Jornais usam não-notícia para colocar Cardozo para correr

 
Dois bons  exemplos sobre como os grupos de mídia  se valem da desinformação dos seus leitores para criar uma agenda negativa.
 
A primeira enorme tolice foi o “escândalo da Wikipedia”, a descoberta, um ano depois, de que o perfil de Mirian Leitão tinha sido alterado por um computador do Palácio. Eram alterações com críticas civilizadas,  sem um pingo das alterações agressivas com quem são contemplados jornalistas fora do circuito global. Um mero problema corporativo, comum a qualquer empresa com grande rede de computadores, foi transformado em escândalo, a ponto de uma presidente desinformada apresentar pedido público de desculpas – convalidando o factoide.
 
Agora, periodicamente cria-se essa polêmica de malucos: os jornais descobrindo outras alterações com IP do Palácio e o Palácio se esfalfando para dizer que não.
 
O jogo agora consiste em “como botar o Ministro da Justiça para correr”.
 
O problema
 
Até hoje o Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo vinha sendo mantido totalmente sob controle, fugindo de qualquer responsabilidade do cargo para não se expor aos ataques da imprensa.
 
Nos últimos dias saiu da concha, de forma cautelosa, cheia de dedos, mas saiu. Esta semana ousou criticar a parcialidade da Polícia Federal, sugerindo que ela estaria poupando a oposição.
 
O desafio consiste em criar um fato qualquer para calá-lo, botá-lo para correr de volta para sua concha habitual. Aparentemente não havia nenhum à vista. Montou-se então a seguinte mistureba.
 
As formas de atuar
 
Há várias maneiras de manipular uma informação. 
 
Uma delas é através da denúncia verdadeira porém seletiva, publicada ou não. Reter uma denúncia é uma forma de chantagear o outro lado.
 
Por exemplo, meses atrás correu a informação de que Veja soltaria um de seus factoides contra um assessor  pessoal de Dilma. Na mesma época, o Ministério da Educação fechou um contrato de alguns milhões com a Editora Abril. Por alguma razão, a denúncia jamais foi publicada. Pode ter sido coincidência, mesmo porque os fatos levantados – segundo circulou na época – eram ridículos.
 
Outro estratagema é a divulgação de uma informação decididamente falsa. 
 
Uma das mais usuais é a escandalização de fatos banais. Ou seja, publica-se uma reportagem juntando fatos verdadeiros que não remetem a nenhum escândalo. Mas o tom da reportagem – isto é, a maneira como o jornal “lê” os fatos para seus leitores é escandaloso.
 
Raio X da matéria
 
A edição de ontem da Folha é um bom laboratório para se entender esses dois recursos: a escandalização de fatos banais e o aviso para intimidar autoridades
 
É atividade corriqueira do Ministro da Justiça – seja quem for ele – receber advogados, movimentos sociais, juízes, delegados.
 
Lendo o título, observa-se uma suspeição grave: “Ministro da Justiça teve 3 encontros com advogados dos réus da Lava Jato”. Suspeição porque a normalidade não vira manchete.
 
O título, a soma de fatos alinhavados na reportagem visam passar para o leitor a percepção de que o Ministro José Eduardo Cardozo estaria propenso a montar esquemas com advogados de empresas da Lava Jato.
 
A reportagem mereceu chamada de primeira página – ou seja, foi considerada uma das mais relevantes da edição.
 
Vamos aos principais trechos da matéria:
 
Informação 1 
 
Ministro da Justiça teve 3 encontros com advogados de réus da Lava Jato
Defensores de empreiteiras buscavam ajuda do governo para soltar executivos que estão presos
 
Nada de relevante no fato de um Ministro da Justiça receber advogados.
 
Informação 2
 
Os defensores das empreiteiras buscavam algum tipo de ajuda do governo para soltar os 11 executivos que estão presos há meses. Tiveram, no entanto, como resposta palavras vagas, do tipo “fiquem tranquilos, o Supremo vai acabar soltando eles”, segundo a Folha ouviu de um dos advogados que esteve com o ministro.
 
Ou seja, Cardozo tirou o corpo.
 
Informação 3
 
Um advogado que participou de outro encontro disse que Cardozo foi mais assertivo. Ele relata que o ministro disse que governo usaria seu poder para ajudar as empresas no STF (Supremo Tribunal Federal), STJ (no Superior Tribunal de Justiça) e na Procuradoria Geral da República.
 
A própria presidente da República já declarou que pessoas físicas devem ser punidas, depois de comprovada a sua culpa, mas as empresas precisam ser poupadas. Aliás, se algum erro há nisso é na demora do governo em agir para preservar as empresas. Ou seja, Cardozo apenas explicitou uma política clara de governo.
 
Informação 4
 
Um dos encontros do ministro, com o advogado Sergio Renault, que defende a UTC na esfera civil, ocorreu no dia seguinte à decisão do STF, conforme a revista “Veja”.
 
Sérgio Renault era o principal nome do Ministério da Justiça no período Márcio Thomas Bastos. Faz parte do time de advogados com participação histórica no partido, ao lado próprio Cardozo. Ser recebido por Cardozo seria uma atitude perfeitamente natural. Supor que Cardozo tenha qualquer influência sobre o STF é atropelar tudo o que se sabe sobre as relações entre o Palácio e o Supremo. O único poder que pauta o Supremo é a mídia. 
 
A “coincidência” tem o mesmo valor do que afirmar que no dia da decisão do STF Cardozo foi ao WC e demorou mais do que o costume. Ou seja, nenhum!
 
O Globo de hoje informa que Cardozo recebeu advogados de outra empreiteira. Como o jornal soube da informação: leu na agenda pública do Ministro.
 
Informação 5
 
A revista relata que Cardoso prometeu a Renault que a situação dos presos pela Lava Jato “mudaria de rumo radicalmente” porque oposicionistas também seriam envolvidos na apuração. A Folha não obteve confirmação da versão divulgada pela “Veja”
 
O que Cardozo coloca é que, aparecendo os oposicionistas, se arrefeceria a campanha da mídia e dos delegados da Lava Jato. Ou seja, admite que a investigação é enviesada é pautada pelos delegados e pela mídia  e, como é do seu estilo, tira o corpo de qualquer intervenção, deixando nas mãos do destino – e do aparecimento de oposicionistas entre os suspeitos – o arrefecimento das investigações. 
 
Ou seja, é o Cardozo de sempre , abrindo mão de qualquer responsabilidade.
 
O padrão Veja de jornalismo consegue transformar uma declaração de não-ação em suspeita de ação e – pasme-se! – a Folha vai atrás para obter confirmação ou não. E não encontra confirmação!!!
 
Tempos sombrios do jornalismo.
 
Luis Nassif

111 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Wikipedia, blogs, grande mídia e o riso da história
    E lá vou eu

    “E lá vou eu
    Melhor que mereço
    Pagando a bom preço
    A evolução
    Ai, se não fosse o violão
    E o jeito de fazer samba
    Do tempo que quem fazia
    Corria do camburão
    Hoje não corre não
    Hoje o samba é decente
    E ninguém aguenta, oh, gente
    A força de um samba não”

    João Nogueira

    Na primeira parte do século XX, indivíduos “flagrados” portando um violão, jogando capoeira ou fazendo uma roda de samba poderiam parar na cadeia, especialmente as pessoas negras. Enquadrados por vadiagem, eram tratados com truculência pelos delegados, tinha cabelos raspados e as roupas trocadas.

    A história tratou de tornar ridícula toda essa perseguição aos sambistas. Hoje, os truculentos e beneméritos delegados do início do século são apenas figuras caricatas, enquanto os vadios sambistas daquele tempo são lembrados como heróis que levaram adiante sua arte e poesia para a construção da identidade nacional.

    Em setembro do ano passado, em pleno período eleitoral, o nome de um servidor da Presidência da República esteve em todos os jornais por ter feito uma colaboração ao site Wikipédia nos verbetes dos jornalistas Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg. Boris Casoy no Jornal da Band chegou a falar em fraude no site colaborativo aberto.

    O Jornal Nacional comprovou os “ataques e mentiras” com o destaque do uso do adjetivo “desastroso”. Ora, não percebiam a pegadinha da história em que caiam. Se basta a utilização deste adjetivo para comprovar ataques e mentiras, o que dizer da manchete do jornal “O Globo” de 26 de abril de 1962: “Considerado Desastroso para o País um 13º Mês de Salário”?

    Ao utilizar o wi-fi da Presidência da República, que é aberto a todos os cidadãos que a visitam e jornalistas que cobrem o Planalto, o servidor perdeu o cargo de chefe da assessoria parlamentar do Ministério do Planejamento, renunciou ao mandato de conselheiro de administração do BB Consórcios e foi submetido a um Processo Administrativo Disciplinar na Presidência da República. Não custo a imaginar que destino semelhante teria algum funcionário público de Artur Bernardes flagrado com um violão nas mãos.

    Toda esta escandalização da liberdade anárquica da internet, reflete a dificuldade dos velhos órgãos de imprensa em assimilar o novo. Hoje não é mais necessário estar vinculado à uma grande empresa midiática para participar do debate público e expressar suas ideias.

    Este mesmo incômodo da mídia ocorre com os blogueiros independentes, apelidados de “sujos” pelos grandes órgãos de imprensa. Apesar da maioria deles não gostar desta alcunha, eu adoro. Quando leio o artigo de um blogueiro sujo, me sinto como que participando de uma roda de samba clandestina com Donga, João da Baiana ou Clementina de Jesus.

    Mas não adianta tentar a conter a maré. Por mais que se tente calar as vozes da internet, elas já estão nas ruas, como está o samba há quase um século. Ambos vieram para ficar pois tem coisas importantes de um povo a dizer. Mais uma vez me refugio no poeta João Nogueira, em parceria com Paulo Cesar Pinheiro, que não poderia expressar de forma melhor.

    “Não, ninguém faz samba só porque prefere
    Força nenhuma no mundo interfere
    Sobre o poder da criação
    Não, não precisa se estar nem feliz nem aflito
    Nem se refugiar em lugar mais bonito
    Em busca da inspiração
    Não, ela é uma luz que chega de repente
    Com a rapidez de uma estrela cadente
    E acende a mente e o coração
    É, faz pensar
    Que existe uma força maior que nos guia
    Que está no ar
    Vem no meio da noite ou no claro do dia
    Chega a nos angustiar
    E o poeta se deixa levar por essa magia
    E um verso vem vindo e vem vindo uma melodia
    E o povo começa a cantar!”

    A grande mídia ainda é dona dos camburões e dos cassetetes, mas já podemos ouvir os risos da história.

  2. Fora Cardozo

    Soube minutos atrás que o Joaquim Barbosa divulgou mensagem dizendo que os  brasileiros honestos deveriam exigir a demissão do Cardozo, porque ele recebeu advogados. Bem, parece que ele mesmo não vai exigir, não é?  Esse cavalheiro, que já presidiu um poder – é preciso acabar com esse poder ! – considera atitude criminosa receber advogados de defesa que vão se queixar ao chefe da Polícia Federal dos descaminhos que essa polícia estaria cometendo  em Guantânamo, perdoem-me,Coritiba. Será que ele postou isso de algum bar, ou era o Lula que estava de porre quando o indicou para o STF?

    1. O Senhor Joaquim Barbosa

      O Senhor Joaquim Barbosa deveria solicitar dos seus pares que também não falem fora dos autos, a própria Lei Orgânica da Magistratura proíbe que os Magistrados falem fora dos autos, então vamos deixar de HIPÓCRESIA. 

    2. RESPOSTA AO SUPOSTO COMENTÁRIO DE JOAQUIM BARBOSA

      É SIMPLESMENTE INACREDITÁVEL, JOAQUIM BARBOSA QUE, SE QUER SOUBE ADQUIRIR IMÓVEL EM MIAMI FL. DE FORMA CORRETA E ADEQUADA A UM SERVIDOR PÚBLICO QUEM, PODE PROVAR SEUS INGRESSO PARA TANTO.   IMPRESSIONANTE, PROFESSOR DE UNIVERSIDADE AMERICANA ( É O QUE DIZ SEU CURRICULUM) NÃO SABER, OU CONHECER PROFISSIONAIS ( ADVOGADOS) PARA ORIENTA-LO SEM TER QUE SE COLOCAR EM DESACORDO E, CONFRONTANDO O ESTATUTO DO SERVIDOR PÚBLICO. É INACREDITÁVEL. AGORA VEM DAR “PITACO” NA CONDUTA DE UM MINISTRO DA JUSTIÇA, OLHE PARA Vc. JOAQUIM…

       

  3. Durma-se!…

    Segundo o PIG, não deve haver Estado de Direito no Brasil para aqueles que considera inimigo das suas “causas”

    Absolutamente repugnante!…

  4. Explicite-se: quem deu dinheiro para Veja foi Aluisio Mercadante

    Explicite-se: quem deu dinheiro para Veja foi Aluisio Mercadante

    Foi Aluisio Mercadante que liberou mais dinheiro para o esgoto Veja, quando ministro da Educação.

    E é interessante saber agora que havia, à época, uma ameaça do esgoto Veja a um assessor da Dilma. Juntando coisa com coisa, pega mal esta história.

    Ainda mais quando este senhor Mercadante é o costumeiro e vergonhoso vazador de informes e fofocas sobre Dilma e o Governo para a imprensa golpista.

  5. Enquanto ele estava 100%

    Enquanto ele estava 100% inerte, tava valendo…

    Foi esboçar uma minima ação!

    Demissão SUMÁRIA!

    Ministro da Justiça TEM QUE AGIR COMO A JUSTIÇA QUE O PIG TEM NAS MÃOS!

  6. Governo nas cordas

    A que ponto esse governo mudo chegou, até audiências públicas são usadas contra o governo. O triste de tudo isso é que amanhã a oposição vai bater com gosto num governo que já se encontra nas cordas. Mais um pouco a Dilma assume o lugar do folclorico José Maria Alckimin.

  7. As pessoas realmente ruins
    As pessoas realmente ruins não têm escrúpulos.Por isso, os justos se acovardam em um país onde a midia é dominada por pessoas ruins e sem scrúpulos.Por isso, dentre todas as prioridades do país, a democratização da mídia é a mais importante.Enquanto tivermos essa mídia comercial oligopolizada defendendo seus próprios interesses ao invés de cumprir sua verdadeira função, o Brasil não vai andar para a frente.    

  8. brasileiros honestos e desinformados.

    A oposição não joga limpo e ainda critica o governo, a notícia é demagoga e requer uma análise crítica do leitor, infelizmente alguns, ao lerem “O GLOBO ou Folha de S. Paulo”, já acreditam que a notícia é passiva de credibilidade. 

    O Joaquim Barbosa no Twiter: “Nós, brasileiros honestos, temos o direito e o dever de exigir que a Presidente Dilma demita imediatamente o Ministro da Justiça.”

    Lamentavelmente, ele não apresenta nenhum fato concreto que justifique o pedido.

  9. Caro professor eu li o que
    Caro professor eu li o que foi escrito pelos chamados PIG e é bem evidente a tentativa de condução do raciocínio do leitor. Porém opto por este seu blog e outros com a mesma abordagem pra atuar como contrapeso da formação da opinião… o problema é que o seu texto tenta fazer a mesma coisa para o lado oposto. .o texto estava bem esclarecedor até o momento em que passou a inferir sobre a intenção do ministro com tendência a justifica-lo… No meu ponto de vista ficou evidente que esse encontro além de indevido é suspeito sim .. pronto! E esperemos novos dados..

    abraço

      1. Que mania de perguntar, seu José!

        Ah… por quê, por qué…é indevido e suspeito. Ponto Final. É muita coisa para os neurônios do nosso amigo fica se perguntando “por quê?”.

  10. meteram-se com política, e deu no que deu…

    perdemos nossos grandes centros de informação

    desses saudosos centros, TV, rádios e jornais antigos, recebíamos informação e conhecimento

    O que temos hoje segue métodos de tortura:

    quando informam, estraçalham o conhecimento

    e quando nos dão conhecimento, estraçalham a informação

     

    mídia bandida brasileira dá seguimento aos grandes centros de tortura americanos

  11. “Tempos sombrios” é uma

    “Tempos sombrios” é uma linguagem mais para tucanos. Os reis dos “eufemismos”. A depender deste comentarista seria: tempos de safadeza; tempos de sem-vergonhice; tempos de falta de etica…Êpa! Isso também é “tucanês”, o certo é “tempos de canhalhices”.

    Tenho vergonha da imprensa do meu país!

  12. Vamos ver se o zé dessa vez

    Vamos ver se o zé dessa vez vira José Eduardo Cardozo, Ministro da Justiça do governo Dilma do partido dos trabalhadores,PT, ou se volta a ser zé.

    Vamos ver se ele aguenta o tranco.

    Sei não … como vaidoso que é, acho que ele volta a ser zé, até porque ninguém é de ferro.

    Como ficar longe dos holofotes.

  13. O futebol, que é uma grande

    O futebol, que é uma grande brincadeira, nos ensina, ha tempos, que uma das formas de se ganhar um jogo é justamente aproveitando dos erros do adversario

    Acho que os membros do governo não gostam de futebol.

    Nem aprenderam essa simples lição.

    As antigas raposas da politica, que não existem mais, torceriam para que suas oposições e aliados cometessem tais erros .

    Seria a chance para o contra ataque, em geral mortal.

    O governo atual, ao contrario, so se mantem na defesa.

    O dificil nessa historia toda é desvendar as razões basicas da estrategia da midia.

    So pode ser  suicida.

    A crise economica do pais decorre primordialmente de um problema de nivel internacional. A Europa esta em frangalhos. Não encontramos essa explicação nos veiculos informativos.

    Evidentemente, é resultado tambem, em parte menor, de erros do governo.

    Porem,depois da crise economica mundial, o motivo é a campanha sistematica da midia para criar um clima de caos, como se estivessemos a beira de um abismo.

    Ninguem compra, ninguem investe quando todas as vozes gritam que o mundo vai acabar. É claro.

    Se tudo estivesse bem no universo e o governo não errasse, apenas tal campanha incansavel de desestimulo bastaria para derrubar qualquer economia solida.

    A tal lava jato, se não ocorreruma mudança no seu procedimento, separando o papel de pessoas e empresas, acarretara uma crise sem precedentes na historia.

    Sera o caos,com quebradeira das grandes empresas, demissão de milhares ou mesmo milhões de desempregados.

    Novamente a pergunta:

    Esse caos interessaria as empresas de comunicação?

    Estariam toda a oposição enlouquecida com a possibilidade do governo conduir bem a sua missão, entregando o bastão  ao Lula,em 2018?

    Sera que no campo da oposição não existe ninguem que aprendeu tambem no futebol, que mandar todo o time para o ataque pode resultar num 7×1, ou pior, no encerramento do jogo por pancadaria generalizada?

    Ja tivemos o primeiro exemplo do risco desse ataque indiscriminado.

    O pais deveria prestar muita atenção ao fato.

    Em Brasilia, numa dessas “manifestações” em postos de gasolina, um frentista sacou o revolver e matou um desses “indignados”.

    Tiro perto de tanque de gasolina é atalho para explosão.

    E quando começarem as explosões, num pais tão desigual, salve-se quem puder.

     

    1. Realmente o Futebol nos ensina o que está acontecendo.

      O  que acontece no futebol carioca deixa isso claro . Se voce olhar de perto as arbitragens e o que a detentora do futebol expoe , fica facil entender. O Flamengo é promovido a qualquer custo erros de arbitragens a seu favor é normal principalmente em jogos decisivos. Isso responde tudo .A midia manipula a grande massa com informação da forma que quiser.

  14. Impressões

    Ou seja, segundo comentários do blog: toda mídia do país que naão apoia o governo é lixo PIG e só trabalha com mentira e desinformação. Toda mídia do país que apoia o governo é ética e imparcial. Todo juiz do país que julga contra o governo (mesmo de acordo com a legislação que talvez o proprio governo tenha trabalhado para ser votada) é vendido e parcial. Todo membro do judiciário que apoia o governo é imparcial e genial. Muito bom os comentários. Nota 10 aos amigos, de fato vcs devem ver o mundo de uma maneira “superior” a TODOS os leitores das mídias colocadas em cheque.

    1. Ignora ou Provoca?

      Ignorante ou cínico?

      Se ignorante faça um esforço, vá se informar dos fatos, como são e tente concluir com a propria cabeça.

      Se cínico, vá pentear macacos, ontem, antes que te mande a m…..

      1. Impressoes:  discordar dos

        Impressoes:  discordar dos colegas é ser cínico ou ignorante. É disso que estou falando. Sejam menos arrogantes amigos, aceitem o contraditório, afinal, viver em uma república democrática sem contraponto de ideias não faria o menor sentido. 

        1. E por acaso a mídia podre e

          E por acaso a mídia podre e porca aceita contraponto de ideias? Aqui você pode dizer o que quiser, até falar mal de outros comentaristas se lhe aprouver. Na mídia que você aceita como a expressão da verdade absoluta, não podemos. 

          Eu creio que você mesmo sabe que o que a mídia publica é mentira, por isso se incomoda de nós a desmentirmos, porque para você lhe convém que a mentira da mídia prevaleça sobre a verdade. Se o que mídia porca vomita todos os dias contra o PT fosse verdade você não estaria incomodado com a reação dos ”mentirosos”, que somos nós. 

           

  15. O silêncio – de Dilma – na ditadura e na democracia.

        É decepcionante ver o governo arregar diante dessa imprensa erigida nos tempos da ditadura. Ora, estamos em pleno vigor da democracia representativa. Ainda que esse modelo pareça a cada dia que passa ultrapassado, nele ainda podemos gozar de alguma liberdade. Qualquer cidadão dispõe dos mecanismos proporcionados pelo Estado para sua defesa, desde que a eles recorra. Por que então  o Estado, tão poderoso, não recorre aos seus meios jurídicos para se defender e penalizar essa rede de mentiras produzidas por um setor decadente que é a mídia nacional? Correr para apagar falsos incêndios, literalmente  “queima o filme do governo” que parece, a cada dia que passa, estar com o rabo preso, acuado.

        Essa atitude passa para a população uma insegurança e um comprometimento muito grande de todos aquele que estão governando o país em Brasília. Sinto-me mal representado e também acovardado por votar na presidente e mais decepcionado ainda ao ver que seu silêncio vai retirando de nós a esperança depositada nesses12 anos de governo do PT.

       Presidenta Dilma, a senhora afirmou que sob as torturas físicas mais vis  não entregou seus companheiros à tortura e à morte durante os anos de chumbo. Sra. Presidenta, vivemos agora em uma democracia, aliás, a mesma pela qual a Sra tanto lutou e se sacrificou, por favor, fale, lute e brigue por nós que na Sra. depositamos nossas esperanças. Seu silêncio, agora, ao contrário da sua cala no calabouço é que nos produz uma tortura interminável: a de que muito em breve – se nada for feito – voltaremos ao passado, onde brasileiros de valor como a Sra. foram humilhados por sonharem e lutarem por um país mais justo para todos os que nele vivem.

    1. até certo ponto, concordo…

      mas precisamos entender que a essência destruidora da coisa é, antes de qualquer coisa, fragilizar a estrutura organizacional do Estado, onde qualquer movimento pode fazer com que tudo comece a desmorar de cima

      considere certas bases inferiores como mais resistente e em conluio e responda:

      governo fica nas mãos de quem?

  16. mas, deve ser pelo povo que temos…

    poucos se interessam, deslumbrados e consumistas

    pouco se preocupa, se o que está sendo destruído é o conhecimento, a informação, a educação, a cultura

    ou ele próprio

  17. Fica José Eduardo Cardozo!

    José Eduardo Cardozo é um excelente Ministro da Justiça. Faço votos de que permaneça pelo menos até o final do segundo mandato de Dilma, em 31 de dezembro de 2018. 

     

    Ele tem uma longa carreira política no Partido dos Trabalhadores, desde os tempos em que foi vereador na cidade de São Paulo, onde foi também Secretário nos 04 anos de governo de Luiza Erundina. 

     

    Fez um brilhante trabalho como vereador em São Paulo, principalmente na oposição ao descalabro do desgoverno de Celso Pitta. Foi também presidente da Câmara de Vereadores na primeira metade do mandato de Marta Suplicy.

     

    Foi galgando posições no PT e antes de se tornar Ministro da Justiça, em 2011, e já com 02 exitosos mandatos de deputado federal, tornou-se Secretário-Geral da legenda de Luiz Inácio Lula da Silva.

     

    O ministro José Eduardo Cardozo tem sido atacado virulentamente porque recusou transformar a Polícia Federal numa Gestapo ou numa Stasi do PT, mantendo a linha de dar autonomia para as investigações da mesma, algo que acontece desde 2003. 

     

    Ele tem feito um trabalho exemplar a frente do Ministério da Justiça, sempre mantendo o postulado inaugurado por Lula e Márcio Thomaz Bastos: autonomia investigativa da Polícia Federal e autonomia investigativa do Ministério Público, enterrando de vez o odioso tempo dos Engavetadores-Gerais da República. 

     

    Foi na gestão de Lula e de Tarso Genro que o então chefe da ABIN, Paulo Lacerda, foi defenestrado junto com o delegado Protógenes Queiroz, no âmbito da Operação Satiagraha. Isto as pessoas convenientemente esquecem. Esquecem que Gilmar Mendes e Cesar Peluzo chamaram Lula “às falas” e foram atendidos prontamente em seus injustos pleitos. 

     

    É por isso que digo que o ministro José Eduardo Cardozo tem feito sim um excelente trabalho, respaldado corretamente pela presidenta Dilma Rousseff. 

     

    As perseguições que ele sofre são evidentemente abusivas e são perseguições arbitrárias e profundamente injustas. 

    1. Jose Eduardo Cardozo

      O José Eduardo Cardozo, salta à vista, o modo como tira a bunda da seringa, pois está tambem com a corda no pescoço.

      É incrível como o Luis Nassif, o Diogo Costa ainda insinuam puxar brasa protecionista para a “sardinha” putrefata que é o Lava Jato.

      Triste frase celebre emitida na ditadura “NA CABEÇA PARA MATAR” , que merece ser aplicada em termos, no prosseguir da fétida possilga do Lavajato, Lula, Dilma e cia.  

  18. Factóides de fato.
    “… o perfil de Mirian Leitão tinha sido alterado por um computador do Palácio…”. Entendi, isso não é grave, afinal: “… eram alterações com críticas civilizadas…”, e mais “… sem um pingo das alterações agressivas com quem são contemplados jornalistas fora do circuito global…”. Humm, entendi novamente, cometer um crime a partir do Palácio do Planalto não é uma coisa grave nem notícia, afinal as críticas foram positivas! Meu Deus… , e continua: “…um mero problema corporativo…”. Problema corporativo?!?!?!? No Palácio?!?!?!? O Palácio virou uma empresa?!?!?!? E isso é um factóide…. O resto do texto é apenas bobagem.

    1. Crime? Que crime?

      Mudar verbete da Wikipedia é a coisa mais normal e natural do mundo. Aliás, esse é o espírito da Wikipedia. Seu eu quiser, posso criar uma verbete “Nostradamus II não sabe nada de Wikipedia”. No momento seguinte, você pode ir lá e reescrevê-lo totalmente, mudando para “Nostradamus II é um sábio”. O que aconteceu com o perfil da Miriam Leitão foi isso, havia um verbete do tipo “Miriam Leitão é linda, maravilhosa, wonderful, queria ter uma filha assim”. Alguém, usando a rede corporativa do Palácio do Planalto mudou para “Miriam Leitão não é essa Coca-Cola toda!”. Normal, natural, esse é o espírito da Wikipedia. O engraçado é que a alteração, feita em maio de 2013, só virou escândalo em agosto de 2014, mais de um ano depois. O próprio verbeta da Miriam Leitão na Wikipedia esclarece o assunto.

    2. Se eu quiser alterar o perfil

      Se eu quiser alterar o perfil de Miriam Leitão daqui de minha casa eu faço. Vou escrever lá que ela é “feia”, “mal vestida”, qualquer bobagem dessas…

      É crime? Claro que não! A Wikipedia é midia colaborativa. Co-la-bo-ra-ti-va!

    3. Verdade.

      Verdade caríssimos, crime foi uma palavra muito mal escolhida, e a frase também foi muito mal redigida. Digamos que não é correto usar equipamento público para isso, e muito menos fazer isso de dentro do Palácio. Lá deve-se governar e não brincar de Wikipédia. Foi o que tentei transmitir, porque foi grave sim. Porque esperar um ano? Ora, política.

    4. Concordo com você. Um
      Concordo com você. Um servidor público, trabalhando na Presidência da República usar o seu computador de trabalho, a rede do Palácio, para alterar perfil de jornalistas é gravíssimo. A reação da Globo e do PIG tímida. O Luis Nassif acabou…usar essa introdução para um tema tão grave que pode derrubar um ministro é ridículo.

  19. A DECEPÇÃO DE SER JORNALISTA NO BRASIL

    É INTRIGANTE E DECEPCIONANTE, LER, VER E OUVIR JORNALISTAS, QUE PARA MEU CONCEITO DEVERIAM SER ÉTICOS E HONRADOS, VENDENDO SUAS ALMAS AOS FALSTAFFS DA MÍDIA FAMILIAR, DA DIREITA GOLPISTA, CORROMPEDORA E CORROMPIDA EM SEUS INTERESSES PURAMENTE COMERCIAS E NÃO DE ISENÇÕES INFORMATIVAS. A REGULAÇÃO DESTE PODERIO É URGENTE QUE NÃO PODE SOBREPOR AOS DITAMES DA NAÇÃO BRASILEIRA.

  20. Mídia Rampeira

    Mídia RAMPEIRA , a brasileira. Estou à cata de novos adjetivos para definir nossa imprensinha. Pq MENTIROSA, SORDIDA, INTERESSEIRA, BANDIDA ,  CONTRÁRIA AOS INTERESSES DOS TRABALHADORES, PSDBISTA, estão mt desgastados.

  21. Confidenciar os nomes do PSDB/DEM envolvidos na corrupção

    Estes tipos de encontros deverão ser frequentes , pois muitos nomes do Lava-Jato trata-se de personalidade do partido do PSDB/DEM e estranhamente o Juiz Moro não “” solta”” Divulga nem intima lentamente caminham até prescreverem mas á rapides nos processos e condenações até sem provas com os nomes realcionados ao PT  deveriam serem usadas também sobre o PSDB é esta “”Justiça e mudança que o povo brasileiro quer não ao que o Moro e o PSDB atuam ??””

    Aí serão duas listas as provas contra o PSDB FHC, Aècio, Serra , Alvaro Dias, Aloisio, Alquimim e não reveladas pelas “” Veja, Globo, Folha, Estadão,Band, Abril…serão divulgadas a população brasileira, ótimo bom para nação e bom para o povo brasileiro saber de fato toda á verdade que as empreiteiras entregues todos os nomes sejam qual for juizes, parlamentares,delegados, doleiros de todos os partidos e cana, cadeia para todos os ladrões de nossa Nação.

  22. deprimente a nossa

    deprimente a nossa imprensa.

    agora o cardoso tá sentindo na carne o que ela é:

    canalha.

    espero que saia de vez da concha e arrebente os tímpanos

    com o barulho ensurdecedor do pig….

    e finalmente aja.

    dê no que  der, pô….

  23. Dilma tem de vir à público e

    Dilma tem de vir à público e denunciar a armação que está em andamento, pelo menos, o povo vai saber que é armação e ponto final.

  24. Fator Azeredo.

    Pedro Barusco pode ser tudo, menos tolo. Descobriu o ovo de Colombo.

    A grande proteção contra condenações não é entregar o PT. É entregar o PSDB. Circula a informação de que vêm chumbo grosso para cima de tucano de bico longo.

    Se essa informação é verdadeira, a mídia já sabe quem será envolvido. A Lava Jato só é sigilosa para o Planalto. A coluna de Gaspari na Folha está recheada de pequenos recados para os tucanos.

    Então, lança se mão de uma ação preventiva. Envolve se o ministro da justiça em uma suposta trama que teria por intenção culpabilizar a oposição.

    Quando a denúncia dos tucanos ocorrer, a resposta já estará pronta: manobra do governo.

    Se houver provas reais contra os tucanos o assunto necessitará ser retirado da mídia e do furor investigativo. Como justificar a mudança? O poderoso ministro da justiça amordaçou todas as fontes.

     

  25. Isso Vai Ter Fim Um Dia ?

    Caso Sergio Moro seja acometido de um surto de imparcialidade , e sejam liberados depoimentos dos BANDIDOS CONFESSOS Paulo R. Costa e Alberto Youssef que liguem gente do PSDB ao Lava Jato , será que isso mudaria em alguma direção o comportamento da mídia ?

    Claro , isso teria que ser divulgado por alguém. Possivelmente não o seria pela mídia golpista , que descaradamente se omitiria . Mas certamemnte os blogs progressistas  fariam o trabalhio democrático e ético de informar .
    Ou seja , se espalharia onde o grosso das pessoas se informa : Internet .

    E aí ? Como seria ou será ?

     

  26. O Ministro da Justiça receber

    O Ministro da Justiça receber grandes empresarios NAO tem absolutamente nada de anormal.

    As empresas sao grande parceiras do Governo em obras publicas, estao sendo massacradas, e podem algumas ir a falencia. Qual o problema de procurarem o Ministro da Justiça?

    Defender seus interesses e LEGITIMO para qualquer empresa ou cidadao, e um direito  dentro da Democracia e esse direito pode ser postulado em qualquer instancia judiciaria ou administrativa.

  27. O Ministro José Eduardo
    O Ministro José Eduardo cardoso, tem conhecimento, senso crítico, não é um obnublado,   e os grupos de ” inteligência” da mídia da estão forjando situações que visam sua queda e atrapalhar seu futuro jurídico e político,  ele é a parte mais estável deste segundo mandato de Dilma Roussef, como se fosse uma especié de lastro que regula o navegar preciso, em tempos de tempestades O Ministro, sabe o que tem de fazer e, o faz de maneira correta e republicana, aliás agora mais do que antes sabe-se quem interessa a saída do Ministro,  a quem interessa que  ele aja de modo equivocado. A minha percepção diz que: ele não deve aceitar provocação e nem cair em armadilhas, que é o que todo político deve fazer, ainda bem que ele tem senso crítico e não cai em voluntarismos e aparelhamento, o que grupos de oposição pertencentes a inteligência do Estado  vem fazendo descaradamente e terão de responder por isto na forma da lei, quem cometeu ilegalidade está por conta própria. Navegar é preciso. Grande abraço a todos que porventura leiam este comentário. (se for mais de um) 

    1. Ser republicano é se colocar

      Ser republicano é se colocar no lugar de ministro isento, sem atender advogados que estão defendendo empresários de pagar propina a partidos políticos e funcionários da Petrobrás. O momento exige a apuração de todos os fatos e os advogados defensores devem devem falar tão e somente nos autos. Não cabe ao Ministro da Justiça atender tais advogados. Afinal de contas são os interesses da Nação que estão em jogo. É preciso que se apue todo o desvio do dinheiro público e quem são os responsáveis. Não cabe ao Sr. Ministro dizer ou fazer entender que não existe indícios. Isto cabe a uma esfera acima dele que é a Justiça Federal, que faz um trabalho sério e exaustivo junto com a Polícia Federal. 

  28. Ministro cardoso recebe advogados das empreiteiras

    Como dizia Janio Quadros , a mulher de Cesar não cabe só ser séria mas sim demontrar seriedade

    O ministro da justiça faz parte de um governo que está metido até o pescoço no petrolão e devia ficar de boca calada

     

  29. Se estas reuniões são tão

    Se estas reuniões são tão corriqueiras porque de imediato o Ministro negou o encontro com Sergio Renault (advogado UTC) e depois confirmou o encontro? E porque a UTC recuou da delação premiada depois do encontro?

  30. mas explica pra “eu”

    Se o ministro não fará nada porque diacho os “devogados”  querem falar com ele , o café do MJ é o melhor de Brasília !?

  31. Não sei se é para rir ou chora…

    Parei em : ” Eram alterções  com críticas civilizadas…..”. Acho que o missivista não revisa o que escreve. Aceitar aquele tipo de canalhice é o mesmo que aceitar roubrarsó um pouquinho, estupra mas não mata e outras barbáries. Onde vamos parar com defensores de partidos em detrimento ao país. Lamentável.

  32. Teoria da Conspiração?
    Vejo um pouco diferente: o ministro acordou – sabe-se lá porque – e resolveu chamar às falas os órgãos sob sua responsabilidade a conduzir esta LJ. Epa! Que insolente! Vamos dar um chega pra lá nele…. Divulgue-se uma ação supostamente suspeita (tudo e todos neste momento o são, graças a esta atmosfera densa, sufocante, criada intencionalmente) e coloque-se no centro dela este sr. que acha que pode fazer o que quer… Damos um aviso para ele voltar a se comportar; se ele insistir, no momento em que tivermos que melar LJ – ao se aproximar dos intocáveis de sempre – aproveitamos esta “ação suspeita” ora divulgada para imputar ao Governo – seu ministro – a responsabilidade pelo esvaziamento da operação em atendimento aos advogados dos corruptos/corruptores que os foram procurar e que ele atendeu. O governo passa a ser responsavel por tudo inclusive pela “morte” da operação. Maquiavel perde….

  33. Teoria da Conspiração? complementando…
    E há um detalhe cheio de significados: o ministro aposentado, Paladino da Justiça, dando o ar da graça e acusando o Ministro da Justiça, pedindo sua cabeça? Esta foi a cereja do bolo…

  34. Ministro de Estado dialoga

    Um Ministro de Estado receber representantes de empresas acusadas de corrupção 

    no esquema Petrolao não e’ um simples fato, nem aqui nem em qualquer país que 

    tenha Juízes Federais empenhados em eliminar esta corrupção.

    E’ um ato de desagravo ao país. Se isto não for um ato de MÁFIA, não sei o que é.

    Que nosso Eliot Ness (sergio moro) tenha persistência e coragem. 

    1. Não se exponha tanto assm,

      Não se exponha tanto assm, caro. Teu direito de crítica é assegurado aí tu o aproveitas para escrever tolices próprias de “ginasianos” imberbes,

      Essa comparação, por exeplo, feita entre Eliot Ness e o juiz(mais para inquisidor) é de uma impropriedade só explicada porque emitida por uma ignorante analfabeto funcional. Em vez de satisfeito pelo tua sabujice, esse magistrado talvez até te repreendesse pela correlação sem sentido e até mesmo ofensiva.

      Das duas uma: ou não conheces quem foi Eliot Ness ou não sabes o que significa ser um Juiz. 

       

       

      1. Se “nosso Eliot” mergulhar,
        Se “nosso Eliot” mergulhar, também ele, no ostracismo e na resultante insignificância de sua atuação e postura deletéria, será um presente para o País e um desfecho mais do que apropriado a quem se presta a este papel, que o transforma em uma triste figura.
        Será – como tem sido até aqui – usado até que não mais sirva; depois cuspido, jogado aos corvos e abutres, tão logo seja maculado.
        Pobre do País que é “doutrinado” e apresentado a este tipo de herói. Precisamos sair de nossa infância, adentrar a juventude abandonando os tutores, e construir nosso destino como adultos: sem tutelas e sem “mesadas”.

  35. Numa hora os petistas querem

    Numa hora os petistas querem a demissão imediata do Cardozo, a quem chamam de tucano e traidor, na outra hora acham que ele é vítima da imprensa golpista e conservadora. Vai saber o que se passa na cabeça de petistas e puxa sacos do governo da ocasião…..

  36. Numa hora os petistas querem

    Numa hora os petistas querem a demissão imediata do Cardozo, a quem chamam de tucano e traidor, na outra hora acham que ele é vítima da imprensa golpista e conservadora. Vai saber o que se passa na cabeça de petistas e puxa sacos do governo da ocasião…..

  37. Aproveita o IBOPE do assunto

    Aproveita entõa o IBOPE da notícia e explica como dois dos jornalistas mais afinados com os governos do PT e críticos viscerais do PSDB receberam — juntos — 8,3 milhões de reais em publicidade estatal.

    LUIS NASSIF, um dos mais “qualificados jornalistas de economia” do país, recebeu — no período em que o PT está no poder — 5,7 milhões de reais, sendo um dos críticos mais consistentes do projeto tucano e um dos defensores mais frequentes do projeto petista de poder no plano nacional. Ao lado de Paulo Henrique Amorim, que faz uma cruzada visceral em defesa dos governos do PT e uma crítica persistente e agressiva ao tucanato,  e faturou 2,6 milhões de reais no mesmo período.

  38. Estratégia do quanto pior melhor reloaded.

    Cardozo é um ministro especialmente próximo de Dilma. Seria uma boa para a oposição (imprensa) fritá-lo. E colocar mais uma batata quente na mão de Dilma, a nomeação de novo ministro da justiça em meio ao tremendo imbróglio das apurações sobre a Petrobras, empreiteiras políticos e cia. ltda. Faz sentido. Não pela atuação do ministro, que muitos acham acovardada, mas pelo potencial de semear confusão num governo já um tanto quanto aturdido.

    1. Aliás a mídia não vem fazendo

      Aliás a mídia não vem fazendo outra coisa nos últimos tempos do que aturdir o governo. Imagina nós sentados naquela cadeira da Dilma por 10 minutos. Socorro!

  39. O Ministro José Eduardo
    O Ministro José Eduardo cardoso, tem conhecimento, senso crítico, não é um obnublado,   e os grupos de ” inteligência” da mídia da estão forjando situações que visam sua queda e atrapalhar seu futuro jurídico e político,  ele é a parte mais estável deste segundo mandato de Dilma Roussef, como se fosse uma especié de lastro que regula o navegar preciso, em tempos de tempestades O Ministro, sabe o que tem de fazer e o faz de maneira correta e republicana, aliás agora mais do que antes sabe-se a quem interessa a saída do Ministro,  a quem interessa que  ele aja de modo equivocado. A minha percepção diz que: ele não deve aceitar provocação e nem cair em armadilhas, que é o que todo político deve fazer, ainda bem que ele tem senso crítico e não cai em voluntarismos e aparelhamento, o que grupos de oposição pertencentes a inteligência do Estado  vem fazendo descaradamente e terão de responder por isto na forma da lei, quem cometeu ilegalidade está por conta própria. Navegar é preciso. Grande abraço a todos que porventura leiam este comentário.  

  40. PT FORA!!!!!!

    Joaquim Barbosa, volte. O Brasil precisa de HOMENS HONRADOS. Precisamos de você mais que um simples Twitter… VAMOS PARA AS RUAS JÁ. PTtralhas parem de roubar o BRASIL.

    1. É sério isso?

      Chego a duvidar da veracidade de um tipo de comentário como esse. Sério. Parece até que usou de ironia.

      Se for verídico, como não duvido ser, é plenamente sintomático a lavagem cerebral que a imprensa faz nessa laia.

      O pobre troll acima é uma vítima típica da lobotomia praticada dia a dia pela imprensa. Coitado…

    2. João

      Quando leio comentarios como esse  fico pensando sobre o que tais leitores pensam sobre si mesmos e o que fazem para elevar o nivel do debate ou para propor soluções para o Brasil? Não fazem nada, tanto não fazem que referem-se aos “homens honrados” como se fossem um certo tipo de humanos que estão em algum lugar fora de alcance como se percebe pelo apelo: “Joaquim Barbosa, volte”.

      O que quer dizer o termo ” o Brasil precisa de Homens Honrados” ? Não já os temos? Não somos varias dezenas de milhões de seres humanos dignos e e honrados?

      Nosso país não é governado por uma só pessoa. Dezenas ou centenas de instituições fazem parte da administração do país de maneira direta e de modo indireto todos nós brasileiros e brasileiras.  E quando se diz que o Brasil é roubado, diz-se que existem centenas, talvez milhares de ladrões em todas as instituições da Republica divididas entre o tres poderes que compõem nossa democracia e, indo mais além, nas esferas federal, estadual e municipal. O que é um delirio.

      Quando se pretende atribuir a um só homem um papel moralizador – melhor dizer moralista – o que se apregoa na verdade é uma ditadura.

      E é bom notar que o candidato a ditador é um Juiz. Juizes, pelo menos na teoria, são pessoas preparadas para ouvir contradições e tentar elimina-las seja inocentando ou condenando. Repito: um Juiz não condena somente, muitas vezes ele inocenta.

      O juiz em questão é chamado apenas para condenar o que faria dele um ditador. algo totalmente desconexo com o desejo de construir um pais honrado.

       

  41. Quanto pior, melhor! Fica facim dobrar o povo…

    Concordo com o companheiro “levemente”. Depois da insinuação do ministro Cardozo contra a parcialidade (notória, por sinal) da PF, através, principalmente, da Delegacia do Paraná, a imprensa dominante quer fritá-lo, para alegria de muitos como, por exemplo, o blogueiro PAULO HENRIQUE AMORIM, que só não odeia tanto o Zé Eduardo porque o Ali Kamel existe… e a gente sabe o que move este ódio, não é por razões nobres.

      1. Prezado Rui,

        tão raro quanto alguém ter duas vozes é alguém ter dois estilos de escrita. Coisa para Fernando Pessoa, mas não para o profissional escalado para nós fazer contraponto nos comentários adotando vário nicknames. Ele escreve corretamente, não é um troll qualquer. Foi contratado para seguir o blog. Bom sinal.

        1. Prezados Sergio e Rui, talvez
          Prezados Sergio e Rui, talvez ele saiba escrever, mas ter que ler que o JB é o homem mais honrado do Brasil e que o juiz do Paraná é o “nosso Eliot Ness” , só para quem tem estômago e suporta emoções fortes. Saber escrever é fácil (ok, nem tanto…), saber o que escrever é que são elas…

  42. Êpa!

    “Vixe Nassif, com muito “selviço”, fiquei um pouco fora daqui, só agora constato: ou o contraditório imbecil e primário levou doses cavalares de adubo ou, como é Carnaval, a fantasia de troll está sendo muito usada. Outra hipótese: o GGN faz jornalismo honesto, o que é inconcebível.

    A propósito de jornalismo honesto. De CartaCapital:  

    http://www.cartacapital.com.br/politica/como-e-bonito-este-brasil-e-como-temos-agua-barbaridade-5181.html

     

  43. Piada de mau gosto

    “É normal o ministro da justiça receber advogados”. Com essa frase perfeitamente razoável, Nassif quer fazer as pessoas acreditarem que é normal o ministro da justiça receber os advogados de um bando de empreiteiros presos por corrupção ativa e num momento crítico da investigação.

    Tenta outra Nassif, isso só vai colar com os petistas mais bitolados. É pregar para os já convertidos.

    1. Para os convertidos e para os

      Para os convertidos e para os que não sejam completos ignorantes e que tenham um mínimo de conhecimento sobre procedimentos de Ministros.

      1. Convertidos ou não, é fácil
        Convertidos ou não, é fácil ver a contradição do autor. Ele afirma que o governo está demorando demais a agir em favor das empresas. Depois afirma que o único poder que pauta o STF é a mídia.

    2. Op.Lava Jato

      he he he bastou uma cobrançazinha pra cima do  Delegado Mouro pra coisa começar a feder pro Min. da Justiça…a  justiça da Globo tarda mais num faia, tomara que ele continue a cobrar , pelo menos assim ficamos livre desse  Tucano…IMPITIMAM É MEUZOVOS…

      1. Se advogado que defende

        Se advogado que defende tucano, Globo, Dantas, etc, não quiseram ir lá discutir nada como o ministro, azar dos clientes deles, disponível e disposto ajudar, isso o Zé sempre esteve igualmente para todos

    3. É normalíssimo e está na sua

      É normalíssimo e está na sua agenda pública, aliás, de onde o jornalista tirou a notícia (pasmo, pasmem!). Não se sabe do assunto tratado, apenas suposições que o jornal levanta e joga para a torcida de crédulos como você que a tomam como verdade inquestionável.  

    4. advogados..

      Caro Ozzy, advogados não são bandidos. Ele cumprem a função consitucional de defender seus clientes diante da Justiça. Ponto. Fossem as coisas do jeito que você pretende que sejam não existiriam advogados de defesa em canto nenhum do mundo. Mas o que impressiona mesmo em seu comentário e nos muitos que se vê por ai, é jilgar petistas como pessoas sordidas, sem carater, indignas, bitoladas ( como vc mesmo diz ). Voce e seus pares conseguiram acrescentar mais desvio nas relações humanas que é o antipetismo. Um comportamento equivalente ao racismo, à xenofobia, ao bairrismo, ou seja petista é um tipo de gente, ou uma raça, ou uma aberração qualquer, que não pode pensar, não pode emitir opinião, não pode levar a vida do mesmo jeito que qualquer ser humano. Triste.

      1. Nãããão

         Os advogados, obviamente, devem fazer diligências na Justiça ou na PF para tentar defender seus clientes. Mas não deviam se encontrar com o MINISTRO DA JUSTIÇA. A não ser, é claro, que o Ministro da Justiça tenha como interferir em uma ação judicial ou num inquérito da Polícia Federal, o que não deveria ser aceitável em uma República. Mas, como o Nassif bem lembrou, é assim que ministros agem no Brasil…

        Quanto ao julgar petistas isso ou aquilo, bobagem. Petistas existem bitolados ou não. O que eu disse é que a pregação só vai convencer os bitolados. 

    5. Comum e normal o  ministro da

      Comum e normal o  ministro da justiça recebe advogado, tem que fazer isso sempre. O que não pode é discriminar em função da causa que  o o sujeito defende. 

  44. por essas e outras que a

    por essas e outras que a midia familiar recebe a alcunha de PiG, enquanto isso..Lula e Dilma ficarao  se revezando a cada 8 anos em Brasilia

  45. na palhaçada de hoje a falha reclama da agenda apagada

    na continuação da saga prevista para tirar o zé do ministério. estão reclamando que a maioria do período não está completa a agenda do ministro na página, como ele afirmou.

    a tanto tempo pedindo a saída do incapaz, e agora temos que defende-lo.

  46. Como são as coisas…

    “Um mero problema corporativo, comum a qualquer empresa com grande rede de computadores…”

    Então ficamos assim: o palácio é uma grande corporação e estas alterações de perfis Wiki fazem parte do cotidiano palaciano.

    Fico pensando como a “tesouraria” desta corporação deve estar movimentada de uma semana para cá…

  47. LEI Nº 8.906, DE 4 DE JULHO

    LEI Nº 8.906, DE 4 DE JULHO DE 1994.

     

    ” Art. 7º São direitos do advogado:

      VI – ingressar livremente:

    c) em qualquer edifício ou recinto em que funcione repartição judicial ou outro serviço público onde o advogado deva praticar ato ou colher prova ou informação útil ao exercício da atividade profissional, dentro do expediente ou fora dele, e ser atendido, desde que se ache presente qualquer servidor ou empregado;

     

     

    VIII – dirigir-se diretamente aos magistrados nas salas e gabinetes de trabalho, independentemente de horário previamente marcado ou outra condição, observando-se a ordem de chegada;

     

    XI – reclamar, verbalmente ou por escrito, perante qualquer juízo, tribunal ou autoridade, contra a inobservância de preceito de lei, regulamento ou regimento; “

     

    Essas prerrogativas previstas em lei federal nunca foram respeitadas por Joaquim Barbosa, que se recusava a receber advogados no seu gabinete do STF.

  48. Troll

    Em verdade, o advogado Joaquim Barbosa sequer respeita as próprias prerrogativas de sua atual classe.O seu compromisso não é com a verdade ou justiça, mas sim, com a autopromoção de sua imagem através do instrumento mais ignóbil da internet: A trollagem nas redes sociais…

  49. Para não me estender, deixo

    Para não me estender, deixo aí trecho da Carta Capital discorrendo sobre palavras do Millôr Fernandes acerca do Jornalismo brasileiro: ” Constam de um entrevista posteriormente publicada em livro:

    ‘A imprensa brasileira sempre foi canalha. Eu acredito que se a imprensa brasileira fosse um pouco melhor poderia ter uma influência realmente maravilhosa sobre o País. Acho que uma das grandes culpadas das condições do País, mais do que as forças que o dominam politicamente, é nossa imprensa. Repito, apesar de toda a evolução, nossa imprensa é lamentavelmente ruim. E não quero falar da televisão, que já nasceu pusilânime’. ” (Destaquei).

    Fantástica opinião. É ou não é? Sem mais.

  50. Neste carnaval, dispensaram a

    Neste carnaval, dispensaram a concentração que nós exprimimos em formas concretas…

    A mídia sabe que esses noticiários vão levar o Brasil à afundar cada vez mais, e só os especuladores e seus modelos insondáveis podem obter resultados apreciáveis.

    Mas, felizmente no blog, o Nassif possui dons para a generalidade da economia.

     

     

  51. Sem dúvida. E provavelmente

    Sem dúvida. E provavelmente se a OAB não fosse tão frouxa, faria alguma representação contra o troll Barbosa, que está em sua atuação fajuta e de deslumbrado com Rede Globo a agir francamente contra as prerrogativas da categoria. Presta, pelo seu despreparo e deslumbramento, um enorme desserviço à Advocacia. E tudo por culpa do Lula, que fez nascer essa criatura.

  52. E de quebra… ainda tem Bat

    E de quebra… ainda tem Bat Barbosão para endossar os factoides criado pela mídia corrupta.

    É o capitão do mato fazendo o trabalho sujo a serviço da Casa Grande!

    Joaquim Barbosa me causa asco… nojo!!!

  53. Nassif não são smente

    Nassif não são smente desinformados são desonestos na maneira de ver os fatos os cochinhas entendem somente da maneira que lhes convem.

  54. É prerrogativa legal dos
    É prerrogativa legal dos advogados serem recebidos por autoridades para tratar dos assuntos de seus clientes. É dever das autoridades respeitar as prerrogativas dos advogados, recebendo-os mesmo que nada possam fazer para atender o que eles pedirem. Não ocorreu nada ilegal neste caso. A única coisa relevante nesta historia é a tentativa da imprensa de revogar o Estatuto da OAB e limitar o poder conferido a um Ministro de Estado. Quem alimentar esta tirania jornalística acabará sendo executado nas paginas dos jornais. É tempo de colocar um fim nesta putaria midiática que oprime o Estado, as autoridades e os cidadãos.

    1. Os tentáculos desta hidra – e
      Os tentáculos desta hidra – e suas cabeças ofídicas – encontram-se no Judiciário, no Parlamento – sem um voto sequer – e nos representantes de seus interesses em cadeiras no Executivo. Já legislam, já governam, já julgam e apenam. O que falta? Quem os pode deter em sua voracidade e ganância?

  55. qual foi a 1a noticia sobre a lavajato ?

    Quem se lembra? Falava-se que o doleiro havia lavado U$ “X” bilhoes  do trafico de drogas.

    Em seguida, o operador negou isso, mas admitiu que tinha feito no esquema BR.

    Esqueceu-se o 1o fato gerador e focou-se no 2o. Eu acho que tirar o ministro tem a ver com isso. Sua PF incomodou os 2 mundos ao mesmo tempo e so tem 1 solucao: tirar ele dali na esperanca que quem fez isso va embora junto.

    Depois que nomear outro ao jeito dos meliantes, assume-se o controle e a direcao do processo (ai, vai pra lugar nenhum).

     

  56. Agora é que ficou claro da

    Agora é que ficou claro da extrema necessidade de intervenção do ministro. Pois pelo mesmo  crime querem punir o funcionário público corrupto, o dono da empresa corrruptora e a  própira empresa, quando a lei é clara em dizer que só deve ter um crime e um único que paga pena por isso

     

    =============

     

    http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/170289/Controlador-quer-extin%C3%A7%C3%A3o-de-empresas-corruptas.htm

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador