Ano Novo mais feliz do que parece à primeira vista, por J. Carlos de Assis

Movimento Brasil Agora

Ano Novo mais feliz do que parece à primeira vista

por J. Carlos de Assis

O fato político mais relevante deste início de ao será a eleição do presidente da Câmara dos Deputados. Isso desobstruirá o caminho para a renúncia ou destituição de Temer. Claro que Rodrigo Maria, carimbado pela Lava Jato e por suspeitas de outros crimes, não tem moral para continuar num cargo que o elevaria à Presidência da República, mesmo que temporária. O presidente da Câmara, constitucionalmente, é quem ocupará a Presidência da República deixada vaga para se convocar eleições presidenciais indiretas em curto prazo.

Acredito que o melhor candidato na Câmara é o jovem deputado Leonardo Quintão. É do PMDB, partido majoritário, mas teve a coragem de disputar a liderança do PMDB na Câmara contra o arqui-corrupto Eduardo Cunha, hoje na cadeia. Perdeu, mas ficou como vice-líder, cargo que ocupa no momento. Sua quase vitória é a maior prova de que Cunha não comprou todo mundo na Câmara, e que há, entre os liderados de Quintão, gente que não se vendeu ao esquema de corrupção que quase controlou o PMDB inteiro e a Câmara.

Minha preocupação maior, na medida em que o caminho na Câmara seja desobstruído para a renúncia ou deposição de Temer, é com as repercussões no mundo real para a população no período intermediário até a eleição do sucessor. Afinal, estamos no fundo do poço em termos de desemprego e contração do PIB. E é nisso, justamente, que a ação de Leonardo Quintão pode ser um fator extremamente positivo. Ele dispõe de um plano econômico de emergência que pode ser aplicado já, no tempo intermediário até a eleição.

Como sei disso? Porque vi o plano. Aliás, eu ajudei a elaborá-lo, a pedido do senador Roberto Requião e do senador Lindberg. Requião e Lindberg, por sua vez, poderiam ser uma âncora decisiva no Senado para a efetivação do plano em coordenação com o presidente da Câmara, feito presidente provisório da República. Vários problemas poderiam ser resolvidos simultaneamente: a questão institucional e a questão econômica. Ficaria para ser resolvida, no mesmo movimento, a questão do novo Presidente da República até 2018.

Isso não é produto de um sonho. Eleger Leonardo Quintão presidente da Câmara não é tão difícil. Basta a união da parte decente do PMDB com a de outros partidos, notadamente do PT. Isso, por outro lado, seria base para o início da construção de uma nova realidade política brasileira mediante a unidade de forças progressistas e nacionalistas, por cima de questões ideológicas e partidárias, a meu juízo artificiais. A vantagem maior é evitar que a crise institucional, já levada a estágios extremos, se transforme em intervenção militar.

Quanto à presidência do Congresso e a presidência complementar da República, deveria seguir os mesmos critérios da Câmara: personalidades, ou uma mesma personalidade que tenha uma biografia absolutamente limpa e que não tenha qualquer comprometimento com a lama da Lava Jato. Do futuro presidente deve-se esperar também autoridade bastante para conduzir o processo inevitável de limpeza do Executivo, do Legislativo e do Judiciário, usando para isso, plenamente, a autoridade que se espera inatacável da Presidência.

Esse novo Presidente – e aqui vai meu sonho, não propriamente uma análise – deve ter competência e experiência suficientes para tirar o Brasil do buraco profundo em que se encontra fora do estúpido receituário neoliberal a que nos levou a dupla Temer/Meirelles. As circunstâncias internacionais, como já disse em outros artigos, são extremamente favoráveis. Os Estados Unidos caminham para o resgate do capitalismo produtivo e os BRICS são também um caminho favorável para escaparmos da asfixiante estrutura financeira ocidental. Assim, um Feliz Ano Novo está mais ao alcance de nós do que parece.

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Leonardo Quintão é corrupto

    Leonardo Quintão é corrupto como seu pai , Sebastião Quintão que estão querendo impedir de assumir a Prefeitura de iPATINGA  por corrupçao Socorro

  2. Então o melhor é escoher

    Então o melhor é escoher alguém da turma do Cunha? Confesso que desconhecia, tanto as acusações como a possibilidade desse parlamentar (Quintão) vir a assumir os desafios propostos neste post do J C A, mas algum perigo ele representa. Afinal apareceram 3 comentaristas bastante raivosos contra ele, que nunca haviam se manifestado. É sinal que está incomodando. 

  3. Um dos aspectos mais

    Um dos aspectos mais retrógrados, ultrapassados e reacionários do “agorismo”, movimento sem rumo encabeçado pelo sr. Assis, é o frentismo. Outros intelectuais vaidosos pra lá de decadentes envolvidos no “agorismo” também preconizam esse comportamento estapafúrdio.

    Pois foi justamente o frentismo que nos trouxe ao ponto em que estamos.

    Mas o “agorismo” é completamente cego a isso. Ou melhor, cego ou se vale disso para continuar propalando bravatas País a fora?

    Aqui, na Muy Sofrida São Sebastião do Rio de Janeiro, esse estranho movimento apoiou e talvez ainda apoie um traidor da confiança da sra. Dilma Rousseff eleito prefeito, um “ex-bispo” de uma igreja, a IURD, que mantém estreitos laços com o sionismo.

    Portanto, as propostas estapafúrdias do sr. Assis devem ser vistas com muito cuidado, pois dá respaldo ao que de pior temos em nossa política.

    O “agorismo” pouco a pouco vai se revelando uma direita que procura se diluir e tornar-se palatável sob utras denominações.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador