A morte do inocente neto de Lula soltou os monstros do ódio, por Juan Arias

Cai sobre nossa consciência de adultos a infâmia de transformar em piadas baratas, em ironia e sarcasmo a dor de um avô pela perda de seu neto

Arthur em imagem divulgada pelos perfis de Lula nas redes sociais. REPRODUÇÃO/TWITTER

Sabíamos que no Brasil majoritariamente solidário, sensível à dor alheia e que ama seus pequenos, existiam monstros de ódio. Confesso, no entanto, que ignorava que fossem tantos e com tanta carga de sadismo. Estão sendo revelados pelos comentários sórdidos e até blasfemos, já que invocam a Deus como motivo da morte de Arthur, de sete anos, neto inocente de Lula, condenado e preso por corrupção.

Uma criança ainda não teve tempo de conhecer a que abismos de cegueira tanto a política como a ideologia podem conduzir. E cai sobre nossa consciência de adultos a infâmia de transformar em piadas baratas, em ironia e sarcasmo nas redes sociais a dor de um avô pela perda de seu neto. Lula, mesmo condenado e na cadeia, não perdeu nem sua dignidade de pessoa nem seu pedaço de história positiva que deixa escrita neste país.

Aqueles que se alegram pela perda do neto de Lula, que seria o castigo de Deus por ter apoiado como presidente governos como o da Venezuela que hoje mata de fome suas crianças, como li aqui mesmo neste jornal, estão revelando a que ponto de cegueira e insensibilidade humana pode chegar o soberbo Homo sapiens.

Essa ausência de empatia e decência chegou a infectar até políticos com responsabilidade, como o filho do presidente Bolsonaro, o deputado federal Eduardo, que tudo o que soube escrever na Internet sobre a triste morte do neto de Lula é que este deveria estar “em uma prisão comum, como um prisioneiro comum”, sem uma única palavra de piedade ou pelo menos de respeito por seu inimigo político. Como resposta, Fernando Lula Negrão escreveu que as palavras do filho do presidente “eram emblemáticas do caráter, da criação, dos complexos, da falta de misericórdia, dos ódios, das angústias e da falta de amor que é típica dos psicopatas, dos serial killers e dos covardes…” Um duro julgamento que, tenho certeza, tem o aplauso dos milhões de brasileiros que não perderam a capacidade de mostrar solidariedade com a dor dos outros.

E também Alexandre Braga, certamente outro dos milhões de brasileiros sãos, não envenenado pela ideologia, lhe respondeu com sensatez: “Perdeu a chance (Eduardo) de ficar calado. Lula já está acabado e preso. Respeite a dor do avô, basta desse ódio malvado e vamos pensar no Brasil”.

Tentando lembrar tempos sombrios da História em que o ser humano chegou a se degradar a ponto de não só não respeitar a inocência da infância, como também fazer dela carne da infâmia, só me vieram à memória aqueles campos de concentração nazistas onde as crianças eram queimadas vivas porque “não serviam para trabalhar”. Foi em um desses campos que um de seus dirigentes dedicava para a rega das flores de seu jardim a pouca água que havia, deixando as crianças morrerem de sede.

Para aqueles que como eu dedicaram tantos artigos a louvar o positivo da alma brasileira que tanto me ensinou e confortou nos momentos em que não é difícil perder a confiança no ser humano, ler os comentários sem alma, sem empatia, de ódio ou sarcasmo e até mesmo regozijando-se pela morte de um inocente, tão somente por ódio a Lula, seria preferível não ter vivido este dia.

Estou entre os jornalistas que criticaram na época o fato de Lula, que chegou com a esperança de renovar a política, ter acabado se contaminando pelos afagos dos poderosos e pela política fácil da corrupção. Hoje, porém, diante desses caminhões de lixo que as redes estão vomitando contra ele e até contra o neto inocente que perdeu, eu me atrevo a lhe pedir perdão em nome dos milhões de brasileiros que ainda não se venderam ao ódio fácil e ainda sabem manter sua dignidade perante o mistério da morte de um inocente.

Houve quem escrevesse que depois dos campos de concentração do nazismo não seria possível continuar acreditando em Deus. E depois desses ódios e insultos imundos despejados contra Lula por causa de sua dor por ter perdido o neto, é possível continuar acreditando no Brasil? O Brasil dos esgotos, que hoje manchou gratuitamente a alma de uma criança inocente, passará, como o nazismo passou. O outro Brasil, o anônimo, aquele que hoje ficou horrorizado vendo os monstros soltos desfilando nas redes sociais, o majoritário, acabará — ou será somente a minha esperança? — dominando os monstros que hoje nos assustam para assim abrir caminho aos anjos da paz.

Redação

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse sujeito é um dos responsáveis pelo crescimento do ódio que hoje finge repudiar.

    Pela falta de equilíbrio em suas colunas, sempre achei que era alguém com problemas pessoais com o Lula.

    Hoje vemos que é só uma das sementes do interesse do elpais em apoiar essa nova Operação Condor no continente.

    É, sempre foi e sempre será o PETRÓLEO.

    Mas desse tipo de gente, como esse próprio Arias, nem compaixão.
    Obrigado.

  2. Sim. O Brasil é isso aí. Não tenha esperança! Ódio ao pobre. Não se vê 1/100 dessa indignação contra Aécio que foi gravado dizendo que ia matar pra não ser delatado. Ódio ao pobre: esse é o Brasil e sempre será. Pode ser que, algum dia, ele se esconda e pareça cordial, mas logo se revela e volta a aparecer. Não fosse o Brasil isso que está se vendo, não seriam toleradas milícias e violência nas favelas e tampouco seria tolerada a falta de educação das nossas crianças. Perca a esperança, pois este é o país de ontem, de hoje e do futuro.

  3. É isso mesmo! O ódio que vivemos hj no Brasil, só é comparável ao Nazismo, que foi perpetrado pelos alemães contra aos judeus, ciganos e outras minorias. Aqui sempre houve racismo e preconceito de classe, porém, era praticado de maneira dissimulada. Hj está tudo escancarado graças a uma campanha diuturna da mídia, assim que o PT ganhou a Presidência em 2002. E a maior responsável por isso foi a Globo que, um dia sim e outro também, criticava toda e qualquer ação do PT. Falta pouco para Brasil se transformar em uma das ditaduras mais cruéis do mundo, isso se já não estivermos mergulhados nela e ainda não temos consciência disso.

  4. Não apenas a família e Lula tem filhos inocentes partindo para um cemitério. Não apenas Lula é avô a sentir fundo a dor de não mais poder brincar com seu netinho, anjinho, inocente, que partiu sem lhe dar adeus.
    A vida é composta de alegrias e tristezas, e paz e intranquilidade, de amor e falta de amor, de estar com os seus e não mais estar porque eles morrem como Artur, como Dona Marisa e como Vavá. Nisso tudo o homem é igual desde que mundo é mundo e nada pode mudar essa realidade.

  5. Minha admiração,até louvação,ao presidente Lula vem de longe,de muito longe e nada balará isso.
    Agora,sem querer tirar um milímetro da tristeza e da angústia porque deve estar passando o presidente Lula e vendo tantas manifestações solidárias a ele,daqueles que sempre se juntaram para tentar esmagá-lo fico a perguntar: será que se o neto do presidente Lula fosse um pretinho a comoção seria a mesma?

  6. O jornalista aí de cima dá uma no cravo e outra na ferradura…….”preso por corrupção”……qual corrupção?

    Por não ser dono de um muquifo no cu do mundo e que um juizeco, já conhecido dos estadunidenses, inventar que o muquifo, que nunca foi de Lula, era também parte da corrupção da Petrobrás, que alias, confessou não saber apontar qual, mas que na sua concepção, corrompida pela parcialidade, existia ….

    Por uma juizeca que por falta de competência copiou e colou a mesma sentença condenatória para casos extremamente diferentes?

  7. O jornalista aí de cima dá uma no cravo e outra na ferradura…….”preso por corrupção”……qual corrupção?

    Por não ser dono de um muquifo no cu do mundo e que um juizeco, já conhecido dos estadunidenses, inventar que o muquifo, que nunca foi de Lula, era também parte da corrupção da Petrobrás, que alias, confessou não saber apontar qual, mas que na sua concepção, corrompida pela parcialidade, existia ….

    Por uma juizeca que por falta de competência copiou e colou a mesma sentença condenatória para casos extremamente diferentes?
    Pô jornalista, nos poupe dessas idiotices, já tem muito profexô escrevendo isso, vai no papo reto, ou é ou não é……..

  8. Esse Juan Arias esteve sempre contra o Lula, defendendo as barbaridades da perseguição ao Lula e ao PT que vem acontecendo no Brasil desde o início da Lava Jato. E agora está surpreso com os que estão do mesmo lado que o seu???
    Tem que ter estômago para ler suas opiniões! Mal saiu a indicação do Lula ao Nobel da Paz e ele já saiu escrevendo contra.
    O anti-petismo é muito, mas muito pior do que o pior do petismo.

  9. Lula esta preso, mas não acabado, pois ha ainda a agua a passar sob a ponte. Ao final do mandato de Lula, ele chegou a ser comparado a Nelson Mandela por alguns jornais europeus. Hoje Lula vive a mesma injustiça que Mandela e ainda acredito que justiça lhe sera feita. Na França tem um grupo coeso e forte lutando pela liberdade de Lula. Muitas ações estão prevista, incluindo um projeto grande pela frente. E acho que as coisas vão começar a mudar para Lula à partir deste ano. Muita força à familia Lula da Silva.

  10. Señor Arias, o Luiz Inácio não precisa de sua solidariedade fingida. O “señor” foi um dos que ajudaram a criar o clima de ódio em relação ao ele, Lula, e ao PT depois que chegaram ao poder. Não esconda seu caráter – o verdadeiro – atrás de comiserações puídas e lágrimas de crocodilo. Cale-se!! Ou use seus dedos imundos em ações mais prazerosas com as quais o senhor está acostumado.

    1. Muito apropriada a sua crítica. Este senhor é um golpista de primeira hora, sempre invejoso em relação à projeção de Lula, tendo oferecido amplo espaço em seu jornal a muitos outros golpistas, entre os quais cito de memória E. Brum, L. Ruffato e O. Stuenkel. Todos se destacam pelo ódio destilado às conquistas do PT. Não, nunca se tratou de crítica contundente da parte dessa gente, era um ataque concertado que desbocou nesse fascismo bananeiro. É muito fácil recuperar esses textos, em especial entre 2013 e o golpeachment.

  11. In memorian ao saudoso Henfil

    Venho, por meio desta, conceder à Alessandra Strutzel, assim como à Desembargadora Marília Castro Neves, a merdalha Cabôco Mamadô, a mais alta condecoração outorgada a todos aqueles asquerosos merecedores de um vômito nojento por terem contribuído para a disseminação do ódio pelo mundo.

    Que Alessandra e Marília exibam esta merdalha com vergonha até o final de seus dias para que todos nós nos lembremos que, apesar de todos os nossos humanos defeitos, nós não somos emerdalhados como elas.

    Quanto a Juan Arias, só lembro o triste momento em que estranhava e lamentava não termos manifestações de “indignados” tal como era bastante comum em seu país.

    Embora não mereça a merdalha Cabôco Mamadô, Juan Arias é um sério concorrente ao prêmio hipocrisia de ouro.

  12. Um homem que sempre foi conciliador. Um homem que retirou 40 milhões de pessoas da pobreza e da miséria. Perdeu a mulher, o irmão e o neto. E tão odiado pelas “elites” e por parte da população. Tudo isso revela muito sobre nós, os brasileiros. O retrato que emerge é devastador.

    1. Verdade! Embora sejam importantes todas as palavras sensatas contra a onda de bestialidade que se espalhou pelas redes nesse episódio, também pensei na hipocrisia do sr. Arias. Agora os “civilizados” talvez comecem a perceber a extensão do mal que provocaram ao Brasil com suas campanhas de ódio ao PT, de criminalização da política e de estímulo ao golpe de 2016. Talvez percebam, mas é tarde para limparem suas biografias.

  13. MESMO QUE LULA MORRESSE SEU IDEAL DE JUSTIÇA , DE OPÇÃO PELOS POBRES E OPRIMIDOS, É O FUTURO. TAMOS A HISTÓRIA DAQUELE QUE PELOS POBRES FOI CRUCIFICADO, MESMO QUE FALSOS PROFETAS DE HOJE DIZEM VE-LO EM GOIABEIRA. ESSES MISERÁVEIS NÃO PERDURARÃO ENQUANTO LULA FICARÁ NA MEMORIA DAS PESSOAS QUE SOFREM . MESMO QUANDO MORRER. QUANTO A ESSES MISERÁVEIS SEM PIEDADE , SEMENTES DO ÓDIO . SERÃO VARRIDOS.

  14. O homem Lula sai ainda maior dessa tragédia. E não somente pelos méritos do próprio Lula, mas pela imbecilização que tomou conta do Brasil. Os algozes de hoje serão engolidos pela história. Não passam de monstros sem cérebro. Os que riram com a tragédia do líder são máquinas do prazer bestial. Cultivam o ódio, mas serão engolidos pelo próprio ódio que cultivam. Lula líder…. você é ainda maior, superior, do que os trastes do horror. Lula homem, Lula líder, Lula pai, Lula avô… a história não te esquecerá. Meus sentimentos companheiro. Tua liberdade é nossa Luta.

  15. Não, a alma do pequeno Arthur não foi manchada. Continua intacta, linda como a de toda criança, inocente, pura. O que ocorre é que a alma de gente outrora anômima como a dessa Alessandra Strutzel ou a do diabólico advogado Rogério Kahn, bem como de infames como Eduardo Bolsonaro ou Joice Hasselman, foi desnudada e deixou mostrar toda sua podridão, pobreza de caráter e maldade.

  16. Os monstros do ódio estão soltos há muito mais tempo. Quem não lembra da enxurrada de tuítes clamando pelo assassinato de Dilma e pelo genocídio contra nordestinos já em 2010?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador