Andre Motta Araujo
Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo
[email protected]

Lobistas e intermediários: abelhas do crescimento, por André Araújo

Lobistas e intermediários: abelhas do crescimento

por André Araújo

Desde tempos imemoriais, dos antigos caravaneiros do deserto da Assiria, os intermediários de negócios são os polinizadores da vida econômica, fazendo o papel de abelhas, polinizam a atividade econômica, não só juntando as partes mas principalmente descobrindo as conexões entre diferentes negócios para dessas conexões construir um novo negócio.

Esse personagem é CENTRAL no desenvolvimento do capitalismo. O comerciante fica na sua tenda, ele não sai todo dia à procura de compradores e vendedores. O executivo das grandes corporações faz parte de uma estrutura hierárquica, por sua própria natureza ele não é um aventureiro, é um burocrata dos negócios, submetido a regras e limites.

Para juntar pontas e ver uma lógica que dificilmente o executivo sentado na sua sala descobre, surge o intermediário, que se apresenta sob o nome de lobista, consultor, broker, está sempre em movimento, no mundo fora dos grandes escritórios das corporações e a partir da observação ele descobre ligações e faz os elos. É um elemento central do capitalismo, ele vê o que outros não veem porque não é focado numa só direção, o intermediário gira como uma antena de radar captando movimentos por todos os lados e deles extraindo nova lógica.

CALOUSTE SARKIS GULBENKIAN

No começo do Século XIX se desconfiava que havia  petróleo no Iraque e a indústria do petróleo já tinha 50 anos mas os executivos dessa indústria vigorosa não levantavam seus traseiros das poltronas para ir atrás do petróleo em regiões de barbárie. Um intermediário armênio com ligações politicas em Constantinopla, a “Sublime Porta”, então a poderosa capital do Império Otomano, que controlava o Iraque, conseguiu em 1912 uma autorização para explorar o petróleo no vilayet de Mossul, no norte do Iraque, província otomana.

De posse desse papel Gulbenkian, nascido em 1869, armênio e, portanto, súdito otomano, fez uma peregrinação pelas capitais europeias e conseguiu formar um consórcio de quatro empresas para explorar o petróleo de Mossul e Kirkut, amparados pelo papel dado pelo Sultão mediante presentes, costume do Oriente Médio onde Gulbenkian circulava com desenvoltura de homem instruído e respeitado pela sua cultura, tinha estudado em Londres.

Feito o consórcio explorou-se o petróleo, nasceu a Irak Petroleum Co., cada uma das quatro companhias ficou com 22,5% e Gulbenkian com 5% como comissão. As quatro eram o Deutsche Bank, uma subsidiária da Shell, a Anglo Persian (hoje BP) e o Banco Nacional da Turquia, controlado por capital inglês. Depois da Grande Guerra houve uma reconfiguração entre as quatro, entrando a Cie.Frnçaise des Petroles (hoje TOTAL)  no lugar do Deutsche Bank.

Com esses 5% Gulbenkian  tornou-se uma das maiores fortunas da Europa, morreu em 1955 em Lisboa e legou a maior parte dessa fortuna para uma Fundação cultural, hoje a mais importante de Portugal e uma das mais importantes da Europa pelos museus e iniciativas culturais, a Fundação Gulbenkian é a maior instituição cultural privada de Portugal.

Gulbenkian residiu durante toda a Segunda Guerra no Hotel Aviz em Lisboa, mantendo fechado seu palácio na Avenida d´Iena em Paris durante a ocupação alemã.

Há uma pergunta nessa narrativa: Porque os executivos dessas já então grandes companhias não foram ao Sultão em Constantinopla e pediram a concessão do petróleo do Iraque?

Porque não é assim que funciona o mundo, o “abelha” faz aquilo que o bem posto executivo não faz, o “abelha” é um aventureiro que cheira a caça, seu olfato é treinado e apurado, o executivo trabalha depois da porta aberta, quem abre a porta é o “abelha”.

ALEXANDER HELPHAND

Alexander Helphand  nome de guerra de Israel Lazavicht Gelfhand, um aventureiro completo. financista que ficou milionário com especulação em grãos, foi o intermediário crucial entre os bolcheviques de Vladimir Lenin e o Estado Maior Imperial Alemão em 1917, montando a operação que permitiu a existência da Revolução Russa e sua tomada de poder.

O Império Alemão em 1917 estava perdendo a Grande  Guerra, não havia como sustentar o conflito em duas frentes, contra a Russia Imperial  lutavam 4 milhões de soldados alemães em uma vasta linha de frente que ia do Mar Baltico ao Mar Negro; já em três anos de luta.

Seria possível ter grandes chances de vitória da Alemanha contra a França e Inglaterra se a batalha fosse apenas na Frente Oeste. Era fundamental conseguir algum tipo de acordo na frente Leste, cessar o conflito com a Rússia por um armistício negociado mesmo a preço alto e transferir tropas para lutar na frente francesa.. Mas como?  O Czar apesar de perdendo tinha território para recuar sem se render e por isso mesmo não iria capitular facilmente.

Havia uma saída, a agitação social causada pela guerra e pela forme acossava o regime dos Romanov e havia uma clima de Revolução no ar, clima acentuado pelas condições da guerra.

 Havia uma chance a explorar: incentivar o processo de agitação social dentro da Russia pelos movimentos comunistas que eram já muito visíveis nas grandes cidades. O Estado Maior Alemão então foi procurado por Helphand, que tinha negócios e boas relações na Alemanha, morava em grande estilo em Berlim e tinha uma credencial única, era amicíssimo de Lenin e do núcleo bolchevista de Zurich, onde Lenin estava exilado. A razão dessas boas relações era a biografia de Helphand que sob o codinome da Parvus tinha sido companheiro de Trotsky na revolução fracassada de 1905 e que desde então manteve continuas relações com seus companheiros bolcheviques, ajudando o grupo de Zurich com dinheiro para sobrevivência.

Parvus tinha total confiança do núcleo bolchevique de Zurich e podia contata-los rapidamente.

Parvus propôs aos alemães trazer Lenin e todo seu grupo até a fronteira da Finlândia, atravessando a Alemanha a partir da Suiça, com grande volume de dinheiro para fazer acontecer uma revolução para derrubar o governo imperial do Czar Nicolau II.

Os revolucionários fariam um novo governo e pediriam a paz aos alemães, através de um armistício previamente combinado por Parvus com os bolcheviques.

Os alemães aceitaram o plano, Parvus foi a Zurich e fechou o acordo com Lenin.

Uma complicada operação financeira através de bancos em Copenhagen  fez chegar a Lenin o equivalente hoje a 20 milhões de dólares em dinheiro vivo. Com esse lastro os alemães forneceram um trem lacrado que foi de Zurich a fronteira russo-finlandesa levando todo o grupo bolchevista. A descrição parece simples, mas a operação foi muito complicada, o historiador britânico Alan Moorehead em seu clássico A REVOLUÇÃO RUSSA descreve toda a montagem da estratégia e confirma o decisivo papel de Parvus, um elemento essencial porque ele era o único que tinha a confiança dos dois lados. Nem é preciso dizer que Parvus  ficou com parte dos recursos como comissão , já era rico e ficou muito mais, morava em uma mansão de grande categoria nos arredores lacustres de Berlim.

Já escrevi aqui no blog com  mais detalhes uma pequena biografia de Parvus.

Neste artigo chamo a atenção para o papel essencial desse lobista da revolução Russa, movido parcialmente por idealismo e parcialmente por ganancia, mas sem ele Lenin não teria como se movimentar de Zurich a São Petersburgo provido de grandes fundos com os quais mobilizou as massas. Como se sabe, revoluções e golpes de Estado, assim como greves e manifestações, exigem financiamento monetário, em todos os tempos, idealismo sozinho não enche barriga e nem compra caminhões, combustível, barracas e munição.

NO BRASIL

Um das grandes epopeias do desenvolvimento brasileiro pouco conhecida e menos ainda contada foi a montagem politica e financeira  do maior parque hidroelétrico do mundo ocidental, 47.000 MW, construído basicamente em duas décadas de 1960 a 1980,  potencia representada por 136 usinas, sem as quais o Brasil urbano como é hoje não existiria. Esse grande parque iniciado pelos sistemas CEMIG, FURNAS  e CESP na década de 50  e culminando com as grandes usinas de Itaipu, Sobradinho e Tucurui, só foi possível porque lobistas e intermediários juntaram a necessidade, a engenharia, o equipamento e o financiamento, montando “pacotes” que possibilitaram a construção dos complexos Paranapanema, Tiete, Rio Grande, Paraná, São Francisco, Tapajós.   

Entre todos os grandes intermediários se destaca um, ainda bem vivo, cujo nome não vou declinar, que montou os grandes pacotes com a França que foi a grande financiadora desses sistemas através de bancos públicos, evidentemente fornecendo os equipamentos e também financiando as obras civis, um negocio que beneficiou os dois países e suas economias.

Mas não foi só ele, outros intermediários também foram os costureiros desses pacotes, juntando pontas e projetos ousados, bancos, fabricantes de turbinas, agências de seguros de credito. Para montar tais operações os lobistas precisavam ter portas abertas nos governos do Brasil e dos países financiadores, é claro que houve comissões, sem lubrificante pouca coisa se fez no mundo moderno desde a Era Industrial, o mundo foi construído por esse processo.

Os movimentos moralistas de hoje condenariam à fogueira todos esses grandes lobistas, mas sem eles estaríamos às escuras, quem os condena não sabe fazer uma cesta de pão e imagina que complexos sistemas elétricos caem do céu por gravidade.

GERHARD SCHOEDER

Um lobista moderno, único ex-Chanceler alemão vivo, saiu do governo e duas semanas depois virou lobista da grande petrolífera privada russa GAZPROM, fornecedora de gás à Alemanha.

Da GAZPROM foi para a RUSSNEFT, petrolífera estatal, com suas comissões virou milionário, construí casa de verão na Turquia e passou a ser grande colecionador de arte, já está no 4º casamento, sempre charmoso, refinado, um grande lobista internacional.

Sua grande e histórica  realização é o NORD STREAM, uma mega obra de engenharia física, financeira e geopolítica, unindo dois  inimigos de duas guerras mundiais.

Trata-se do gasoduto submarino sob o Mar Báltico que leva gás da Rússia à Alemanha, evitando passar pela Ucrânia, caminho perigoso e que já causou interrupções de fornecimento vital de gás à Alemanha, que tem nesse gás sua maior fonte de energia para aquecimento e para uso na indústria. No complexo xadrez do fim da União Soviética a Ucrânia é inimigo da Rússia e  coloca em risco o fornecimento por via terrestre do gas russo à Alemanha. A Ucrânia chegou a fechar o gasoduto terrestre varias vezes, extorquindo os dois lados e impondo condições politicas e financeiras para reabrir as válvulas.

O gás russo é VITAL para a Alemanha, sem o gás russo os alemães congelariam em suas casas no inverno, o gás é extensivamente usado na indústria química alemã.

Schoeder inventou o NORD STREAM, criou a companhia para construí-lo, arrumou financiamento e acionistas, juntou fornecedor com comprador e hoje preside a companhia NORD STREAM A.G. Foi o lobista clássico para esse empreendimento. No Brasil estaria preso.

LOBISTAS E EMPREENDEDORES

Há uma grande  diferença entre lobistas e empreendedores. O empreendedor tem foco no negocio, na maioria das vezes em um único negocio. O lobista tem foco nos relacionamentos com o poder, não tem um negocio fixo e nem administra o negocio depois de montado.

Gulbenkian nunca administrou a Iraq petroleum Co.Ltd. Outro aventureiro ,  William D´Arcy, conseguiu a concessão do petróleo na Persia com o Xá em troca de presentes e conversa fiada, depois vendeu a concessão para ao Almirantado britânico que formou a Anglo Persian Oil Co.Ltd. para explorar os poços visando abastecer os navios da  Marinha britânica na conversão do carvão para óleo cru de toda frota, que seu deu pouco antes da Grande Guerra.

DÁrcy foi um Gulbenkian anterior e mais ousado ainda, virou milionário com petróleo sem ter extraído uma gota de óleo mas usou seu faro para juntar pontas em torno do petróleo.

O LOBISTA E A LEI

A cruzada moralista brasileira tem horror ao lobista e faz tudo pra incrimina-lo. Os grandes lobistas das hidroelétricas estariam todos presos se então existisse a Lava Jato.

O problema é que o lobismo é ilegal no Brasil e todas as tentativas de legalizar a atividade fracassam pela moralidade franciscana que vê o pecado em cada esquina embora o pratique por trás dos panos, fazendo cara de santelmo, o Brasil é rico em hipocrisia.

Em Washington há 900 firmas de lobby, algumas muito grandes, com 1.600 advogados e o setor emprega 110.000 pessoas na capital americana. Quase todos os países importantes do mundo tem lobistas contratados em Washington, a China chegou a ter 16 firmas contratadas, a Venezuela chavista sempre teve, o Equador bolivariano pagava 60.000 dólares por mês ao seu lobista, Angola e sua grande e corrupta petrolífera SONANGOL, tem excelentes lobistas e nunca foi processada por corrupção, a Arábia Saudita usa o mesmo lobista da China, todos os xecados e emirados do Oriente Médio tem lobistas em Washington, o único grande Pais do mundo que não tem é o Brasil porque há uma barreira secular do Itamaraty para tal atividade. O Itamaraty acha que a Embaixada exerce todas as funções necessária aos Brasil, quando isso é absolutamente irreal, o Brasil finge que é assim.

O Embaixador só pode operar a luz do dia e oficialmente, não pode trabalhar por baixo dos panos, nos bastidores, nos fins de semana em um barco cheio de bêbados importantes.

O lobista pode fazer tudo isso e muito mais, pode sondar a amante do Secretario sobre o que o sujeito pensa a respeito do Brasil naquele assunto, pode falar com assessores do Senado que o Embaixador só pode contactar com registro de audiência e falar com muito cuidado porque tudo o que ele fala representa o Governo do Pais, o lobista não, ele trabalha para um pais mas não o compromete pela sua palavra, porque opera extra-oficialmente, é uma função completamente diferente do Embaixador, para entender é preciso inteligência.

A PERDA DE OPORTUNIDADES

A criminalização do lobista no Brasil de hoje traz a paralisia de negócios que gera o desemprego, o Brasil virou Portugal de Salazar tudo estável e parado, não há inflação, não há negócios, não há novos empreendimentos, está tudo em ordem para 15% da população, os outros 85% que se conforme com a estabilidade dos cemitérios e com a moralidade dos conventos, a economia só cresce com gente que corre risco.

Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. pô André, contou o milagre e

    pô André, contou o milagre e não quer revelar o santo? 

    Quem foi o intermediário da construção das hidreletricas? Ainda vivo…Delfim?

    1. Não é Delfim, o lobista não 

      Não é Delfim, o lobista não  teve cargo publico enquanto operava como lobista.

      Quem é do setor sabe quem é mas trata-se de um senhor idoso e não é pessoa publica,  não vejo porque

      expor seu nome sem autorização mesmo porque nada pode ser provado decadas depois.

  2. Prezado André
     
    Grande

    Prezado André

     

    Grande Artigo, e gostaria de fazer uma analogia (rasa e bastarda, se comparada aos seus artigos): temos um grande intermediário no Brasil (e que mostra seus dentes podres no Mundo. Ou que surgiu no Mundo e veio aqui internediar)

    O intermediário é o capitalismo financeiro, cria maligna do neoliberalismo destruidor: não fazem lobby porque tomaram o BACEN e instalaram seus prepostos (não consigo achar outra palavara para boneco de ventríloquo, que senta no colo do Dono e abre a boca para repetir asneiras) na Administração Pública. É um negócio sensacional o capitalismo financeiro (cobram taxa até de transsações à vista, feitas com cartões de débito), pegam seu dinheiro a 1 e emprestam a 200; especulam com papéis e pilantragens (quando a pirãmide desmorona, os neoliberais socializam os lucros; porque “há risco sistêmico”); e seu dinheiro “aplicado” no banco teve agora sua garantia reduzida (O Fundo Garantidor de depósitos continua cxom o mesmo valor, mas limitado por banco, certo? Tenho que distribuir o diheiro por mais bancos)

    Sem falar nas taxas de empréstimos pessoais, cartões de crédito, planos de previdência e outras  formas de chupar o dinheiro de empreendedores, trabalhadores e da Sociedade em Geral – basta ler o livro de Ladislaw Dowbor, A Era do Capital Improdutivo, que mostra que o sistema financeiro virou uma fossa negra, que deixou de ser parte do sistema produtivo para parasitar o sistema produtivo

    Começo a ver que moro e seus parças (estes procuradores idiotas e juízes xiitas imbecis) são os gendarmes dos intermediários do lucro, o capital financeiro

     

    1. prezado….

      Caro Luis Armidoro, todo Capitalismo é Financeiro. Vamos parar de caçar bruxas. ‘A culpa é do Empresário covarde…’A culpa é do capital”A culpa é qiue não fazemos igual aos outros’. A culpa é NOSSA. Leia e entenda o que escreve André Araújo. A culpa é da nossa Bipolaridade. Temos a maior Agropecuária do Planeta. Ao invés do absoluto apoio intransigente e incondicional. Temos patrulhamento, burocratização, criminalização, e todo tipo de sabotagens pelo caminho. Código Florestal, MST, Ong’s estrangeiras…. Assim é com qualquer outra atividade econômica nacional. Nossa Elite não precisa de Empregos. Ela precisa somente do Parasitismo Estatatl que a sustenta nababescamente. Quanto mais burocracia e travamentos, melhor. Não à toa que Direita ou Esquerda batem na Classe Média. O resultado de tais Empregos. Quanto à Russia e Putin, novamente espetaculares. Potência em ruínas? Estamos vendo. Baseada no petróleo e gás. Veja o tamanho da sua área de influência mundial? Imagine NÓS, que temos todo este petróleo e gás semelhantes à Russia. E toda esta Agropecuária, reservas minerais, usinas hidrelétricas, recursos hidricos e solares como nenhum outro no Mundo. Então pensamos: Como podemos estarmos tão miseráveis, mediocres a e atrasados? Uma única explicação, pelo amor de Deus?!!!!!!!!!! NÃO EXISTE. Mas o pior de tudo isto, como pergunto também a Rui Daher. Caro sr. André Araújo, onde está este conhecimento, está história, esta vivência, esta formação de uma classe pensadora e crítica, que não vemos em Centros de Tecnologia, em Palestras por Universidades, nas próprias Universidades, em Programas de Televisão, nas discussões cotidianoas do Povo Brasileiro, no conhecimento geral? O que estamos fazendo da nossa Juventude, dos nossos Universitários? Estão se formando no boteco em frente ao Câmpus. Saindo das Universidades ainda semianalfabetos. Onde está tamanho conhecimento e discussões, que mesmo em programas televisivos para o público em geral, nunca passam dos mesmos, repetindo velhos chavões e discursos rasos?     

      1. Caro Zé Sérgio
        Agradeço o

        Caro Zé Sérgio

        Agradeço o comentário, mas discordo dele: o capiatlismo financeiro é uma variável do capitalismo, onde a produção, venda e lucros deixam de possuir importância; mas a reprodução por partenogênese do dinheiro virou um fim em si mesmo.

        Ou você, sendo um empresário, precisando ralar de sol a sol, para ter uma lucratividade de uns 5%; comparando com uma aplicação financeira que renda 8% a.a.;sem tirar a bunda da cadeira; o que você fará?

        O parasitismo não é estatal; é financeiro 

        1. caro….

          Todo Capitalismo é Finaceiro. Mas nem todo Capitalismo é Financista. Dinheiro não dá cria. Coloque uma nota de 100 numa gaveta e depois de um ano não achará 110. Talvez nem os 100 (brincadeira).  Existe alguém pagando estes 8% de juros. E este parasitismo não é Financeiro, meu caro. Neste país é Estatal. É o seu Governo, seu Estado que não cabe no próprio Orçamento e então paga fortunas para se financiar. A resposta é  fácil; Se você recebe uma boa herança e não trabalha. E quer ter a condição de vida que a herança possibilita, você começa gastando o dinheiro deixado. E quando o dinheiro acaba, mas você quer continuar desfilando de ‘Camaro Amarelo’? Você começa a vender o patrimônio deixado nesta herança. Alguma semelhança com o Governo Brasileiro? Com as Privatarias? Todo dia é dinheiro desperdiçado por todos lados, superfaturamentos, gastos nababescos. A PM do RN está em greve. Falta de dinheiro? O Judiciário Potiguar está em greve? As mamatas do Judiciário acabaram? As castas e feudos dentro deste estado ficaram menores? Estão sem verbas? Salários destas Capitanias Hereditárias foram achatados, diminuiram, não foram pagos? Então é falta de dinheiro? Não sejamos tão inocentes. O Governo do RN pegará dinheiro emprestado. E pagará muito por este dinheiro. Não é dele. É seu. E se não for suficiente, venderá um pedaço do seu futuro, do seu estado. Assim no RN, assim em Brasilia. Descobriu quem paga 8% sem trabalhar? Comecemos a ter foco onde realmente está o problema. abs.    

    2. Sou aqui no blog o maior

      Sou aqui no blog o maior critico do capitalismo financeiro com algumas dezenas de artigos sobre o tema mas este é um outro assunto, estou com dois novos artigos exatamente sobre o globalismo financeiro, a nova PESTE NEGRA que vai dizimar populações.

  3. André, como você vê o lobista

    André, como você vê o lobista João Doria? Sua empresa que aproxima empresários de políticos traz algum benefício ao país?

    1. João Doria não é lobista. Ele

      João Doria não é lobista. Ele tem um bem sucedida agencia de eventos que promove seimnarios de fim de semana em resorts e tambem seminarios em hoteis de São Paulo. Promove relacionamentos e troca de cartões entre empresarios, esse é o maior resultado. Nos seminarios são convidadas autoridades e ex-autoridades que fazem palestras e os participantes mediante uma taxa extra podem sentar na mesma mesa dessas personalidades. Isso nada tem a ver com lobismo. Doria dá entrevistas o dia inteiro, só não não está sob holofotes quando está dormindo. O lobista classico ´invisivel, o maior lobista vivo do Brasil, Jorge Serpa, com mais de 90 anos, jamais deu uma entrevista na vida. Lobista opera nos bastidores e não sob holofotes.

  4. “Lobos” e abelhas são bichos diferentes

    Há alguma (não muita) confusão (perigosa) de conceitos no (bom) artigo.

    O próprio autor, AA menciona diferenças entre intermediários, lobistas e empreendedores, onde acrescento outras categorias, as dos empresários (que AA confunde com empreendedor), dos executivos (que também mencionados, tocam a operação dos negócios sob as estratégias e/ou desejos dos donos que podem ou não pertencer a uma das categorias anteriores, já que é comum que os donos sejam apenas herdeiros, ou também coletivos de sócios ou acionistas, que afinal se representam em conselhos, não raro de desejos diferentes, mas que tipicamente só vêem o valor de suas cotas/ações.

    Há ainda (também mencionados) os diplomatas que representam interesses nacionais (de nação, é bom lembrar) e os politicos, que (deveriam) representam(r) interesses que devem ser AMPLAMENTE coletivos, da sociedade e não pessoais ou grupais, mas que não são lobistas pois supõe-se receberem remuneração fixa (e não por negócios).

    Um empreendedor pode criar ou promover negócios sem necessariamente participar de sua operação, o que o faz diferente do empresário (que pode ser ou não empreendedor) mas necessariamente está ligado à operação do negócio, seja direamente ou através de profissionais que em grandes empresas são seus executivos

    Um intermediário (que não é necessariamente um lobista, mas frequentemente empreendedor),é geralmente um sujeito (f ou j) que tem bons relacionamentos e visão, ajudando a concretizar bons negócios.

    O lobista é tipicamente um sujeito (físico ou jurídico)  que não promove negócios por si só, mas interesses políticos para promover e/ou facilitar negócios.Basta ver os exemplos dados, onde os escritórios ficam nos centros politicos (ex: Washignton) e não nos centros industriais, comerciais e de serviços, onde quando muito há filiais.

    O intermediário empreendedor geralmente busca dinheiro, o lobista traz dinheiro (compra), como nos próprios exemplos dados. O exemplo mais claro de lobsimo é o patrocínio de campanhas eleitorais e de edição de leis que interessam aos que pagam os lobistas e sua distribuição de verbas.

    Os irmãos Koch são conhecidos não por serem lobistas, mas empresários (para não dizer o que são de verdade, mas começa com canalh), e pagam (compram) lobistas e grupos de trabalho (tipo movimentos paneleiros), para assegurar a prosperidade financeira de seus negócios frequentemente danosos, que eles chamam de “sucesso”.

    Portanto confundir lobistas com empreendores (diretos ou intermediários) com abelhas me parece um equivoco grave, já que embora alguns de seus trabalhos possam ser positivos (dependem do interesse de quem os paga), a grande maioria é e cada vez mais é (inclusive nos EEUU) nefastos à sociedade, já que raramente a representará.

    Quanto a ser ilegal no Brasil, é realmente uma hipocrisia, já que rola solto como o tráfico de drogas. Mas abelhas traficam pólen, não dinheiro ou interesses escusos.

    E produzem mel.

    1. Meu caro, agradeço seu

      Meu caro, agradeço seu comentario. Com 60 anos de experiencia sei perfeitamente a diferença entre categorias mas

      para detalhar e definir com precisão  precisaria de um livro e não de um artigo. Fiz um RESUMO englobando

      algumas funções que podem até ser mixtas, nada é tão preciso nesse mundo de bastidores, as funções podem e frequentemente isso ocorre,  ser misturadas, o lobista pode virar broker e depois ser empreendedor, conheço varios casos de transformismo de funções, um executivo aposentado que vira lobista, um lobista que vira empresario em um negocio mas continua sendo lobista em outro, tudo no seu quadradinho só nos cursos de MBA do Insper.

      Quanto ao lobismo ser benefico ou nefasto depende de visão de mundo e de ideologia.

    1. Não creio que seja necessario

      Não creio que seja necessario um lobista para fazer essa aproximação porque as empresas Boeing e Embraer já se relacionam e se conhecem muito bem há muito tempo.

      O lobista liga pontas que não se conhecem e muitas vezes uma não sabe da existencia da outra.

      1. Trent Lott

           Um escritório do qual vc. já comentou algumas vezes, Squire Patton Boggs LLC esteve atuando no recente acordo Airbus – Bombardier, uma vez que um de seus sócios, o ex- Senador Trent Lott , tambem é do Conselho de Adminsitração da Airbus USA.

            Imagine esta cena no Brasil : Um Ex- Senador , republicano conservador, maçon , na politica desde os anos 70 até 2009, começar a operar para um banco estatal russo – estaria preso.

  5. Interessante mesmo. Trabalhei

    Interessante mesmo. Trabalhei para um senhor uns anos atras como assistente de comercio exterior. Vazia a mediação entre os clientes dele, os fabricantes aqui no Brasil, embarcadores, acompanhava os gringos em feiras e eventos, etc. Certa vez ele precisou fazer uma viagem há uma certa região, para ficar no máximo  uns 15 dias, só que nada de negócios, ia para um canto para outro e nada, e já na última semana, nos comunicamos e ele já estava desanimado, Aí lembram do jornal diário do comercio, então um visinho do escritório entregou me uma edição e tinha um anúncio de um cara querendo frango, e outros tipos de alimentos, justamente do pais onde meu chefe estava. Esses itens não era nossa area mas resolvi entrar em contato. Me apresente falei olha o que vc quer não tenho como conseguir, porque é complicado, já tem uma certa cadeia de brokers e corretoras que dominam isso, mas se você precisar de calçados e roupas infantis, meu superior está bem aí no seu país, ele tem amostras, catalagos, etc. Eles se encontraram e o resultado foi execelente, fechamos bons negocios depois daquilo, tudo fruto de contatos que levaram a outros contatos.

  6. “Missões Comerciais ” e Acordos

       Os “puros” ainda acreditam que as missões comerciais, incluindo as visitas de Estado, que depois geram acordos, não foram todas “acertadas” anteriormente, não por servidores publicos destacados, mas sim por intermediarios e/ou lobistas, sendo que em varias ocasiões estas pessoas nem mesmo são “naturais” dos paises envolvidos, todos profissionais, já embaixadores, encarregados de negócios, até mesmo Presidentes, só vão aparecer na assinatura – aliás as vezes nem sabem o que estão firmando – e claro : tirar a foto.

  7. o expediente da propina

    Numa economia de mercado madura e dinamica esta visão romantica dos lobistas se justifica. No Brasil a função do lobista é o de intermediar propinas para obter um previlégio para interesses privados. Talvez a solução esteja na regularização e transparencia das opereções. Entretanto as restrições aos lobistas ,principalmente no Brasil, vão muito além do que um moralismo franciscano. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador