Como anda a loucura militar americana: os preparativos para a guerra com China, por Rogério Mattos

O ocaso dos EUA a partir de Trump, abre uma larga avenida para a consolidação de um mundo dividido em blocos regionais, mais ou menos como foi esboçado tempos atrás com os BRICS.

Como anda a loucura militar americana: os preparativos para a guerra com China, por Rogério Mattos

À primeira vista pode ser difícil de acreditar, mas pelo menos desde Bush pai, Donald Trump é o primeiro presidente americano que não iniciou uma guerra no exterior. Ele traz isso, talvez, como seu único fator positivo, o que o faz manter sua promessa de campanha de 2016. E se de fato continuar assim será uma imensa vantagem. Contudo, Mike Pompeo não dorme um dia sequer sem pensar em como recolocar a máquina bélica em pleno funcionamento…

Do outro lado, os democratas trazem todo o Partido da Guerra com eles (consenso bipartidário) e nenhuma boa proposta para a economia. É até curioso: recentemente, a OTAN virou ambientalista e finalmente promoveu o tão esperado encontro da máquina política da guerra com a da destruição econômica, ou seja, o Green New Deal.

O ocaso dos EUA a partir de Trump, abre uma larga avenida para a consolidação de um mundo dividido em blocos regionais, mais ou menos como foi esboçado tempos atrás com os BRICS. Mas essa ainda é uma história do futuro. Enquanto isso, como a coronacrise não foi suficiente para a reinicialização econômica [aqui], a cartada final continua sendo a guerra termonuclear. O fator China ainda é tentador para Trump e aí o risco se mantém.

No dia 29 de setembro, o jornal oficioso do Partido Comunista chinês manteve o tom altissonante contra o avanço bélico ocidental, prometendo um contra-ataque agressivo caso suas posições sejam alvejadas. O editorial do Global Times foi precedido por uma postagem no Twitter de seu editor-chefe, Hu Xijin, onde afirmou que “com base nas informações que obtive, o governo Trump pode incorrer no risco de atacar as ilhas no Mar da China Meridional com drones MQ-9 Reaper para ajudar em sua campanha de reeleição. Se isso acontecer, o PLA com certeza responderá à altura e fará que paguem um preço bem alto aqueles que iniciarem a guerra”.

Os atlanticistas, com essa proposta “tentadora”, tentam cooptar Trump e fazê-lo, finalmente, um candidato do establishment. Contudo, o que essa postura torna evidente é a cisão entre a alta cúpula militar e o governo de Trump, traduzido também nas ameaças de golpe militar caso aja uma vitória republicana [aqui]. Depois da falência do Russiangate, os neocons (ou Partido da Guerra) parece que perderam todos os pudores e não querem mais fazer provocações indiretas que levariam a uma guerra total com a Rússia, como sob Obama. Seu objetivo agora é aberta e declaradamente anti-chinês, o que mostra o grau de insanidade desses elementos. Por esse motivo, as eleições nos EUA desse ano serão crucias para o restabelecimento ou não de um convívio mais harmônico entre as nações.

Depois de ter me posicionado pessoalmente sobre o tema, deixo a análise mais descritiva fornecida pela Executive Intelligence Review. Após o som e o rumor dos discursos políticos, é necessário parar para simplesmente ver.

Enquanto o Secretário de Estado Mike Pompeo está implementando uma rodada diária de ditames, nacional e internacionalmente, em que diz que todo contato com a China deve ser cortado sob o risco de punição dos EUA, os militares anunciaram uma reorientação total de todas as forças americanas no teatro do Pacífico para prepararem-se para uma guerra contra a China. O comandante do Corpo de Fuzileiros Navais, general David Berger, disse em uma conferência dos fuzileiros navais, em 24 de setembro, que o antigo foco do Comando do Pacífico – o perigo de conflito na Península Coreana – já não é o mais apropriado. “Temos que nos espalhar”, disse Berger. “Temos que ter um plano para o Pacífico consistente e capilarizado que nos permita trabalhar com todos os parceiros e aliados e dissuadir forças como o PLA de se afirmarem de uma maneira que tente reescrever as normas globais que foram bem estabelecidas no últimos 70 anos. Portanto, nossa postura deve mudar.

”Enquanto isso, a edição de setembro-outubro da Military Review, The Professional Journal of the US Army, é dedicada a uma discussão sobre a guerra que se aproxima, a ser lançada por uma violação unilateral do Comunicado de Xangai de 1972, no qual os EUA adotaram o acordo entre Taiwan e a China Continental de que havia apenas “Uma China”, embora Taipei e Pequim discordassem sobre quem estava no comando. Esse comunicado preparou o terreno para o reconhecimento formal de Pequim pelos Estados Unidos em 1979. Os Estados Unidos adotaram uma Lei de Relações com Taiwan naquele ano, que incluía a remoção de todas as forças militares dos Estados Unidos de Taiwan, embora permitisse o fornecimento de armas ao seu governo. É universalmente reconhecido que Pequim considera a política de “Uma China” como uma linha vermelha para a guerra – qualquer esforço para separar Taiwan significaria o fim de qualquer esforço para alcançar a reunificação pacífica ao longo do tempo, exigindo o uso de força militar para preservar a soberania nacional.

O artigo mais explícito da Military Review é intitulado “Deterring the Dragon: Returning US Forces to Taiwan”, no qual o autor, capitão Walker Mills, escreve: “Se os Estados Unidos desejam manter uma dissuasão convencional confiável contra um ataque do ELP contra Taiwan, precisam considerar a base de tropas em Taiwan …. As forças terrestres dos EUA em Taiwan, especialmente no combate às ameaças concretas e eficientes, não só poderiam ir longe em repelir uma operação do PLA através do Estreito, mas também servir como um fio de tropeço que inevitavelmente desencadearia um conflito mais amplo, inaceitável para a China”.

Que mentalidade dentro das Forças Armadas dos EUA permitiria que tal loucura fosse publicada? Uma guerra nuclear é apenas um jogo a ser jogado em cálculos geopolíticos de hegemonia unipolar? Não derrotamos o Império Britânico em três guerras sangrentas para acabar com esse mal?

Lembre-se do que o presidente Donald Trump disse no Dia do Trabalho: “Não estou dizendo que os militares estão apaixonados por mim. Os soldados são – as pessoas do topo do Pentágono provavelmente não são, porque eles não querem fazer nada além de lutar em guerras para que todas aquelas empresas maravilhosas que fazem as bombas e fazem os aviões e tudo o mais fiquem felizes”. Vários desses generais do complexo militar-industrial, aqueles que têm liderado as “guerras sem fim” lançadas pelos presidentes Bush e Obama – que Trump jurou encerrar – assinaram uma carta na quinta-feira, 24 de setembro, endossando o desafio cognitivo de Joe Biden tornar-se o Comandante-em-chefe da maior força nuclear do mundo, declarando que o presidente Trump “não está à altura das enormes responsabilidades de seu cargo” e que “nossos aliados não confiam mais em nós ou nos respeitam, e nossos inimigos não temem mais nos.” A carta afirma que Trump “cedeu influência a um adversário russo que coloca recompensas nas cabeças de militares americanos”, uma mentira adotada de uma notícia falsa do New York Times que foi repetidamente refutada pelos próprios militares.

Para obter informações de primeira mão ou que simplesmente não saem na mídia de esquerda ou direita, participem do grupo Circuitos Contemporâneos, criado por mim no Facebook (clique aqui).

Rogério Mattos: Professor e tradutor da revista Executive Intelligence Review. Formado em História (UERJ) e doutorando em Literatura Comparada (UFF). Mantém o site http://www.oabertinho.com.br, onde publica alguns de seus escritos.

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador