O custo da salvação da economia global

Economistas estão preocupados com o fato de que os incentivos tomados até agora não serão suficientes se a crise se expandir após junho

Por Silvia Hristova, do Economo finance and business journal

As autoridades dos EUA, Europa, Japão, China e Índia estão anunciando aumentos em seus gastos em trilhões de dólares, em um esforço para salvar a economia global da recessão.

A resposta a uma pandemia de coronavírus é sem precedentes em velocidade e escala. Os compromissos assumidos pelos governos e bancos centrais atingiram até agora quase 7 trilhões de dólares. O total inclui gastos do governo, garantias de empréstimos e incentivos fiscais, bem como dinheiro do banco central para comprar ativos como títulos e fundos.

A figura inclui um pacote de ajuda de 2 trilhões de dólares americanos que está sendo aprovado pelo Congresso e estimados 30 trilhões de JPY (274 bilhões de dólares) em estímulo do Japão, que pode ser aprovado no próximo mês.

O esforço conjunto é uma reminiscência da crise financeira de 2008, mas os economistas estão preocupados com o fato de que os incentivos tomados até agora não serão suficientes se a crise se expandir após junho.

“O pacote de estímulo de US $ 2 trilhões nos EUA é provavelmente o mínimo necessário para compensar o impacto atual do contágio”, disse o economista do Bank of America Joseph Song. “A economia provavelmente precisará de quase US $ 3 trilhões em estímulos fiscais, se não mais”, acrescentou.

Os líderes do G-20, representando as maiores economias do mundo, disseram na quinta-feira que estão prontos para fazer “o que for necessário” para minimizar os danos econômicos da pandemia e restaurar o crescimento global.

“O tamanho e o escopo dessa resposta trarão de volta a economia global do pé e criarão uma base sólida para proteção no emprego e recuperação do crescimento”, disseram os líderes em comunicado conjunto após a videoconferência. Eles dizem que seus países prometeram 5 trilhões de dólares em incentivos.

No entanto, enormes custos podem apenas atenuar alguns dos choques econômicos. A economia não pode começar a se recuperar seriamente até que bares e restaurantes comecem a reabrir, as pessoas voltam ao trabalho e voltam a viajar. Mesmo assim, levará tempo, como a China descobriu.

“Não será possível retornar ao mesmo nível de produção e atividade imediatamente”, disse Chetan Ahya, economista-chefe do Morgan Stanley.

Aqui estão os destaques da primeira onda de ação dos bancos centrais e governos.

EUA

Os legisladores dos EUA aprovaram um pacote de estímulo fiscal de US $ 2 trilhões. O programa inclui pagamentos diretos a indivíduos, um aumento nos benefícios de desemprego e um programa de empréstimos de US $ 500 bilhões.

O Congresso já aprovou mais de 112 bilhões de dólares em apoio à pesquisa de vacinas e ao fornecimento de licença médica paga por duas semanas para os afetados pelo Covid-19.

Nos últimos dias, o Federal Reserve anunciou uma série de medidas de incentivo. Isso inclui a promessa original de comprar títulos do governo e títulos hipotecários por um valor total de 700 bilhões de dólares. Agora, o limite de tamanho para compras foi removido e seu escopo foi estendido para títulos corporativos e unidades de fundos. O Fed também anunciou um novo financiamento de 300 bilhões de dólares para ajudar a manter o fluxo de negócios e empréstimos ao consumidor.

Grã Bretanha

O governo do Reino Unido anunciou um pacote de garantias de empréstimos de 330 bilhões de libras esterlinas (397 bilhões de dólares) e cancelou pagamentos de impostos de empresas locais em setores como varejo e hospitalidade por 12 meses. Também cobrirá 80% dos salários dos funcionários que ganham até 2.500 GBP (2.900 USD) por mês durante pelo menos os próximos três meses. Não está claro quanto custará essa iniciativa.

Além disso, o governo do Reino Unido prometeu na quinta-feira fornecer aos trabalhadores independentes assistência em dinheiro de 80% de seu salário médio mensal ou de até 2.500 libras esterlinas por mês no próximo trimestre.

Por sua vez, o Banco Central do Reino Unido e da Irlanda do Norte reduziu sua taxa básica de juros para 0,1% e prometeu fortalecer seu programa de recompra de títulos.

União Européia

A Alemanha enviou um pacote de resgate no valor de 750 bilhões de euros (825 bilhões de dólares), que inclui medidas para incentivar empréstimos a empresas e envolvimento direto em empresas.

A França aprovou 45 bilhões de euros (50 bilhões de dólares) em ajuda a pequenas empresas e desempregados. Também garante 300 bilhões de euros (330 bilhões de dólares) em empréstimos corporativos.

A Itália está aumentando seus gastos em 25 bilhões de euros (27,5 bilhões de dólares) para apoiar os funcionários e o sistema de saúde do país, enquanto a Espanha fornece um pacote de 200 bilhões de euros (220 bilhões de dólares).

O Banco Central Europeu informou que gastará 750 bilhões de euros (824 bilhões de dólares) em compras de dívida pública e ações privadas antes do final de 2020 e está pronto para fazer mais, se necessário.

China

Até agora, a China anunciou pelo menos 116,9 bilhões de CNY (16,4 bilhões de dólares) em incentivos e incentivos financeiros, além de 800 bilhões de CNY (112,5 bilhões de dólares) em cortes de impostos e taxas.

O Banco Popular da China adotou várias medidas de alívio de crédito, alocando pelo menos 1,15 trilhão de CNY (162 bilhões de dólares) para ajudar as empresas afetadas pelo vírus.

Japão

Espera-se que o governo japonês considere um pacote de estímulo econômico nas próximas semanas, que provavelmente incluirá distribuição de dinheiro, além de medidas para ajudar pequenas e médias empresas a obter acesso a empréstimos. O pacote pode chegar a 30 trilhões de ienes (274,2 bilhões de dólares).

O Banco Central do Japão diz que aumentará a taxa anual de suas compras de 6 trilhões de JPY (55 bilhões de dólares) em fundos listados e aumentará a taxa anual de compras de fundos de investimento imobiliário em 90 bilhões de JPY (822 milhões de dólares). A instituição também aumentou seu limite de compra de títulos corporativos em 2 trilhões de JPY (18 bilhões de dólares).

Índia

O governo indiano anunciou um pacote de ajuda de US $ 22,6 bilhões apenas 36 horas após a quarentena do país. O programa inclui cobertura de saúde e assistência nutricional, além de subsídios e benefícios para os coabitantes.

 

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A saída para a crise deverá ser o investimento maciço destes detentores do grande capital em infraestrutura nos países periféricos.
    Essa dinheirama roda, bem aplicada, além de salvar a economia global, corrigirá parte das desigualdades provocadas pela insanidade capitalista.

  2. Na Espanha, os lares de idosos viram palco de uma tragédia difícil de acreditar. O exército espanhol, que está agora envolvido nas operações de auxílio às populações, está a deparar-se com cadáveres abandonados em casas de repouso e lares.

    https://tvi24.iol.pt/videos/exercito-espanhol-encontra-cadaveres-abandonados-em-lares/5e7a687b0cf2f02ca42e6057

    DECO (Defesa do Consumidor) alerta que metade dos portugueses com sintomas não cumpre quarentena

    Face ao estudo apresentado pela DECO Proteste, Bruno Santos, responsavél pelas relações institucionais, clarificou os principais pontos do estudo relativos ao comportamento dos portugueses face às medidas de isolamento indicadas pela Direção-Geral de Saúde.

    https://tvi24.iol.pt/videos/deco-alerta-que-metade-dos-portugueses-com-sintomas-nao-cumpre-quarentena/5e7f54ea0cf2c472ec734d89

  3. Os Poderosos querem salvar primeiramente a economia e em segundo lugar a população.

    Se liga, que é hora da revisão:

    ” um homem muito rico, que possuía muitas terras. Centenas de escravos trabalhavam nelas. Grandes e muitas eram as plantações de trigo. Muito bem preparados eram também os campos em que os escravos cuidavam da cultura de cereais. As vinhas estendiam-se pela planície imensa. E os pastos verdes, onde os rebanhos se multiplicavam, iam até as montanhas distantes…

    E cada vez mais o homem se enriquecia. Exportava os seus produtos para os países vizinhos. Os mercadores de Tiro, de Sidon, de Esmirna e de Damasco estavam sempre em sua casa, realizando e combinando grandes negócios.

    O homem rico havia mandado construir grandes armazéns para as suas colheitas. Mas, os celeiros, embora enormes, já eram insuficientes para armaze­nar os frutos dos seus campos de cultura.

    Um dia, ele pensou: “Que farei? Os celeiros já estão pequenos… Não tenho mais onde recolher tantos frutos…”

    E preocupado com as suas colheitas, cada vez maiores, resolveu derrubar os celeiros e construir outros muito maiores…

    Mandou chamar os melhores construtores do país e foram edificados vários celeiros gigantescos.

    E o grande agricultor ficou satisfeito quando contemplou, finalmente, as novas e imensas construções na sua rica e bem cuidada fazenda. Agora estava tranquilo. Os celeiros eram enormes e neles caberia toda a produção dos seus campos.

    Disse aos amigos, aos construtores e aos servos:

    — Agora poderei viver tranquilo muitos anos. Os celeiros podem armazenar todas as colheitas e tão cedo não será preciso aumentá-los. Posso agora, finalmente, viver sossegado e pensar somente na exportação dos produtos.

    E à noite, muito satisfeito, antes de deitar-se, ao invés de orar, raciocinava e dizia a si mesmo: “Oh alma! Tens em depósito muitas riquezas, para muitos e muitos anos! Descansa, come, bebe e alegra-te.

    E o rico deitou-se, muito orgulhoso da sua fortuna, confundindo corpo e alma, tão grande era a sua ignorância das coisas espirituais. Deitou-se sem um pensamento para Deus. Só imaginava que poderia, daquele dia em diante, viver sem preocupações, pois teria riquezas acumuladas para muitos anos.

    Assim pensava o rico, mas, Deus pensava de outra maneira.

    O rico pensava que era inteligente, mas, Deus achava que ele era simplesmente um homem sem juízo, um homem tolo.

    E nessa mesma noite, após a inauguração dos celeiros e os pensamentos de orgulho do rico, Deus disse: Insensato, esta noite a tua alma será chamada; e o que tanto juntaste para quem será?

    E sem que ninguém soubesse como, nem a que hora, nessa noite o rico morreu, sem um gemido e sem uma prece, no seu leito luxuoso.

    Os seus planos de tranquilidade para o futuro foram inúteis. Ele não sabia que o futuro pertence somente a Deus. De nada lhe valeram os celeiros recheados de frutos e cereais. Inútil foi juntar tanta riqueza, sem nunca haver pensado em Deus nem nas necessidades do próximo. Morreu sem fé e sem humildade no coração. As suas riquezas de nada lhe valeram na Pátria Espiritual, porque ele nunca as utilizou para o bem dos outros. O que tem valor na Eternidade ele não possuia, porque nunca havia juntado “tesouros no Céu”, mas, somente na terra.

    “Assim é aquele – diz Jesus, ao terminar a Parábola – que, para si, junta tesouros e não é rico para com Deus”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador