Gênero e Diversidade na Escola ou Ideologia de Gênero? Reações religiosas a um Plano Municipal de Educação de Santa Catarina
Da Revista Poder e Cultura, v.5, n.9, p. 330-349, 2018.
Por Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão e Odair de Souza
Analisaremos neste texto algumas das maneiras como concepções religiosas interferiram na formulação de políticas públicas no município catarinense de Paulo Lopes (Santa Catarina), culminando na retirada do termo gênero de seu Plano Municipal de Educação (PME).
A justificativa para tal exclusão se deu a partir da fomentação da falaciosa expressão “ideologia de gênero”, que procura instigar um determinado sentimento de caos social fundado no suposto “fim da família brasileira”.
Os resultados alcançados pela pesquisa realizada foram, entre outros, que o ideário religioso teve forte reverberação na decisão dos/as vereadores/as para não incluir os estudos de gênero no PME de Paulo Lopes, a partir da noção de homem e mulher (héteros) como algo dado naturalmente por Deus.
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