Maravilhosos conselhos de vida encontrados num clássico do cinema, por Beatriz Camargo

Diálogos da personagem Georgia Byrd, de “As férias da minha vida”, são verdadeiras pílulas de sabedoria com poderosas mensagens de superação e mudança interior

Imagem: Divulgação

Da Aleteia 

por Beatriz Camargo

Se você pretende dar uma grande guinada em sua vida no início da nova década, precisa ter clareza de que tudo dependerá de você e de muitas mudanças de atitude. O começo pode não ser fácil, mas planejar as metas que deseja alcançar e buscar inspirações podem ajudar no processo.

E, nesse primeiro momento, buscar livros e filmes pode ser de grande valia. Uma das obras que oferece bons momentos de distração e algumas doses de sabedoria é o filme “As férias da minha vida”, uma comédia levemente dramática originalmente lançada no ano de 1950 e que ganhou nova versão em 2006, dessa vez tendo uma mulher como personagem principal, interpretada pela atriz norte-americana Queen Latifah.

O filme conta a história de Georgia Byrd, uma tímida vendedora de loja de departamentos que tem a culinária como grande paixão e alimenta sonhos como conhecer Praga, na República Tcheca, abrir seu próprio restaurante e se casar com um colega de trabalho – detalhe: eles ainda nem tiveram um primeiro encontro. 

Em suas horas vagas, Georgia registra tudo em seu grande “Livro de Oportunidades”, um álbum onde guarda recortes, receitas e também faz montagens com fotos. Embora deseje muito que tudo aquilo se tornasse realidade, Georgia segue passivamente em sua rotina. Porém, um dia o destino lhe faz uma surpresa e ela, então, resolve buscar a realização de seus sonhos.

Caso você ainda não tenha assistido a esse filme, vale a pena inclui-lo em sua lista e, portanto, pare aqui sua leitura porque a seguir teremos alguns spoilers. Mas, caso já tenha visto, tente revê-lo prestando atenção nessas importantes e memoráveis cenas que permeiam a história:

  1. Sr. Adamian: – Quero que ouça isso. Esse homem vive a sua filosofia.

Voz do Sr. Kragen em um áudiolivro: “Regra número um: A vida não é um concurso de popularidade, mas é um concurso. ‘Buá, eles não gostam de mim’. Regra número dois: Pegue o fracassado dentro de você e dê uma surra nele! Regra número três: Quando é a hora do suficiente? Nunca se chega ao suficiente.”

Georgia: – Suficiente é suficiente e pronto, Sr. Adamian!

Mensagem transmitida: Muitas vezes, um familiar ou um chefe insiste que você deve se superar e ir além de seus limites. Pois bem, nesse trecho Georgia justifica que, em alguns momentos, ter o suficiente basta, mostrando que reconhece suas capacidades e limitações e que não vai mais ceder e se submeter à manipulação alheia, essa é uma grande lição!

2. Georgia: – Oh amado senhor! Senhor, por que eu? Eu não entendo! Eu fiz tudo certo! Eu segui seus mandamentos, Senhor. Pelos céus, por que eu? Eu nunca dormi por aí como fez minha irmã. Eu nunca amaldiçoei meu chefe ou nada parecido! Eu tenho que saber, Deus! Por que eu?

Mensagem transmitida: muitas pessoas questionam Deus sobre o motivo de ter sofrido uma grande perda ou sofrimento. Nesse momento, é importante lembrar que até Jesus, num momento de terrível dor disse: “Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?” (Mateus 27,46).

3. Gerente do banco: – Bom, tenho certeza que uma mulher tão disciplinada como você vai fazer bom uso desse dinheiro.

Georgia: – Sim, eu vou. Vou apenas gastá-lo.

Mensagem transmitida: se você trabalha duro e consegue guardar dinheiro, sabe o quanto demorou para conquistar o saldo que guarda na poupança. Um dia, porém, chegará o momento de utilizar suas reservas para algo que faça diferença em sua vida. Nesse momento não tenha receio de investir o que tem em algo que lhe beneficiará verdadeiramente.

4. Georgia: – Acha que alguém vai me chamar de senhora com essa roupa?

Vendedora: – Não. Definitivamente não.

Mensagem transmitida: se você sempre teve um estilo mais sóbrio e agora quer adotar um visual mais leve e jovial, não tenha medo de mudar! Corte o cabelo, use roupas novas e mais modernas, compre acessórios da moda… Se dessa maneira você se sentir feliz e satisfeita com a imagem que vê refletida no espelho é porque tomou a decisão certa!

5. Georgia: – Bem, Senhorita Gunther, o que faço pra me divertir por aqui?

Srta Gunther: – Quer diversão, madame? Eu lustro os sapatos dos hóspedes quando deixam no hall. Isso é tudo.

Mensagem transmitida: trabalho não é lugar de diversão, mas, por outro lado, você deve se sentir satisfeito e feliz em relação ao que faz durante o expediente. Se você ainda não se deu conta de que seu emprego está lhe transformando em uma pessoa amarga e insensível, é hora de reavaliar o quanto isso pode comprometer sua vida e suas relações pessoais.

6. Georgia: – Ei. Ei! Não gosto da forma como falou com essa mulher.

Srta Burns: – Desculpa se eu te incomodei, Srta. Byrd. Ela estava me machucando.

Georgia: – Não importa. Não se fala dessa forma com pessoas trabalhadoras.

Mensagem transmitida: não tenha medo de se expressar, principalmente se está muito incomodado com determinada ocasião. Antes de tudo, avalie a situação com cautela e seja respeitoso com as pessoas envolvidas, pois não há problema algum em esclarecer seu ponto de vista e indicar que há algo errado acontecendo.

7. Srta Burns: – Matthew só está fazendo isso porque Georgia também está fazendo.

Ele é a pessoa mais competitiva do mundo.

Mensagem transmitida: não há nada de errado em querer crescer profissionalmente, bater suas próprias metas ou, até mesmo, querer se tornar alguém conhecido, uma verdadeira referência no mercado de trabalho. Mas lembre-se do quão importante é ter atitudes éticas e ser genuíno no que faz, pois, agir para apenas se mostrar como “o melhor”, e se exibir por mera vaidade é algo que os demais percebem.

8. Chef Didier: – Sabe de uma coisa: você e eu, conhecemos o segredo da vida.

Georgia: – Sim? E o que é?

Chef Didier: – O segredo da vida está na manteiga. Manteiga! Não conte pra ninguém.

Mensagem transmitida: não é pecado algum saber apreciar e reconhecer as coisas boas da vida, se você gosta de comer não se prive do que realmente gosta. Você pode comer tudo o que quiser – e o que a sua saúde permitir – desde que tenha moderação!

9. Georgia: “Eu gostaria de ser cremada. Passei toda a minha vida em uma caixa.Não quero ser enterrada em uma.”

Mensagem transmitida: não é errado pensar na morte, afinal refletir sobre ela faz parte de nossa evolução espiritual e nos leva a avaliar também a maneira como conduzimos nossa própria vida.

10. Srta Gunther: – Por que está sendo tão amável comigo? Sim, eu sei. Sou uma megera. Pelo menos é isso que as pessoas me dizem.

Georgiar: – Oh, Srta. Gunther…não, você não é. Você é como muitas mulheres que trabalham demais.

Mensagem transmitida: colocar-se no lugar do outro é algo muito difícil para algumas pessoas. Se você é capaz de entender as razões do próximo, sabe relevar, ser tolerante e perdoar, parabéns! Você certamente vive de maneira mais leve e feliz do que aqueles que gostam de cultivar sentimentos como ódio e rancor.

11. Georgia: – Você teve muita sorte. Bom, você não conseguiu tudo o que queria. mas conseguiu… Na próxima vez, faremos coisas diferentes. Vamos rir mais, amar mais. Veremos o mundo. E não teremos tanto medo.

Mensagem transmitida: saiba olhar para sua trajetória com orgulho. Mesmo que você não tenha alcançado tudo o que desejou, tenha orgulho de todas as suas conquistas. Avalie experiências ruins do passado como pontos de melhoria e pense que, se houver uma nova oportunidade, você saberá dar o seu melhor.

12. Georgia: – Me desculpem, se eu fui um pouco honesta demais com vocês. Mas eu perdi muito tempo da minha vida ficando calada. Eu tinha medo, eu acho. Sabem como é. Você abaixa a cabeça e segue sempre com pressa.

Mensagem transmitida: mesmo que a honestidade seja algo não muito valorizado nos dias de hoje, não tenha nunca vergonha de falar a verdade. Pessoas francas inspiram confiança, por isso saiba usar tal qualidade a seu favor.

13. Georgia: – Olha, um cara como você tem todo o tempo e dinheiro do mundo para mudar a sua situação, sabe? Então, pare de chorar e faça de uma vez.

Sr. Greygan: – Fazer o que, exatamente?

Georgia: – Eu não sei. Eu não tenho as cinco regras de Georgia Byrd sobre como se tornar um ser humano melhor. Eu só sei que se você quer que alguém goste de você, terá de parar de comprar e vender as pessoas o tempo todo.

Mensagem transmitida: você pode não ser um grande sábio, mas se a situação pedir, tenha certeza de que será capaz de encontrar as palavras certas para transmitir conforto a alguém que precisa. Isso é um gesto de empatia e você pode exercitá-lo até mesmo com um desconhecido. Portanto, se em algum momento você ver que alguém precisa de ajuda, não hesite e diga algo que fará bem ao outro.

14. Sean: – Georgia Byrd, quero estar com você. Nem que isso signifique cinco minutos ou cinquenta anos.

Mensagem transmitida: você costuma declarar ou demonstrar amor e gratidão a quem é importante para a sua vida? Lembre-se que o amor não é algo que deve apenas ser mencionado em relacionamentos românticos; pois pais, avós, filhos, irmãos – e até amigos – se emocionam quando ouvem que são amados. Não economize sentimento, demonstre com atitudes ou verbalize: diga eu te amo sempre que puder!

15. Dr. Gupta: – Larguei o meu trabalho.

Georgia: – Largou? Oh, parabéns!

Dr. Gupta: – Nunca deveria ter tido aquele trabalho.

Georgia: – Fico feliz!

Mensagem transmitida: para muitas pessoas, pedir demissão é muito difícil, mas, uma vez que essa decisão é tomada, ela poderá proporcionar um alívio muito grande. Se alguém manifestar tal desejo ou se decidir nesse sentido, não recrimine. Por mais que esse gesto possa parecer absurdo, ele foi movido por uma razão muito forte e que merece ser respeitada.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É por essas e outras mensagens transmitidas em livros, filmes, pinturas, inquietações ou diretamente da boca, da mente pensamento dos meus seres irmãos mais velhos, que sempre fiz questão de ser mais servo do que senhor……………………….porque os que são senhores desaparecem, ponto, findam, ponto, o que me faz crer que nunca tiveram momentos de plenitude na vida, na carreira e principalmente no Amor…………………………………….o Eterno tem finitude na plenitude, nada a ver com durar para sempre
    ……..se fosse, deixaria de existir por ter existido como Senhor de alguém. Nunca foi

    até hoje os seres irmãos, assim como também irmãs, mais velhos são servos, como foram quando passaram por aqui em seus momentos de plenitude, de vida como a entendemos

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador