos ter famílias de tantos comandando esses dois poderes, aliás a Justiça tem que ser eleita, não dá mais pra aguentar essa casta, o Brasil não é a Suécia (de cabeça para baixo), e temos que liberar o direito de informação e fazer respeitar a lei constitucional que não permite oligopólios de Mídia. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador